Ao retirar a tampa do óleo do motor com este em funcionamento, o que é suposto acontecer? Isto num carro a gasolina de injecção...
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Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento
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citação:Originalmente colocada por rui_cruz
Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.
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citação:Originalmente colocada por Levi
Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.
É isto que acontece realmente? A que se deve?
Uma vez vi um tipo a mostrar um carro (a mim e outros). Era Astra turbo intercooler e ele dizia "Isto é uma máquina e está como novo".
Com quase 10 anos, tinha sido importado, tinha um volante lisinho e 80000 km. E o cromo dizia que eram reais[8][8][8]
Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
Passado pouco tempo trocou o carro, disse que era fraco:D
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Experimentei fazer isso em dois carros, um de injecção e outro de carburador. No de injecção o ralenti não se alterou mas saía vento do buraco da tampa das válvulas. No de carburador começou a saltar óleo e a sair vento, e também não alterou o ralenti. Algum deles apresenta anomalia, ou foram ambos normais?
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Na altura da compra do meu primeiro carro, fomos ver um Fiat Uno de finais de 80's. O dono do carro disse: "Como podem ver, o carro de chapa está como está (mauzito) mas o motor tá impecável...". Dito isto, tira a vareta do motor e com a camisa cheia de pingas de óleo fez aquela cara de "Oops, já lixei a venda..." :D
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Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!
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citação:Originalmente colocada por speedmaster46
Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!
o óleo começar a salpicar.
É um teste muito comum, mas não sei até que ponto é fidedigno.
A malta que compra carros usados (stands e afins) faz muito isso ...
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Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.
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tirar a tampa do oleo num corsa a 1.2 é igual a levar banho de oleo. tem logo ali uma "came" com o furo de lubrificação. na maioria dos motores é usual terem uma chapa de proteção e nem as valvulas se verem.
tirar a vareta e espirrar muito oleo é sinal de muita fuga de compressão, segmentos/camisas muito gastos e falta de respiração dos vapores de oleo para o colector de admissão. tubos entupidos com carvão.
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imported_nfh
citação:Originalmente colocada por Gamboa
[...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
[...]
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citação:Originalmente colocada por nfh
citação:Originalmente colocada por Gamboa
[...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
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citação:Originalmente colocada por pirlo
citação:Originalmente colocada por nfh
citação:Originalmente colocada por Gamboa
[...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
[...]
Pelos vistos não foi o unico a tirar a vareta com o motor a trabalhar. Pelo que conheço de motores estão sujeitos a ficar com a vareta partida la dentro. Em determinados motores a vareta passa entre peças moveis que a podem apanhar se esta for retirada.
Estou certo?
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citação:Alex
AH Membro Gold
6630 Posts
Colocado - 10/05/2006 : 16:44:52
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Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.
Com o carro ao relantim:resumo
Oleo a saltar da tampa do oleo é normal
Oleo a saltar por o sitio da vareta quer dizer que o motor esta a perder compressão
Toca a ir experimentar
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Boas,
Testei isso hoje no meu Clio 1.2 de injecção multiponto.
Ao ralenti abrir a tampa do óleo e saía um bafo...fica também dos lados tipo chapiscado de óleo mas tipo quando se frita batatas e o fogão fica com pintinhas muito pequeninas...
Ao tirar a bareta não esguichava mas ao aproximar o dedo ficava com a ponta humedecida com óleo...mas quando encostava mesmo.
Penso que está tudo em ordem não?
Ou tenho alguma coisa mal?
Cumprs
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Boas
Desculpem lá estar a ser coveiro mas tenho uma duvida e como descobri este tópico não vale a pena fazer um novo.
Se tirar a tampa do oleo enquanto o motor está ao ralenti e este perder tantas rmp que quase vai a abaixo mas recupera logo isto significa que o motor não estará grande coisa em termos de compressão certo? o carro respondia muito bem mas reparei nisto e fiquei de pé atras, estava a ver o carro como possivel compra.
Isto num 316i e30, injecção
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Retirar tampa do óleo
Tenho um amigo que é engenheiro da construção civil. Na época ele tinha um mercedes 200D que era para ai de 1978 mas estava bem conservado e ele um dia chega à oficina da empresa para a qual trabalhavamos e tirou a tampa do óleo (nunca percebi porquê nem arrisco) e em segundos o óleo saltou-lhe para a cara.
O resultado foi queimadura de 3º grau na face e em 4 pontos diversos, sendo um deles quase mesmo numa vista tendo ainda uma camisa destruída pelo óleo e sofreu queimaduras diversas nas mãos.
Querem acreditar que depois de ele ter sido assistido na companhia de seguros e vir todo etiquetado passado uns dias resolveu tirar a tampa do radiador quando o carro já tinha rodado bastante na cidade para ver se ainda havia água no mesmo. Acabou com as mãos mais queimadas e sofreu em cima das recentes queimaduras do rosto nova destruição dos tecidos até à camada mais profunda da carne que o levaram a ser hospitalizado por 5 horas e suspenso pela entidade patronal por justa causa por 3 semanas não renumeradas por provocar acidentes.
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Abrir o vaso de expansão a quente é uma parvoíce pegada. É certo e sabido que a água está sob pressão e vai saltar por todos os lados.
O óleo não é bem assim. Podemos aliviar a pressão (ouvindo o "pffffffff) e tirar a vareta à vontade.. Se salpicar óleo e fumegar daí significa simplesmente que o carter é o respirador do motor..
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