Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pneus Baixo Perfil na F1

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pneus Baixo Perfil na F1

    caros colegas,

    como todos sabemos quanto menor for o perfil do pneu melhor será o comportamento dinâmico.

    o que me intriga é que todos os carros da formula 1 trazem pneus com o perfil muito alto, e parece que isso não afecta em nada no comportamento.

    alguém explica isso ?

    um abraço.

    #2
    tambem e uma coisa que acho estranho... [8)]

    Comentário


      #3
      Porque no carro de turismo quanto mais baixo for o perfil menor e a deformação das paredes do pneu em curva, no caso dos formulas como são muitos leves e teem um centro de gravidade muito baixo as forças exercidas sobre as paredes do pneus são mais baixas logo não precisam de pneus de baixo perfil e para terem um pneu de baixo perfil já viram o tamanho que a jante tinha que ter e o acrescimo de peso que isso implica

      Comentário


        #4
        o pneu faz grande parte do trabalho de suspensão. se fosse de baixo perfil, ficavam sem rodas na primeira chicane :D

        Comentário


          #5
          Vejam a relação diametro largura e analisem se não serão de baixo perfil.

          Além de que eles complementam o trabalho da suspensão.

          Comentário


            #6
            A malta gosta é de jante grande e roda larga!!!! De preferência cromadas!!

            e os carros de rallie por vezes andam com pneus de "bicicleta"... é o que fôr melhor para a situação.

            Comentário


              #7
              Post traiçoeiro jose manuel, sei onde queres chegar e concordo contigo :D;)

              Quem tem unhas toca guitarra, quem não tem fica pelo show off [8D]

              Comentário


                #8
                Boas

                Não vale a pena ir por esse caminho porque todos os campeonatos que usem "derivados de turismo" os versões mais musculadas dos carros de estrada se regem em pista por baixo perfil, pneu largo e jante de maior dimensão que os seus homónimos de estrada. Logo o setup dos carros do dia-a-dia está equilibrado.

                Os Formula gastam pneus de formato diferente mas também são carros completamente diferentes, ou melhor são mais é aviões com asas de aerodinamica invertida. Outro assunto é que existe controle de todas as condições, seja da pisca seja das caracteristicas de amortecimento que os pneus oferecem e faz-se uso das mesmas.

                Em estrada as condições variam de extremo a extremo (estrada para tractor até auto-estrada) e cada marca e tipo de pneu é diferente, até dentro do mesmo lote existem tolerancias.

                Para mim a unica regra que tenho seguido é, em piso mais irregular

                Um carro com pneu de baixo perfil qualquer que seja a suspenção será sempre saltitante, um carro com pneu mais alto dependendo da suspenção poderá ser ou não

                Abraço

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                  o pneu faz grande parte do trabalho de suspensão. se fosse de baixo perfil, ficavam sem rodas na primeira chicane :D
                  Então e estes também não passam por cima de correctores?



                  [img][/img]

                  Já para não falar dos sitios por onde andam os WRC

                  Comentário


                    #10
                    Manuel, esses carros não têm suspensão de F1... se meteres um F1 aos saltos como os wrc e esse astra, não vai durar muito em pista.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                      o pneu faz grande parte do trabalho de suspensão. se fosse de baixo perfil, ficavam sem rodas na primeira chicane :D
                      Então e estes também não passam por cima de correctores?



                      [img][/img]

                      Já para não falar dos sitios por onde andam os WRC
                      E isso é baixo perfil ? [:0]

                      Há pneus comerciais e homologados para estrada com perfil ainda mais baixo...

                      Comentário


                        #12
                        O que provoca um desgaste terrivel ao carro. As pessoas não sabem o mal que fazem ao colocar esses pneus.

                        Depois vemos o Polo 1.2 Highline com pneus da mesma dimensão do GTI :D

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Bolide

                          O que provoca um desgaste terrivel ao carro. As pessoas não sabem o mal que fazem ao colocar esses pneus.

                          Depois vemos o Polo 1.2 Highline com pneus da mesma dimensão do GTI :D
                          Basta veres o Polo Fun.


                          Este deve ser um daqueles que curva sobre os "bicos dos pés"...... depois queixam-se que escorrega bruscamente[xx(]

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                            Manuel, esses carros não têm suspensão de F1... se meteres um F1 aos saltos como os wrc e esse astra, não vai durar muito em pista.
                            Agora já percebi o querias dizer, o perfil dos pneu dos F1 evitam que eles levantem "voo" quando passam por cima dos correctores pois absorvem parte do impacto.

                            Comentário


                              #15
                              [quote]citação:Originalmente colocada por 3com

                              citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                              Originalmente colocada por Luis Capelo

                              o pneu faz grande parte do trabalho de suspensão. se fosse de baixo perfil, ficavam sem rodas na primeira chicane :D

                              E isso é baixo perfil ? [:0]

                              Há pneus comerciais e homologados para estrada com perfil ainda mais baixo...
                              Sim e depois qual é problema, para ti baixo perfil é só a medida minima? Para mim não.
                              Também existem pneus comerciais mais largos que os dos F1 e não é por isso que os dos F1 passam a ser estreitos.

                              Comentário


                                #16
                                Alguém com dotes de Photoshop para meter um Formula 1 com jantes de grandes e pneu de baixo perfil ? [8D]
                                Abraços

                                Comentário


                                  #17
                                  [quote]citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                  citação:Originalmente colocada por 3com

                                  citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                  Originalmente colocada por Luis Capelo

                                  o pneu faz grande parte do trabalho de suspensão. se fosse de baixo perfil, ficavam sem rodas na primeira chicane :D

                                  E isso é baixo perfil ? [:0]

                                  Há pneus comerciais e homologados para estrada com perfil ainda mais baixo...
                                  Sim e depois qual é problema, para ti baixo perfil é só a medida minima? Para mim não.
                                  Também existem pneus comerciais mais largos que os dos F1 e não é por isso que os dos F1 passam a ser estreitos.
                                  Mas qual medida minima ? :D

                                  Baixo prefil é quando um pneu tem de altura um valor pequeno em relação à sua largura.
                                  Tipo 25%, 30%, 35%, 40% e 45%. Mas como é obvio esta altura é directamente proporcional à largura do pneu.
                                  Hoje em dia o perfil dos pneus de gama média ronda os 95~110 mm.
                                  Se fores a um site de um fabricante de pneus de rally ou de slicks, verás que o perfil médio é superior ao utilizado pela maioria de nós.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não será mais uma imposição FIA? para tornar os carros "mais lentos"... foi um exemplo dado por um responsável por uma equipa acerca das limitações técnicas impostas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

                                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                      o pneu faz grande parte do trabalho de suspensão. se fosse de baixo perfil, ficavam sem rodas na primeira chicane :D
                                      Então e estes também não passam por cima de correctores?



                                      [img][/img]

                                      Já para não falar dos sitios por onde andam os WRC
                                      o curso de suspensao de um F1 é bastante menor que esses.

                                      os F1 actuais, nalgumas pistas, chegam a NAO TER SUSPENSAO, em que o trabalho da dita é efectuado APENAS pelos pneus e pela deformaçao dos braços entre a roda e o chassis

                                      o tamanho das jantes é o factor limitador do tamanho dos travoes. ao aumentares as jantes, aumentas os travoes...se neste momento a capacidade de travagem de um F1 ja se aproxima dos limites de um humano bem treinado, se aumentas, começas a ter alguns problemas.

                                      à uns anos quando essa conversa foi falada, foram feitos testes com pneus e jantes diferentes. as equipas preferiram esta soluçao.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O Elise antecipou-se, eu ia precisamente completar a resposta com
                                        esta história dos travões, uma vez que o diâmetro das jantes dum F1
                                        actual servem, precisamente, para restringir o tamanho dos travões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Boxer

                                          O Elise antecipou-se, eu ia precisamente completar a resposta com
                                          esta história dos travões, uma vez que o diâmetro das jantes dum F1
                                          actual servem, precisamente, para restringir o tamanho dos travões.
                                          Não, o que restringe o diametro dos travões é o regulamento.
                                          Até podias ter uma jante de 22";)

                                          citação:Formula One cars must have one brake system operated through a single brake pedal. However, the system must comprise two hydraulic circuits #8211; one for the front wheels and one for the rear. Should one circuit fail the other must remain operational. Power brakes and anti-lock braking systems (ABS) are not allowed.

                                          Each wheel must have no more than one brake disc of 278mm maximum diameter and 28mm maximum thickness. Each disc must have only one aluminium caliper, with a maximum of six circular pistons, and no more than two brake pads.

                                          The size of the air ducts used to cool the brakes is strictly controlled and they must not protrude beyond the wheels. The use of liquid to cool the brakes is forbidden.
                                          Além disso, o valor da resistência do aluminio também está pré-estabelecido, para que todas as equipas tenham sistemas semelhantes e para que teoricamente seja impossivel colocar mais pressão no discos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            tem razao pois

                                            fez parte das alteraçoes do regulamento à uns anos, pois dantes nao havia limitaçao especifica ao tamanho dos discos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por 3com

                                              citação:Originalmente colocada por Boxer

                                              O Elise antecipou-se, eu ia precisamente completar a resposta com
                                              esta história dos travões, uma vez que o diâmetro das jantes dum F1
                                              actual servem, precisamente, para restringir o tamanho dos travões.
                                              Não, o que restringe o diametro dos travões é o regulamento.
                                              Até podias ter uma jante de 22";)

                                              (...)
                                              Não sejas picuínhas: seja qual for o regulamento, se lá estiver uma
                                              jante de 13" não metes um disco maior que isso
                                              A não ser que o montes "inboard", junto ao diferencial.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Também já ouvi dizer que os pneus dos F1s são assim por causa do enorme downforce gerado pelas asas, coisa que mais nenhum caro tem. Salvo erro, se se colocassem pneus de baixo perfil num F1, só com o downforce ele cortava os pneus com a jante...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estes dias num programa bem interessante na Rtp2 de desporto automovel com meia duzia de anos, sobre a evoluçao das caracteristicas dinamicas, mas falavam que esse "downforce" é tao grande, que num tunel em forma de tubo, o F1 consegue manter-se em andamento na parte superior a 180Km/h sem cair..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por paparazzi_

                                                    Estes dias num programa bem interessante na Rtp2 de desporto automovel com meia duzia de anos, sobre a evoluçao das caracteristicas dinamicas, mas falavam que esse "downforce" é tao grande, que num tunel em forma de tubo, o F1 consegue manter-se em andamento na parte superior a 180Km/h sem cair..
                                                    Mas então isso não é Downforce, seria sustentação, como um avião

                                                    Para o F1 manter-se no ar, teriam que o testar ao contrário.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom nao sei..a verdade é que eles referiram esse facto, que estava relacionado com a aerodinamica da asa traseira! E nao so obviamente...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        E é capaz de ser verdade.
                                                        Se inverteres um F1 e colocares no tecto com ventos na ordem dos 200km/h, duvido muito que ele caia;)
                                                        Isto é, ele está concebido de tal forma para gerar downforce que, quando o invertes, gera uma sustentação brutal ;)

                                                        Provavelmente foi isto que eles quiseram dizer.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De "pernas para o ar" a "downforce" seria "upforce". De facto apartir de determinada velocidade o "peso aerodinâmico" de um F1 é superior à força gravitica, permitindo a um F1 andar de pernas para o ar sem cair.
                                                          Não sei números exactos, mas a 100, 140km/h a "downforce" é semelhante ao peso, a mais de 200 é muito maior (não aumenta linearmente).

                                                          citação:Originalmente colocada por 3com

                                                          citação:Originalmente colocada por paparazzi_

                                                          Estes dias num programa bem interessante na Rtp2 de desporto automovel com meia duzia de anos, sobre a evoluçao das caracteristicas dinamicas, mas falavam que esse "downforce" é tao grande, que num tunel em forma de tubo, o F1 consegue manter-se em andamento na parte superior a 180Km/h sem cair..
                                                          Mas então isso não é Downforce, seria sustentação, como um avião

                                                          Para o F1 manter-se no ar, teriam que o testar ao contrário.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por 3com

                                                            E é capaz de ser verdade.
                                                            Se inverteres um F1 e colocares no tecto com ventos na ordem dos 200km/h, duvido muito que ele caia;)
                                                            Isto é, ele está concebido de tal forma para gerar downforce que, quando o invertes, gera uma sustentação brutal ;)

                                                            Provavelmente foi isto que eles quiseram dizer.
                                                            Julgo que deve ter sido.. Mas era um programa muito interessante, ate mesmo para construir o carro e verificar a aerodinamica, eles colocam uma replica do carro num tunel de vento, borrifavam com um liquido lilas, e dps de secar, verificavam se formava riscas paralelas (resultado da deslocaçao das goticulas de agua que acabam por secar) ou se existiam sitios com resistencia ao ar, e a agua enrrolava, ou fazia remoinho..nem que fosse num canto, num pouquinho pouco preceptivel..tudo era levado ao extremo!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X