Filtro do Habitaculo

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Título: Filtro do Habitaculo

  1. #1
    Piloto de Testes
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    Por Defeito Filtro do Habitaculo

    Peço desculpa estar a abrir um tópico por causa disto.....mas é uma situação que me deixa preocupado.

    Com que frequência deve ser trocado? O meu foi trocado na revisão dos 20000 Kms e tem neste momento 28000 kms...quando o ligo ou desligo aparece um cheiro tipo humidade.

    No outro dia andei com ele sempre ligado e no dia a seguir estava com dor de garganta....como faço só cidade no meio da poluição será que ele já está no limite? É que eu tenho uma "princesa", a minha filha de dois anos, e não quero ligar o Ar condicionado correndo o risco de ela ficar doente devido à concentração de partículas no filtro.

    O que acham? que devo mudar o filtro por fazer muita cidade (o filtro só tem 8000 Kms)? Ou estou a preocupar-me inutilmente?[8)][8)]


  2. #2
    Piloto de Troféu WildChild's Avatar
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    Por Defeito

    é normal o ar condicionado largar um cheiro esquisito quando o desligas, o problema pode não ser do filtro

  3. #3
    CL
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    Piloto de Troféu CL's Avatar
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    Por Defeito

    Isso deveria ser substituído uma vez por ano, mas se te cheira a mofo é melhor mudar já, ainda por cima com a miúda. Se o cheiro se mantiver, leva isso a qualquer lado para desimpestarem o evaporador e a tubagem que vai para o habitáculo (ou metes tu mãos à obra...)

  4. #4
    Moderador Nightlord's Avatar
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    Por Defeito

    No meu o manual recomenda 20mil kms. ou 1 ano -> ou seja na revisão.

    Mas o cheiro pode ser de outra coisa:

    Não se deve (e isso comprovei eu já) desligar o carro com o AC On. Eu explico:

    Se desligares com o AC On as tubagens ganham condensação (muito frias por dentro, mas quentes por fora com o carro parado a aquecer) e no dia seguinte (passado umas horas) ao ligar cheiram a mofo.

    Se uns mins. antes de parares desligares o AC, mas mantiveres a circulação de ar...para colocar a temperatura das tubagens e mesmo do interior do carro a um nível de cá de fora (até é melhor para não haver choques termicos para os passageiros) já não acontece isso.


  5. #5
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    Obrigado aos 3


  6. #6
    Piloto de Testes
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    Por Defeito

    A explicação já foi dada. Para "matar" o cheiro convém ligar o AC na temperatura maxima durante uns minutos. Isso irá iliminar fungos e bolores e, consequentemente, cheiros.
    Não resulta sempre (quando os filtros estão no limite não há nada a fazer) mas, nestas situações resulta muito bem.

  7. #7
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    Por Defeito

    Eu mudei aos 20 mil km, mas perto do 30 mil tive um acidente e acho que eles meteram o a/c completo e meteram o filtro tambem, porque agora na pascoa fiz a revisao dos 40 mil e n meteram.

  8. #8
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    Por Defeito

    Independentemente de o carro ser ou não usado, com muitos ou poucos km, com muito ou pouco A/C, deves trocar todos os anos... de preferência antes da primavera, por causa dos pólens... ainda por cima com a tua princesa... é preferível o ar filtrado pelo AC do k o ar da janela aberta, com pólens, poluição, etc

  9. #9
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    Por Defeito Filtro do habitáculo- barato ou caro?

    Boas....

    Está a chegar a altura de fazer a revisão dos 52.000 kms no meu saxo, e fui á oficina pedir o orçamento....

    Eles lá me deram o orçamento da revisão normal, e disseram que fora isso o carro teria de levar tb um filtro do habitáculo novo, não me poderam adiantar preços para esse filtro porque disseram que teriam de ver qual é...

    O que eu gostava de saber é se alguém me sabe dizer +/- o preço desse filtro.;)

    O carro é 1000 de cilindrada e é de 2000.

    Obrigado desde já!

  10. #10
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    Por Defeito

    prai uns 15/20€

  11. #11
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    Por Defeito

    Pro meu almera ficou em ± 14€

  12. #12
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    Por Defeito

    €13 ;)

  13. #13
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    Por Defeito

    No meu custou cerca de 25€.

  14. #14
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    Por Defeito

    Ok, ja percebi que e uma coisa relativamente barata

    Obrigado a todos pelas respostas breves;)

  15. #15
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    Por Defeito Substituir Filtro AC (Ar Condicionado)

    Após busca exaustiva na net,e de nada encontrar que me pudesse ajudar, decidi ajudar aqueles que pensam que mudar um filtro é um bicho de 7 cabeças, e na verdade, é uma "mini" ocupação de 5 minutos.

    PEÇO IMENSAS DESCULPAS PELA DEMORA, MAS TIVE DE REDIMENSIONAR AS FOTOS PARA AS PODER INSERIR AQUI NO FORUM.


    1 - Abrir o capot e visualizar no lado esquerdo e junto ao para-brisas uma peça com parafusos





    2 - Desapertar os parafusos ou de estrela ou de fenda e retirar a peça plástica.



    3 - Remover o filtro, levantando antes as patilhas laterais, que basta puxar sem grande esforço para cima.









    4 - depois de removido o filtro, basta colocar um novo com as setas de "air flow" direcionadas para baixo e inverter o processo mediante a numeração, não esquecendo apertar as patilhas laterais do filtro.

    5 - chamo à atenção para a peça plástica ( passo 2 ) que deve ficar por baixo da borracha que veda qualquer liquido que venha da parte superior.





    NOTA: este processo decorreu numa Fiat Marea Weekend 1.2 80cv 16v a gasolina, mas pelo que pesquisei, acredito ser em grande parte dos veiculos, o local e o método de substituição do filtro do AC ou Anti-Polen.

    Para que fiquem com uma noção, tenho o carro há 1 ano e fiz 20 mil km em cidade e auto estradas, e vejam o estado do filtro.





    Por favor, como não sou profissional, aceito e agradeço qualquer correcção que alguém com conhecimentos deseje indicar. Obrigado e espero ser uma boa ajuda, e que isto vos possa poupar bastante dinheiro.

  16. #16
    Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
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    Por Defeito

    Já agora, podes explicar como se faz isso?

    Bem vindo;)

  17. #17
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    Por Defeito

    [**][**][**][**]

    ganda ajuda meu! depois de ver este tópico realmente fiquei elucidado sobre como mudar o dito filtro!!!![^][^][^]






    [8)][8)][8)][8)][8]

  18. #18
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    Por Defeito

    E????????

  19. #19
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    Por Defeito

    Como fui eu q mudei o meu e vi este tópico aqui manco posso ajudar a quem tem um Alfa 156 1.9JTD:

    1º- desmontar escova e aste do limpa pára-brisas direito (não esquecer de marcar a sua posição).
    2º- desmontar tampa de protecção de água por baixo (tem só 4 parafusos).
    3º- soltar os dois grampos de retenção, elevar a cobertura e retirar o filtro.
    4º- colocar o novo filtro com as setas de air flow para baixo, fechar os grampos.
    5º- voltar a montar a protecção
    6º- voltar a meter o limpa pára-brisas na posição marcada.


    Tá bem assim?

  20. #20
    Banido
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por zenith

    Como fui eu q mudei o meu e vi este tópico aqui manco posso ajudar a quem tem um Alfa 156 1.9JTD:

    1º- desmontar escova e aste do limpa pára-brisas direito (não esquecer de marcar a sua posição).
    2º- desmontar tampa de protecção de água por baixo (tem só 4 parafusos).
    3º- soltar os dois grampos de retenção, elevar a cobertura e retirar o filtro.
    4º- colocar o novo filtro com as setas de air flow para baixo, fechar os grampos.
    5º- voltar a montar a protecção
    6º- voltar a meter o limpa pára-brisas na posição marcada.


    Tá bem assim?
    Muito melhor! :D

  21. #21
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    Por Defeito

    Mais uma vez as minhas desculpas pela minha falha visto as fotografias já estarem redimensionadas, mas por falha na colocação ainda não vos era possivel verificar. desde já agradeço ao "zenith" a sua descrição de um novo método de substituição.

    e ao PauloFVF que me informou da falha

  22. #22
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por SkatMan

    Mais uma vez as minhas desculpas pela minha falha e demora no esclarecimento, mas faça-se notar que demorei mais tempo a redimensionar as fotos e a dar-lhes luminusidade que a mudar o filtro. desde já agradeço ao "zenith" a sua descrição de um novo método de substituição.
    ok!;) mas nao se vê as fotos deves ter metido mal o link!

  23. #23
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por zenith

    Como fui eu q mudei o meu e vi este tópico aqui manco posso ajudar a quem tem um Alfa 156 1.9JTD:

    1º- desmontar escova e aste do limpa pára-brisas direito (não esquecer de marcar a sua posição).
    2º- desmontar tampa de protecção de água por baixo (tem só 4 parafusos).
    3º- soltar os dois grampos de retenção, elevar a cobertura e retirar o filtro.
    4º- colocar o novo filtro com as setas de air flow para baixo, fechar os grampos.
    5º- voltar a montar a protecção
    6º- voltar a meter o limpa pára-brisas na posição marcada.


    Tá bem assim?
    Eu tenho o 156 1.8 tspark, será igual a localização e processo de mudar o filtro?!

    Abraço

  24. #24
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por xterra

    citação:Originalmente colocada por zenith

    Como fui eu q mudei o meu e vi este tópico aqui manco posso ajudar a quem tem um Alfa 156 1.9JTD:

    1º- desmontar escova e aste do limpa pára-brisas direito (não esquecer de marcar a sua posição).
    2º- desmontar tampa de protecção de água por baixo (tem só 4 parafusos).
    3º- soltar os dois grampos de retenção, elevar a cobertura e retirar o filtro.
    4º- colocar o novo filtro com as setas de air flow para baixo, fechar os grampos.
    5º- voltar a montar a protecção
    6º- voltar a meter o limpa pára-brisas na posição marcada.


    Tá bem assim?
    Eu tenho o 156 1.8 tspark, será igual a localização e processo de mudar o filtro?!

    Abraço
    É igual para todos.

    Eu tinha um 1.6 de Maio de 2000 e tb era assim. ;)

  25. #25
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    Por Defeito

    a minha preocupação em colocar este tópico foi o simples facto que se uma pessoa for ao mecânico queixar-se que quando ligamos o AC este não arrefece quase nada, imediatamente ouvimos dizer que "tem de "meter" gás no AC". Isso custa perto de 50.00€, e o facto é que eu substitui o meu filtro e gastei pouco mais de 8.00€.

  26. #26
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    Por Defeito

    Pode ser mais fácil no teu.
    No Rover 400 tens que desmontar o porta-luvas e uma barra em chapa que fica atrás deste.
    Coisa para meia-hora.

  27. #27
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por JPR

    Pode ser mais fácil no teu.
    No Rover 400 tens que desmontar o porta-luvas e uma barra em chapa que fica atrás deste.
    Coisa para meia-hora.
    Náh! 10m máximo e tens o filtro cá fora.[:I]


    Já que estamos numa de mudança de filtro AC antes de recolocar o novo filtro, despejar lá para dentro uma lata de desinfectante, Bardhal, 1z Klima cleaner, etc. Aguardar meia hora para que a espuma actue após o que se deve ligar o AC a temperatura mínima e força máxima cerca de 1m. Montar o filtro AC novo e prontos, mais fresquinho, limpinho durante um ano. E pouparam-se alguns aérios!!!;)






  28. #28
    Pedestre
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    Por Defeito

    citação:Originalmente colocada por JPR

    Pode ser mais fácil no teu.
    No Rover 400 tens que desmontar o porta-luvas e uma barra em chapa que fica atrás deste.
    Coisa para meia-hora.

    Acredito que o metodo no reu Rover seja identico ao dos jipes, nomeadamente o Terrano, que tens de retirar a caixa do porta luvas.
    Nesse caso, desde que saibas manusear uma chave de fendas, safas-te. Podes é demorar mais tempo visto teres de desmontar e montar mais peças.

    Já agora, pedia-te que explicasses passo a passo esse método de substituição do filtro do AC. Obrigado

  29. #29
    JPR
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    Por Defeito

    [img]
    citação:Originalmente colocada por SkatMan
    [br Já agora, pedia-te que explicasses passo a passo esse método de substituição do filtro do AC. Obrigado
    Muito bem.
    Então aqui vai (não tenho fotografias porque ainda não o substituí. Há pouco tempo é que o desmontei para ver como estava e limpar mas vou comprar um novo. Depois fotografo o processo e coloco-as aqui).

    1- No Rover 414/400 (falo no modelo 95-99, deverá ser igual no modelo 45) o filtro do AC está no habitáculo, situado atrás do porta-luvas, e em posição vertical.

    2- Com o porta-luvas fechado desapertam-se os parafusos situados junto às dobradiças da tampa do porta-luvas. São parafusos de cabeça sextavada, um de cada lado, sendo necessário uma chave de lunetas/de caixa de tamanho 8/9 ou 10/11.

    3- Reirada a portinha do porta-luvas já conseguimos ver as condutas da chaufagem. Mesmo à nossa frente, em posição vertical, existe uma tampinha preta vertical, atrás da qual está o filtro.
    O problema é que é necessário retirar uma chapa para termos acesso completo e sem obstáculos ao compartimento do filtro. Esa chapa fica mesmo atrás do porta-luvas e atravessa todo esse compartimento.

    4- Essa chapa (com cerca de 5 cm de altura) tem 2 parafusos em cada extremo, também eles de cabeça sextavada.

    5- Retirada a chapa é necessário levantar, na zona superior, um entalhe na portinha do compartimento do filtro e, uma vez retirada, vemos finalmente o filtro e puxamo-lo.

    [img]uploaded/JPR/200661823102_Image1.jpg [/img]

    EDIT: Como o CL disponibilizou fotos da desmontagem do filtro (num modelo com volante à direita) aqui vão as imagens do processo:

    A desmontagem da tampa do porta-luvas




    A chapa e os componentes e condutas da chaufagem (A seta indica as resistências da chaufagem cuja durabilidade é diminuta. A do CL queimou com 5 anos e a minha com 7. No inicio da seta situa-se o compartimento do filtro).


    O compartimento do filtro


    O filtro novo já instalado


    A diferença entre um filtro novo e o usado


    (As resistências da chaufagem)


  30. #30
    CL
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    Por Defeito

    JPR, excelente! Tal como a dica do "jcc" para aproveitar a descontaminar o evaporador e tubagem de ventilação. Isto é válido para os Rover e MG 200-400-25-45-ZR-ZS e para os Honda Civic 5 portas de 1995-2001, não sei se os de 3 e 4 portas também serão assim ou não.


    jcc, só 10 minutos? Porra, trabalhas muito depressa. Eu cá tenho umas boas duas costelas de alentejano. :D

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