Anúncio

Collapse
No announcement yet.

como remover ferrugem do circuito de refrigereação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    como remover ferrugem do circuito de refrigereação?

    bem, e isso mesmo, tenho ferrugem no circuito de refrigeração e ja me custou a bomba de agua (nem aguentou 2 meses sendo comprada nova, isto e normal?).

    Quando me apercebi que tinha ferrugem no circuito substitui o deposito onde esta o liquido de refrigeração e a bomba de agua, pelos vistos nao chegou.

    desta vez estou a pensar:

    - limpar o deposito do liquido de refrigeração
    - subsituir todos os tubos
    - retirar a bomba de agua e ver se ainda se aproveita
    - sangrar bastante o sistema
    - meter um liquido refrigerante anti-ferrugem

    que devo fazer mais?
    e ja agora, onde posso comprar uma bomba de agua recondicionada ou mesmo arranjar aque tenho? so tem 2 meses...

    #2
    Há uns produtos que se põem no radiador antes de mudares o líquido para ajudar a soltar a ferrugem.

    Digo-te já que é quase impossível ficar 100%, e mesmo que ficasse com o tempo voltaria a ganhar ferrugem, mas é melhor que nada.

    Para que ficasse tudo 100% livre de ferrugem, tinhas de trocar de radiadores, limpar bem o bloco (com tudo o que isso acarreta), etc.

    Comentário


      #3
      entao e onde posso aranjar uma bomba de agua recondicionada ou mesmo reparar a que tenho?

      e que ainda custa uns 90 euros...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
        entao e onde posso aranjar uma bomba de agua recondicionada ou mesmo reparar a que tenho?

        e que ainda custa uns 90 euros...
        já viste essa bomba numa casa de peças?? é que elas andam a volta dos 40 a 60euros...só se essa for especial

        Comentário


          #5
          e especial.. lol e para um fiat uno td.

          foi numa casa de peças que consegui esse preço e tudo.

          Comentário


            #6
            ja agora, montar a bomba tem algo a saber? ou e so aperta-la no sitio?
            estava a pensar ser eu mesmo a faze-lo, mas não qual a complexidade...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
              ja agora, montar a bomba tem algo a saber? ou e so aperta-la no sitio?
              estava a pensar ser eu mesmo a faze-lo, mas não qual a complexidade...
              Penso que não seja simples de fazer,uma vez que está ligada à correia de distribuição.

              Comentário


                #8
                no fiat uno td não é o caso. A mesma é independente da correia de distribuição.

                Comentário


                  #9
                  Corrosão?



                  Tipo isto?


                  Esquece recondicionamentos de bombas de água. Isso custa o quê? 40€? Nem vale o trabalho de montar uma reles e testar, acho eu! É que quase isso custa o anticongelante que se vai perder a tirar a "recondicionada" e a meter a nova.

                  Se o sistema tem ferrugem já não a vais tirar de lá. Agora só se consegue tentar travar o avanço do processo de corrosão, desacelerá-lo e, com muita sorte, estabilizá-lo no ponto em que está agora.

                  O processo é o básico mas tem de ser feito com consciência e não andar a contar tostões. Nem todos os tubos terão de ser substituídos, mas apenas os necessários, sejam metálicos ou de borracha - em caso de dúvida é meter novo. Não há lugar para dúvidas!

                  Bomba de água é nova (origem ou de boa marca), tal como o termostato. Lavar, relavar e voltar a lavar o circuito todo. Depois disso utilizar um bom aditivo de limpeza destes circuitos (com desactivador metálico) e seguir à risca as instruções da embalagem.

                  Depois lavar, relavar e voltar a lavar o circuito. Quando tivermos confiança que podemos beber a água que de lá sai, então está bom para a lavagem final. Retirar então toda a água (da torneira), encher com o anticongelante indicado (nunca para temperaturas superiores a -25ºC -- a temperatura não interessa para nada mas está relacionada com a concentração do produto que é o mais importante no nosso clima temperado). Caso o anticongelante venha na forma concentrada, utilizar água destilada para fazer a concentração indicada pelo fabricante do carro.

                  As purgas de ar nem é preciso dizer que têm todas de ser feitas impecavelmente perfeitas (parece que há motores auto-purgantes mas eu sempre tenho tido dos difíceis, de maneira que é sempre seguir a bíblia à risca para não meter "água").

                  Vaso de expansão lavado e tampa nova. O radiador está bom? De certeza? Isso também não é caro e há bom material nacional.


                  O que eu faço (mania da perfeição...): entre cada lavagem/purga, andar uns 20-30 km, no mínimo, para que a água passe por todo o circuito (com termostato aberto, etc.) e vá arrastando os restos.

                  Dá trabalho? Dá! Fica perfeito? Fica! Tanto quanto possível...

                  Isto é só para a ferrugem! Se for caso de juntas de cabeça com mistela óleo/água (a "maionese"), então o aditivo é outro mas o procedimento será idêntico. Mas destas não tenho (ainda) experiência própria.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DL Ver Post
                    Corrosão?

                    (...)

                    Isto é só para a ferrugem! Se for caso de juntas de cabeça com mistela óleo/água (a "maionese"), então o aditivo é outro mas o procedimento será idêntico. Mas destas não tenho (ainda) experiência própria.
                    Essa escola Austin-Rover deu-te um Doutoramento...

                    Mas agradeço aos bifes, porque fiquei a saber mais.

                    Só vou cabular à cadeira "Introdução ao Hydrolastic", porque não quero seguir a via científica.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                      Essa escola Austin-Rover deu-te um Doutoramento...
                      E depois vem para aqui reclamar com os francius!

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X