Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Medidas de Pneus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Medidas de Pneus

    Boas,

    Secalhar é uma pergunta sem muita lógica mas como eu não percebo nada de medidas de pneus aqui fica a dúvida.


    Vou ficar com a carrinha Fiat Marea 1.6 ELX Weekend da minha mãe e aquilo tem um pneus montados tamanho 195/50 R 15 mas no livrete do carro tem outra medida 175/70 R 14.


    Ora bem, alguém me explica a diferença entre estes dois tamanhos e o que significa as diferentes partes do código?

    XXX/YY R ZZ

    X - ?
    Y - ?
    Z - ?


    Penso que me fiz entender, espero eu!


    Obrigado!

    #2
    google -> http://pt.wikipedia.org/wiki/Pneum%C3%A1tico

    Comentário


      #3
      Obrigado, nem me lembrei de ir à Wiki!

      Então os pneus que estão neste momento montados estão 2 tamanhos acima do tamanho do livrete, certo?

      Como é que um pneu para jante 15 funciona num de 14? É normal?


      Outra dúvida, quais as vantagens ou desvantagens de ter um pneu mais alto ou mais baixo? O que está montado é 50% da largura do pneu o que dá 97.5mm de altura. Os 70% na medida de livrete que tem 175mm de largura daria 122.5mm de altura do pneu. (acho que fiz bem as contas).

      Comentário


        #4
        não te esqueças de somar o diametro da jante... não interessa só o valor da altura do pneu.

        Comentário


          #5
          Uma cena que eu não entendi, é que para além dos tamanhos, os pneus tem outra cena na "referencia", 82V, 91W, são alguns exemplos que não sei o que significam

          Comentário


            #6
            indice de peso / indice de velocidade.
            não é difícil de pesquisar essas coisas...

            Comentário


              #7
              um pneu 15 nao funciona em jante 14 pois nao cabe lá, logo as jantes que tens sao 15. em relação ao perfil a segunda medida , quanto maior é a jante menor o perfil normalmente de 5 em 5, tipo 165-65-13 = 165-60-14 em diametro e ainda = 185-60-13 uma vez que quanto mais largo for o pneu menor será o seu perfil. vantagens em pneus mais largos, normalmente em piso seco o carro agarra melhor, mas isto é tudo muito relativo pois altera tb a geometria da direcção, em piso muito molhado é melhor um pneu mais fino pois escoa melhor a água e acontece menos o efeito boia.

              Comentário


                #8
                Então se os pneus que eu tenho montados são para jantes de 15'' quer dizer que a informação do livrete está errada desde a compra do carro. Porque a carrinha veio com estas jantes de liga leve desde a compra (e foi comprada nova).

                As diferenças entre pneus mais largos ou mais finos já eu tinha ideia das vantagens/desvantagens.


                Mas a altura do pneu, o que muda?

                Se agora muda-se os actuais 195/50 R 15 para uns 195/65 R 15 que diferenças iria notar na condução?

                E já agora, esta carrinha pode levar uns 205/70 R 15 sem mudar as jantes? Se bem que acho que isto já é grande demais... :S

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post

                  Se agora muda-se os actuais 195/50 R 15 para uns 195/65 R 15 que diferenças iria notar na condução?

                  E já agora, esta carrinha pode levar uns 205/70 R 15 sem mudar as jantes? Se bem que acho que isto já é grande demais... :S
                  caro colega é o seguinte
                  os 195 que falas é a largura do pneu (geralmente mais largo=mais estavel embora tudo o que seja excesso faça mal)
                  a diferença de 50 e 65 de altura reflete-se no conforto e baloiçar da viatura... portanto quanto menos alto mais desconfortavel...

                  a questão dos 205/70 tens apenas de confirmar se na cava da roda da viatura cabe lá os pneus com essa medida visto os pneus serem mais altos e mais largos podendo arrastar tanto nas palas devido á altura e tb no chassis devido á largura.. para mais esclareçimentos e só postar... lol

                  Comentário


                    #10
                    a questão é muito mais complexa do que isso...
                    o carro não está dimensionado para andar com essas dimensões, as velocidades lidas no velocímetro vão ser erradas, o carro vai gastar mais, andar menos, apanhar multas, chumbar na ipo...

                    Comentário


                      #11
                      Mas o 195 desde 1996 que passa na IPO.

                      Se quando mudar de pneus voltar a meter uns 195 mas apenas mais altos 195/65 R 15 isso irá aumentar o conforto e diminuir o quê?

                      Comentário


                        #12
                        no livrete, não tem lá o tamanho 195 nas anotações especiais? normalmente tem um tamanho X e depois tem outras dimensões permitidas.
                        se aumentares a altura do pneu, o carro vai dizer que vais a 120 quando na realidade vais a 130 (numeros meramente ilustrativos), porque alteras o perímetro do pneu.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                          no livrete, não tem lá o tamanho 195 nas anotações especiais? normalmente tem um tamanho X e depois tem outras dimensões permitidas.
                          se aumentares a altura do pneu, o carro vai dizer que vais a 120 quando na realidade vais a 130 (numeros meramente ilustrativos), porque alteras o perímetro do pneu.

                          No livrete do carro tem este tamanho e apenas este: 175/70 R 14



                          Mas não pode estar correcto porque neste momento o carro tem montados uns pneus 195/50 R 15 e como já me disseram é impossível meter um pneu 15 numa jante 14.

                          E como este carro tem as jantes de origem e foi comprado novo tal e qual como está agora, a informação do livrete só pode estar mal de origem. Ou estou errado?


                          Tirando esse inconveniente de a velocidade mostrada ser incorrecta, há algum benefício em aumentar a altura do pneu?

                          Comentário


                            #14
                            Acho estranho não ter no livrete...

                            Eu também no livrete tem lá os R14... mas tem nas anotações especiais os 195/50 R15 pelo que posso andar com eles...

                            Se na fabia posso andar com eles, na tua carrinha idem...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                              Se na fabia posso andar com eles, na tua carrinha idem...
                              errado. só pode andar com o que está autorizado no livrete.

                              Comentário


                                #16
                                Por lei, só se pode utilizar o que está no livrete mas pela minha experiência na IPO eles deixam passar até duas medidas acima da que está no livrete. Mas isto pode depender de centro para centro.


                                Mas voltando à minha dúvida: Tirando esse inconveniente de a velocidade mostrada ser incorrecta, há algum benefício em aumentar a altura do pneu?

                                Comentário


                                  #17
                                  na ipo pode passar (não interessa), mas se for controlado na estrada, dá multa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                    na ipo pode passar (não interessa), mas se for controlado na estrada, dá multa.
                                    Sim, isso é certinho!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      errado. só pode andar com o que está autorizado no livrete.
                                      Correcto. Pois na estrada só interessa o que tá no livrete..

                                      Mas então tem que se ir à DGV homologar essas medidas e mudar no livrete?

                                      O que queria dizer é que se na fabia é possível, na tua carrinha também deve ser, não vejo porque não.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                        Correcto. Pois na estrada só interessa o que tá no livrete..

                                        Mas então tem que se ir à DGV homologar essas medidas e mudar no livrete?

                                        O que queria dizer é que se na fabia é possível, na tua carrinha também deve ser, não vejo porque não.

                                        É possível porque é o que ela tem neste momento. Os 195/50 R 15.


                                        O que eu ainda não sei é quais as diferenças entre um 195/70 R 15 para um 195/50 R 15. O 70 é mais alto mas isso muda o quê? O conforto é? É que todos os carros desportivos têm pneus com um perfil muito baixo. Deduzo então que um pneu mais alto vai dar umz performance mais baixa ao carro!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                                          É possível porque é o que ela tem neste momento. Os 195/50 R 15.


                                          O que eu ainda não sei é quais as diferenças entre um 195/70 R 15 para um 195/50 R 15. O 70 é mais alto mas isso muda o quê? O conforto é? É que todos os carros desportivos têm pneus com um perfil muito baixo. Deduzo então que um pneu mais alto vai dar umz performance mais baixa ao carro!
                                          o carro está ilegal, se tem passado ou não nas IPO é irrelevante.

                                          quanto ao perfil, não é o perfil que vai alterar magicamente a performance do carro... se assim fosse os F1 não andavam nada

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então mudo o quê? Isso é que ainda ninguém me disse! :S

                                            O que muda de um 195/70 R 15 para um 195/50 R 15 em estrada?

                                            Comentário


                                              #23
                                              A ideia que tenho é que esses pneus com menos altura, têm melhor aceleração, mas menos velocidade de ponta e menos conforto. Esses pneus com mais altura têm pior aceleração, mas ganham em ponta e no conforto...

                                              Digam se estiver errado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                edit: acho que me enganei, e este forum não dá pra apagar lol
                                                Editado pela última vez por LuisCapelo; 09 October 2007, 20:15.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  com um maior perfil 70 que estas a falar vais perder em consumos, vais ficar com a caixa mais longa, vais andar a uma velocidade superior à que está no ponteiro, vai adornar mais o carro, vai ficar a direcção desalinhada, e possivelmente ficar a bater a roda em algum lado ou em buracos ou em alguma coisa. não sei pq quers maior perfil, se queres maior perfil o ideal é meteres uma jante mais pequena. se não está no livrete a medida o ideal é ires ah dgv perguntas quais as medidas que o carro pode usar, eu no caso do meu no livrete quando comprei apenas vinha 165-65- 13 165-60-14 e155-65-13 , só que o carro de origem tras pneus 185-60-13, quando pedi o documento unico automovel essa medida ja la vinha descriminada sem ter pedido nada.

                                                  Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                                  A ideia que tenho é que esses pneus com menos altura, têm melhor aceleração, mas menos velocidade de ponta e menos conforto. Esses pneus com mais altura têm pior aceleração, mas ganham em ponta e no conforto...

                                                  Digam se estiver errado!
                                                  em relação ao ganhar ponta isso é um bocado subjectivo, ganhava em ponta se a caixa dele cortar em 5ª, agora se não cortar como me parece não ganha em ponta nenhuma.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não corta em 5ª não. O motor não consegue fazer o carro andar mais e ainda fica um bocado longe do red line.


                                                    Então não estou aqui a perceber uma coisa! Como é que no livretre está 175/70 R 14 se ele agora tem montado uns 195/50 R 15 e sempre teve este tamanho?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      não nos compete saber porque é que está assim, pergunta a quem vos vendeu o carro... :P e esse alguém é que tem de arranjar isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carinhas Ver Post
                                                        Não corta em 5ª não. O motor não consegue fazer o carro andar mais e ainda fica um bocado longe do red line.


                                                        Então não estou aqui a perceber uma coisa! Como é que no livretre está 175/70 R 14 se ele agora tem montado uns 195/50 R 15 e sempre teve este tamanho?
                                                        também havia aí um user que comprou um fiat stilo com o kit abarth e foi parado pela policia e pagou não sei quanto. ~podes alegar que sempre teve, mas pagas na mesma

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho a marea td100 de 1998 e a medida "topo" que é recomendada de livrete e manual é os 195\55\15 e mais nem pensar...no meu manual nem existe medida de 195\50\15 ,os 195\50\15 nao recomendo sao demasiado baixos tornam a carrinha muito desconfortavel e como é bastante baixa no caso da minha(TD100) ha mais probabilidades de partir o carter de oleo ou outras peças debaixo do motor! Recomendo 195\55\15 com indice de velocidade H ou V, cheguei a ter os dunlop sp9000 indice de velocidade Z mas é algo que nao se tira proveito!
                                                          Por serem muito mais baratos á quem opte por usar os 195\50\15 arriscando ter problemas no ipo mas rapidamente se arrependem!
                                                          Em relação a usar 195\70\15 é um pouco comico pk trata se de pneus usados normalmente em carrinhas mistas de carga ou pequenos camioes, e acho que é uma medida alem de ilegal na carrinha é imposivel coloca-los la quase de certeza absoluta que iriam roçar na chapa! Iria parecer uma das criaçoes do MONSTER GARAGE! Realmente em conforto iria parecer um aviao á quantidade de borracha que a afasta do chao, agora a curvar ainda capotava!:P

                                                          O Material tem sempre razao!
                                                          Editado pela última vez por nheknhek; 09 October 2007, 23:04.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nheknhek Ver Post
                                                            Tenho a marea td100 de 1998 e a medida "topo" que é recomendada de livrete e manual é os 195\55\15 e mais nem pensar...no meu manual nem existe medida de 195\50\15 ,os 195\50\15 nao recomendo sao demasiado baixos tornam a carrinha muito desconfortavel e como é bastante baixa no caso da minha(TD100) ha mais probabilidades de partir o carter de oleo ou outras peças debaixo do motor! Recomendo 195\55\15 com indice de velocidade H ou V, cheguei a ter os dunlop sp9000 indice de velocidade Z mas é algo que nao se tira proveito!
                                                            Por serem muito mais baratos á quem opte por usar os 195\50\15 arriscando ter problemas no ipo mas rapidamente se arrependem!
                                                            Em relação a usar 195\70\15 é um pouco comico pk trata se de pneus usados normalmente em carrinhas mistas de carga ou pequenos camioes, e acho que é uma medida alem de ilegal na carrinha é imposivel coloca-los la quase de certeza absoluta que iriam roçar na chapa! Iria parecer uma das criaçoes do MONSTER GARAGE! Realmente em conforto iria parecer um aviao á quantidade de borracha que a afasta do chao, agora a curvar ainda capotava!:P

                                                            O Material tem sempre razao!

                                                            Ahahah! Demais! Obrigado pela explicação e pelos risos que mandei aqui deste lado!

                                                            Em relação à tua carrinha e à minha é igual as alturas e isso tudo.

                                                            Sim, já cheguei à conclusão que os 70 são enormes!!!!


                                                            Eu também acho estes 50 que estão montados um bocado "duros" demais! A próxima vez que mudar vou meter então os 195/55 R 15 que falas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X