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parado 10 meses!!!

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    parado 10 meses!!!

    quais são as consequenças de um veiculo estar parado 10 meses no mesmo sitio?? ( numa garagem) e quais seriam as medidas a seguir para diminuir os "estragos"
    thanks.

    #2
    Recomendo desligar os cabos da beteria e colocar pressão a mais nos pneus.

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      #3
      Deixar destravado e engatado.

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        #4
        Trocar-lhe o óleo antes e depois .

        Tapá-lo e deixar os vidros ligeiramente abertos, para o "respiro".

        De resto não existe estragos nenhuns, por vezes estão veículos á chuva e ao sol durante 1 ano ou mais, parados nos stand´s...

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          #5
          Não o deixes parado em cima dos pneus, pois tenderão a ovalizar e, talvez, romper. Usa quatro preguiças e deixa as rodas no ar.

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            #6
            A principal consequência é a bateria entregar a alma ao criador!



            Por fim e como já foi dito deixar os pneus mais cheios do que o indicado!

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              #7
              Colocar pressão a mais nos pneus ajuda, mas depois de 10 meses sem rodar a zona de contacto dos pneus com o chão estará provavelmente deformada. Em resumo:

              - Enche o depósito o mais possivel. Daqui a 10 meses convinha esvaziar meio deposito e misturar a gasolina velha com nova meio por meio.
              - Troca o oleo do motor e dos travões agora e daqui a dez meses (agora podes por um oleo do mesmo tipo mas mais barato).
              - Lava o carro em profundidade e limpa o interior
              - Compra quatro preguiças e põe o carro no ar.
              - Remove os pneus e armazena-os de lado, empilhando no maximo dois pneus, em sitio escuro e seco.
              - Desliga a bateria
              - Compra um sacos de desicante e coloca dentro do carro com um vidro entreaberto
              - Tapa o carro com uma capa.

              Comentário


                #8
                Pergunta: porquê trocar o óleo do motor e dos travões AGORA? Daqui a 10 meses ainda compreendo, agora óleo bom para ficar quieto e deitar fora sem usao...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                  De resto não existe estragos nenhuns, por vezes estão veículos á chuva e ao sol durante 1 ano ou mais, parados nos stand´s...
                  Aliás, até vão apurando... ficam melhores que novos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    Pergunta: porquê trocar o óleo do motor e dos travões AGORA? Daqui a 10 meses ainda compreendo, agora óleo bom para ficar quieto e deitar fora sem usao...
                    Porque com o uso, o óleo do motor vai absorvendo contaminantes e humidade que o tornam ácido. Se estiver dez meses parado dentro do motor, sem nunca atingir a temperatura de funcionamento, pode causar corrosão e danificar os vedantes do motor.

                    O óleo dos travões será menos importante trocar AGORA que o do motor, mas por tuta e meia acho que mais vale a pena prevenir que remediar...

                    Comentário


                      #11
                      faças o que fizeres, algo sai sempre danificado.


                      Gosto de ouvir essas dos óleos....... um óleo sintético que me faz 25 000kms nao aguenta 10 meses sem se deteriorar ?


                      devem pensar que os bidons de onde vêm os óleos nas oficinas são fechados a vácuo cada vez que os utilizam ...... e que não os vão 'atestando' ......



                      Carro meu só lhe fazia pouca coisa :


                      - mais pressao nos pneus e pedia para o mexerem de vez em qdo - se nao tivesse ng aí sim coloca-lo-ia em cima de preguiças

                      - liq de refrigeração - 100% (sem juntar água)

                      -vidros abertos

                      - não o lavava nem limpava antes de o guardar, o pó conserva e a água apenas vai ficar acumulada .....

                      - desengatado, destravado e com a mala entreaberta.


                      De resto ..........


                      trocava-lhe o termostato e os filtros todos + oleo qdo o pusesse novamente a trabalhar.

                      Comentário


                        #12
                        Este meu carro está parado aqui neste sítio desde Setembro de 2004...

                        tirando o facto de estar todo sujo, da bateria estar sem carga e dos pneus estarem ovalizados, da última vez que lá fui com o arrancador pegou à primeira!




                        Comentário


                          #13
                          isso é um civic n é? ou um rover?


                          coitado, precisa mesmo de uma lavadela e de um bate-latas


                          cumps \m/

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MercFan Ver Post
                            Gosto de ouvir essas dos óleos....... um óleo sintético que me faz 25 000kms nao aguenta 10 meses sem se deteriorar ?

                            devem pensar que os bidons de onde vêm os óleos nas oficinas são fechados a vácuo cada vez que os utilizam ...... e que não os vão 'atestando' ......
                            Não sabes se o óleo que ele usa é sintético. E todos os óleos em uso se deterioram com o passar do tempo. Há uma razão, sem ser o simples chulanço, para que todas as marcas indiquem como prazo de revisão xxx Km ou 1 ano.

                            Em nenhuma oficina que conheco um bidom de óleo dura 10 meses e tem misturado oleo usado...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mercuro Cromo Ver Post

                              - Enche o depósito o mais possivel. Daqui a 10 meses convinha esvaziar meio deposito e misturar a gasolina velha com nova meio por meio.

                              Isso!

                              Enche agora porque daqui a 10 meses é mais caro!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mercuro Cromo Ver Post
                                Não sabes se o óleo que ele usa é sintético. E todos os óleos em uso se deterioram com o passar do tempo. Há uma razão, sem ser o simples chulanço, para que todas as marcas indiquem como prazo de revisão xxx Km ou 1 ano.

                                Em nenhuma oficina que conheco um bidom de óleo dura 10 meses e tem misturado oleo usado...

                                ja tenho visto carros a aconselharem nao 1 ano mas sim 2 anos.

                                Onde viste escrito que misturavam oleos usados ? até nas marcas premium qto mais.......


                                Continuo na minha..... 10 meses nao são suficientes para estragar um óleo.

                                Comentário


                                  #17
                                  essa da gasolina tb é gira...... para isso esvazias o tanque ...... que impurezas ganha sempre, e não é por meteres 50/50 que te vai resolver alguma coisa....

                                  Comentário


                                    #18
                                    E em 3 meses, o que se pode danificar?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                      E em 3 meses, o que se pode danificar?

                                      o meu esteve parado 3 meses .........

                                      os 1ºs 20 mts foram aos saltinhos....

                                      a bateria precisou de 4 horas à carga ......

                                      e umas travagens para acamar pastilhas......

                                      de resto foi ver niveis e siga .......



                                      ah .... tinha dois injectores presos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aposto que em 10 meses de uso o carro "estragava-se" mais ...

                                        Cuidados a mais tornam o carro amaricado .... desliga apenas a bateria e coloca um pouco mais de pressão nos pneus ...

                                        ... se tiveres alguem da tua confiança para meter o caro a trabalhar 1 vez por mês seria o ideal (nesse caso n era necessario desligar a bateria)

                                        Comentário


                                          #21
                                          O motor interiormente não tende a ganhar corrosão?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                            O motor interiormente não tende a ganhar corrosão?



                                            mal seria.


                                            se estiver mesmo mto tempo parado é que antes de se colocar a trabalhar se deve tirar as velas ou os injectores, e meter um bocado de oleo para a camara de combustao, para ajudar a descolar.


                                            A semana passada fui meter uma toyota com 24 anos a trabalhar, estava parada à 5 anos..... e só foi preciso esperar que a luz da incandescência estivesse bem ao rubro ..... tok tok tok tok tok e aí à 4ª volta lá começou a trabalhar.


                                            Eu dei a dica do líquido a 100% para evitar problemas como juntas deterioradas .... que acontece mais do que se pensa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quando digo corrosão, é no circuito do líquido de refrigeração

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MercFan Ver Post
                                                essa da gasolina tb é gira...... para isso esvazias o tanque ...... que impurezas ganha sempre, e não é por meteres 50/50 que te vai resolver alguma coisa....
                                                A razão é que em contacto com o ar a gasolina oxida, ocorre evaporação dos componentes mais leves e começa a criar vernizes (as tais impurezas) que podem entupir o filtro e os injectores. Ao encher o depósito "até ao gargalo" diminui-se a superficie de contacto com o ar e em resultado a oxidação e evaporação são mais lentas.

                                                Misturando gasolina nova vai diluir a gasolina velha, já algo degradada, e tornar o produto "menos mau". Concordo que esvaziar o depósito todo e encher de gasolina nova seria melhor. Haja €€€...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que é preciso referir uma coisa: não é por não seguir estes concelhos que o carro se vai avariar. Se estiver minimamanente em boas condições um carro aguenta imensos maus tratos e não é estar 10 meses parados que o vai enviar para a sucata. Trata-se da concervação do carro nas melhores condições possiveis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tive o meu parado durante um ano, aparentemente sem consequências nefastas. IIRC, o procedimento foi o seguinte:

                                                    Antes
                                                    - Carro impecavelmente lavado e aspirado. Parte de baixo do chassis inclusive.
                                                    - Depósito do combustível cheio.
                                                    - Bateria desligada (pólo negativo)
                                                    - Parado em garagem seca e arejada.
                                                    - Protegido do pó por uma capa apropriada.
                                                    - Pneus com pressão extra.
                                                    - Portas apenas encostadas para não pressionar as borrachas.
                                                    - Vidros ligeiramente entre-abertos.
                                                    - Alguma silica gel no interior.
                                                    - Entrada de ar e saída do tubo de escape tapadas com um pano.
                                                    - Escovas separadas dos vidros por um pano de algodão.

                                                    Durante
                                                    - Uma pessoa de confiança pegava no carro 1 vez por mês, fazia 1 ou 2 km, deixava o motor trabalhar durante 15/20 minutos, ligava o AC, usava os vidros eléctricos, enchia os pneus, etc...

                                                    Depois
                                                    - Revisão com troca de todos os fluídos.
                                                    - Pequena fase de rodagem

                                                    Comigo funcionou. ;)
                                                    Editado pela última vez por RPM; 23 October 2007, 23:36.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      tenho andado com um e36 que teve parado alguns meses! e nada a apontar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Lá em casa já houve um Clio parado uns quantos meses na rua, à chuva. No dia do seu renascimento, foi só ligar a bateria (o único cuidado que tinha havido foi esse), pôr a pressão correcta dos pneus (já estava baixa), e siga pra bingo...pegou à 1ª!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mercuro Cromo Ver Post
                                                          A razão é que em contacto com o ar a gasolina oxida, ocorre evaporação dos componentes mais leves e começa a criar vernizes (as tais impurezas) que podem entupir o filtro e os injectores. Ao encher o depósito "até ao gargalo" diminui-se a superficie de contacto com o ar e em resultado a oxidação e evaporação são mais lentas.

                                                          Misturando gasolina nova vai diluir a gasolina velha, já algo degradada, e tornar o produto "menos mau". Concordo que esvaziar o depósito todo e encher de gasolina nova seria melhor. Haja €€€...
                                                          reaproveitas essa gasolina para lavagem de peças..... aproveitas e com uns saltos no carro ajudas a limpar o deposito...

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                                                            #30
                                                            O 106 do avatar, tb está parado á cerca de 1 ano na garagem.
                                                            Neste tempo veio á rua 2 vezes, e o que faço é dar-lhe um encosto de bateria (pega á primeira), dar ar aos pneus, meter gasosa e cá vamos nós

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