Já não é a 1ª vez que se houve falar com carros com Dump Valve e tb já não é a 1ª vez que vejo carros com esse sistema. A minha questão é se a utilização deste equipamento é puramente "estética/sonora" ou se na realidade é benéfico quer para a duração do turbo quer para uma melhor harmonia - leia-se disponibilidade do motor - da faixa de utilização do motor.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Dump Valve - Capricho ou utilidade?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por warmthboy Ver PostMal qual é a funcionalidade característica desta peça? Aquando de uma passagem de caixa, mantém a rotação?
Há para todos os gostos, das mais silenciosas (geralmente de origem) e há as mais "barulhentas"...
Não são precisas em carros a diesel porque o diesel fonciona com excesso de combustível...
Comentário
-
eu diria que todos os carros turbo a gasolina a trazem de serie...está é normalmente ligada ao canal de aproveitamento de gases.
O meu GTV V6 TB tem, e mesmo sendo de origem qd se troca de velocidade perto da carga máxima ela faz-se ouvir.
Creio que a mesma tb abre caso o turbo entre em sobre carga.
As dump-valve after market, por norma são mais elaboradas e enviam os gases para o exterior.Ha até umas que têm uma especie de "fone" para ampliar o som!
Comentário
-
Um carro a gasolina sem Dump Valve parte turbos mais cedo! Ela está lá para prolongar a vida do turbo e reduzir o turbolag.
serve para tirar o ar do sistema que aumentaria o tempo de resposta do turbo aquando a troca de uma mudança.
quando comprei o meu carro ele tinha uma DV da forge do tipo barulhento, o vulgar "ptxxxxx", de momento conta com a original da renault que é de recirculação, em vez de expirrar cá para fora com todos os artificios para aumentar o barulho, manda o ar para dentro do sistema.
Mesmo assim faz um barulhinho minimo que até é engraçado mas em condução normal nem se ouve
tanto evo's como subaru's trazem DV de recirculação, low noise, low profile
Comentário
-
Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver PostBem me parecia que os Evo's trazem dump Valve de origem ... embora haja sempre alguem que saiba mais ...
Julgo ser assim, o Turbo está a carregar o ar para dentro da admissão, uma vez que o ar está comprimido, baixando a rotação ou a carga, ele passa a comprimir menos o que leva a que o ar que está comprimido não seja empurrado para a borboleta pelo novo ar comprimido a sair do compressor do turbo voltando assim para trás, para o compressor tirando-lhe vida útil e aumentando o turbo lag.
Assim, entre o turbo e o intercooler, há uma saída para a dump valve, valvula essa que abre deixando a pressão sair por ela evitando assim que volte para o compressor.
eu julgo que funciona assim, nao garanto
Comentário
-
BOV para a atmosfera penso que só seja realmente util em carros altamente kitados, para segurança do turbo como disseram. Mas só mesmo em carros muito kitados. Em carros mais recentes se metem tretas dessas sem fazer repros acabam é por lixar o motor, porque a ecu está à espera duma quantidade de ar que acaba por ir parar à atmosfera.
Comentário
-
Originalmente Colocado por foo Ver PostBOV para a atmosfera penso que só seja realmente util em carros altamente kitados, para segurança do turbo como disseram. Mas só mesmo em carros muito kitados. Em carros mais recentes se metem tretas dessas sem fazer repros acabam é por lixar o motor, porque a ecu está à espera duma quantidade de ar que acaba por ir parar à atmosfera.
Só para quem não saiba, BOV = Blow Off Valve
Comentário
-
Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver PostO meu quando deixo de acelerar ou troco de velocidade ele faz tipo um "pxiiiiiiiii" deve ser isso, parece que está a sair um gás, se é isso o meu têm, e é bem audível.
Comentário
-
Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Postsim
é que desde que pus uma short-shift, que custa um bocado a fazer trocas ás 7000rpm... e reduções de 5ª para 4ª á bruta... LOL
ja agora... existe alguma ilegalidade nisso? lol
Comentário
-
tudo o que não está lá de fábrica julgo ser ilegal mas tb nao vamos por aí, ninguem nota! As de recirculação ainda por cima são uns cilindros peqenos e pretos.
o teu é o 20Ti ou VTi? deveria trazer isso de origem! De certeza que não tens nada entre o turbo e o intercooler?
Vai a sucata e compra uma de um subaru impreza!
Comentário
-
Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Posttudo o que não está lá de fábrica julgo ser ilegal mas tb nao vamos por aí, ninguem nota! As de recirculação ainda por cima são uns cilindros peqenos e pretos.
o teu é o 20Ti ou VTi? deveria trazer isso de origem! De certeza que não tens nada entre o turbo e o intercooler?
Vai a sucata e compra uma de um subaru impreza!
penso que não tem de origem, pelo menos nunca ouvi falar em tal coisa...
EDIT: fotos do motor em questão
http://i243.photobucket.com/albums/f...g?t=1201907693
http://s243.photobucket.com/albums/f...magem003-2.jpg
http://s243.photobucket.com/albums/f...t=HPIM0485.jpgEditado pela última vez por chasdegua; 01 February 2008, 23:16.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário