Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Retirar a tampa do óleo do motor em funcionamento

    Ao retirar a tampa do óleo do motor com este em funcionamento, o que é suposto acontecer? Isto num carro a gasolina de injecção...

    #2
    Acho que é suposto nao acontecer nada e que se por acaso acontecer alguma coisa o motor pode estar a perder compressão.

    Comentário


      #3
      Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.

      Comentário


        #4
        Num BMW 316i de 1992 que os meus pais tiveram aquilo começava se a querer ir abaixo, o que penso não ser nada bom sinal, pois pouco depois teve de levar um veio de exentricos (não sei se é assim que se escreve)
        pois aquele tava todo gasto...

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

          Podes tirar, ao ralenti, para perceber se o óleo fumega por lá. É um bom indicador da saúde dos segmentos.
          Boas. Ora nem mais, é isto mesmo, podes abrir á vontade ao ralenti que não se passa nada, ou parado para no caso de necessário adicionar óleo, só se acelerares o carro com a tampa fora é que corres o risco de levar com um jacto de óleo.;)

          Comentário


            #6
            Se se retirar a tampa do óleo nada deveria acontecer, talvez uns salpicozitos de óleo para fora se a taxa de compressão for alta.

            Mas tal como já foi dito, se já não estiver nas melhores condições pode perder compressão, perder ralenti, etc.

            Comentário


              #7
              Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.

              É isto que acontece realmente? A que se deve?

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Levi

                Engraçado.. não sei aonde tinha lido que fazia vácuo.

                É isto que acontece realmente? A que se deve?
                Acho que nunca faz vácuo.
                Uma vez vi um tipo a mostrar um carro (a mim e outros). Era Astra turbo intercooler e ele dizia "Isto é uma máquina e está como novo".
                Com quase 10 anos, tinha sido importado, tinha um volante lisinho e 80000 km. E o cromo dizia que eram reais[8][8][8]
                Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
                Passado pouco tempo trocou o carro, disse que era fraco:D

                Comentário


                  #9
                  Experimentei fazer isso em dois carros, um de injecção e outro de carburador. No de injecção o ralenti não se alterou mas saía vento do buraco da tampa das válvulas. No de carburador começou a saltar óleo e a sair vento, e também não alterou o ralenti. Algum deles apresenta anomalia, ou foram ambos normais?

                  Comentário


                    #10
                    espirra... e faz "BRUUUUUPPPPP" (não me perguntem como é que sei isto... digamos que não foi um bom momento :D)

                    Comentário


                      #11
                      "BRUUUUUPPPPP"?!

                      O que andaste a fazer ao bicho?! lolol

                      No meu e à parte 2 ou 3 gotinhas de óleo nada se nota. É claro que se ouve mais o som do motor e das válvulas, corrente, injectores...então com aquela tx. de compressão.

                      Comentário


                        #12
                        Na altura da compra do meu primeiro carro, fomos ver um Fiat Uno de finais de 80's. O dono do carro disse: "Como podem ver, o carro de chapa está como está (mauzito) mas o motor tá impecável...". Dito isto, tira a vareta do motor e com a camisa cheia de pingas de óleo fez aquela cara de "Oops, já lixei a venda..." :D

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por speedmaster46

                            Por acaso qd fui vender agora o meu Ibiza SDI a gasóleo, dois vendedores que estavam interessados em ficar com ele puxaram a vareta do óleo com ele a trabalhar e puseram a mão à frente. Fiquei intrigado, imaginei que aquilo devia espirrar óleo ou qq coisa, mas acho que n fez nada de especial, pois ambos quiseram ficar com o carro!
                            Costuma ser um mau indicador o facto de se tirar a vareta e
                            o óleo começar a salpicar.
                            É um teste muito comum, mas não sei até que ponto é fidedigno.
                            A malta que compra carros usados (stands e afins) faz muito isso ...

                            Comentário


                              #15
                              Pelos vistos ficaram contentes. Ambos quiseram ficar com ele. Mas desconhecia. É aprender até morrer...

                              Comentário


                                #16
                                Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
                                A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
                                Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.

                                Comentário


                                  #17
                                  mas isso de saltar oleo pelo buraco da vareta só acontece nos diesel ou pode fazer-se o mesmo aos Otto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já vi um diesel que ao abrir a tampa do óleo fazia vácuo.... É normal?

                                    Comentário


                                      #19
                                      tirar a tampa do oleo num corsa a 1.2 é igual a levar banho de oleo. tem logo ali uma "came" com o furo de lubrificação. na maioria dos motores é usual terem uma chapa de proteção e nem as valvulas se verem.
                                      tirar a vareta e espirrar muito oleo é sinal de muita fuga de compressão, segmentos/camisas muito gastos e falta de respiração dos vapores de oleo para o colector de admissão. tubos entupidos com carvão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Gamboa
                                        [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
                                        [...]
                                        Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por nfh

                                          citação:Originalmente colocada por Gamboa
                                          [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
                                          [...]
                                          Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?
                                          [}][}][}][}][}]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por pirlo

                                            citação:Originalmente colocada por nfh

                                            citação:Originalmente colocada por Gamboa
                                            [...]Tirou a vareta com o motor ligado (que nunca se deve fazer) e o mais engraçado é que teve que tapar o buraco com o dedo até pararmos o carro. Era um autêntico chuveiro[}]
                                            [...]
                                            Eh lá, o teu amigo tem uma pele bem resistente, não se queimou nem nada ao apanhar com óleo no dedo?
                                            [}][}][}][}][}]
                                            A sorte dele foi o motor estar frio:D
                                            Pelos vistos não foi o unico a tirar a vareta com o motor a trabalhar. Pelo que conheço de motores estão sujeitos a ficar com a vareta partida la dentro. Em determinados motores a vareta passa entre peças moveis que a podem apanhar se esta for retirada.
                                            Estou certo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Alex
                                              AH Membro Gold



                                              6630 Posts
                                              Colocado - 10/05/2006 : 16:44:52
                                              --------------------------------------------------------------------------------

                                              Saltar óleo pelo buraco da vareta significa que o carter está com pressão o que não é bom sinal (má vedação dos cilindros - segmentos, pistões, etc. podem ser o problema).
                                              A cabeças das válvulas está "do outro lado do mundo" e apesar de apanhar com óleo para lubrificação o comportamento deve ser diferente
                                              Normalmente abrir a tampa, apenas pode provocar sapiscos de óleo se a arvores de cames estiver "logo ali" a rodar.

                                              Com o carro ao relantim:resumo

                                              Oleo a saltar da tampa do oleo é normal

                                              Oleo a saltar por o sitio da vareta quer dizer que o motor esta a perder compressão

                                              Toca a ir experimentar

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais opiniões?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boas,

                                                  Testei isso hoje no meu Clio 1.2 de injecção multiponto.
                                                  Ao ralenti abrir a tampa do óleo e saía um bafo...fica também dos lados tipo chapiscado de óleo mas tipo quando se frita batatas e o fogão fica com pintinhas muito pequeninas...

                                                  Ao tirar a bareta não esguichava mas ao aproximar o dedo ficava com a ponta humedecida com óleo...mas quando encostava mesmo.

                                                  Penso que está tudo em ordem não?
                                                  Ou tenho alguma coisa mal?

                                                  Cumprs

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas

                                                    Desculpem lá estar a ser coveiro mas tenho uma duvida e como descobri este tópico não vale a pena fazer um novo.

                                                    Se tirar a tampa do oleo enquanto o motor está ao ralenti e este perder tantas rmp que quase vai a abaixo mas recupera logo isto significa que o motor não estará grande coisa em termos de compressão certo? o carro respondia muito bem mas reparei nisto e fiquei de pé atras, estava a ver o carro como possivel compra.
                                                    Isto num 316i e30, injecção

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      não sei no caso desse, mas tenho um 1.8 da Ranhõ e tirando a tampa nada se passa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Retirar tampa do óleo

                                                        Tenho um amigo que é engenheiro da construção civil. Na época ele tinha um mercedes 200D que era para ai de 1978 mas estava bem conservado e ele um dia chega à oficina da empresa para a qual trabalhavamos e tirou a tampa do óleo (nunca percebi porquê nem arrisco) e em segundos o óleo saltou-lhe para a cara.

                                                        O resultado foi queimadura de 3º grau na face e em 4 pontos diversos, sendo um deles quase mesmo numa vista tendo ainda uma camisa destruída pelo óleo e sofreu queimaduras diversas nas mãos.

                                                        Querem acreditar que depois de ele ter sido assistido na companhia de seguros e vir todo etiquetado passado uns dias resolveu tirar a tampa do radiador quando o carro já tinha rodado bastante na cidade para ver se ainda havia água no mesmo. Acabou com as mãos mais queimadas e sofreu em cima das recentes queimaduras do rosto nova destruição dos tecidos até à camada mais profunda da carne que o levaram a ser hospitalizado por 5 horas e suspenso pela entidade patronal por justa causa por 3 semanas não renumeradas por provocar acidentes.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Abrir o vaso de expansão a quente é uma parvoíce pegada. É certo e sabido que a água está sob pressão e vai saltar por todos os lados.

                                                          O óleo não é bem assim. Podemos aliviar a pressão (ouvindo o "pffffffff) e tirar a vareta à vontade.. Se salpicar óleo e fumegar daí significa simplesmente que o carter é o respirador do motor..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ao abrir a tampa sai um pouco de ar e se não tiver protecção da arvore de cames então salpica mesmo....
                                                            Vacuo, pode fazer se se acelerar um pouco e se tiver turbo, este vai aspirar mais facilmente o do carter (mais desimpedido) do que ir à caixa de filtro...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X