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Cuidado com o Turbo!!!

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    Cuidado com o Turbo!!!

    Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".

    Isto é verdade?

    #2
    Verdade! Eu faço isso sempre que esforço o carrito um pouco mais...

    Comentário


      #3
      Verdade. Ao desligares o carro estás a cortar a lubrificação ao turbo. Ora, se ele veio em esforço...

      Comentário


        #4
        Na maioria dos carros modernos penso que "desligares" o carro não desliga a lubrificação e arrefecimento do turbo.

        Comentário


          #5
          Vejam só quem descobriu a polvora Isso até está escrito no manual do meu carro

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".

            Isto é verdade?
            É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha ) e atinge temperaturas elevadíssimas!

            Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas.

            Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
            Vejam só quem descobriu a polvora Isso até está escrito no manual do meu carro
            Ele não pediu um atestado de estupidez, só pediu ajuda...

            Comentário


              #7
              no d4d cáde casa como se anda sempre uma eternidade à procura de lugar para o carro, não há necessidade disso

              Comentário


                #8
                Sim é verdade, deves ligar o carro, ele aquecer 1 pco e depois arrancar e quando o imobilizas, convem deixares o carro ao relenti um pco prai 30s/1min e dps desligar.

                Comentário


                  #9
                  esse jccgold só arma barraca, a unica coisa k sabe fazer bem é armar confusão em varios topicos e por o pessoal a discutir graças a ele.

                  Este forum nao é pra pessoas como tu!!!

                  DEVIAS SER EXCLUIDO!!!!!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                    Sim é verdade, deves ligar o carro, ele aquecer 1 pco e depois arrancar e quando o imobilizas, convem deixares o carro ao relenti um pco prai 30s/1min e dps desligar.
                    O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
                    Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.

                    Cumps,
                    Paulo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PauloMartins Ver Post
                      O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
                      Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.

                      Cumps,
                      Paulo
                      Tens toda a razao, deve-s arrancar lg sem puxar por ele até à temperatura ideal e dps d uma viagem longa deves esperar um poco antes de o desligares para deixares o turbo descumprimir e o motor aliviar um poco, sendo ele um motor a combustao

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jccgold Ver Post
                        Vejam só quem descobriu a polvora Isso até está escrito no manual do meu carro
                        Como os meus conhecimentos de mecâncica são intermédios, quando não sei, pergunto. A isto chama-se humildade e gosto de aprender.

                        Off-topic: Já encontraste a estrada com "mais de 45% de inclinação"?

                        Comentário


                          #13
                          [quote=Jarod;1744195]Como os meus conhecimentos de mecâncica são intermédios, quando não sei, pergunto. A isto chama-se humildade e gosto de aprender.

                          Deves sempre esperar pelo menos um minuto sempre que esforças um pouco mais o turbo (autoestrada, acelerações bruscas, etc). Um turbo chega a fazer 200.000 rpm (sim, duzentas mil rpms), além de que o lado que está em contacto com os gases de escape chega com alguma facilidade aos 800/900 ºC enquanto que do lado da admissão estará a cerca de 30 a 60 ºC - tudo isto num espaço correspondente ao tamanho do veio do turbocompressor, que não terá mais de 15 centimetros.
                          Por isso, é facil ver que todo o cuidado é pouco. E nunca percas o gosto de aprender - o verdadeiro ignorante julga sempre que já sabe tudo.

                          Comentário


                            #14
                            sem efeito

                            Comentário


                              #15
                              É completamente verdade. Após viagens longas, ou se andares a puxar pelo carro, convém deixares o carro a trabalhar durante mais ou menos 1 min ao ralenti. É o chamado "Turbo Timer". Hà muita gente que ignora este pequeno cuidado, e reduz significativamente a vida útil num motor. Conheço um caso que rebentou com o turbo mal parou numa area de serviço para por gasoleo, pois vinha a fundo e mal parou o carro desligou-o.
                              É óbvio que só faz sentido ter este cuidado em carros turbinados, sejam a gasolina ou a gasóleo, em atmosféricos não há necessidade de o fazer.
                              Já vi inclusivamente por aí à venda num site de leilões português, um sistema que se instala no carro que faz o Turbo Timer por nós, ou seja, mal paramos o carro, tiramos a chave da ignição que ele continua a trabalhar e ao fim de 1 ou 2 min desliga-se sozinho.

                              Abraço
                              Editado pela última vez por Salvad0r; 02 October 2007, 16:25.

                              Comentário


                                #16
                                Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo ... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                  Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".

                                  Isto é verdade?

                                  Não se perde nada em fazer isso. E não é só pelo turbo. Embora este elemento seja o mais sensivel a uma utilização intensa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                    É verdade, sim. O turbo usa o mesmo óleo que o motor e, quanto mais rápido o motor gira, menos óleo o turbo tem disponível, apesar de estar a funcionar também mais depressa. O turbo facilmente supera as 30.000 rpm (se a memória não me falha ) e atinge temperaturas elevadíssimas!

                                    Assim sendo, após viagens em AE, estrada aberta a "andar bem", puxar reboques/roulottes, andar em estrada de montanha ou outras situações de esforço, deves deixar o carro cerca de um minuto ao ralenti antes de o desligares. Alguns construtores chegam a aconselhar dois minutos em condições extremas.



                                    Ele não pediu um atestado de estupidez, só pediu ajuda...
                                    O turbo pode mesmo ultrapassar as 100.000rpm

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu mesmo quando ando em cidade e normalmente nao deixo que o turbo entre em trabalho ( ou seja ele esta sempre a trabalhar mas nao o meto em cargo) quando paro o carro deixo sempre cerca de 10 /20 seg a trabalhar que e o tempo de tirar o cinto e agarrar no telemovel , em viagens em que o turbo trabalha mais ai ja deixo mais tempo cerca de 1 min . quando o carro esta frio arranco com calma e so depois de atingir a temperaura normal e que dou uso ao dito , isto nao quer dizer que muito raramente antes de atingir a teperatura ideal ja tenha dado uso ao turbo mas é mesmo muito raro so me lembro de 1 vez

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                        Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo ... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.
                                        Eu sempre ouvi dizer o contrário... que isso estragava o motor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                          Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo ... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.
                                          Estás a gozar, certo?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                            Estás a gozar, certo?
                                            LOL de certeza que está. Isso rebenta com tudo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Salvad0r Ver Post
                                              LOL de certeza que está. Isso rebenta com tudo...
                                              Parece-me que não... ainda há muita boa gente a pensar assim.

                                              Comentário


                                                #24
                                                eu desligo logo, quero lá saber!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A resposta é muito simples: o veio de um turbocompressor não roda "sobre rolamentos" ou mesmo "sobre casquilhos", devido às velocidades de rotação extremamente elevadas que atinge.
                                                  Assim, o veio do turbo roda sobre óleo, óleo esse que provém do motor e tem que ser "injectado" sob pressão nos "casquilhos" onde o veio repousa (basta olhar com atenção para um turbocompressor para se verem os respectivos tubos in/out de óleo).
                                                  Ao se desligar o motor, a pressão do óleo cai quase imediatamente para zero... se o turbo ainda estiver a rodar, é fácil compreender que o veio irá "pousar" nos casquilhos, com uma fricção nada desprezável.
                                                  Se isto acontecer de forma "regular", será fácil compreender que a vida útil do turbo será drásticamente reduzida.

                                                  O lógico será -em qualquer situação em que o motor tenha sido acelerado de forma a que o turbo rode com alguma velocidade, não necessáriamente ao fim de uma viagem de várias horas, basta uma deslocação de minutos - deixar o motor ao ralenti durante algum tempo de forma a manter a pressão de óleo e permitir que o turbo pare de girar (ou lá próximo).

                                                  P.S. - Aceleradelas antes de desligar o motor é particularmente mau num motor turbinado (ver explicação acima), mas mesmo num motor dito "normal" não é melhor (e num carburado ainda pior será). Se entrar gasolina para os cilindros e a mesma não for queimada, irá misturar-se (ou poderá) com o óleo do motor, diminuindo-lhe significativamente as propriedades detergentes/lubrificantes ... tirem as vossas conclusões ...

                                                  "V"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                    A resposta é muito simples: o veio de um turbocompressor não roda "sobre rolamentos" ou mesmo "sobre casquilhos", devido às velocidades de rotação extremamente elevadas que atinge.
                                                    Assim, o veio do turbo roda sobre óleo, óleo esse que provém do motor e tem que ser "injectado" sob pressão nos "casquilhos" onde o veio repousa (basta olhar com atenção para um turbocompressor para se verem os respectivos tubos in/out de óleo).
                                                    Ao se desligar o motor, a pressão do óleo cai quase imediatamente para zero... se o turbo ainda estiver a rodar, é fácil compreender que o veio irá "pousar" nos casquilhos, com uma fricção nada desprezável.
                                                    Se isto acontecer de forma "regular", será fácil compreender que a vida útil do turbo será drásticamente reduzida.

                                                    O lógico será -em qualquer situação em que o motor tenha sido acelerado de forma a que o turbo rode com alguma velocidade, não necessáriamente ao fim de uma viagem de várias horas, basta uma deslocação de minutos - deixar o motor ao ralenti durante algum tempo de forma a manter a pressão de óleo e permitir que o turbo pare de girar (ou lá próximo).

                                                    P.S. - Aceleradelas antes de desligar o motor é particularmente mau num motor turbinado (ver explicação acima), mas mesmo num motor dito "normal" não é melhor (e num carburado ainda pior será). Se entrar gasolina para os cilindros e a mesma não for queimada, irá misturar-se (ou poderá) com o óleo do motor, diminuindo-lhe significativamente as propriedades detergentes/lubrificantes ... tirem as vossas conclusões ...

                                                    "V"
                                                    Nem é preciso acrescentar mais nada. Muito boa explicação!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu tive uma ford escort 1.8 td e agora tenho uma astra caravan 1.7cdti, e sempre tive o cuidado de, quando arranco com o motor a frio, tento nunca puxar pelo motor até que atinja a temperatura normal.
                                                      ao fim de uma viagem em que possa andar mais depressa, e quando estou a chegar ao destino, tento sempre manter o motor numa rotação baixa, para quando desligar o motor, não ter que estar à espera.
                                                      já a gazada, alem de dar cabo dos segmentos do motor, é irrelevante para o funcionamento do motor.
                                                      nos carros mais antigos a gasolina com carburador, diziam que isso servia para deixar mais combustivel no carburador e que assim o carro pegava melhor. nunca experimentei

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        mesmo agora que ando num carro sem turbo, sempre que estico um bocado o carro deixo sempre o carro arrefecer um pouco, até mesmo para evitar diferenças de temperatura

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                                          Estás a gozar, certo?
                                                          Claro

                                                          Mas quem nao se lembra de ver os cotas a fazer isso ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                                            Claro

                                                            Mas quem nao se lembra de ver os cotas a fazer isso ?
                                                            eu apanhei esse vicio com o meu pai
                                                            agr ja nao tenho feito....
                                                            cumps..

                                                            Comentário

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