Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pneu com diferença de raio menor que 5% em Relação ao Livrete

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pneu com diferença de raio menor que 5% em Relação ao Livrete

    Boas

    O meu carro utiliza pneus 195/60 R 15 e estou a pensar em alterar
    a medida dos mesmos para 195/65 R15, aumentando assim um pouco
    o perfil do pneu.

    A razão principal prende-se com o facto dos pneus desta medida serem
    mais baratos e terem modelos com indices de carga maior o que resulta
    numa maior duração dos pneus ainda que embora possa sacrificar um pouco
    a aderência melhorando no entanto o conforto.

    Sendo que o raio actual é de 307,5 mm, com a nova medida o raio total
    seria de 317,25 mm o que faz uma diferença de 3,17%.

    Existe mesmo a tolerância de 5% por parte das inspecções e autoridades
    para medidas que não a excedam, ou basta simplesmente a medida não
    constar no livrete para ter problemas ?

    #2
    Não.

    O que se passa é que o carro passa na inspecção com essa tolerância dos 5% mas fica com anotação na folha.

    Basta mandarem-te parar e pedirem a folha, para ao verificar que não está conforme o livrete te multarem, ou no limite te apreenderem o carro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Não.

      O que se passa é que o carro passa na inspecção com essa tolerância dos 5% mas fica com anotação na folha.

      Basta mandarem-te parar e pedirem a folha, para ao verificar que não está conforme o livrete te multarem, ou no limite te apreenderem o carro.
      Multarem.. penso que não dá para apreender. É obrigatório andar com a folha da inspecção no carro? Só andava com o selo e nunca me pediram.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por foo Ver Post
        Multarem.. penso que não dá para apreender. É obrigatório andar com a folha da inspecção no carro? Só andava com o selo e nunca me pediram.
        É ! A folha de inspecção tem de acompanhar os documentos do carro.

        Quanto a apreender, é como um carro rebaixado. Na maior parte dos casos nem dizem nada, mas quando fazem aquelas operações stop aos carros tuning, vão apreendidos todos os que tiverem alterações face ao que é original, seja em jantes/ pneus, escapes, altura ao solo, etc.

        Não estando conforme o livrete, é esse o risco que se corre.

        É evidente que há zonas piores do que outras, mas à noite em determinadas zonas de lisboa...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Não.

          O que se passa é que o carro passa na inspecção com essa tolerância dos 5% mas fica com anotação na folha.

          Basta mandarem-te parar e pedirem a folha, para ao verificar que não está conforme o livrete te multarem, ou no limite te apreenderem o carro.
          Boas.

          Por acaso à pouco tempo assolou-me esta dúvida.

          Tenho um Civic 1.4 Sport que trás homologado no livrete as seguintes medidas:

          195/60/R15
          205/50/R16
          215/45/R17

          Ora, de série o carro trás calçados uns 205/55/R16. Tenho de ir à inspecção em Março e já sei que vou levar anotação. Não poderá a marca ser responsabilizada por isto?

          Quanto comprei o carro perguntei na marca e disseram que não havia azar pois estava dentro dos limites legais.

          Não percebo como é que algo que está dentro dos limites legais pode ser penalizado. Este país é mesmo uma bandalheira!

          Abraço,
          McDriver

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            É ! A folha de inspecção tem de acompanhar os documentos do carro.

            Quanto a apreender, é como um carro rebaixado. Na maior parte dos casos nem dizem nada, mas quando fazem aquelas operações stop aos carros tuning, vão apreendidos todos os que tiverem alterações face ao que é original, seja em jantes/ pneus, escapes, altura ao solo, etc.

            Não estando conforme o livrete, é esse o risco que se corre.

            É evidente que há zonas piores do que outras, mas à noite em determinadas zonas de lisboa...
            a altura ao solo nao vem descrita no livrete...(que me lembre)
            escapes so podem "multar" pelo barulho (se bem que e por isso que os mudam)

            realmente sei que existe uma tolerancia qualquer sobre o diametro das jantes/roda

            Originalmente Colocado por McDriver
            Tenho um Civic 1.4 Sport que trás homologado no livrete as seguintes medidas:

            195/60/R15
            205/50/R16
            215/45/R17
            tens as 3 medidas expecificadas no livrete??
            nunca tal tinha visto...
            so tens de saber se podes ter medidas "intermedias"...


            era giro ver um fiat uno colocar umas dessas 215/45/R17

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
              a altura ao solo nao vem descrita no livrete...(que me lembre)
              escapes so podem "multar" pelo barulho (se bem que e por isso que os mudam)

              realmente sei que existe uma tolerancia qualquer sobre o diametro das jantes/roda
              De momento,como a lei está permite mesmo isso.Apreensão do carro se for verificada alguma alteração às características originais do automóvel.Se a polícia quiser mesmo lixar a vida a um gajo,pode e pronto.250€ e IPO do tipo B,com todas as inconveniências que daí advêm.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                De momento,como a lei está permite mesmo isso.Apreensão do carro se for verificada alguma alteração às características originais do automóvel.Se a polícia quiser mesmo lixar a vida a um gajo,pode e pronto.250€ e IPO do tipo B,com todas as inconveniências que daí advêm.
                desde que vi um bacano ser multado por ter a matricula fixada por suporte acrilico transparente ja acredito em tudo..

                existe uma averbacao ou o que e que diz que a matricula tem de estar fixa de modo a que seja nessessaria ferramentas para a sua remocao...

                e assim vi um bacano com o carro modificado(mas todo legalizado) a ser multado em 100 e qq coisa euros por isto...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                  a altura ao solo nao vem descrita no livrete...(que me lembre)
                  escapes so podem "multar" pelo barulho (se bem que e por isso que os mudam)

                  realmente sei que existe uma tolerancia qualquer sobre o diametro das jantes/roda

                  A altura ao solo de facto não vem no livrete, mas um amigo meu (que até tem o carro normal) passou bastante tempo numa IPO porque eles achavam que estava rebaixado, e andaram a medir tudo. Era um honda civic.



                  tens as 3 medidas expecificadas no livrete??
                  nunca tal tinha visto...
                  so tens de saber se podes ter medidas "intermedias"...


                  era giro ver um fiat uno colocar umas dessas 215/45/R17
                  O meu tem 5 medidas diferentes no livrete (de origem), entre jante 15 e 18.

                  Pode usar qualquer uma das que vem especificada no livrete, e mais nenhuma. Não são válidas medidas intermédias.

                  Comentário


                    #10
                    Tem que ser.. isso a industria das alterações aos carros dá muito dinheiro, não interessa ter disso cá em Portugal! É uma coisa imoral.. qualquer dia até querem fazer carros Portugueses.. malucos!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por foo Ver Post
                      Tem que ser.. isso a industria das alterações aos carros dá muito dinheiro, não interessa ter disso cá em Portugal! É uma coisa imoral.. qualquer dia até querem fazer carros Portugueses.. malucos!
                      ja fizeram carros portugueses...

                      epa...o carro do meu pai tem no livrete 185 mas trocou por uns 175(se nao me engano), no IPO e limpo...para baixo da sempre nao?
                      (no livrete SO tem a medida 185)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                        ja fizeram carros portugueses...

                        epa...o carro do meu pai tem no livrete 185 mas trocou por uns 175(se nao me engano), no IPO e limpo...para baixo da sempre nao?
                        (no livrete SO tem a medida 185)
                        IPO e polícia é diferente.O meu também tem a folha da IPO limpa mas se a polícia me mandar parar sei bem ao que estou sujeito.Quanto à medida dos pneus é o que está no livrete e mais nada.Como já disse,se a polícia mandar parar o teu pai tem legitimidade legal para o multar e mais ainda...É o que temos

                        Comentário


                          #13
                          Excerto de outro tópico

                          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                          Ora para colocarem uma nova medida de pneus no vosso carro, seja porque a vossa medida é rara e cara, seja porque pretendem alterar as características dinâmicas do carro ou seja por motivos estéticos, devem primeiro ter uma ideia daquilo que pretendem. O objectivo é manter o diâmetro da roda o mais aproximado ao diâmetro da roda de origem. A tolerância é abaixo de +- 5% do diâmetro de origem, valores acima disso dão origem a falha de nível 2 na IPO e alteram quer a leitura dos instrumentos, quer o comportamento do carro. Aqui têm uma ferramenta que vos permite encontrar a medida certa para vós. Podem, em conjunto, usar este site para comparar preços entre medidas.
                          Eu não encontro agora um documento da DGV que tem os procedimentos a seguir numa IPO, mas tenho a recordação de lá ver que não deveria haver lugar a anotação na ficha de inspecção quando os pneumáticos divergem menos de 5% da medida original.

                          Infelizmente o que acontece é que colocam na ficha uma falha tipo 1, alegando que a medida dos pneus não está conforme a documentação. Posto isto, há sempre o risco de a polícia multar pela falta de documentação actualizada com a medida dos novos pneumáticos.

                          O melhor é tentares ver junto com o fabricante quais as outras medidas que eles podem homologar para esse carro, e dessas qual a mais vantajosa economicamente, procedendo tu depois à actualização da documentação.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                            IPO e polícia é diferente.O meu também tem a folha da IPO limpa mas se a polícia me mandar parar sei bem ao que estou sujeito.Quanto à medida dos pneus é o que está no livrete e mais nada.Como já disse,se a polícia mandar parar o teu pai tem legitimidade legal para o multar e mais ainda...É o que temos
                            nao o multam porque o meu pai e um "deles"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                              a altura ao solo nao vem descrita no livrete...(que me lembre)
                              escapes so podem "multar" pelo barulho (se bem que e por isso que os mudam)

                              realmente sei que existe uma tolerancia qualquer sobre o diametro das jantes/roda



                              tens as 3 medidas expecificadas no livrete??
                              nunca tal tinha visto...
                              so tens de saber se podes ter medidas "intermedias"...


                              era giro ver um fiat uno colocar umas dessas 215/45/R17
                              Boas.

                              Cada vez mais os carros trazem várias medidas averbadas. E o meu já é de 2004.

                              É pena é que deveriam averbar as de facto utilizam para vender o carro. Enfim ...

                              Abraço,
                              McDriver

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                Excerto de outro tópico

                                Eu não encontro agora um documento da DGV que tem os procedimentos a seguir numa IPO, mas tenho a recordação de lá ver que não deveria haver lugar a anotação na ficha de inspecção quando os pneumáticos divergem menos de 5% da medida original.

                                Infelizmente o que acontece é que colocam na ficha uma falha tipo 1, alegando que a medida dos pneus não está conforme a documentação. Posto isto, há sempre o risco de a polícia multar pela falta de documentação actualizada com a medida dos novos pneumáticos.

                                O melhor é tentares ver junto com o fabricante quais as outras medidas que eles podem homologar para esse carro, e dessas qual a mais vantajosa economicamente, procedendo tu depois à actualização da documentação.
                                A legislação foi alterada hà alguns anos e passou a ser obrigatório ter as mediadas no livrete; antes disso é que era permitido montar pneus com diferença menor que 5% sem anotações ou multas...

                                Agora, na IPO, é assim:

                                Medida no livrete -> OK;
                                Medida não consta do livrete, mas diferença < 5% -> Anotação 1 -> passa;
                                Medida não consta do livrete, e diferença > 5% -> Anotação 2 -> chumba.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                  Boas.

                                  Cada vez mais os carros trazem várias medidas averbadas. E o meu já é de 2004.

                                  É pena é que deveriam averbar as de facto utilizam para vender o carro. Enfim ...

                                  Abraço,
                                  McDriver
                                  Se não for este o caso, é motivo para reclamação à marca e consequente responsabilização por multas e chumbos na IPO

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Post
                                    A legislação foi alterada hà alguns anos e passou a ser obrigatório ter as mediadas no livrete; antes disso é que era permitido montar pneus com diferença menor que 5% sem anotações ou multas...

                                    Agora, na IPO, é assim:

                                    Medida no livrete -> OK;
                                    Medida não consta do livrete, mas diferença < 5% -> Anotação 1 -> passa;
                                    Medida não consta do livrete, e diferença > 5% -> Anotação 2 -> chumba.
                                    o problema e que uma anotacao 1 se continuares com os mesmos pneus da proxima vez que la fores se nao mudares passa a ser 2...


                                    e como consegues provar que os pneus que nao estao conforme livrete sao de origem?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com o desemprego a aumentar e mesmo assim criam dificuldades em tudo.
                                      Bom exemplo tb é o actual caso das peliculas.
                                      Foi criada uma lei que permite, mas como a lei foi feita por imposição da Europa, eles lá arranjaram maneira de encravar tudo!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        No meu Punto que trazia de origem, e apenas esta medida estava omologada, 165/65R14, e tendo eu passado a meter pneus 175/65R14, e tendo o carro 10 anos e como tál já à 8 anos que vai à inspecção (é comercial), nunca levou qualquer anotação na folha de inspecção por esse facto.
                                        E sim é obrigatório andar sempre com a folha de inspecção junto dos documentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                          No meu Punto que trazia de origem, e apenas esta medida estava omologada, 165/65R14, e tendo eu passado a meter pneus 175/65R14, e tendo o carro 10 anos e como tál já à 8 anos que vai à inspecção (é comercial), nunca levou qualquer anotação na folha de inspecção por esse facto.
                                          E sim é obrigatório andar sempre com a folha de inspecção junto dos documentos.
                                          epa..deve ser dos IPO's.... o meu pai mudou de 185 para 175 e nunca teve nada nas inspeccoes...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                            No meu Punto que trazia de origem, e apenas esta medida estava omologada, 165/65R14, e tendo eu passado a meter pneus 175/65R14, e tendo o carro 10 anos e como tál já à 8 anos que vai à inspecção (é comercial), nunca levou qualquer anotação na folha de inspecção por esse facto.
                                            E sim é obrigatório andar sempre com a folha de inspecção junto dos documentos.
                                            Num carro antigo mudei de 175/65/14 para 185/55/14 e levei anotação. Por acaso nunca cheguei a por uns 185/60/14 para ver se tambem levava.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                              o problema e que uma anotacao 1 se continuares com os mesmos pneus da proxima vez que la fores se nao mudares passa a ser 2...


                                              e como consegues provar que os pneus que nao estao conforme livrete sao de origem?
                                              Incorrecto. Como exemplo já fui duas vezes com um carro com falha tipo 1 e nunca passou para tipo 2.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                Incorrecto. Como exemplo já fui duas vezes com um carro com falha tipo 1 e nunca passou para tipo 2.
                                                entao sao as de tipo 2 que se reincidirem passam a 3...
                                                sei que era uma dessas de certesa...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                  entao sao as de tipo 2 que se reincidirem passam a 3...
                                                  sei que era uma dessas de certesa...
                                                  não, são as de tipo 1 que no caso de reincidência passam a tipo 2 (com o consequente chumbo). No entanto, a única excepção é precisamente esta dos pneus: podes reincidir que continua tipo 1 e continua a passar... (mas não te livra das multas)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                    o problema e que uma anotacao 1 se continuares com os mesmos pneus da proxima vez que la fores se nao mudares passa a ser 2...


                                                    e como consegues provar que os pneus que nao estao conforme livrete sao de origem?
                                                    provar é dificil, a não ser que estivesse em alguma documentação/factura ou assim... no entanto, eles sabem o que fazem e há sempre hipótese de reclamar a instâncias supreriores (representante / casa mãe)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      EU tenho no meu livrete do corsa b averbado 145/70 r13, o que acho uma estupides porque o carro fica bastante inseguro com a falta de piso do pneu, e ando com 175/50 r13. Varios carros da gnr ja me apontaram a matricula, mas mesmo atraz de mim nunca me mandaram parar. A verdade e que isto da uma diferença de 5.25% de diferenca no livrete, mas se colocar 185 ja da 3.38. Eles podem multar mesmo a brava ou tenho esta tolerancia?DSC_0065.jpgDSC_0093.jpg

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por simoesdh Ver Post
                                                        EU tenho no meu livrete do corsa b averbado 145/70 r13, o que acho uma estupides porque o carro fica bastante inseguro com a falta de piso do pneu, e ando com 175/50 r13. Varios carros da gnr ja me apontaram a matricula, mas mesmo atraz de mim nunca me mandaram parar. A verdade e que isto da uma diferença de 5.25% de diferenca no livrete, mas se colocar 185 ja da 3.38. Eles podem multar mesmo a brava ou tenho esta tolerancia?[ATTACH]114604[/ATTACH][ATTACH]114605[/ATTACH]



                                                        Que grande CAVADELA 5 anos depois.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Todos estes anos depois, será que a questão ainda continua atual?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A medida dos pneus tem coincidir com as medidas inscritas do livrete sem quaisquer margens para tolerância, tao simples quanto isto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X