quais são as consequenças de um veiculo estar parado 10 meses no mesmo sitio?? ( numa garagem) e quais seriam as medidas a seguir para diminuir os "estragos"
thanks.
Colocar pressão a mais nos pneus ajuda, mas depois de 10 meses sem rodar a zona de contacto dos pneus com o chão estará provavelmente deformada. Em resumo:
- Enche o depósito o mais possivel. Daqui a 10 meses convinha esvaziar meio deposito e misturar a gasolina velha com nova meio por meio.
- Troca o oleo do motor e dos travões agora e daqui a dez meses (agora podes por um oleo do mesmo tipo mas mais barato).
- Lava o carro em profundidade e limpa o interior
- Compra quatro preguiças e põe o carro no ar.
- Remove os pneus e armazena-os de lado, empilhando no maximo dois pneus, em sitio escuro e seco.
- Desliga a bateria
- Compra um sacos de desicante e coloca dentro do carro com um vidro entreaberto
- Tapa o carro com uma capa.
Pergunta: porquê trocar o óleo do motor e dos travões AGORA? Daqui a 10 meses ainda compreendo, agora óleo bom para ficar quieto e deitar fora sem usao...
Pergunta: porquê trocar o óleo do motor e dos travões AGORA? Daqui a 10 meses ainda compreendo, agora óleo bom para ficar quieto e deitar fora sem usao...
Porque com o uso, o óleo do motor vai absorvendo contaminantes e humidade que o tornam ácido. Se estiver dez meses parado dentro do motor, sem nunca atingir a temperatura de funcionamento, pode causar corrosão e danificar os vedantes do motor.
O óleo dos travões será menos importante trocar AGORA que o do motor, mas por tuta e meia acho que mais vale a pena prevenir que remediar...
Este meu carro está parado aqui neste sítio desde Setembro de 2004...
tirando o facto de estar todo sujo, da bateria estar sem carga e dos pneus estarem ovalizados, da última vez que lá fui com o arrancador pegou à primeira!
Gosto de ouvir essas dos óleos....... um óleo sintético que me faz 25 000kms nao aguenta 10 meses sem se deteriorar ?
devem pensar que os bidons de onde vêm os óleos nas oficinas são fechados a vácuo cada vez que os utilizam ...... e que não os vão 'atestando' ......
Não sabes se o óleo que ele usa é sintético. E todos os óleos em uso se deterioram com o passar do tempo. Há uma razão, sem ser o simples chulanço, para que todas as marcas indiquem como prazo de revisão xxx Km ou 1 ano.
Em nenhuma oficina que conheco um bidom de óleo dura 10 meses e tem misturado oleo usado...
Não sabes se o óleo que ele usa é sintético. E todos os óleos em uso se deterioram com o passar do tempo. Há uma razão, sem ser o simples chulanço, para que todas as marcas indiquem como prazo de revisão xxx Km ou 1 ano.
Em nenhuma oficina que conheco um bidom de óleo dura 10 meses e tem misturado oleo usado...
ja tenho visto carros a aconselharem nao 1 ano mas sim 2 anos.
Onde viste escrito que misturavam oleos usados ? até nas marcas premium qto mais.......
Continuo na minha..... 10 meses nao são suficientes para estragar um óleo.
essa da gasolina tb é gira...... para isso esvazias o tanque ...... que impurezas ganha sempre, e não é por meteres 50/50 que te vai resolver alguma coisa....
O motor interiormente não tende a ganhar corrosão?
mal seria.
se estiver mesmo mto tempo parado é que antes de se colocar a trabalhar se deve tirar as velas ou os injectores, e meter um bocado de oleo para a camara de combustao, para ajudar a descolar.
A semana passada fui meter uma toyota com 24 anos a trabalhar, estava parada à 5 anos..... e só foi preciso esperar que a luz da incandescência estivesse bem ao rubro ..... tok tok tok tok tok e aí à 4ª volta lá começou a trabalhar.
Eu dei a dica do líquido a 100% para evitar problemas como juntas deterioradas .... que acontece mais do que se pensa.
essa da gasolina tb é gira...... para isso esvazias o tanque ...... que impurezas ganha sempre, e não é por meteres 50/50 que te vai resolver alguma coisa....
A razão é que em contacto com o ar a gasolina oxida, ocorre evaporação dos componentes mais leves e começa a criar vernizes (as tais impurezas) que podem entupir o filtro e os injectores. Ao encher o depósito "até ao gargalo" diminui-se a superficie de contacto com o ar e em resultado a oxidação e evaporação são mais lentas.
Misturando gasolina nova vai diluir a gasolina velha, já algo degradada, e tornar o produto "menos mau". Concordo que esvaziar o depósito todo e encher de gasolina nova seria melhor. Haja €€€...
Acho que é preciso referir uma coisa: não é por não seguir estes concelhos que o carro se vai avariar. Se estiver minimamanente em boas condições um carro aguenta imensos maus tratos e não é estar 10 meses parados que o vai enviar para a sucata. Trata-se da concervação do carro nas melhores condições possiveis.
Tive o meu parado durante um ano, aparentemente sem consequências nefastas. IIRC, o procedimento foi o seguinte:
Antes
- Carro impecavelmente lavado e aspirado. Parte de baixo do chassis inclusive.
- Depósito do combustível cheio.
- Bateria desligada (pólo negativo)
- Parado em garagem seca e arejada.
- Protegido do pó por uma capa apropriada.
- Pneus com pressão extra.
- Portas apenas encostadas para não pressionar as borrachas.
- Vidros ligeiramente entre-abertos.
- Alguma silica gel no interior.
- Entrada de ar e saída do tubo de escape tapadas com um pano.
- Escovas separadas dos vidros por um pano de algodão.
Durante
- Uma pessoa de confiança pegava no carro 1 vez por mês, fazia 1 ou 2 km, deixava o motor trabalhar durante 15/20 minutos, ligava o AC, usava os vidros eléctricos, enchia os pneus, etc...
Depois
- Revisão com troca de todos os fluídos.
- Pequena fase de rodagem
Comigo funcionou. ;)
Editado pela última vez por RPM; 23 October 2007, 23:36.
Lá em casa já houve um Clio parado uns quantos meses na rua, à chuva. No dia do seu renascimento, foi só ligar a bateria (o único cuidado que tinha havido foi esse), pôr a pressão correcta dos pneus (já estava baixa), e siga pra bingo...pegou à 1ª!
A razão é que em contacto com o ar a gasolina oxida, ocorre evaporação dos componentes mais leves e começa a criar vernizes (as tais impurezas) que podem entupir o filtro e os injectores. Ao encher o depósito "até ao gargalo" diminui-se a superficie de contacto com o ar e em resultado a oxidação e evaporação são mais lentas.
Misturando gasolina nova vai diluir a gasolina velha, já algo degradada, e tornar o produto "menos mau". Concordo que esvaziar o depósito todo e encher de gasolina nova seria melhor. Haja €€€...
reaproveitas essa gasolina para lavagem de peças..... aproveitas e com uns saltos no carro ajudas a limpar o deposito...
O 106 do avatar, tb está parado á cerca de 1 ano na garagem.
Neste tempo veio á rua 2 vezes, e o que faço é dar-lhe um encosto de bateria (pega á primeira), dar ar aos pneus, meter gasosa e cá vamos nós
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