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    Brasil: VW FOX recall

    Brasil: Banco traseiro do carro Fox já amputou dedos de oito pessoas



    Reportagem da maior rede de TV brasileira ( Rede Globo)

    http://video.globo.com/Videos/Player...ESSOAS,00.html


    Máteria: Em escrito

    http://oglobo.globo.com/economia/mat...-425533859.asp


    Crítico da internet falando sobre o caso ocorrido ( O que é ***** fica no Brasil o que presta vai pra fora)

    http://www.youtube.com/watch?v=RrZcA3kr4Ug

    Reportagem de TV sobre o caso ( TV Bandeirantes)

    http://band.com.br/conteudo.asp?ID=67504

    #2
    ora bem.
    vamos lá ver quais vão ser os comentários a este recall.

    ld

    Comentário


      #3
      Incrivel esta noticia, então depois de ver o exemplo com a cenoura minha nossa!
      Mas o mais impressionante é o director da VW a dizer que no fundo a culpa é das pessoas porque não sabem manusear correctamente o sistema de rebatimento dos bancos. Enfim...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
        Incrivel esta noticia, então depois de ver o exemplo com a cenoura minha nossa!
        Mas o mais impressionante é o director da VW a dizer que no fundo a culpa é das pessoas porque não sabem manusear correctamente o sistema de rebatimento dos bancos. Enfim...
        Que o imbecíl viesse me ensinar a rebater, pois tomei muitos sustos com o banco traseiro do Fox quando ia a colocar a BTT

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
          Incrivel esta noticia, então depois de ver o exemplo com a cenoura minha nossa!
          Mas o mais impressionante é o director da VW a dizer que no fundo a culpa é das pessoas porque não sabem manusear correctamente o sistema de rebatimento dos bancos. Enfim...
          Tal e qual !!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Incrivel esta noticia, então depois de ver o exemplo com a cenoura minha nossa!
            Mas o mais impressionante é o director da VW a dizer que no fundo a culpa é das pessoas porque não sabem manusear correctamente o sistema de rebatimento dos bancos. Enfim...
            Diz que a culpa é do utilizador, mas depois oferece uma intervenção para corrigir o problema?

            Então, está a admitir que existe um defeito no sistema, logo o utilizador não tem culpa...

            Comentário


              #7
              Tb posso chegar ali ao meu carro e se quiser perder um dedo há umas 10 maneiras diferentes de o conseguir, depois levanto um processo ao fabricante por não ter alertado contra esta situação ... agora, dos gajos que perderam os dedos quantos é que não leram o manual de instruções?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                Tb posso chegar ali ao meu carro e se quiser perder um dedo há umas 10 maneiras diferentes de o conseguir, depois levanto um processo ao fabricante por não ter alertado contra esta situação ... agora, dos gajos que perderam os dedos quantos é que não leram o manual de instruções?
                Eu li e quase me feri.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                  Diz que a culpa é do utilizador, mas depois oferece uma intervenção para corrigir o problema?

                  Então, está a admitir que existe um defeito no sistema, logo o utilizador não tem culpa...
                  Existem N casos de produtos que foram alterados por causa de acontecimentos deste tipo, boa parte por estupidez explícita de quem os usou, mas as marcas que fazem produtos preferem muitas vezes fazer alterações para se livrarem das consequências a nível de imagem do produto, mesmo que não tenham culpa no cartório.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                    Existem N casos de produtos que foram alterados por causa de acontecimentos deste tipo, boa parte por estupidez explícita de quem os usou, mas as marcas que fazem produtos preferem muitas vezes fazer alterações para se livrarem das consequências a nível de imagem do produto, mesmo que não tenham culpa no cartório.
                    Talvez, se não fosse por instinto e tivesse tirado as mãos, estaria sem algum dos dedos da mão. E esse instinto vai contra o que diz na parte anterior do banco traseiro do Fox, aonde se encontra um guia rápido de como se proceder para rebatimento do banco.

                    Comentário


                      #11
                      GTS-M5, ponho-te uma questão:
                      Quando vamos rebater o banco para a sua posição original, existe algum tipo de mola que o impele para baixo?
                      Pelas imagens do primeiro video deu essa sensação...
                      Segundo entendi, as pessoas vêm os seus dedos cortados, precisamente na zona onde têm que colocar os dedos para rebater o banco, certo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                        GTS-M5, ponho-te uma questão:
                        Quando vamos rebater o banco para a sua posição original, existe algum tipo de mola que o impele para baixo?
                        Pelas imagens do primeiro video deu essa sensação...
                        Segundo entendi, as pessoas vêm os seus dedos cortados, precisamente na zona onde têm que colocar os dedos para rebater o banco, certo?
                        Certíssimo, no apoio destinado a levantar o assento do banco.

                        Sorte que aquele cancro já não está mais por aqui.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                          Certíssimo, no apoio destinado a levantar o assento do banco.

                          Sorte que aquele cancro já não está mais por aqui.
                          Minha nossa, é muito mau então!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                            Minha nossa, é muito mau então!
                            Talvez eu falei pela metade, mas um dia de sábado comum estava a colocar a BTT no porta-malas do Fox, e ao rebater o banco, o mesmo não rebateu correctamente e veio a cair.

                            Puramente devido ao reflexo, tirei ambas as mãos do banco para que nada me atingisse. O mesmo voltou ao assoalho com uma força bem violenta. Só vendo para ver.

                            =S

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                              Talvez eu falei pela metade, mas um dia de sábado comum estava a colocar a BTT no porta-malas do Fox, e ao rebater o banco, o mesmo não rebateu correctamente e veio a cair.

                              Puramente devido ao reflexo, tirei ambas as mãos do banco para que nada me atingisse. O mesmo voltou ao assoalho com uma força bem violenta. Só vendo para ver.

                              =S

                              Nunca estive nessa situação, mas acredito que o manual não especifique que o banco é violentamente empurrado para baixo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                Talvez, se não fosse por instinto e tivesse tirado as mãos, estaria sem algum dos dedos da mão. E esse instinto vai contra o que diz na parte anterior do banco traseiro do Fox, aonde se encontra um guia rápido de como se proceder para rebatimento do banco.
                                Isso é grave... não só a marca não admite um problema grave como ainda atira as culpas para os proprietários.

                                Inadmissível
                                Editado pela última vez por Sotor; 09 February 2008, 18:49.

                                Comentário


                                  #17
                                  A Marca Nunca Admite Erros?

                                  Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                  Incrivel esta noticia, então depois de ver o exemplo com a cenoura minha nossa!
                                  Mas o mais impressionante é o director da VW a dizer que no fundo a culpa é das pessoas porque não sabem manusear correctamente o sistema de rebatimento dos bancos. Enfim...
                                  Eu tenho um caso com a VW

                                  Comentário


                                    #18
                                    A marca nunca admite defeitos de Fabrico E O PIOR É QUE OTRIBUNAL ESTÁ A SER LEVADO

                                    Originalmente Colocado por Sebastiao Ver Post
                                    Brasil: Banco traseiro do carro Fox já amputou dedos de oito pessoas

                                    Reportagem da maior rede de TV brasileira ( Rede Globo)

                                    http://video.globo.com/Videos/Player...ESSOAS,00.html


                                    Máteria: Em escrito

                                    http://oglobo.globo.com/economia/mat...-425533859.asp


                                    Crítico da internet falando sobre o caso ocorrido ( O que é ***** fica no Brasil o que presta vai pra fora)

                                    http://www.youtube.com/watch?v=RrZcA3kr4Ug

                                    Reportagem de TV sobre o caso ( TV Bandeirantes)

                                    http://band.com.br/conteudo.asp?ID=67504
                                    PASSAT 1.9TDI COM DEFEITO DE FABRICO EIXO TRASEIRO COM AS RODAS CONVERGENTES . JUNTO ANEXOS:

                                    victormatias53@sapo.pt

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Victor Matias Ver Post
                                      PASSAT 1.9TDI COM DEFEITO DE FABRICO EIXO TRASEIRO COM AS RODAS CONVERGENTES . JUNTO ANEXOS:

                                      victormatias53@sapo.pt
                                      Caro Victor Matias

                                      Este seu caso é assunto para abrir um tópico próprio, na secção "Roadbook".
                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Para que melhor entendam, observem o guia para o rebatimento do encosto do banco e, logo abaixo, o par de hastes que decepam os dedos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          o fox é um carro que, sinceramente, nao devia ter vinda para a europa, no Brasil tem saída, por cá já vil alguns...mas a qualidade.....

                                          Comentário


                                            #22

                                            Comentário


                                              #23
                                              Vag ao mais alto nível. Aos poucos elas vão-se conhecendo. já ouviram falar numa serie de golf's que levaram esp à ultima hora porque capotavam tão bem quanto um classe A. Não é apenas um mito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por THE RIPPER Ver Post
                                                Vag ao mais alto nível. Aos poucos elas vão-se conhecendo. já ouviram falar numa serie de golf's que levaram esp à ultima hora porque capotavam tão bem quanto um classe A. Não é apenas um mito.
                                                Gostava que referisses exactamente de onde viste isso senão posso concluir que inventaste,
                                                já vi um scan da auto motor und sport e penso que foi publicado na imprensa portuguesa feito na altura com o Golf IV a passar o teste de alce sem problemas o quer não sucedeu ao Classe A

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por THE RIPPER Ver Post
                                                  Vag ao mais alto nível. Aos poucos elas vão-se conhecendo. já ouviram falar numa serie de golf's que levaram esp à ultima hora porque capotavam tão bem quanto um classe A. Não é apenas um mito.


                                                  tb foi um post ao mais alto nível!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    "tire suas dúvidas sobre o sistema de rebatimento do banco"

                                                    http://www.vwbr.com.br/VWBrasil/Noticia/?id=502571

                                                    tá no site da VW, mas é um video e tem o logo do Youtube no video...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sebastiao Ver Post
                                                      priceless

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por THE RIPPER Ver Post
                                                        Vag ao mais alto nível. Aos poucos elas vão-se conhecendo.
                                                        Que lol!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Caso do Fox foi levado a Lula em junho de 2006

                                                          • O Estado de S. Paulo

                                                            O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, sabia do problema envolvendo o modelo Fox, da Volkswagen, desde julho de 2006. A entidade investigava o caso a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que naquele ano recebeu carta do químico Gustavo Funada, provavelmente a primeira pessoa a ter parte do dedo decepado no sistema do banco traseiro, usado para ampliar o espaço do porta-malas.

                                                            Na semana passada, com a publicidade que o caso passou a ter, o DPDC abriu investigação contra a Volkswagen por suspeita de descumprimento do Código de Defesa do Consumidor, que determina a realização de recall quando há defeito que põe o consumidor em risco. A montadora tem até sexta-feira para apresentar defesa.

                                                            Ao apurar o caso, o DPDC recebeu dois laudos conflitantes, um de entidade que acompanha vítimas de problemas com veículos e outro da própria Volkswagen, que foi notificada a prestar esclarecimentos. A montadora alegou tratar-se de um caso específico, que envolveu uso incorreto do equipamento, praticamente o mesmo argumento mantido até hoje. Atualmente, há relatos de oito casos de pessoas que tiveram parte dos dedos decepados e pelo menos outras 14 que tiveram ferimentos.

                                                            O DPDC não pode tratar de casos individuais, mas continuou acompanhando o processo sem, no entanto, dar publicidade ao problema. “Não podíamos adotar medidas em cima de indícios”, diz Maria Beatriz Corrêa Salles, coordenadora-geral de assuntos jurídicos do DPDC. “A definição sobre se é um caso individual ou de risco coletivo não é simples, e qualquer atitude que tomássemos teria conseqüências.”

                                                            Mesmo em condições de arquivar o processo, o órgão resolveu manter as investigações. No início deste ano, o DPDC determinou a contratação de um perito independente para fazer um laudo definitivo, mas, para isso, precisa realizar licitação, processo que está em curso. Maria Beatriz informa que medidas podem ser tomadas antes mesmo da conclusão da perícia.

                                                            Se for comprovado o descumprimento ao Código de Defesa do Consumidor, a Volks poderá ser obrigada a fazer recall, convocando os mais de 500 mil consumidores que compraram modelos da linha Fox no Brasil desde seu lançamento, em 2003. Também poderá ser multada em até R$ 3 milhões.

                                                            Anel de borracha

                                                            Maria Beatriz adianta considerar pouco efetiva a “chamada facultativa” feita pela Volks na semana passada. A empresa publicou em jornais de São Paulo e do Rio anúncios informando que oferece para todos “os clientes que ainda tenham dúvidas a instalação gratuita de uma peça adicional que evita eventuais erros na operação de rebatimento do banco traseiro do Fox”. A peça é um anel de borracha, e a empresa não caracteriza a medida como recall.

                                                            Desde segunda-feira, concessionárias Volkswagen realizaram 599 instalações de anéis de travamento nos modelos Fox e 941 estão agendadas para os próximos dias.

                                                            Ao citar a possibilidade de eventuais erros na operação, a Volks admite o problema, na visão da coordenadora do DPDC. Ela também cita alterações que a empresa promoveu anteriormente, como no Manual do Proprietário.

                                                            A própria Volks confirma ter feito mudanças nos veículos ao longo dos últimos anos, como trocar a faixa usada para puxar o banco da cor preta para vermelha (mais chamativa) e diminuir a abertura da argola que teria provocado os ferimentos nos consumidores. A montadora, contudo, afirma que são mudanças de aperfeiçoamento do carro, feitas paralelamente a outras alterações.

                                                            Funada teve parte do dedo decepado no fim de 2004. No ano seguinte, abriu processo na Justiça contra a montadora. Em junho de 2006, aproveitando a visita do presidente Lula à Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (SP), entregou uma carta ao presidente relatando o fato.

                                                            Em julho, Funada recebeu mensagem do gabinete pessoal da Presidência da República informando que o problema seria averiguado pelo Ministério da Justiça. (O Estado de S. Paulo/Cleide Silva)

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                                                            Recall é a atitude certa, diz defesa do consumidor

                                                            • O Estado de S. Paulo

                                                              Órgãos de defesa do consumidor e consultores acreditam que o recall é a atitude mais correta para casos que envolvam acidentes provocados por produtos à venda no mercado. A Volkswagen reluta em admitir a medida no caso do Fox. Diz que o recall só cabe em casos de defeito do produto ou do projeto ou falhas de comunicação.

                                                              Uma empresa que recebe várias reclamações e não toma providências imediatas “é cega”, diz Tom Amberg, presidente da Cushman/Amberg Comunication, agência dos EUA focada em gestão de crise empresarial. Para o professor de Direito do consumidor da PUC/SP, Vitor Morais de Andrade, a empresa pode sair mais prejudicada se não fizer o recall, principalmente se, futuramente, for obrigada a adotar a medida por decisão da Justiça. “Quando a empresa se coloca à disposição do cliente e providencia o conserto, há maior aproximação e fidelização do consumidor”. Ele lembra, porém, que dificilmente um produto tem 100% de comparecimento ao recall.

                                                              O maior recall feito por uma montadora no País, envolvendo mais de 1 milhão de modelos Corsa, da GM, teve 60% de comparecimento. Na época da convocação, a GM respondeu a diversos processos por ter levado mais de um ano para providenciar a instalação da peça que evitava o rompimento do cinto de segurança, mesmo tendo conhecimento de dois casos de morte em acidentes. Um processo-crime contra diretores acabou em acordo. A GM doou 22 Celtas a entidades assistenciais. (O Estado de S. Paulo)

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