Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Oleo a mais pode danificar o quê ???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Oleo a mais pode danificar o quê ???

    Como o Tópico diz oleo a mais no motor ode trazer complicações a nivel de quê ?

    #2
    retentores.......

    Comentário


      #3
      carteira...

      Comentário


        #4
        Carteira..LOL
        A serio, existe alguma complicação ?

        Comentário


          #5
          katalizador...



          cumps \m/

          Comentário


            #6
            Num tópico mais antigo, encontrei esta explicação dada pelo user DL:

            "Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

            Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

            Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

            O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

            Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

            O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

            Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
              Num tópico mais antigo, encontrei esta explicação dada pelo user DL:

              "Um grande excesso de óleo (não é 1 ou 2 mm acima do máximo) poderá ser suficiente para que a cambota comece a chapinhar o óleo, isso forma espuma (mais ou menos consoante a qualidade do óleo, mas espuma sempre) que poderá ser suficiente para diminuir a pressão de óleo (a bomba começa a aspirar ar e não apenas óleo).

              Essa diminuição de pressão poderá ser suficiente para danificar bronzes da cambota, outras peças sujeitas a grandes pressões e poderá ainda ocasionar uma deficiente lubrificação do veio da turbina. Por outro lado, o excesso de óleo poderá danificar retentores e originar fugas para o exterior do motor.

              Entretanto a falta de lubrificação adequada no veio da turbina poderá ocasionar a rotura dos seus rolamentos e/ou vedações permitindo a passagem de algum óleo para o lado do compressor. Este começará a aspirar esse óleo e a alimentá-lo em direcção ao intercooler - colector de admissão - válvulas de admissão - câmara de combustão.

              O óleo é um excelente combustível, portanto irá começar a arder nas câmaras de combustão. Como cada vez há mais alimento (óleo), o motor continua a acelerar mesmo que tires o pé do acelerador e mesmo que tires a chave da ignição, pois o processo já se tornou auto-suficiente.

              Isso acabará quando consumir todo o óleo, quando o motor partir ou quando o conseguires desligar de vez, seja abafando a entrada de ar com um pano grande (casaco, etc.) que não seja chupado lá para dentro, seja travando e engrenando uma relação alta de caixa (5ª, 4ª) e obrigando assim o motor a "ir abaixo" por não conseguir arrancar travado e nessa relação alta de caixa. Só que nem sempre há o necessário sangue-frio para proceder desta forma ou as pessoas até nem sabem ou não se lembram de o fazer naqueles primeiros segundos, e depois já é tarde.

              O óleo em contacto com uma turbina em brasa iniciará um incêndio, o mesmo se pode passar quando o motor parte e o óleo contacta com o colector de escape muito quente. Daí à propagação das chamas para o interior do habitáculo pode ser uma questão de minutos.

              Isto será um cenário quase limite e dantesco, mas pode acontecer."
              XIÇA

              Comentário


                #8
                O DL quando participa no fórum até dá gosto ler...

                Comentário


                  #9
                  Boas... Tenho que partilhar o que me aconteceu ontem: estive a um triz de comprovar tudo o que o DL relatou como possivel no caso de oleo a mais... Cometi o erro crasso de rectificar o nivel no meu golf 2 gtd em quente... No dia seguinte, ao regressar a casa, numa subida, o carro acelerou subitamente... Rotaçao ao maximo, fumo por todo o lado! Panico mesmo! Parecia que o motor ia derreter! Tive que parar com a caixa, obrigar a ir abaixo, pois a chave ja nao fazia nada! Granda susto mesmo... Mais um pouco e passava para a ultima fase, a do incendio, dasss...

                  Comentário


                    #10
                    nada como ver um 307 hdi a acelerar sozinho tudo por culpa do dono ter acrescentado 1L sem saber minimamente o que estava a fazer...

                    resultado : o turbo chupou oleo, que por sua vez foi para a admissao,que por sua vez foi para o escape...um motor novo nada de mais !!

                    Comentário


                      #11
                      Pois... É como eu digo, já passei por esta má experiencia... Nao tentem fazer isto em casa, meninos!!! É um susto completo! Ainda bem que o meu mk2 gtd ainda é da velha escola, senão teria tambem entregue a alminha ao Criador!

                      Comentário


                        #12
                        No tópico

                        Óleo em excesso

                        Basicamente já lá está tudo dito.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X