será mesmo só isso?
eu coloquei um termoestato há pouco tempo,precisamente em fevereiro.
Ainda hoje tive no mecânico e ele ñ descobriu o problema, vou lá amanha ao electricista.
será mesmo só isso?
eu coloquei um termoestato há pouco tempo,precisamente em fevereiro.
Ainda hoje tive no mecânico e ele ñ descobriu o problema, vou lá amanha ao electricista.
obrigado
Quando retiras a chave, desliga a ventoínha? Ou pelo menos desliga passado um bocado?
Quando retiras a chave, desliga a ventoínha? Ou pelo menos desliga passado um bocado?
se eu tirasse as chave a ventoinha desligava sim, mas bastva rodar a chave para o ponte de ligar as luzes do painel, voltava-se a ligar antes mesmo de o pôr a trabalhar...
se eu tirasse as chave a ventoinha desligava sim, mas bastva rodar a chave para o ponte de ligar as luzes do painel, voltava-se a ligar antes mesmo de o pôr a trabalhar...
Isso (ligar a ventoínha sem arrancar efectivamente o motor) acontece mesmo com o motor frio? Por exemplo, acontece de manhã após uma noite inteira parado?
Se sim, é de facto problema eléctrico e não deve ser difícil de resolver.
o meu tem mais ou menos esse problema e é um sensor de temperatura que de vez em quando desatina e acende a luz da sonda lambda . por exemplo da ultima vez detectou um erro com uma temperatura de 54º a uma vel de 42km/h a uma rotacao de 10xx rpms
nem me digas nada!!! a ver se rapidamente faço o debriefing ali no tópico , só tou á espera de mais informação , porque por agora ando tipo bola de pingue pongue
Desliga os fios que encaixam no termostato e liga o carro.
- Ventoinha não liga -> Termostato pifado
- Ventonha liga -> Problema na cablagem / relé de controlo da ventoinha.
(não esquecer de repor a ligação ao termostato no fim do teste ! )
"V"
Se for o 2º caso e a ventoinha tiver relé de controlo (ver no manual, deve vir identificado), retirar o relé e verificar se ele "muda de estado" (sente-se a bobine a fazer chamada) quando é retirado (com o motor a trabalhar/chave ligada).
- Se o relé não mudar de estado e a ventoinha parar -> relé pifado/colado
- Se o relé mudar de estado -> problema de cablagem. Procurar um cabo com o isolamento comido (normalmente junto aos "passa cabos" ).
Isso (ligar a ventoínha sem arrancar efectivamente o motor) acontece mesmo com o motor frio? Por exemplo, acontece de manhã após uma noite inteira parado?
Se sim, é de facto problema eléctrico e não deve ser difícil de resolver.
Se acontece de manha cedo depois de uma noite inteira parado, não sei pk só dei conta hoje que não desligava. Mas mesmo com o carro frio ele ligava-se na mesma,não percebo.
Obrigado pelas dicas
PS: um pormenor,ñ sei se importante, ontem à noite acendeu-me luz a avisar que não tinha àgua no depósito da àgua, mal chego a casa desligo o carro e volto a dar à chave e a luz desligou-se, mas mesmo assim fui ver se tinha àgua,e tinha àgua. Não sei se isto possa indicar algum problema electrico...
Se acontece de manha cedo depois de uma noite inteira parado, não sei pk só dei conta hoje que não desligava. Mas mesmo com o carro frio ele ligava-se na mesma,não percebo.
Obrigado pelas dicas
PS: um pormenor,ñ sei se importante, ontem à noite acendeu-me luz a avisar que não tinha àgua no depósito da àgua, mal chego a casa desligo o carro e volto a dar à chave e a luz desligou-se, mas mesmo assim fui ver se tinha àgua,e tinha àgua. Não sei se isto possa indicar algum problema electrico...
Se for o 2º caso e a ventoinha tiver relé de controlo (ver no manual, deve vir identificado), retirar o relé e verificar se ele "muda de estado" (sente-se a bobine a fazer chamada) quando é retirado (com o motor a trabalhar/chave ligada).
- Se o relé não mudar de estado e a ventoinha parar -> relé pifado/colado
- Se o relé mudar de estado -> problema de cablagem. Procurar um cabo com o isolamento comido (normalmente junto aos "passa cabos" ).
"V"
Eu não percebi muito bem, mas pelo que vi o rele muda de estado, o mecânico disse-me que deviria ser cabos descarnados. Tenho de procurar onde?
Eu não percebi muito bem, mas pelo que vi o rele muda de estado, o mecânico disse-me que deviria ser cabos descarnados. Tenho de procurar onde?
Obrigado pela ajuda
Começa a procurar junto do termostato e vai até onde conseguires ver.
Normalmente é num "passa-cabos" (onde os cabos passam por um furo na chapa - costumam ter umas borrachas que podem ter "ido à vida" ou saido do sítio) ou num ponto onde os cabos toquem em algo duro ou quente (motor, tubagens de agua, etc).
Como falaste do indicador de agua no deposito de expansão, cheira-me a que pode ter mais que um cabo a dar chatisses, portanto procura bem
Começa a procurar junto do termostato e vai até onde conseguires ver.
Normalmente é num "passa-cabos" (onde os cabos passam por um furo na chapa - costumam ter umas borrachas que podem ter "ido à vida" ou saido do sítio) ou num ponto onde os cabos toquem em algo duro ou quente (motor, tubagens de agua, etc).
Como falaste do indicador de agua no deposito de expansão, cheira-me a que pode ter mais que um cabo a dar chatisses, portanto procura bem
Pois é, o problema foi simples de resolver, era a válvula da ventoinha que colou, ou seja,resolução do problema passou na substituição por uma nova,9€.
Obrigado a todos pela ajuda.
PS : O electricista disse que a temperatura do manometro da temperatura não mostra a temperatura real, pk é uma manometro aplicado e que não é compactivel com a válvula,que precisava aplicar uma outra válvula para poder acertar a temperatura, será que resultará?
Pois é, o problema foi simples de resolver, era a válvula da ventoinha que colou, ou seja,resolução do problema passou na substituição por uma nova,9€.
Obrigado a todos pela ajuda.
PS : O electricista disse que a temperatura do manometro da temperatura não mostra a temperatura real, pk é uma manometro aplicado e que não é compactivel com a válvula,que precisava aplicar uma outra válvula para poder acertar a temperatura, será que resultará?
Desde que a temperatura não passe do valor que habitualmente marca, já sabes que não está a sobreaquecer.
Mas ele está a falar da válvula do ponteiro de temperatura da água, montada na colaça junto ao filtro do gasóleo e não da válvula da ventoínha, no radiador, que agora foi montada...
Os manómetros a metro é que nem sempre são de confiança...
Ou será que isso anda agora a aquecer porque ele não sangrou o circuito por gravidade, estando o frasco a nível e anda ar dentro do motor?...
Desde que a temperatura não passe do valor que habitualmente marca, já sabes que não está a sobreaquecer.
Mas ele está a falar da válvula do ponteiro de temperatura da água, montada na colaça junto ao filtro do gasóleo e não da válvula da ventoínha, no radiador, que agora foi montada...
Os manómetros a metro é que nem sempre são de confiança...
Ou será que isso anda agora a aquecer porque ele não sangrou o circuito por gravidade, estando o frasco a nível e anda ar dentro do motor?...
A ventoinha é que só dispara perto dos 100 ºC coisa que não acontecia antes. Hoje andei com o carro e ponteiro do manometro chegou mesm mesmo aos 100 ºC, ele diz que tem que se colocar uma válvola, não onde para ser compactivel como manometro.
A valvola da ventoinha que colocaram está a disparar a 86 e no ponteiro do manometro dispara por volta dos 96ºC, por isso é que o electricista diz que o manometro não marca a temperatura real...será?
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