Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ventoinha do rádiador não desliga!!!!!!(Problema resolvido)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ventoinha do rádiador não desliga!!!!!!(Problema resolvido)

    Boa noite, como diz no titulo a ventoinha do meu carro ñ desliga, o que vocês axam que poderá ser?é um citroen ax 1.5 D....

    obrigado
    Editado pela última vez por paulo56; 21 November 2007, 22:35.

    #2
    Termosestato??

    Comentário


      #3
      termóstato da ventoínha pifado. fácil de reparar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        termóstato da ventoínha pifado. fácil de reparar.
        será mesmo só isso?
        eu coloquei um termoestato há pouco tempo,precisamente em fevereiro.
        Ainda hoje tive no mecânico e ele ñ descobriu o problema, vou lá amanha ao electricista.

        obrigado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
          será mesmo só isso?
          eu coloquei um termoestato há pouco tempo,precisamente em fevereiro.
          Ainda hoje tive no mecânico e ele ñ descobriu o problema, vou lá amanha ao electricista.

          obrigado
          Quando retiras a chave, desliga a ventoínha? Ou pelo menos desliga passado um bocado?

          Comentário


            #6
            isso aconteceu-me ontem........não tinha água no sistema!

            mecanico de novo com ele

            Comentário


              #7
              Desliga os fios que encaixam no termostato e liga o carro.

              - Ventoinha não liga -> Termostato pifado
              - Ventonha liga -> Problema na cablagem / relé de controlo da ventoinha.

              (não esquecer de repor a ligação ao termostato no fim do teste ! )


              "V"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Quando retiras a chave, desliga a ventoínha? Ou pelo menos desliga passado um bocado?

                se eu tirasse as chave a ventoinha desligava sim, mas bastva rodar a chave para o ponte de ligar as luzes do painel, voltava-se a ligar antes mesmo de o pôr a trabalhar...

                Comentário


                  #9
                  Ah o mecânico desconfia de algum fio descarnado....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                    isso aconteceu-me ontem........não tinha água no sistema!

                    mecanico de novo com ele
                    Tá mau isso paulo!!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                      se eu tirasse as chave a ventoinha desligava sim, mas bastva rodar a chave para o ponte de ligar as luzes do painel, voltava-se a ligar antes mesmo de o pôr a trabalhar...
                      Isso (ligar a ventoínha sem arrancar efectivamente o motor) acontece mesmo com o motor frio? Por exemplo, acontece de manhã após uma noite inteira parado?

                      Se sim, é de facto problema eléctrico e não deve ser difícil de resolver.

                      Comentário


                        #12
                        o meu tem mais ou menos esse problema e é um sensor de temperatura que de vez em quando desatina e acende a luz da sonda lambda . por exemplo da ultima vez detectou um erro com uma temperatura de 54º a uma vel de 42km/h a uma rotacao de 10xx rpms

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                          Tá mau isso paulo!!

                          nem me digas nada!!! a ver se rapidamente faço o debriefing ali no tópico , só tou á espera de mais informação , porque por agora ando tipo bola de pingue pongue

                          Comentário


                            #14
                            Ora reposting:

                            Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                            Desliga os fios que encaixam no termostato e liga o carro.

                            - Ventoinha não liga -> Termostato pifado
                            - Ventonha liga -> Problema na cablagem / relé de controlo da ventoinha.

                            (não esquecer de repor a ligação ao termostato no fim do teste ! )


                            "V"
                            Se for o 2º caso e a ventoinha tiver relé de controlo (ver no manual, deve vir identificado), retirar o relé e verificar se ele "muda de estado" (sente-se a bobine a fazer chamada) quando é retirado (com o motor a trabalhar/chave ligada).
                            - Se o relé não mudar de estado e a ventoinha parar -> relé pifado/colado
                            - Se o relé mudar de estado -> problema de cablagem. Procurar um cabo com o isolamento comido (normalmente junto aos "passa cabos" ).

                            "V"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Isso (ligar a ventoínha sem arrancar efectivamente o motor) acontece mesmo com o motor frio? Por exemplo, acontece de manhã após uma noite inteira parado?

                              Se sim, é de facto problema eléctrico e não deve ser difícil de resolver.

                              Se acontece de manha cedo depois de uma noite inteira parado, não sei pk só dei conta hoje que não desligava. Mas mesmo com o carro frio ele ligava-se na mesma,não percebo.

                              Obrigado pelas dicas

                              PS: um pormenor,ñ sei se importante, ontem à noite acendeu-me luz a avisar que não tinha àgua no depósito da àgua, mal chego a casa desligo o carro e volto a dar à chave e a luz desligou-se, mas mesmo assim fui ver se tinha àgua,e tinha àgua. Não sei se isto possa indicar algum problema electrico...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                                Se acontece de manha cedo depois de uma noite inteira parado, não sei pk só dei conta hoje que não desligava. Mas mesmo com o carro frio ele ligava-se na mesma,não percebo.

                                Obrigado pelas dicas

                                PS: um pormenor,ñ sei se importante, ontem à noite acendeu-me luz a avisar que não tinha àgua no depósito da àgua, mal chego a casa desligo o carro e volto a dar à chave e a luz desligou-se, mas mesmo assim fui ver se tinha àgua,e tinha àgua. Não sei se isto possa indicar algum problema electrico...

                                a bomba de água está a funcionar?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                  Ora reposting:



                                  Se for o 2º caso e a ventoinha tiver relé de controlo (ver no manual, deve vir identificado), retirar o relé e verificar se ele "muda de estado" (sente-se a bobine a fazer chamada) quando é retirado (com o motor a trabalhar/chave ligada).
                                  - Se o relé não mudar de estado e a ventoinha parar -> relé pifado/colado
                                  - Se o relé mudar de estado -> problema de cablagem. Procurar um cabo com o isolamento comido (normalmente junto aos "passa cabos" ).

                                  "V"
                                  Eu não percebi muito bem, mas pelo que vi o rele muda de estado, o mecânico disse-me que deviria ser cabos descarnados. Tenho de procurar onde?

                                  Obrigado pela ajuda

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                    a bomba de água está a funcionar?

                                    Não sei, como posso ver se está a funcionar ou não?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                                      Eu não percebi muito bem, mas pelo que vi o rele muda de estado, o mecânico disse-me que deviria ser cabos descarnados. Tenho de procurar onde?

                                      Obrigado pela ajuda
                                      Começa a procurar junto do termostato e vai até onde conseguires ver.

                                      Normalmente é num "passa-cabos" (onde os cabos passam por um furo na chapa - costumam ter umas borrachas que podem ter "ido à vida" ou saido do sítio) ou num ponto onde os cabos toquem em algo duro ou quente (motor, tubagens de agua, etc).

                                      Como falaste do indicador de agua no deposito de expansão, cheira-me a que pode ter mais que um cabo a dar chatisses, portanto procura bem

                                      "V"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                        Começa a procurar junto do termostato e vai até onde conseguires ver.

                                        Normalmente é num "passa-cabos" (onde os cabos passam por um furo na chapa - costumam ter umas borrachas que podem ter "ido à vida" ou saido do sítio) ou num ponto onde os cabos toquem em algo duro ou quente (motor, tubagens de agua, etc).

                                        Como falaste do indicador de agua no deposito de expansão, cheira-me a que pode ter mais que um cabo a dar chatisses, portanto procura bem

                                        "V"

                                        Ok obrigado, vou ver isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pois é, o problema foi simples de resolver, era a válvula da ventoinha que colou, ou seja,resolução do problema passou na substituição por uma nova,9€.

                                          Obrigado a todos pela ajuda.

                                          PS : O electricista disse que a temperatura do manometro da temperatura não mostra a temperatura real, pk é uma manometro aplicado e que não é compactivel com a válvula,que precisava aplicar uma outra válvula para poder acertar a temperatura, será que resultará?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
                                            Pois é, o problema foi simples de resolver, era a válvula da ventoinha que colou, ou seja,resolução do problema passou na substituição por uma nova,9€.

                                            Obrigado a todos pela ajuda.

                                            PS : O electricista disse que a temperatura do manometro da temperatura não mostra a temperatura real, pk é uma manometro aplicado e que não é compactivel com a válvula,que precisava aplicar uma outra válvula para poder acertar a temperatura, será que resultará?
                                            Desde que a temperatura não passe do valor que habitualmente marca, já sabes que não está a sobreaquecer.
                                            Mas ele está a falar da válvula do ponteiro de temperatura da água, montada na colaça junto ao filtro do gasóleo e não da válvula da ventoínha, no radiador, que agora foi montada...
                                            Os manómetros a metro é que nem sempre são de confiança...
                                            Ou será que isso anda agora a aquecer porque ele não sangrou o circuito por gravidade, estando o frasco a nível e anda ar dentro do motor?...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                                              Desde que a temperatura não passe do valor que habitualmente marca, já sabes que não está a sobreaquecer.
                                              Mas ele está a falar da válvula do ponteiro de temperatura da água, montada na colaça junto ao filtro do gasóleo e não da válvula da ventoínha, no radiador, que agora foi montada...
                                              Os manómetros a metro é que nem sempre são de confiança...
                                              Ou será que isso anda agora a aquecer porque ele não sangrou o circuito por gravidade, estando o frasco a nível e anda ar dentro do motor?...
                                              A ventoinha é que só dispara perto dos 100 ºC coisa que não acontecia antes. Hoje andei com o carro e ponteiro do manometro chegou mesm mesmo aos 100 ºC, ele diz que tem que se colocar uma válvola, não onde para ser compactivel como manometro.
                                              A valvola da ventoinha que colocaram está a disparar a 86 e no ponteiro do manometro dispara por volta dos 96ºC, por isso é que o electricista diz que o manometro não marca a temperatura real...será?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X