Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Repro Pug 307 2.0 HDI 90cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Repro Pug 307 2.0 HDI 90cv

    Boas para todos,

    Este fds meti umas vitaminas no meu Pug 307 2.0 HDI de 90CV .
    Ficou bem mais fixe.
    O motivo que me levou a isso foi que o carro era uma boa arrastadeira.Fazia-me médias de 7.5 a 9 litros. A subir era uma miséria e em vel de ponta não passava dos 170 em plano.

    Pedi para fazer uma repro algo soft porque tenho algum receio, enfim...

    Depois de 600 km e de vários testes noto o seguinte:

    - entre as 2400 e 3000 rpm +/- ficou com um poço de potência, ficou algo amorfo nessa faixa de rotação , não desenvolve com o vigor das restantes rpm. Em auto-estrada (120/130 Km/h) ficou a gastar +/- 7litros. A fundo ficou a gastar na casa dos 10 litros (já dá 190 em plano), mas andando com calma ficou-se pelos 6.6l. Não sei se será normal mas acho ainda uns consumos altos. Na faixa das 4000 rps em diante desenvolve com vigor mas achei que se pode tirar ainda mais qualquer coisa para chegar aos 200 .

    Este foi o meu tetemunho.

    Gostava de partilhar convosco este meu feedback e as vossas experiencias e opiniões.

    Cps,
    Joaquim Clara

    #2
    Tenho esse motor numa 306 e mexe-se bem, alias ate as 3000 rpm carros com mais potencia n fogem a nao ser em subidas em que o binario toma conta da situaçao, da a ideia de acelerar pouco em algumas situaçoes mas apenas tem 90 cavalos e nao é brusco na subida de rotaçao. Tirando quando se leva mais ou menos as 2000 rpm e se acelera a fundo. Nesse caso ja da um bom empurrao.

    Ha quem meta isso a debitar cerca de 120cv, mesmo 110cv ja é bom pois aumenta o binario a faz com que o carro em andamento com rotaçoes baixas consuma menos. Se formos usar a potencia nas altas vao comer mais ainda.
    Editado pela última vez por Cagi; 21 January 2008, 23:19.

    Comentário


      #3
      Mas o teu motor não é bem a mesma coisa. Também já andei com uma 306 alguns tempos e é bem mais nervosa. Tive azar no carro. Tem bomba injectora Siemens. dito por um Eng. da Peogeot foi do pior que já saiu.

      Comentário


        #4
        Ah entao deve ser diferente, o meu é uma 306 de 2000 e ate acho que ela se mexe bem apesar de notar que o motor nem sempre acorda com o mesmo poder!

        As vezes fica nervosa e com subida de rotaçao rapida e outras parece que se empastela toda!! Ja reparei que o motor ganha de forma rapida habituaçao as rpm mais usadas e a forma como se puxa.

        Se o meu pai andar uma semana com ela e como puxa pouco e usa muito rpm baixas quando lhe vou pegar parece preso, se eu andar 2 dias com ela e cm a esmifro fica logo mais rapida e nervosa.

        A minha esta com quase 230 mil. o meu pai esta com ideias de meter um chip para experimentar.

        Onde se notam mais os limites é em auto estrada pois os 90cv sao curtos, em cidade e estradas curtas é suficiente pois nem sempre se pode tirar partido da potencia ai tem mais vantagem a rapides em curva e nisso é boa.

        Qual é a tara desse 307? da carrinha é 1270kg. O teu deve ser mais pesado e como é mais alto acaba por ser um carro mais lento tanto acelerar como em velocidade de ponta, o maximo que dei com ela foi 210km/h a descer bem, em descidas menos acentuadas vai aos 200km/h ja para la das 4000rpm. O maximo foi quase as 4500rpm, se tivesse repro para 120cv chegava la num instante e ate em plano.
        Editado pela última vez por Cagi; 21 January 2008, 23:40.

        Comentário


          #5
          O meu é de 2001 foi das 1ªas unidades. enfim, é o preço que se paga. Julgo que a tara do meu ronda os 1300/1400 kg marcados no livrete. A repro é mais aconselhada que o chip. eu fiz e não estou arrendido, para já... Só acho os consumos ainda exagerados. As prestações ficaram mais apuradas. Para teres ideia, um golf tdi 140, ambos com 4 pessoas a bordo numa nacional, não me fugiu... Só que a puchar desta forma bebe 10

          Comentário


            #6
            Pois o teu é mais pesado e 90cv sabem a pouco para mais de 1300kg. É um motor mais para manter rotaçao porque mostra força que para aceleraçoes puras pois da ideia que tem muita inercia.

            Nesse carro interessante era a versao de 110cv e reprogramada ou a mais recente de 136cv. Ai ja tem potencias que ate sobram para o dia a dia e sempre que precisas ele n nega fogo. Alem que em AE ao terem as relaçoes maos longas tambem saiem menos consumistas.

            Comentário


              #7
              A repro é mais aconselhada que o chip.
              edit: apos algumas leituras, o erro é todo meu.

              o Cagi tem toda a razão no seu post abaixo.

              Os chips por regra eram usados em Gasolinas/ Diesel onde por vezes a memória da unidade de controlo do carro não era reprogramável, logo tinha de se por um hardware adicional para o efeito (Chip).

              Uma reprogramação é o que precisas, e irás notar uma grande diferença.
              Ao contrários dos gasolinas que primeiramente se troca escapes e admissões, nos diesel modernos o mais importante é uma boa repro.

              Tens a vantagem de poders pedir ao reprogramador o tipo de condução que queres, no chip por regra não há essa opcção e muitas vezes há imcompatibilidades com a ECU do carro.

              A diferença entre o chip e uma reprogramação é como tu estares a fazer overclock ao teu compts por software (chip) ou ires directamente à bios (reprogramação) isto fazendo uma metáfora com os nossos parceiros informáticos
              Editado pela última vez por tiagomaia; 23 January 2008, 10:04.

              Comentário


                #8
                Secalhar o barbaro és tu...antes de falar tenta perceber as coisas.

                Chip = PowerBox = Box = ligaçao no injectores = alterar o sinal que vem da centralina adicionando o tal chip no circuito

                Reprogramçao = alteraçao do mapa de potencia da centralina (EPROM) = Remap = nao se adiciona nada, apenas a centralina fica por si comandada originalmente de outra maneira evitando erros de diagnostico

                A reprogramaçao é melhor pois mexe-se especificamente nos valores por rotaçao e load, pode-se escolher onde se quer mais potencia, no chip ou box ele vai alterar os valores originais da EPROM e nao sao tao eficientes ate muitas das vezes criando erros de diagnostico pois a centralina detecta que a injecçao nao corresponde a programada ou existem insuficiencias de gasoleo nos injectores.

                Alias quando ele disse chip qualquer um se apercebe que é adicionar algo e repro mudar algo.

                Segundo a tua logica tb posso dizer que power box é a centralina pois é uma caixa que da potencia!! Enfim.

                Para a proxima nao venhas com paleio de esperto e se nao tens conhecimento sobre o assunto em causa mais vale ir escrever noutro lugar.
                Editado pela última vez por Cagi; 23 January 2008, 01:57.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                  Secalhar o barbaro és tu...antes de falar tenta perceber as coisas.

                  Chip = PowerBox = Box = ligaçao no injectores = alterar o sinal que vem da centralina adicionando o tal chip no circuito

                  Reprogramçao = alteraçao do mapa de potencia da centralina (EPROM) = Remap = nao se adiciona nada, apenas a centralina fica por si comandada originalmente de outra maneira evitando erros de diagnostico

                  A reprogramaçao é melhor pois mexe-se especificamente nos valores por rotaçao e load, pode-se escolher onde se quer mais potencia, no chip ou box ele vai alterar os valores originais da EPROM e nao sao tao eficientes ate muitas das vezes criando erros de diagnostico pois a centralina detecta que a injecçao nao corresponde a programada ou existem insuficiencias de gasoleo nos injectores.

                  Alias quando ele disse chip qualquer um se apercebe que é adicionar algo e repro mudar algo.

                  Segundo a tua logica tb posso dizer que power box é a centralina pois é uma caixa que da potencia!! Enfim.

                  Para a proxima nao venhas com paleio de esperto e se nao tens conhecimento sobre o assunto em causa mais vale ir escrever noutro lugar.
                  `
                  Pois é, as vezes fala-se sem saber... Enfim.

                  Já perguntei se havia algo a fazer relativamente ao poço de potência e foi-me dito que nessa faixa de rotação é a potência normal do motor para não danificar a embraiagem, daí sentir alguma quebra relativamente às altas rotações... Ou seja, tá tudo pensado para o melhor compromisso potência/consumo/fiabilidade. A repro é mesmo a melhor coisa a fazer... Esta semana é a mulher que anda com o carro, tudo em cidade, depois quero ver os consumos... Devem ser astronómicos (tem o pé pesado) . Depois no fds vai levar um aperto para ver se o consigo por a consumir menos... Que acham?

                  Comentário


                    #10
                    Em termos de consumos com uma repro, as coisas passam-se da seguinte forma:

                    andar devagar - gasta ligeiramente menos do que de origem

                    andar depressa - gasta muito mais que de origem

                    Por isso não me surpreendem esses valores.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                      Secalhar o barbaro és tu...antes de falar tenta perceber as coisas.

                      Chip = PowerBox = Box = ligaçao no injectores = alterar o sinal que vem da centralina adicionando o tal chip no circuito

                      Reprogramçao = alteraçao do mapa de potencia da centralina (EPROM) = Remap = nao se adiciona nada, apenas a centralina fica por si comandada originalmente de outra maneira evitando erros de diagnostico

                      A reprogramaçao é melhor pois mexe-se especificamente nos valores por rotaçao e load, pode-se escolher onde se quer mais potencia, no chip ou box ele vai alterar os valores originais da EPROM e nao sao tao eficientes ate muitas das vezes criando erros de diagnostico pois a centralina detecta que a injecçao nao corresponde a programada ou existem insuficiencias de gasoleo nos injectores.

                      Alias quando ele disse chip qualquer um se apercebe que é adicionar algo e repro mudar algo.

                      Segundo a tua logica tb posso dizer que power box é a centralina pois é uma caixa que da potencia!! Enfim.

                      Para a proxima nao venhas com paleio de esperto e se nao tens conhecimento sobre o assunto em causa mais vale ir escrever noutro lugar.
                      Ui!!E se eu te disser que também tás errado?Chip não é powerbox/box.Quando se fala em chip fala-se na Eeprom da própria centralina.Logo,a alteração referida será trocar o chip original da centralina por um com os mapas diferentes.Realiza-se essa operação quando não é possível reprogramar o chip original da ECU.O novo chip vai controlar todos os parâmetros anteriormente geridos pela Eeprom original da ECU.O mal,é que esses chips não são feitos à medida do cliente,são pré-feitos,por isso não tem resultados tão satisfatórios como a repro.

                      Originalmente Colocado por STEINMETZ Ver Post
                      `
                      Pois é, as vezes fala-se sem saber... Enfim.

                      Já perguntei se havia algo a fazer relativamente ao poço de potência e foi-me dito que nessa faixa de rotação é a potência normal do motor para não danificar a embraiagem, daí sentir alguma quebra relativamente às altas rotações... Ou seja, tá tudo pensado para o melhor compromisso potência/consumo/fiabilidade. A repro é mesmo a melhor coisa a fazer... Esta semana é a mulher que anda com o carro, tudo em cidade, depois quero ver os consumos... Devem ser astronómicos (tem o pé pesado) . Depois no fds vai levar um aperto para ver se o consigo por a consumir menos... Que acham?
                      Quanto a esse poço,fala com quem te reprogramou o carro.Com certeza ele faz-te uns ajustes,a teu gosto
                      Editado pela última vez por mELIANTE; 23 January 2008, 21:09.

                      Comentário


                        #12
                        Pois... já falei com ele. para ficar com mais pot tem de ficar a deitar fumo e para isso não quero. Quanto ao poço diz que é para proteger a embraiagem. mas não sei, acho que lhe vou por mais qualquer coisa ali nas 2800/3000 rpm. Vamos ver...

                        Comentário


                          #13
                          Sao todos chips nessa logica, vamos chamar as coisas pelos nomes correctos.

                          Entao ha os chips ligados exteriormente e os ligados a susbstituir a Rom na ECU.

                          Qual a vantagem de meter uma Rom nova em relaçao a tal Box? Fazia sentido a repro ter vantagem pela escolha.
                          Editado pela última vez por Cagi; 23 January 2008, 22:27.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                            Sao todos chips nessa logica, vamos chamar as coisas pelos nomes correctos.

                            Entao ha os chips ligados exteriormente e os ligados a susbstituir a Rom na ECU.

                            Qual a vantagem de meter uma Rom nova em relaçao a tal Box? Fazia sentido a repro ter vantagem pela escolha.
                            A repro é sempre o melhor produto,quando feita em condicoes claro.O chip a substituir a eeprom original da ECU tem a vantagem de ser mais costumizado e trabalhar mais a fundo com a mecanica em relação à box.

                            Comentário


                              #15
                              Eu dessas coisa já não percebo muito, agora uma coisa é certa, deixam o carrou outra coisa colpetamente diferente, para melhor claro. Estou para ver como será em termos de fiabilidade. Mas para já valeu a pena...

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X