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Não consigo alinhar a direcção

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    Não consigo alinhar a direcção

    Boa tarde a todos,depois de arranjar uns pneus usados para o meu Fiesta 1.25 de 99 resolvi alinhar a direcção,para meu espanto não a consigo alinhar.
    Já fui a duas casas de pneus e não conseguem.
    Quando comprei o carro em usado a direcção estava perfeitamente alinhada com o volante,o carro estava certinho,passado salvo erro cerca de 3/4 meses quem entra de Matosinhos para a A28 (eis Ic1) na entrada que fica perto do Continente subi um "passeio" literalmente.Passo a explicar,antes da conclusão das obras agora terminadas na A28 e acessos Matosinhos estavam a pavimentar de novo a tal estrada que dá acesso à A28,na entrada perto do Continente e esqueceram-se de colocar avisos que tinham cortado o pavimento que ficou com uma altura de +- 8cm. Como podem imaginar subir uma lacada de 8cm a 70 km/h não dá saúde nenhuma ao carro (foi um estrondo brutal),parei para ver,mas não notei nada na altura,apenas notei na direcção que ficou imediatamente desalinhada.Agora passado este tempo todo e com a troca de pneus verifiquei que de facto não tem resolução apenas com alinhamento.

    O que será que está torto????
    Como saber o que está torto?

    Já pensei em torres dos amortecedores,semi-eixos,rótulas.....

    Qual a maneira mais fácil de diagnosticar o problema???

    Cumprimentos

    #2
    Originalmente Colocado por Strange Ver Post
    Boa tarde a todos,depois de arranjar uns pneus usados para o meu Fiesta 1.25 de 99 resolvi alinhar a direcção,para meu espanto não a consigo alinhar.
    Já fui a duas casas de pneus e não conseguem.
    Quando comprei o carro em usado a direcção estava perfeitamente alinhada com o volante,o carro estava certinho,passado salvo erro cerca de 3/4 meses quem entra de Matosinhos para a A28 (eis Ic1) na entrada que fica perto do Continente subi um "passeio" literalmente.Passo a explicar,antes da conclusão das obras agora terminadas na A28 e acessos Matosinhos estavam a pavimentar de novo a tal estrada que dá acesso à A28,na entrada perto do Continente e esqueceram-se de colocar avisos que tinham cortado o pavimento que ficou com uma altura de +- 8cm. Como podem imaginar subir uma lacada de 8cm a 70 km/h não dá saúde nenhuma ao carro (foi um estrondo brutal),parei para ver,mas não notei nada na altura,apenas notei na direcção que ficou imediatamente desalinhada.Agora passado este tempo todo e com a troca de pneus verifiquei que de facto não tem resolução apenas com alinhamento.

    O que será que está torto????
    Como saber o que está torto?

    Já pensei em torres dos amortecedores,semi-eixos,rótulas.....

    Qual a maneira mais fácil de diagnosticar o problema???

    Cumprimentos
    Oficina

    Talvez seja o triangulo da suspensão empenado. Se for só isso, já não é mau

    Comentário


      #3
      Eu também voto no triângulo da suspensão...

      Comentário


        #4
        Ah,pois,esqueci-me de referir que os valores do camber têm uma diferença de quase 0.30 graus do lado direito para o esquerdo

        Comentário


          #5
          Se fôr o triangulo qto é capaz de ficar a brincadeira????

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Strange Ver Post
            Se fôr o triangulo qto é capaz de ficar a brincadeira????
            Os preços variam muito de marca para marca.... Mas, com montagem, algo entre os 150€ e os 250€.

            Comentário


              #7
              Uma vez, numa situação de despiste, bati com a roda esquerda (com a direcção virada) contra uma parede. Foi uma valente pancada, mas tal foi a força que fiz no volante que não deixei que ele virasse, mas o facto é que as rodas ficaram "a direito" mas o volante torto.

              Quando mandei alinhar a direcção também não o conseguiram fazer; pelo que percebi da resolução, deve ter saltado um dente do pinhão/cremalheira. Isto aconteceu com uma 4L.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                Uma vez, numa situação de despiste, bati com a roda esquerda (com a direcção virada) contra uma parede. Foi uma valente pancada, mas tal foi a força que fiz no volante que não deixei que ele virasse, mas o facto é que as rodas ficaram "a direito" mas o volante torto.

                Quando mandei alinhar a direcção também não o conseguiram fazer; pelo que percebi da resolução, deve ter saltado um dente do pinhão/cremalheira. Isto aconteceu com uma 4L.
                Mas eu subi a dita lacada com 8cm com as duas rodas ao mesmo tempo e foi em recta

                Comentário


                  #9
                  Boas. Muito possivelmente tens um braço da suspenção recuado. Para fazer o teste medes a distancia do pneu ao guarda lamas dos dois lados e tem que ter a mesma medida caso contrário do lado que tiver menor distância é o lado que tem o braço recuado.
                  Uma reparação dessas com material da concorrência fica-te á volta de 100 a 130 euros já com novo alinhamento.
                  Caso necessites de mais esclarecimentos é só dizer.

                  Comentário


                    #10
                    Os empenos podem estar no braço, manga d' eixo ou amortecedor.
                    A diferença de 0.3 graus no camber dá para compensar na convergência, por qualquer alinhador.
                    Até pode estar dentro da tolerância de fábrica.
                    Se já tentaram (qualquer alinhador experiente compensa essa diferença à primeira tentativa), não será que tens 1 pneu a "puxar" para um lado?
                    Nesse caso se trocares o esq. com o dto. tiras as dúvidas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                      Os empenos podem estar no braço, manga d' eixo ou amortecedor.
                      A diferença de 0.3 graus no camber dá para compensar na convergência, por qualquer alinhador.
                      Até pode estar dentro da tolerância de fábrica.
                      Se já tentaram (qualquer alinhador experiente compensa essa diferença à primeira tentativa), não será que tens 1 pneu a "puxar" para um lado?
                      Nesse caso se trocares o esq. com o dto. tiras as dúvidas.
                      Os pneus já foram trocados e está tudo igual.Tenho de ir a um bom alinhador,este dois não resolveram nada,é que não me apetecia estar a dispender de 150€ para arranjar o carro,pelo menos para já

                      Comentário


                        #12
                        Pode ser mangadeixo, braço da direcção triangulo da suspenção...Uma delas pode ser....

                        Comentário


                          #13
                          A essa velocidade e 8cm, manga de eixo empenada pelo menos. A trás pode ser que dê para corrigir mas à frente prepara uns 100eur para cada manga, mais a mão de obra.

                          Se não arranjares isso quanto antes, vais comer os pneus todos (uns por dentro, outros por fora).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                            A essa velocidade e 8cm, manga de eixo empenada pelo menos. A trás pode ser que dê para corrigir mas à frente prepara uns 100eur para cada manga, mais a mão de obra.

                            Se não arranjares isso quanto antes, vais comer os pneus todos (uns por dentro, outros por fora).
                            Engraçado que já anda assim à 6 meses no minimo e come os pneus normalmente.Enquanto assim fôr não lhe toco,afinal tb é carro de trabalho,não ando aí a abrir

                            Comentário


                              #15
                              boas,

                              creio que o problema poderá não ser da diferença de avanço pois 0,30º está dentro das tolerâncias de fábrica não impede que não tenhas um triângulo empenado. E os sopés? como estão?
                              é natural que uma porrada faça com que a roda recue. Uma coisa é certa pneus usados também não ajudam. Por outro lado, não é pela convergência que o carro te foge (só se estiver mesmo fora dos parametros) mas se referes que foste a dois locais diferentes de certeza que não é por aí. Agora
                              pelos so´pes poderá ser depende dos valores.

                              Saudações pneumáticas
                              Editado pela última vez por GCP; 19 September 2007, 21:43.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Strange Ver Post
                                Ah,pois,esqueci-me de referir que os valores do camber têm uma diferença de quase 0.30 graus do lado direito para o esquerdo

                                Tens o print do alinhamento??

                                Ajudava muito...

                                Comentário

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