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Miúdo de 16 anos converte uma pickup a gasolina a... carro elétrico!

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    Miúdo de 16 anos converte uma pickup a gasolina a... carro elétrico!

    Retirado de http://ecomodder.com/blog/2008/01/26...-pickup-truck/

    16 year-old builds electric pickup truck

    January 26, 2008 | Filed Under DIY, Electric Vehicle |
    digg_url = \\'http://ecomodder.com/blog/2008/01/26/16-year-old-builds-electric-pickup-truck/;
    We all know the major manufacturers are saying it can’t be done, so I guess it’s up to the youth!
    Andrew Angelloti, an Ecomodder forum member, converted his very own 1988 Mazda pickup to run on electricity last year, using $6,000 he had saved up from his part time job as a life guard. He built his truck using 20 flooded lead acid batteries to create 120 volts, which he couples to a 60 HP 9” electric motor.
    How does it perform? Reaches a top speed of 55mph, has an acceleration of “not too bad…,” and can get up to 40 miles on a charge (which is more than enough to get him to work and back, and coincidentally, will be something similar to what the Chevy Volt is supposed to be able to do).
    What’s even more amazing is that Andrew is now working on a second EV conversion. This time he’s doing the same with a 1992 Toyota Tercel, but with a much bigger motor for a lot more speed. He’s hoping to use a 120HP motor to have the top speed up to 80 MPH with a bit of sacrifice of the range.
    I wish Andrew the best of luck, as he is certainly going out there and doing it on his own, without waiting for the major manufacturers to do it for him.
    For more information, check out these links:
    Cada vez o rabo fica mais à mostra... então um miúdo de 16 anos, com um orçamento de apenas 4000 euros, mexe na sua pick-up Mazda de maneira a usar um motor eléctrico caseiro, de 60 cavalos, capaz de roçar os 90km/h e com autonomia de ~70km?!

    E os gigantes da indústria automóvel, mais os seus fantásticos orçamentos para as equipes de dezenas de investigadores, não conseguem fazer melhor? Já ninguém consegue esconder o facto que o lobby petrolífero ainda manda muito.

    Se eles realmente quisessem ter um carro elétrico a fazer mais de 200km de autonomia, e que carregasse em pouco menos de 1 hora, com velocidades decentes e acelerações a condizer, já o tinham feito. Só que, quando a vontade falta, sobram as desculpas esfarrapadas.

    #2
    Parabéns ao rapaz.

    Um problema dos carros eléctricos é a autonomia, se bem que para 90% das pessoas actualmente seria possível oferecer soluções para o seu percurso diário.

    Outro problema é o facto de que nem toda a gente tem uma garagem privativa para "carregar" a viatura.

    À partida o aumento de consumo de energia no fim do mês seria muito inferior ao gasto em combustível, mas para haver verdadeira ecologia, essa energia teria que advir de fontes não poluentes. No entanto não creio que seja por isso que os carros eléctricos não existem... afinal os carros a combustão interna poluem também! Daaah!

    Outro senão dos carros eléctricos é que as marcas de automóveis precisam da manutenção "complicada" dos carros actuais para lucrarem com reparações fruto de uso normal ou acidentes. Com carros eléctricos seria tudo mais simples, e "alguém" iria perder com isso, nomeadamente as marcas automóveis, e iria haver desemprego em massa nas oficinas de todo o mundo! Porém, não há-de ser pelo factor "desemprego" que não se tem mais carros eléctricos, isso seria uma desculpa que as marcas esgrimariam.

    Comentário


      #3
      P@V isto não é nada de mais, carros eléctricos já existiam antes dos carros com motor de combustão, até foram os primeiros a passar a barreira dos 100km/h. Os problemas daquela altura eram os mesmos de hoje, as baterias demoram muito tempo a recarregar e a autonomia é muito reduzida.

      Olha um exemplo, http://www.motoresecologicos.com/automoveis_02.php, 242cv, 170km/h e 4.5 segundos dos 0 aos 100, 350km de autonomia e cerca de 4 horas para recarregar

      Aliás, os carros a células de combustível usam motores eléctricos, porque têm perdas de rendimento minímas, mas em vez de uma bateria usam o hidrogénio e uma célula de combustível para gerar electricidade. É cómodo e rápido a abastecer, ao contrário de um carro com baterias que necessitam de ficar imobilizados durante horas para recarregar.

      Numa utilização urbana até se percebe, já numa utilização mais intensiva torna-se inviável.

      Comentário


        #4
        Boas a todos. Sou novo neste forum mas já o leio à alguns tempos e por fim resolvi me inscrever e poder partilhar e perguntar sobre diversos temas...
        Este assunto da transformação dos carros para EV não é recente (fora de Portugal...) e já procuro à algum tempo legislação sobre este tema para Portugal. Pois sabemos que qualquer pequena alteração num carro em Portugal passa por uma carrada de papelada, etc.

        Gostava então de saber se alguém tem mais informações sobre este assunto já que estou muito interessado nestas transformações.
        Obrigado.

        Comentário


          #5
          Isso do problemas da autonomia tb é só para tapar o sol com a peneira.

          Já existem sistemas que carregam 90% das baterias em pouco tempo.

          O problema de quem não tem garagens tb é outro falso problema.
          Basta colocar tomadas em parques de estacionamento e criar uma especie de parkimetro. E isto sou a pensar ....

          Um motor electrico praticamente não tem manutençao. Não há filtros, não há oleos a mudar, pecinhas a mudar, etc.

          Era uma catastofre para os trilioes dos lobies!!!

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            #6
            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
            P@V isto não é nada de mais, carros eléctricos já existiam antes dos carros com motor de combustão, até foram os primeiros a passar a barreira dos 100km/h. Os problemas daquela altura eram os mesmos de hoje, as baterias demoram muito tempo a recarregar e a autonomia é muito reduzida.

            Olha um exemplo, http://www.motoresecologicos.com/automoveis_02.php, 242cv, 170km/h e 4.5 segundos dos 0 aos 100, 350km de autonomia e cerca de 4 horas para recarregar

            Aliás, os carros a células de combustível usam motores eléctricos, porque têm perdas de rendimento minímas, mas em vez de uma bateria usam o hidrogénio e uma célula de combustível para gerar electricidade. É cómodo e rápido a abastecer, ao contrário de um carro com baterias que necessitam de ficar imobilizados durante horas para recarregar.

            Numa utilização urbana até se percebe, já numa utilização mais intensiva torna-se inviável.
            Yup. Não sei se tens acompanhado, mas o Tesla Roadster já passou os testes todos nos EUA, e está agora pronto para ser vendido em todos os estados. Mas para mim é só porque não é um carro que faça frente ao grosso das vendas de carros ligeiros, porque se fosse para esse fim, o projecto morria logo por causa de certos lobbies.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
              Yup. Não sei se tens acompanhado, mas o Tesla Roadster já passou os testes todos nos EUA, e está agora pronto para ser vendido em todos os estados. Mas para mim é só porque não é um carro que faça frente ao grosso das vendas de carros ligeiros, porque se fosse para esse fim, o projecto morria logo por causa de certos lobbies.
              Torna-se evidente que estamos na aurora de uma revolução energética, o petróleo é um gigante mas tal como na fábula Aquiles morreu pelo calcanhar...

              Comentário


                #8
                Outro pormenor é a perda de espaço. Onde é que vocês metem 20 baterias num carro como o rapaz fez? De certeza que tem a caixa de carga atulhada de baterias...

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                  #9
                  As baterias estão mais pequenas, com mais autonomia e com menos efeito de memória. Não sei se é a NEC ou a Toshiba que anunciaram uma tecnologia, q esperam vender tb para automoveis, em q conseguem 95% da carga total em apenas 5 min. Em breve esperam-se avanços!

                  Como exemplo vejam as baterias do Prius I e II, que passaram do fundo da bagageira para as costas do banco traseiro!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                    As baterias estão mais pequenas, com mais autonomia e com menos efeito de memória. Não sei se é a NEC ou a Toshiba que anunciaram uma tecnologia, q esperam vender tb para automoveis, em q conseguem 95% da carga total em apenas 5 min. Em breve esperam-se avanços!
                    Para já penso que são apenas protótipos de pequenas baterias.

                    Para baterias grandes, a carga rápida tem um problema: a potência do sistema de carga teria que ser BRUTAL.

                    Por exemplo, uma bateria de 3000 Ah e 100 V a carregar em 5 minutos, exigiria uma potência de cerca de... 4 milhões de Watts !!!

                    Comentário


                      #11
                      O petroleo está na base da economia mundial...


                      Qualquer solução alternativa, pela qual não se consiga gerar lucros da mesma ordem, fica para segundo plano...



                      Eu já comecei também os meus projectos para alternativas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        Eu já comecei também os meus projectos para alternativas...
                        Então, já implementaste o sistema de... "energia livre" ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Para já penso que são apenas protótipos de pequenas baterias.

                          Para baterias grandes, a carga rápida tem um problema: a potência do sistema de carga teria que ser BRUTAL.

                          Por exemplo, uma bateria de 3000 Ah e 100 V a carregar em 5 minutos, exigiria uma potência de cerca de... 4 milhões de Watts !!!
                          Não sei como os gajos vão fazer a carga, mas parece que saem em portáteis já este ano. E eles planeiam em breve produzir isto para carros...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                            Isso do problemas da autonomia tb é só para tapar o sol com a peneira.

                            Já existem sistemas que carregam 90% das baterias em pouco tempo.

                            O problema de quem não tem garagens tb é outro falso problema.
                            Basta colocar tomadas em parques de estacionamento e criar uma especie de parkimetro. E isto sou a pensar ....

                            Um motor electrico praticamente não tem manutençao. Não há filtros, não há oleos a mudar, pecinhas a mudar, etc.

                            Era uma catastofre para os trilioes dos lobies!!!
                            Batendo novamente na mesma tecla, realmente hoje em dia temos baterias de 1500mAh para telemóveis e outros que carregam rapidamente (1 hora). Um motor de arranque convencional precisa normalmente de 150A assim de rajada. Um carro de 100cv precisa de cerca de 800A, já viste a potência necessária para carregar uma bateria de 1000Ah em 10 minutos? Não me venham com as tretas dos lobbies porque as baterias continuam a ser desenvolvidas para variados ramos, até o automóvel.

                            Depois, tomadas em todos os parques de estacionamento. Ok, problemas? Existem carros a mais para os lugares de estacionamento disponiveis, iamos ter cabos dos pimenteiros até aos carros que iria dificultar ainda mais a acessibilidade dos invisuais ou dos deficientes motores, depois para termos uma infra-estrutura dessa envergadura funcional no país iriamos gastar muito dinheiro a colocar electricidade e a garantir que existia corrente suficiente para todas as viaturas.

                            Com o hidrogénio o investimento aplica-se apenas a umas centenas de locais, tendo em conta Portugal, e o carro só fica imobilizado 5 a 10 minutos para encher. Continuam a ser carros eléctricos, mas em vez de baterias para armazenar energia usam o hidrogénio

                            Mas epá, carros eléctricos já existem à uma porrada de anos, a ELCIDIS em França usa Berlingos eléctricas, assim como existem cidadãos com Saxos e Twingos eléctricos. Até o Skoda Favorit teve uma versão eléctrica. Isto é o mesmo que se dizer que não se vendem cá carros novos a GPL (como se vendem noutros países) por causa do lobby do petróleo

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