Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autonomia e GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autonomia e GPL

    Sou um gajo pá, que gosta de um carro com autonomia para não estar a parar tantas vezes nas bombas. Tenho um carro a gasóleo com depósito de 70 litros que dá para ir e vir ao Algarve sem ter que parar (...para abastecer! Convém parar de 2 em 2 horas, mais ou menos)

    E não, não vivo a 6 km do Algarve.

    No futuro, pondero a aquisição de um carro a gasolina para posterior transformação a GPL. Dirijo-me à malta que tem carros a GPL, com ou sem dístico , para que me digam que autonomia têm os seus carros, apenas com depósito tórico (no lugar do ex-pneu suplente). Não pretendo uma solução bi-tanque com o depósito cilíndrico porque quero aproveitar a totalidade da mala do carro.

    Devo ficar assustado? Ou o possível tempo perdido em abastecimentos a mais é recuperado no valor que se poupa? O meu carro gasta 5,5L/100 de gasóleo por isso presumo que o equivalente, aos preços actuais do GPL e do gasóleo, seria um carro que gastasse 11L/100... com consumos inferiores a GPL a poupança seria imediata (após "buscar" o dinheiro investido na instalação).

    Portanto, GPL boys (and girls...) ponham cá as vossas autonomias, as vossas médias (se souberem) e, porque não, os vossos custos por km.


    Nota: continuo a ter enorme preconceito em relação ao GPL, aquilo não anda nada, "ai que horror" transformar o carro, "não dá status", não se pode estacionar nos centros comerciais, o dístico é feio embora muitos não se importem de andar em comerciais ligeiros para fins particulares com as suas chapeleiras feíssimas e grelha (gralha?) interior, e "há poucos postos de abastecimentos de GPL" embora tantos não se importam de percorrer km e km para abastecer os seus carros não-GPL a Espanha.

    Nota sobre a Nota: Tudo isto é dito apenas e só para que se continue a "dizer mal" do GPL para assim manter os preços baixos. Já subiu 3 cêntimos só este mês depois de estar um ano (ou mais?) ao mesmo preço. ABAIXO O GPL! (para que os preços fiquem baixos...)
    Editado pela última vez por Jarod; 14 December 2007, 11:52.

    #2
    Pelas minhas contas, 5,5 litros de gasóleo dá 10,5 de GPL.

    Ou seja, teria de ser um carro a gasolina que gastasse entre 8,5 a 9 litros a gasolina.


    Em autonomia é só fazeres as contas:

    Num depósito tórico de 55 litros, farias 523 kms entre abastecimentos (com um consumo a GPL de 10,5 litros).

    Edit: Convém ter em atenção que um depósito de 55 litros tem menos litros úteis. Ou seja, o depósito teria de ser maior.
    Editado pela última vez por rca33; 14 December 2007, 12:04.

    Comentário


      #3
      ALFA 147 1.6 TS Plus com 225 / 45 17 ( medida normal no GTA, não no 1.6 TS, e em consumos isso pesa )

      Tenho um depósito tórico de 53 litros .

      Normalmente encho com 43, para dar cerca de 20% de tolerância .


      Em andamento citadino, faço 400 / 430 kms com esses 43 litros .



      Em estrada nunca deu para medir em condições económicas, pois sempre que fui a estrada, para tiradas maiores, foi sempre carregado até transbordar, de pessoas e bagagem correspondente, e a médias acima dos 120 ( 140 / 160 ), onde gastou 11,8 salvo erro o que não considero nada mau para as circunstancias respectivas...



      E dado o preço do GPL não me tenho preocupado muito...



      Os outros que se pronunciem, para poderes tirar as tuas conclusões...

      Comentário


        #4
        Nota sobre a Nota: Tudo isto é dito apenas e só para que se continue a "dizer mal" do GPL para assim manter os preços baixos. Já subiu 3 cêntimos só este mês depois de estar um ano (ou mais?) ao mesmo preço. ABAIXO O GPL! (para que os preços fiquem baixos...)
        Como é um derivado directo do petróleo, a melhor perspectiva é uma subida de preço progressiva do GPL e não abrupta.

        Nota: Apenas é uma constatação de um facto, nada mais.

        Comentário


          #5
          Eu no meu BX GTi estou a fazer a GPL uma média que julgo rondar os 11 litros e tem-me dado para fazer cerca de 600 km's com um depósito de 80 litros.

          Gasto quase 40 euros para atestar o depósito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
            Como é um derivado directo do petróleo, a melhor perspectiva é uma subida de preço progressiva do GPL e não abrupta.

            Nota: Apenas é uma constatação de um facto, nada mais.
            Nos ultimos 2 anos o GPL não tem acompanhado a subida do preço de petróleo na mesma proporção que a gasolina e o diesel.

            Comentário


              #7
              topico interessante, obrigado ao autor porque este é talvez o unico problema que tenho com o gpl é mesmo a autonomia ou possivel falta dela. Como tb sou um futuro utilizador de gpl

              Comentário


                #8
                Peço-vos que não transformem mais carros para GPL...Já chega essa moda!!!Ou pelo menos não os legalizem.Daqui a uns tempos já nem o gás tempos a preços decentes?!


                Um depósito só leva em "litros" cerca de 80% da capacidade máxima anunciada.A partir daí é fazer contas.Um depósito de 60litros, leva na realidade entre 48 a 50litros.
                Se o carro gastar 10, fazes 500km até ficares sem gás.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                  ALFA 147 1.6 TS Plus com 225 / 45 17 ( medida normal no GTA, não no 1.6 TS, e em consumos isso pesa )

                  Tenho um depósito tórico de 53 litros .

                  Normalmente encho com 43, para dar cerca de 20% de tolerância .


                  Em andamento citadino, faço 400 / 430 kms com esses 43 litros .



                  Em estrada nunca deu para medir em condições económicas, pois sempre que fui a estrada, para tiradas maiores, foi sempre carregado até transbordar, de pessoas e bagagem correspondente, e a médias acima dos 120 ( 140 / 160 ), onde gastou 11,8 salvo erro o que não considero nada mau para as circunstancias respectivas...



                  E dado o preço do GPL não me tenho preocupado muito...



                  Os outros que se pronunciem, para poderes tirar as tuas conclusões...

                  Pedro,

                  O que pesa mais nas contas do CB e das que fazes a mão, não é o fact de andares com R17 em vez de R15.
                  As pessoas têm essa "mania" de dizer que se meterem jantes maiores o carro gasta mais.E isso não é bem verdade.Ou pelo menos a diferença de consumos não é tão grande como se pensa.
                  Um factor que influência e muito nas contas é o facto do conta km com roda maior, ficar a contar menos km/h para a mesma rotação.Ou seja, fazendo o mesmo percurso, com jante+pneu de maior diametro, vais ter uma indicação de km percorridos inferior.
                  Se não andares a fazer arranques e a exigir acelerações bruscas a diferença real de consumo nem se nota.
                  Dou-te um exemplo.
                  O GTV, de origem trazia 205/50R16. A medida homologada pela TDS foi 225/40R18.Se fores ver estas medidas nem equivalentes são, mas ok.Foi o que eles homologaram.O perimetro de roda agora é bem maior, e onde antes o carro indicava 105-106Km/h agora indica-me 100.E isto aos 100km/h, mais para o fim de escala a diferença era ainda maior.Ou seja, eu em 500km efectuados com roda pequena marcaria qq coisa como 525-530km!

                  Outro exemplo, ainda mais brutal...O meu ex-patrol trazia de serie pneus 205/80R16.Eu meti-lhe pneus 35/12,5R15.(em métricas equivale +/- a uns 305/85R15
                  Se ele com os 205 marcava uns 160-165Km/h nas 4.000RPM´s, com os maiores marcava menos de 140 para as mesmas 4.000!

                  Comentário


                    #10
                    Esquece, se queres autonomia com um depósito no lugar do pneu
                    é para esquecer completamente o assunto. Deixa-te estar com o fogareiro
                    que estás muito bem, senão depois vais ter que parar 2 ou 3 vezes a caminho
                    do Algarve e em cada vez perdes para aí uns 30 minutos a atestar.
                    Não sei se já tinha dito, mas esquece isso, esquece completamente
                    que é possível transformar carros a gasolina para GPL, aliás, esquece
                    sequer que o GPL existe.



                    Tens que verificar que depósito é que cabe no lugar do pneu
                    suplente para depois teres a noção de qual a autonomia. Mas prepara-te
                    para abastecer muitas vezes, mas em geral há bombas por todo o lado,
                    mas convém veres exactamente nos teus percursos habituais.
                    Atenção: Esta parte da mensagem é secreta e autodestruir-se-á depois de lida pelo destinatário.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por margalhau Ver Post
                      Nos ultimos 2 anos o GPL não tem acompanhado a subida do preço de petróleo na mesma proporção que a gasolina e o diesel.
                      Ninguém disse o contrário, mas com o preço da máteria-prima acima dos 100 dólares o barril, uma cada vez maior procura por parte deste método de combustão, parece ser simples a lógica de mercado a seguir por parte dos fornecedores.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um "depósitosito" que leva 40 l de GPL. Com o meu 147 1.6 faço sempre um mínimo de 420 KM... é de facto pouco para quem precisa de muita autonomia.
                        Também não ponderei a colocação de um depósito maior porque chega para o tipo de deslocações que faço e tenho uma bomba repsol mesmo à saída de casa (2 KM)!

                        Um apelo a toda a comunidade automobilística nacional: Por favor não alterem os carros para GPL! Já não compensa!

                        Comentário


                          #13
                          Ou pelo menos não os legalizem.Daqui a uns tempos já nem o gás tempos a preços decentes?!
                          Isso é um simples problema fiscal de Portugal.

                          Iva a 16% para todo o gás em Espanha.

                          Iva a 21% para o gás butano/propano, Iva a 5% para o gás natural ambos os casos cá no burgo.

                          Comentário


                            #14
                            deixem estar o gas quieto..

                            GPL nao presta


                            senao quando chegar a altura de eu converter o 45 para GPL ja ele esta ao preco do gasoile

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MINI_Boy Ver Post
                              deixem estar o gas quieto..

                              GPL nao presta


                              senao quando chegar a altura de eu converter o 45 para GPL ja ele esta ao preco do gasoile

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                isso nao era para meter a negrito

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem eu com o meu Abarth neste ainda tenho a minhas médias altas ando a fazer com um depósito tórico de 53L mais ou menos 350Km, quer dizer médias de 13.5 l/100km

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mitch Ver Post
                                    Bem eu com o meu Abarth neste ainda tenho a minhas médias altas ando a fazer com um depósito tórico de 53L mais ou menos 350Km, quer dizer médias de 13.5 l/100km
                                    Com esse BICHO querias o quê? Menos de 12 só se andares a pastelar.... E aí qual é o objectivo de ter tanto pónei de baixo do pé direito?

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu é comercial (diesel) e gasta 5l/100Km, estou quase a transformar a mala TODA em depósito só para ir à bomba apenas 1x por ano! Odeio as bombas, são uma chatice!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rodrigo Fernandes Ver Post
                                        O meu é comercial (diesel) e gasta 5l/100Km, estou quase a transformar a mala TODA em depósito só para ir à bomba apenas 1x por ano! Odeio as bombas, são uma chatice!!!
                                        eu nem me importo de ir la... ter que pagar e que e uma chatice

                                        Comentário


                                          #21
                                          A lei prevê o enchimento apenas até uma determindada percentagem.
                                          Aos 85% um acessório do reservatório, vai fazer parar o abastecimento.

                                          Já agora, parem c as reclamações nos postos a dizerem q a bomba n está aferida, se metem mais gas do q deviam é pq o acessório q bloqueia a capacidade máx está avariado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Esquece, se queres autonomia com um depósito no lugar do pneu
                                            é para esquecer completamente o assunto. Deixa-te estar com o fogareiro
                                            que estás muito bem, senão depois vais ter que parar 2 ou 3 vezes a caminho
                                            do Algarve e em cada vez perdes para aí uns 30 minutos a atestar.
                                            Não sei se já tinha dito, mas esquece isso, esquece completamente
                                            que é possível transformar carros a gasolina para GPL, aliás, esquece
                                            sequer que o GPL existe.


                                            Tens que verificar que depósito é que cabe no lugar do pneu
                                            suplente para depois teres a noção de qual a autonomia. Mas prepara-te
                                            para abastecer muitas vezes, mas em geral há bombas por todo o lado,
                                            mas convém veres exactamente nos teus percursos habituais.
                                            Atenção: Esta parte da mensagem é secreta e autodestruir-se-á depois de lida pelo destinatário.

                                            Adorei este comentário!
                                            Editado pela última vez por Jarod; 14 December 2007, 15:40.

                                            Comentário


                                              #23
                                              E so mais um coisinha, nao ta previsto ou nos outros paises nao ha um sistema diferente de abastecimento, sem aquela pecinha que se tem de por?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                E so mais um coisinha, nao ta previsto ou nos outros paises nao ha um sistema diferente de abastecimento, sem aquela pecinha que se tem de por?
                                                Ainda para mais isto, tem que se pôr e tirar pecinhas, é uma chatice.
                                                Nunca, esquece isso de uma vez por todas, ao menos no diesel tens fumo
                                                com fartura, agora pecinhas é coisa que não tens.



                                                Pecinha? Que pecinha? Será um adaptador? Só necessário quando
                                                o sistema de abastecimento é diferente? Isso cá é raro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                                  Pedro,

                                                  O que pesa mais nas contas do CB e das que fazes a mão, não é o fact de andares com R17 em vez de R15.
                                                  As pessoas têm essa "mania" de dizer que se meterem jantes maiores o carro gasta mais.E isso não é bem verdade.Ou pelo menos a diferença de consumos não é tão grande como se pensa.
                                                  Um factor que influência e muito nas contas é o facto do conta km com roda maior, ficar a contar menos km/h para a mesma rotação.Ou seja, fazendo o mesmo percurso, com jante+pneu de maior diametro, vais ter uma indicação de km percorridos inferior.
                                                  Se não andares a fazer arranques e a exigir acelerações bruscas a diferença real de consumo nem se nota.
                                                  Dou-te um exemplo.
                                                  O GTV, de origem trazia 205/50R16. A medida homologada pela TDS foi 225/40R18.Se fores ver estas medidas nem equivalentes são, mas ok.Foi o que eles homologaram.O perimetro de roda agora é bem maior, e onde antes o carro indicava 105-106Km/h agora indica-me 100.E isto aos 100km/h, mais para o fim de escala a diferença era ainda maior.Ou seja, eu em 500km efectuados com roda pequena marcaria qq coisa como 525-530km!

                                                  Outro exemplo, ainda mais brutal...O meu ex-patrol trazia de serie pneus 205/80R16.Eu meti-lhe pneus 35/12,5R15.(em métricas equivale +/- a uns 305/85R15
                                                  Se ele com os 205 marcava uns 160-165Km/h nas 4.000RPM´s, com os maiores marcava menos de 140 para as mesmas 4.000!
                                                  Bruno:

                                                  As minhas contas de consumos vêm de papel e caneta, e de litros colocados, não do CB.


                                                  E notei diferença quando coloquei esta medida de pneu.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Ainda para mais isto, tem que se pôr e tirar pecinhas, é uma chatice.
                                                    Nunca, esquece isso de uma vez por todas, ao menos no diesel tens fumo
                                                    com fartura, agora pecinhas é coisa que não tens.



                                                    Pecinha? Que pecinha? Será um adaptador? Só necessário quando
                                                    o sistema de abastecimento é diferente? Isso cá é raro.
                                                    Ja te deixavas de ironias, a primeira ainda tem graça ja a segunda...
                                                    Sim um pecinha que se atarracha, nas duas bombas que tenho ao pe de casa com gpl é preciso isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                      Bruno:

                                                      As minhas contas de consumos vêm de papel e caneta, e de litros colocados, não do CB.


                                                      E notei diferença quando coloquei esta medida de pneu.
                                                      Faz o seguinte então:

                                                      Mede o trajecto casa-trabalho.e anota os km certinhos.
                                                      Depois faz o mesmo percurso com a jante mais pequnea e vê a diferença dos km...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Desculpem lá não ter lido o tópico todo mas como o gpl não presta e provavelmente ao ler o tópico ainda corria o risco de explosão decidi responder directamente ao autor.

                                                        Eu quando escolhi o meu depósito tive exactamente a mesma dúvida, estava condicionado pela questão estética e pela autonomia. Tirei várias medidas (ainda acho que um depósito de 650x220 cabia lá, mas para ganhar 2 litros...) ao local do pneu suplente e vi qual o diametro e a profundidade de que dispunha sem levantar o fundo da bagageira ou apenas perdendo 1cm do fundo da mala. Fiz então umas contas por cima e acabei por ir pelo depósito mais pequeno das 2 hipoteses porque com o meu consumo médio esperado em viagens grandes (Lisboa > Porto / Lisboa > Algarve) ficava com autonomia suficiente para encher o depósito em Lisboa, ir para o destino, encher o depósito lá e voltar.

                                                        A hipotese que ficou de fora foi um tórico de centro preenchido porque a válvula depois ficava fora do carro e estéticamente, embora só eu visse quando o carro estivesse no elevador, não gosto...

                                                        Vai a http://www.stako.pl/index.htm > Product > LPG Tanks for Multivalves e depois escolhe ou os Toroidal (T01) ou os Centre-filled Toroidal (F01L), as medidas e capacidades são iguais entre as várias marcas.

                                                        Se não quiseres tirar medidas vais a http://www.pneubeato.com/velocidade.htm e metes a medida do teu pneu suplente, passas aquilo para sistema métrico e ficas a saber o diâmetro, a altura é a largura do pneu (205/55 tens 205mm de altura por exemplo).

                                                        Acho que está tudo explicado, como podes ver dá muito trabalho escolher a porcaria de um depósito para um carro a GPL quando já vem de origem nos carros a diesel com um autocolante "Status Approved", ainda por cima depois de instalares aquilo só vais ter problemas com as válvulas que têm que ser afinadas a cada 1.000km e mudadas a cada 15.000km e precisas de andar com um mapa das bombas porque nas auto-estradas as estações de serviço não vendem GPL. Eu até sei de um primo de um amigo meu que meteu o carro dele a gás e além de já ter perdido um braço numa explosão (agora custa a enroscar o adaptador) foi uma vez de viagem para o Alentejo e como já não tinha GPL para voltar acho que ficou por lá e já se casou e tudo... É complicado!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          tenho um depósito de 80 litros, que leva na realidade uns 70 e pouco!

                                                          a fazer médias de 16/20 que faço, dá-me para +- 350km! na melhor das hipoteses

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            tenho um depósito de 80 litros, que leva na realidade uns 70 e pouco!

                                                            a fazer médias de 16/20 que faço, dá-me para +- 350km! na melhor das hipoteses

                                                            Tens que fechar a torneira a isso

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X