Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cilindrada = Durabilidade ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cilindrada = Durabilidade ?

    Boas,

    Será correcta a ideia de que quanto maior a cilindrada do motor maior a sua duração e até fiabilidadade? (isto considerando o mesmo fabricante, o mesmo tipo de motor e as mesmas condições de utilização)

    Coloco esta questão porque pretendo comprar um modelo em que existem motorizações de diferentes cilindrada, com pouca diferença de preço (1.3 CDTI vs. 1.7 CDTI), mas estou com receio da hipotética reduzida duração do motor de menor cilindrada.

    Obrigado pelos vossos esclarecimentos.

    #2
    Originalmente Colocado por Ferro Ver Post
    Boas,

    Será correcta a ideia de que quanto maior a cilindrada do motor maior a sua duração e até fiabilidadade? (isto considerando o mesmo fabricante, o mesmo tipo de motor e as mesmas condições de utilização)

    Coloco esta questão porque pretendo comprar um modelo em que existem motorizações de diferentes cilindrada, com pouca diferença de preço (1.3 CDTI vs. 1.7 CDTI), mas estou com receio da hipotética reduzida duração do motor de menor cilindrada.

    Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
    a menor ou maior cilindrada em minha opiniao não reduz ou aumenta a fiabilidade,até porque hoje em dia o que costuma dar mais avarias nem sequer são os motores em si mas outros componentes(como a electronica ),os motores diesel de baixa cilindrada estão bastante desenvolvidos e não acho que seja por ai que falte fiabilidade

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ferro Ver Post
      Boas,

      Será correcta a ideia de que quanto maior a cilindrada do motor maior a sua duração e até fiabilidadade? (isto considerando o mesmo fabricante, o mesmo tipo de motor e as mesmas condições de utilização)

      Coloco esta questão porque pretendo comprar um modelo em que existem motorizações de diferentes cilindrada, com pouca diferença de preço (1.3 CDTI vs. 1.7 CDTI), mas estou com receio da hipotética reduzida duração do motor de menor cilindrada.

      Obrigado pelos vossos esclarecimentos.
      nem o 1.3 nem o 1.7 são da opel, mas se queres fiabilidade não compres opel não tenho nada contra a opel, mas todos os que conheço deram raia da grande, ao contrario dos fiat e reno que sempre se portaram bem....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por caz Ver Post
        nem o 1.3 nem o 1.7 são da opel, mas se queres fiabilidade não compres opel não tenho nada contra a opel, mas todos os que conheço deram raia da grande, ao contrario dos fiat e reno que sempre se portaram bem....
        eu esta semana andei com uma carrinha OPEL COMBO e era de 1.3 70 CV a disel acho que tem um motos muito rotativo pois para andar a 90kmh em 5ª ela andava nas 2500 rpm e aos 150 kmh andava nas 4000 rpm
        eu com outros carros a disel por em 5ª e nas 2000 rpm ando a 100kmh e as 3000 rpm ando a 150 kmh
        por isso acho que se um motor andar com uma rotaçao mais eleveda tem tendencia a haver mais desgaste das peças
        por isso creio que os carros a gasolina duram menos em releçao ao motor comparando com os disel

        Comentário


          #5
          Se fossem construtores iguais, variando apenas a cilindrada, apostaria na maior durabilidade do que tivesse maior cilindrada, apenas porque aquilo que se faz a puxar num de baixa cilindrada, faz-se com menos rotação (e menos esforço) numa cilindrada superior.

          Muitas vezes as caixas conseguem ser mais longas, logo menos rpm.

          Não é difícil perceber que se um carro fizer 300 kms em AE, onde vá a 3000 rpm e outro a 2500 rpm, haverá um desgaste maior no que mais rotações fez. Parece-me lógico.

          Comentário


            #6
            Cada macaco no seu galho

            Não podes exigir a um 900 cm3 a mesma exigência que a um 3000 cm3.

            Comentário


              #7
              em condiçoes semelhantes, em termos de turbos e tal....o de mais Cm3 durará mais, tal como qq coisa mecânica, quanto menos movimento, mais durabilidade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Se fossem construtores iguais, variando apenas a cilindrada, apostaria na maior durabilidade do que tivesse maior cilindrada, apenas porque aquilo que se faz a puxar num de baixa cilindrada, faz-se com menos rotação (e menos esforço) numa cilindrada superior.

                Muitas vezes as caixas conseguem ser mais longas, logo menos rpm.

                Não é difícil perceber que se um carro fizer 300 kms em AE, onde vá a 3000 rpm e outro a 2500 rpm, haverá um desgaste maior no que mais rotações fez. Parece-me lógico.
                Concordo. Um motor pequeno para um carro pesado tem sempre tendência a ser usado com mais carga (de acelerador, rotações,...). Em condições iguais, irá ter maior desgaste.

                Já ouvi falar bem do 1.7 CDTI de 125cv. O de 100, conduzi-o e não achei nada de especial. Entre o 100 e o 1.3 de 90, preferia o 1.3, pois o de 100 era muito gastador.

                O 1.3 é um motor pouco elástico e que, numa condução mais despachada, tem de se recorrer a mais rotação. Não estou com isto a criticá-lo, pois tem uma caixa longa que não ajuda às prestações.

                No teu lugar, tentava conduzir os dois e decidir se a diferença de preço é justificada, para o uso que lhe dás e pelo que consideras ser a tua necessidade a nível de prestações/consumos.

                Comentário


                  #9
                  Esses motores não são do mesmo fabricante. O 1.3 é um motor fiat o 1.7 é da isuzu.

                  Quanto à maior ou menor fiabilidade acho que não é pela diferença da cilindrada mas sim pelos componentes. Um bloco hoje em dia raramente dá problemas, o que normalmente dá problemas são os turbos, mafs, electrónica etc...

                  Se estás com medo da fiabilidade do 1.3 posso-te dizer que tenho um 1.3 com 8 meses e 35.000km e não tive problemas nenhuns até agora, sempre se portou bem, mesmo com grandes "esticões" (viagem de 800km sempre acima dos 140). Quanto à rotatividade que já aqui falaram isso depende obviamente da caixa, no meu (caixa 6 vel) a 160 vou a sensivelmente 3000rpm e a 180~190 perto das 3500rpm. Existem vários exemplos de 1.3 com centenas de milhares de km sem problemas e existem muitos com problemas, tal como 1.7 ou como qualquer outro motor (neste caso mais componentes do motor) de qualquer outra marca.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Flyer Ver Post
                    em condiçoes semelhantes, em termos de turbos e tal....o de mais Cm3 durará mais, tal como qq coisa mecânica, quanto menos movimento, mais durabilidade.

                    Velocidade média do embolo no regime de potência máximo (igual para todos, 4000 rpm's):

                    1.3 CDTI: 10,9 m/s
                    1.7 CDTI: 12,6 m/s
                    1.9 CDTI: 12,1 m/s
                    2.0 DTI: 12,0 m/s
                    2.2 DTI: 13,0 m/s

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                      Velocidade média do embolo no regime de potência máximo (igual para todos, 4000 rpm's):

                      1.3 CDTI: 10,9 m/s
                      1.7 CDTI: 12,6 m/s
                      1.9 CDTI: 12,1 m/s
                      2.0 DTI: 12,0 m/s
                      2.2 DTI: 13,0 m/s
                      Parece-me que estes valores poderão induzir em erro... faltar aí o trabalho desenvolvido por cada motor, pois apesar do 1.3 CDTI gastar 10.9ms desenvolve menor potência, certo? E para "puxar" o carro irá fazer maior esforço.

                      Penso que seria mais concludente termos os valores do binário...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                        Esses motores não são do mesmo fabricante. O 1.3 é um motor fiat o 1.7 é da isuzu.

                        Quanto à maior ou menor fiabilidade acho que não é pela diferença da cilindrada mas sim pelos componentes. Um bloco hoje em dia raramente dá problemas, o que normalmente dá problemas são os turbos, mafs, electrónica etc...

                        Se estás com medo da fiabilidade do 1.3 posso-te dizer que tenho um 1.3 com 8 meses e 35.000km e não tive problemas nenhuns até agora, sempre se portou bem, mesmo com grandes "esticões" (viagem de 800km sempre acima dos 140). Quanto à rotatividade que já aqui falaram isso depende obviamente da caixa, no meu (caixa 6 vel) a 160 vou a sensivelmente 3000rpm e a 180~190 perto das 3500rpm. Existem vários exemplos de 1.3 com centenas de milhares de km sem problemas e existem muitos com problemas, tal como 1.7 ou como qualquer outro motor (neste caso mais componentes do motor) de qualquer outra marca.
                        boas, so os motores 1.7 DI e 1.7 DTI é k sao motores isuzu...

                        Comentário


                          #13
                          bem, pondo todas as marcas ao mesmo nivel, diria que a fiabilidade vai depender dos cavalos/litro do motor,

                          depois tens a Honda que grande parte dos motores são de 80cvs/l para cima e é bastante conhecida pela sua fiabilidade ;) e fazem muitas rotacoes, e muitos kms, e nao tem turbos ... enfim ... é estupidamente fiável o raio da marca ...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                            Parece-me que estes valores poderão induzir em erro... faltar aí o trabalho desenvolvido por cada motor, pois apesar do 1.3 CDTI gastar 10.9ms desenvolve menor potência, certo? E para "puxar" o carro irá fazer maior esforço.

                            Penso que seria mais concludente termos os valores do binário...

                            A questão inicial do user que lançou o tópico centraza-se entre o 1.3 e o 1.7. Mais ainda (pelo titulo do tópico) pela influência da cilindrada na fiabilidade (?!) dos motores.

                            E mais ainda, estive a reler o post do autor, ele refere mesmo, nas "mesmas condições de utilização". Portanto se é nas mesmas condições de utilização estamos limitados pelo motor com condições inferiores. Logo aqueles valores que eu referi são válidos. Depois coloquei ainda outros motores para se analisar a questão da cilindrada / durabilidade do motor.

                            Comentário


                              #15
                              Normalmente.....e repito, normalmente!! ou seja, em circunstâncias iguais, quanto maior for a relação cc/potência , menor será a fiabilidade pois maior será o esforço dispendido.


                              Mas na prática outras váriaveis entram em jogo.......demasiadas até!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X