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Tracçao as 4 ligada e pneu suplente (mais pequeno) a rodar, k acontece?

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    Tracçao as 4 ligada e pneu suplente (mais pequeno) a rodar, k acontece?

    Ola pessoal,

    Bem hoje fui passear pro mato no meu Bj40 e a certa altura reparei que tinha um pneu furado.. Troquei com o sobresselente e quando arranquei depois da muda aconteceu algo que numa primeira fase me assustou mas depois acho que talvez tenha descoberto "a polvora".

    Quando arranquei a direcção fugia para o lado direito mas de um modo muito forte e sempre que eu tentava virar numa qualquer curva alem de ter que fazer muita força no guiador a roda da frente do lado direito derrapava (a velocidade baixissima... 10kmh +-).. Ao arrancar ela derrapava também, em andamento ela travava sozinha e depois soltava-se mas sucessivamente parecia que tinha ABS.. lool

    Depois resolvi desligar a tracção da frente e todos estes sintomas desapareceram.. E eu gostava de perguntar se alguem sabe porque isto aconteceu.. Seria por estar a tracção as 4 ligada e por ter um pneu mais pequeno que os outros havia um "conflito" de relações?? Porque a roda me travava?? Porque eu nas curvas quase não conseguía virar o jipe?? Parecia que o meu jipe tinha bloqueios na roda da frente.. :S

    Obrigado

    #2
    Esclarece-me uma coisa, foi a roda direita da frente que furou? Pelo teu post não se percebe muito bem qual delas foi...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Olh'à corda Ver Post
      Esclarece-me uma coisa, foi a roda direita da frente que furou? Pelo teu post não se percebe muito bem qual delas foi...
      Nao, foi a traseira do lado direito... Mas a da frente é que estava esquisita.

      Comentário


        #4
        Eu não percebo muito de mecânica, mas parece-me que já li que nunca se faz isso com a tracção às 4 ligada, pode mesmo mandar o diferencial para a sucata...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
          Eu não percebo muito de mecânica, mas parece-me que já li que nunca se faz isso com a tracção às 4 ligada, pode mesmo mandar o diferencial para a sucata...
          Exacto a impressão que dava era mesmo que tinha bloqueio a frente do diferencial, porque alem de não conseguir virar o guiador a roda da direita estava presa...

          Comentário


            #6
            Se calhar consegue mais ajuda se passar aqui http://forum.autohojett.com

            Comentário


              #7
              Para além de sentires isso, podes danificar a transmissão.
              É o que acontece nos tractores agrícolas. Sei de casos em que mudaram a medida dos pneus e o resultado foi a destruição da transmissão da frente.
              No jipe, a roda de tras esquerda roda com a da frente direita. Assim sendo, se tens um pneu de medida diferente atras, vai influenciar a direcção.
              Muda de pneu quanto antes. Se andares assim em alcatrão podes ter surpresas desagradáveis.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                Para além de sentires isso, podes danificar a transmissão.
                É o que acontece nos tractores agrícolas. Sei de casos em que mudaram a medida dos pneus e o resultado foi a destruição da transmissão da frente.
                No jipe, a roda de tras esquerda roda com a da frente direita. Assim sendo, se tens um pneu de medida diferente atras, vai influenciar a direcção.
                Muda de pneu quanto antes. Se andares assim em alcatrão podes ter surpresas desagradáveis.
                Isso que explicou está relacionado com o chamado "efeito ponte" dos diferenciais?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                  No jipe, a roda de tras esquerda roda com a da frente direita. Assim sendo, se tens um pneu de medida diferente atras, vai influenciar a direcção.
                  Boa noite,

                  Ora cá está uma que nunca tinha ouvido...Queres explicar porque é que a roda de trás esquerda roda com a da frente direita???

                  A tracção às 4, em veículos sem diferencial central - tal como o BJ - nunca se deve ligar em alcatrão ou piso duro. Isto, porém, nada tem que ver com o problema que relatas.

                  Abraço,

                  NCR

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por NCR Ver Post
                    Boa noite,

                    Ora cá está uma que nunca tinha ouvido...Queres explicar porque é que a roda de trás esquerda roda com a da frente direita???

                    A tracção às 4, em veículos sem diferencial central - tal como o BJ - nunca se deve ligar em alcatrão ou piso duro. Isto, porém, nada tem que ver com o problema que relatas.

                    Abraço,

                    NCR
                    Mas já agora gostava de saber mais se me puderes explicar.. Então a k se deve o problema que eu disse? visto que só começou dpx de trocar pra roda mais pequena que as outras e desapareceu assim que desliguei a tracção a frente??

                    E porque não devo andar com as 4 ligadas em piso rígido, pra alem dos consumos e desgaste do Diferencial há mais alguma coisa? (não costumo andar é só curiosidade) É porque por exemplo os Land Rover mais antigos o série III pelo menos tem tracção integral permanente e penso que não tem Dif Central.... Ainda hoje um conhecido meu que participa no nacional de trial me disse que era pela diferença de tamanho e roda mais pequena, que rebentava com a transmissão toda.

                    Obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NCR Ver Post
                      Boa noite,

                      Ora cá está uma que nunca tinha ouvido...Queres explicar porque é que a roda de trás esquerda roda com a da frente direita???

                      A tracção às 4, em veículos sem diferencial central - tal como o BJ - nunca se deve ligar em alcatrão ou piso duro. Isto, porém, nada tem que ver com o problema que relatas.

                      Abraço,

                      NCR

                      Quanto ao que foi dito pelo amigo 100do essa do girar em diagonal também já ouvi e penso que lhe chamam "efeito ponte"....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NCR Ver Post
                        Boa noite,

                        Ora cá está uma que nunca tinha ouvido...Queres explicar porque é que a roda de trás esquerda roda com a da frente direita???

                        A tracção às 4, em veículos sem diferencial central - tal como o BJ - nunca se deve ligar em alcatrão ou piso duro. Isto, porém, nada tem que ver com o problema que relatas.

                        Abraço,

                        NCR
                        Não conheço o termo "efeito ponte" por isso não sei dizer.
                        O que sei é que (pelo menos na maioria dos jipes) se o jipe levantar 2 rodas em cruz, sem o bloqueio, ele não anda. Pelo simples facto de que nesse caso andam as rodas que estão levantadas e as outras não. É para isso que serve o bloqueio.

                        Se a roda de trás for mais pequena, vai rodar mais que a do outro lado e o mesmo vai acontecer com a da frente do lado inverso. Daí a direcção pesada e a fugir. É óbvio que isso danifica as transmissões.

                        Não sou nenhum especialista mas acho que é isto que se passa. Os entendidos do TT é que devem ter mais experiência. A minha experiência em 4X4 é só em tractores

                        Comentário


                          #13
                          Só te digo, não voltes a cometer esse erro...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                            Só te digo, não voltes a cometer esse erro...
                            Ai não volto não.. Alias já fui substituir o pneu em causa e a primeira coisa que fiz foi logo ligar as 4 de novo e verificar se estava tudo em ordem, estava com algum receio que ja tivesse feito asneira. Mas acho que nao.

                            Abraços

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              Mas já agora gostava de saber mais se me puderes explicar.. Então a k se deve o problema que eu disse? visto que só começou dpx de trocar pra roda mais pequena que as outras e desapareceu assim que desliguei a tracção a frente??
                              Que tenha desaparecido quando ligaste a tracção, parece-me muito natural. Aliás, em alcatrão, notarás sempre esse efeito com a tracção ligada. Não convém, no entanto, experimentar muito...

                              O motivo pelo qual só notaste após ligares a tracção parece-me que se ficará a dever a mera coincidência.

                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              E porque não devo andar com as 4 ligadas em piso rígido, pra alem dos consumos e desgaste do Diferencial há mais alguma coisa? (não costumo andar é só curiosidade) É porque por exemplo os Land Rover mais antigos o série III pelo menos tem tracção integral permanente e penso que não tem Dif Central.... Ainda hoje um conhecido meu que participa no nacional de trial me disse que era pela diferença de tamanho e roda mais pequena, que rebentava com a transmissão toda.

                              Obrigado
                              Bem...muitas questões juntas:

                              1. O série tem diferencial central, tal como todos os Ranges, Discos, etc. Daí terem tracção às 4 permanente. Somente um carro com dif central poderá ter tracção permanente...;

                              2. O que o teu amigo te disse faz todo o sentido, no que respeita ao eixo em causa. Ao andares com rodas de diâmetro diferente estarás a esforçar o diferencial e as transmissões DESSE EIXO.

                              3. Não deverás andar com a tracção ligada em pisos rijos porque a rotação num eixo e noutro é diferente e, uma vez que estão a rodar solidariamente, essa diferença repercutir-se-á em tensões na transmissão que, no limite, poderão levar a parti-la. Em pisos moles, essa diferença de rotação num e noutro eixo não é relevante porque o piso permite que as rodas patinem, assim libertando a tensão.
                              Tudo se passa como num eixo sem diferencial: numa curva para a direita, a roda do lado esquerdo percorre uma distância maior que a roda do lado direito. Inexistindo um diferencial que permita que cada roda percorra distâncias diferentes, poderá acontecer uma de três coisas: ou partes o eixo, ou não consegues virar, ou a roda de dentro irá arrastar no alcatrão (daí que quando se conduz um kart a inclinação do piloto deverá ser para o lado de fora da curva, assim permitindo que a roda de dentro levante do chão e não arraste no alcatrão).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                Não conheço o termo "efeito ponte" por isso não sei dizer.
                                O que sei é que (pelo menos na maioria dos jipes) se o jipe levantar 2 rodas em cruz, sem o bloqueio, ele não anda. Pelo simples facto de que nesse caso andam as rodas que estão levantadas e as outras não. É para isso que serve o bloqueio.
                                Isso é verdade. Não anda porque o diferencial canaliza toda a potência para a roda que não oferece resistência (a que está no ar). Aliás, nem é preciso levantar duas rodas em cruz, bastando levantar uma das rodas do eixo com tracção.

                                Isto sucede, igualmente, com qualquer carro (sem autoblocante).


                                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                Se a roda de trás for mais pequena, vai rodar mais que a do outro lado e o mesmo vai acontecer com a da frente do lado inverso. Daí a direcção pesada e a fugir. É óbvio que isso danifica as transmissões.
                                É com esta parte que não concordo. Para além de ambos os eixos estarem ligados, no caso do BJ, à caixa de transferências, não há qualquer ligação entre ambos. Logo, a circunstância de, num eixo, haver uma roda de diâmetro inferior em nada influencia a rotação de qualquer das rodas do outro eixo. É que, desde logo, para que tal sucedesse, o esforço teria de ser transmitido pelo eixo à caixa de transferências e esta, por seu turno, teria que o transmitir ao outro eixo. Como é evidente, isto não poderá suceder, tanto mais que esses esforços se verificarão em sentido oposto àquele em que a caixa transmite a tracção. Acresce que, em princípio, o diferencial do eixo em causa absorverá integralmente o excesso de rotação da roda mais pequena.

                                Mais sobre diferenciais aqui:

                                http://auto.howstuffworks.com/differential.htm

                                Abraço,

                                NCR

                                Comentário


                                  #17
                                  Ha coisas que disses-te que concordo e outras que não concordo.

                                  -Os land rover serie III alguns pelo menos tem tracção permanente as 4 e não têm Dif central.

                                  -Discordo quando dizes que o eixo de trás é independente do da frente. Porque os sintomas que referi foram na roda da frente e o pneu substituído foi atrás.. Os sintomas começaram depois de por a roda pequena e acabaram assim que desliguei a tracção a frente. Ontem fui meter o pneu novo liguei a tracção as 4 pra experimentar e tudo estava normal.

                                  -Nao me parece é que o facto de ter uma roda mas pequena esforce muito o eixo, pois um diferencial passa grande parta da "vida" a rodar a velocidades diferentes de um semi-eixo pra outro, isto porque é feito pra fazer isso mesmo numa curva e onde não há curvas??

                                  Abraços

                                  Comentário


                                    #18
                                    Alias tu contra dizes algumas coisas..

                                    Disses-te que os eixos são independentes mas depois ja disses-te que não devo andar de tracção as 4 ligadas porque os eixos giram a velocidades diferentes e isso provoca tensões? então se são independentes não tem nada a ver certo?

                                    No caso do BJ40 se não estou em erro ambos os eixos estão ligados a caixa de transferência que por sua vez distribui de igual forma a força. (50% pra frente e 50% pra trás. sendo que depois cada diferencial distribui "como quer" pra cada roda)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Ha coisas que disses-te que concordo e outras que não concordo.
                                      ~

                                      eheheh e viva a liberdade de opinião.

                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      -Os land rover serie III alguns pelo menos tem tracção permanente as 4 e não têm Dif central.
                                      Não estou a ver como é que isso é possível, mas estou certo que vais pôr aqui um link que confirma o que dizes. Afinal de contas, Land Rover deve acusar uns milhões de resultados no google ;-)

                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      -Discordo quando dizes que o eixo de trás é independente do da frente. Porque os sintomas que referi foram na roda da frente e o pneu substituído foi atrás.. Os sintomas começaram depois de por a roda pequena e acabaram assim que desliguei a tracção a frente. Ontem fui meter o pneu novo liguei a tracção as 4 pra experimentar e tudo estava normal.
                                      Bom...se bem me lembro, pediste aqui uma explicação para o sucedido. Foi o que tentei fazer, até porque já levo uns anitos com jipes. Se conseguires demonstrar que estou errado, fico grato por ter aprendido algo novo. Não tenho a pretensão de saber tudo.

                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      -Nao me parece é que o facto de ter uma roda mas pequena esforce muito o eixo, pois um diferencial passa grande parta da "vida" a rodar a velocidades diferentes de um semi-eixo pra outro, isto porque é feito pra fazer isso mesmo numa curva e onde não há curvas??
                                      A mim também não me parece que esforçará muito. Eu disse isso?

                                      Abraço,

                                      NCR

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        Alias tu contra dizes algumas coisas..

                                        Disses-te que os eixos são independentes mas depois ja disses-te que não devo andar de tracção as 4 ligadas porque os eixos giram a velocidades diferentes e isso provoca tensões? então se são independentes não tem nada a ver certo?
                                        Errado.

                                        O que eu disse foi:

                                        "Para além de ambos os eixos estarem ligados, no caso do BJ, à caixa de transferências, não há qualquer ligação entre ambos. Logo, a circunstância de, num eixo, haver uma roda de diâmetro inferior em nada influencia a rotação de qualquer das rodas do outro eixo. É que, desde logo, para que tal sucedesse, o esforço teria de ser transmitido pelo eixo à caixa de transferências e esta, por seu turno, teria que o transmitir ao outro eixo. Como é evidente, isto não poderá suceder, tanto mais que esses esforços se verificarão em sentido oposto àquele em que a caixa transmite a tracção. Acresce que, em princípio, o diferencial do eixo em causa absorverá integralmente o excesso de rotação da roda mais pequena."



                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                        No caso do BJ40 se não estou em erro ambos os eixos estão ligados a caixa de transferência que por sua vez distribui de igual forma a força. (50% pra frente e 50% pra trás. sendo que depois cada diferencial distribui "como quer" pra cada roda)
                                        Ora cá está uma afirmação acertada.

                                        Vai ver o link que deixei aí e se continuar a existir alguma coisa que não percebas, diz qualquer coisa.

                                        Abraço,

                                        NCR

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nao eu tambem nao estava a criticar a tua explicaçao.. Alias agradeço muito. A unica prova que posso dar quanto ao problema foi o que disse. O problema começou quando pus a roda mais pequena, acabou quando desliguei a tracção a frente e e agora com os pneus iguais nao tenho qualquer tipo de alteração. E o pneu substituído foi o de tras e a roda com os sintomas em questão é a frente.

                                          Quanto aos land rover não foi na net que vi, só que já fui a alguns raids e ja fui ver algumas provas em que estavam presentes esses land rover ainda mais antigos que o meu BJ e tenho a certeza que tinham tracção as 4 permanente, quanto ao Dif central nao posso afirmar (ja o tinha dito) mas acho estranho que tenham estamos a falar de carros de 1970 (o meu é de 81).

                                          Quanto ao resto peço desculpa se interpretei mal alguma citaçao.

                                          Mais uma vez agradeço a explicaçao!

                                          Abraços

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Nao eu tambem nao estava a criticar a tua explicaçao.. Alias agradeço muito. A unica prova que posso dar quanto ao problema foi o que disse. O problema começou quando pus a roda mais pequena, acabou quando desliguei a tracção a frente e e agora com os pneus iguais nao tenho qualquer tipo de alteração. E o pneu substituído foi o de tras e a roda com os sintomas em questão é a frente.
                                            Boas,

                                            POis, ou foi coincidência, ou há qualquer coisa que me estáa escapar.
                                            De qualquer maneira, no alcatrão, com a tracção ligada, terás certamente dificuldade em efectuar manobras em que tenhas de virar a direcção. Se tal não suceder, tens um problema na transmissão.

                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Quanto aos land rover não foi na net que vi, só que já fui a alguns raids e ja fui ver algumas provas em que estavam presentes esses land rover ainda mais antigos que o meu BJ e tenho a certeza que tinham tracção as 4 permanente, quanto ao Dif central nao posso afirmar (ja o tinha dito) mas acho estranho que tenham estamos a falar de carros de 1970 (o meu é de 81).
                                            Se tivessem tracção às 4 permanente, sem dif central, a transmissão estaria em esforço permanente. Tratando-se de um Land Rover, cujas transmissões estão longe de ser famosas, isso implicaria uma cruzeta nova em cada 2 kms andados ;-) Parece-me que ou teriam dif central ou - o mais provável - não tinham tracção às 4 permanente.
                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                            Quanto ao resto peço desculpa se interpretei mal alguma citaçao.

                                            Mais uma vez agradeço a explicaçao!
                                            Não tens nada que agradecer ou pedir desculpa. O fórum serve precisamente para trocarmos conhecimentos e aprendermos uns com os outros.

                                            Quando ao Bj, conserva-o que tens aí uma grande máquina! Aliás, se se tratasse de qualquer outro, estou certo que as experiências com a tracção no alcatrão já teriam dado mau resultado ;-)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NCR Ver Post
                                              Quando ao Bj, conserva-o que tens aí uma grande máquina! Aliás, se se tratasse de qualquer outro, estou certo que as experiências com a tracção no alcatrão já teriam dado mau resultado ;-)
                                              Humm eu raramente costumo andar em alcatrao com tudo ligado.. É mais ja no mato que para nao andar sempre a ligar e desligar ligo no principio e depois fica ate ao fim, apanhando muito terreno duro...

                                              Agora se foi coincidência ou não, não sei... So sei que foi como contei essa situação.

                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este topico ja é uma bilblia de diferenciais!!

                                                Então é assim, o bj40 tem diferenciaais sobre-dimensionados para a potencia do motor. São conhecisdo por serem mto resitentes. Mas mesmo assim aconcelho-te a desligares a tracção afrente qd andas no alcatrão, mesmo que deixes os cubos das rodas engrenados.

                                                Ja agora pro mera curiosidade, os Series, dependendo do ano vinham com tracção as 4 permanente com diferencial central bloqueavel, ou 4x2 com a tracção afrente engrenavel sem diferencial central.

                                                Poupa esse BJ que isso é uma maquina como já não se fazem.

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