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Para que serve um escape?

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    Para que serve um escape?

    Bem vindos ao tópico mais estranho.


    Um escape serve só para direccionar a emissão de gases, para abafar o ruido e para não entrar lixo no motor?

    É que o escape da minha mini mota caiu e o barulho ficou brutal

    Será que irei ter problemas em a usar sem escape? se a moto "sopra" os gases para fora, teoriccamente não devia entrar lixo.

    Para que serve um escape afinal?

    #2
    Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
    Bem vindos ao tópico mais estranho.


    Podes crer!

    Comentário


      #3
      Basicamente retira do motor os gases de escape quentes para um local afastado, diminui o ruído provocado pelo motor e reduz as emissões.

      Um escape (linha e/ou ponteira) "melhorado" pode aumentar a performance.
      Andar sem escape pode provocar sobreaquecimento, pelo que não aconselho...

      Comentário


        #4
        Bem visto. Sobreaquecimento do motor.

        Então e a ponteira? será só por causa do ruido?

        Comentário


          #5
          A configuração e as dimensões de uma linha de escpade vão influenciar e muito as curvas de potencia e binario.

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            #6
            Um escape, além de silenciar um pouco o ruído, oferece um pouco de oposição à saída dos gases. Pode parecer prejudicial mas não é, visto o motor ter sido PROJECTADO para funcionar com aquele ESCAPE.

            Há casos de alterações de escapes que levam a problemas prematuros de desgaste de segmentos (o que não é nada barato reparar).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
              A configuração e as dimensões de uma linha de escpade vão influenciar e muito as curvas de potencia e binario.
              como? explica-te lá melhor

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                A configuração e as dimensões de uma linha de escpade vão influenciar e muito as curvas de potencia e binario.


                Comentário


                  #9
                  Não sei porque se riem daquela afirmação.
                  Pelos vistos nunca ninguém ouviu falar de escapes de rendimento.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                    Não sei porque se riem daquela afirmação.
                    Pelos vistos nunca ninguém ouviu falar de escapes de rendimento.
                    mas ele disse "podem afectar e muito curvas de binario e potencia". Não disse que podem afectar moderamente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                      mas ele disse "podem afectar e muito curvas de binario e potencia". Não disse que podem afectar moderamente.
                      Afectam e bem, repito! quantos carros não morrem em baixas e em médias por linhas de escape estúpidas, sem panela central e com uma final tipo bazuka.

                      backpressure é saudavel!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                        Afectam e bem, repito! quantos carros não morrem em baixas e em médias por linhas de escape estúpidas, sem panela central e com uma final tipo bazuka.

                        backpressure é saudavel!
                        Sinceramente, não precebo nada da matéria, mas de certeza que tens razão...


                        Um exemplo, é o exemplo da corneta... Daqueles megafones, se forem bons, têm um alcance superior a 2 kilometros, e não são muito maiores do que os dos feirantes, e gastam poucos Watt... É incrivel!

                        Tal como um escape, as pressões, têm que ser bem calculadas...


                        A única coisa que sei para que o escape serve, é para direccionar o ar para trás, por razões óbvias de fiabilidade, higiene e segurança, e porque é obrigatório ter paneles de escape, ou os carros faziam barulhos de fórmula 1 e não se podia saír á rua!

                        O resto, é muito "kung fu", ou como também se diz "ciência e matemática"...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                          A configuração e as dimensões de uma linha de escpade vão influenciar e muito as curvas de potencia e binario.
                          é verdade!

                          e mts vezes tem estrangulamentos no interior...auqilo não é só para abafar o barulho

                          Comentário


                            #14
                            O escape além de silenciar, garante que se retire o melhor rendimento possivel ao motor.

                            Normalmente os veiculos com escape livre aumentam o ruido, o consumo e diminiuem em performance.

                            Um linha de escape bem calculada e dimensionada, opera milagres no rendimento do veiculo.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                              A configuração e as dimensões de uma linha de escpade vão influenciar e muito as curvas de potencia e binario.
                              Geralmente as pessoas riem daquilo que não percebem.

                              Tens toda a razão, nada mais certo.
                              A configuração e dimensão dos sistemas de escape tem grande influencia no desempenho de um motor.
                              Para tal basta verem o cuidado que as equipas de F1 dedicam a esta peça.
                              Não é certo que um escape directo ou livre permita a um motor ter mais rendimento, sendo por vezes exactamente o oposto.
                              Quantos de nós já não notamos o nosso carro a perder rendimento e a consumir mais quando o escape está roto?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                A configuração e as dimensões de uma linha de escpade vão influenciar e muito as curvas de potencia e binario.
                                realmente as dimensões do tubo escape, influenciam bastante as curvas, ou o acesso elas. sendo que boas curvas preferem maiores dimensões

                                Comentário


                                  #17
                                  Respondendo à questão, para que serve um escape: para diminuir o ruido, para isso existem as panelas revestidas de material isolante do ruido, para diminuirem a temperatura dos gases de escape, desde alguns anos a linha de escape serve ainda para se efectuarem algumas reacções quimícas por forma a se reduzirem alguns compostos poluentes (catalizadores).

                                  Agora o escape tem uma grande importância ao nível de do rendimento térmico do motor. Cerca de 1/3 das perdas térmicas são originadas neste orgão. Portanto qualquer modificação que se realize neste orgão, vai ter implicações profundas no rendimento do motor.

                                  Implicações e consequências...

                                  A forma ideal de se expelirem os gases provenientes da combustão era saierem imediatamente para o ar. Sem qualquer barreira. O ideal é que a pressão à saida seja o mais baixa possível. Tal obtem-se através de condutas maiores. Quanto maior fôr o diâmetro da conduta, ou se permite passar maior caudal de gases, ou a pressão de saida é menor (menores perdas).

                                  Toda a "canalização" convém ter o mínimo de obstáculos. As panelas, os catalizadores, os colectores e as próprias curvas, são obstáculos que vão originar perdas de pressão. Vejam as diferenças que uma panela de rendimento pode originar, vejam as diferenças que um colector duplo origina. A propósito dos colectores é muito interessante ver os diferentes tipos de colectores que existem. Um colector é um ponto onde se ligam as diversas saidas de cada um dos cilindros. A maior parte dos motores ligam as 4 saidas num só ponto: colector simples, mas os de maior rendimento ligam 2 a 2 (colector duplo). Os motores em V que podem ligar por bancada de cilindros, etc... As panelas duplas, permitem que as perdas de pressão sejam mais baixas, tendo consequências ao nível do rendimento.

                                  As panelas, os catalizadores, os próprios turbos (embora em menor escala) o comprimento da tubagem, o diametro, "castram" a saida dos gases de escape. Mas têm que existir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Geralmente as pessoas riem daquilo que não percebem.

                                    Tens toda a razão, nada mais certo.
                                    A configuração e dimensão dos sistemas de escape tem grande influencia no desempenho de um motor.
                                    Para tal basta verem o cuidado que as equipas de F1 dedicam a esta peça.
                                    Não é certo que um escape directo ou livre permita a um motor ter mais rendimento, sendo por vezes exactamente o oposto.
                                    Quantos de nós já não notamos o nosso carro a perder rendimento e a consumir mais quando o escape está roto?
                                    Exactamente, a panela que mais importância tem é a final, a central sim, tem mais importancia no que toca ao ruído.

                                    Resumidamente, o que interessa é ter sempre a linha cheia, e como sabem, um motor manda mais cá para fora em altas do que em baixas sendo que o ideal seria uma linha de escape que mudasse de diametro consoante a rotação.
                                    Como é obvio, tudo num carro é um consenso, não se pode sacrificar as baixas ao ponto de ficarmos com um carro de rally para espremer mais uns cavalitos em altas!

                                    Por isso é que os carros de competição usam tubo directo ou quase, só lhes interessam os regimes mais altos.

                                    Um bom exemplo é um motor turbo, mesmo com linha de escape larga faz menos barulho em acelaração que um n/a

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                      é verdade!

                                      e mts vezes tem estrangulamentos no interior...auqilo não é só para abafar o barulho
                                      Então se for linha original, muitas delas fazem retenções diferentes de calor para obter o escoamento dos gases desejado.

                                      Isto é uma panela da Spoon, a N1.



                                      E esta é um daqueles trambolhos que o pessoal curte por por 1/4 do preço



                                      Um n/a com uma panela destas é a morte! só que o barulho dá sempre aquela meia duzia de cv's psicologicos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mais sobre o assunto

                                        Este livro é o proximo que pretendo deitar as mãos : Scientific Design of Exhaust & Intake Systems. No meu caso, vi a olhos vistos o que é um escape entupido e o efeito do back pressure. Nomeadamente o facto do catalizador ter partido e derretido e o lixo que foi para as outras panelas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                          Respondendo à questão, para que serve um escape: para diminuir o ruido, para isso existem as panelas revestidas de material isolante do ruido, para diminuirem a temperatura dos gases de escape, desde alguns anos a linha de escape serve ainda para se efectuarem algumas reacções quimícas por forma a se reduzirem alguns compostos poluentes (catalizadores).

                                          Agora o escape tem uma grande importância ao nível de do rendimento térmico do motor. Cerca de 1/3 das perdas térmicas são originadas neste orgão. Portanto qualquer modificação que se realize neste orgão, vai ter implicações profundas no rendimento do motor.

                                          Implicações e consequências...

                                          A forma ideal de se expelirem os gases provenientes da combustão era saierem imediatamente para o ar. Sem qualquer barreira. O ideal é que a pressão à saida seja o mais baixa possível. Tal obtem-se através de condutas maiores. Quanto maior fôr o diâmetro da conduta, ou se permite passar maior caudal de gases, ou a pressão de saida é menor (menores perdas).

                                          Toda a "canalização" convém ter o mínimo de obstáculos. As panelas, os catalizadores, os colectores e as próprias curvas, são obstáculos que vão originar perdas de pressão. Vejam as diferenças que uma panela de rendimento pode originar, vejam as diferenças que um colector duplo origina. A propósito dos colectores é muito interessante ver os diferentes tipos de colectores que existem. Um colector é um ponto onde se ligam as diversas saidas de cada um dos cilindros. A maior parte dos motores ligam as 4 saidas num só ponto: colector simples, mas os de maior rendimento ligam 2 a 2 (colector duplo). Os motores em V que podem ligar por bancada de cilindros, etc... As panelas duplas, permitem que as perdas de pressão sejam mais baixas, tendo consequências ao nível do rendimento.

                                          As panelas, os catalizadores, os próprios turbos (embora em menor escala) o comprimento da tubagem, o diametro, "castram" a saida dos gases de escape. Mas têm que existir.
                                          Colectores 4-1 , 4-2-1 , colectores em X ou H , colectores que se cruzam e tem diferentes comprimentos à chegada das panelas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            À muitas luas atrás, lembro-me de ter lido um artigo sobre uma tecnologia que a honda estava a desenvolver ou desenvolveu para motas. O sistema consistia em arrefecer partes do escape com àgua.

                                            Segundo o artigo, as ondas sonoras produzidas pelo motor, modificavam-se no escape consoante a temperatura de alguns componentes do mesmo. Essa tecnologia impedia a formação de determinadas ondas que prejudicavam o rendimento do motor, transformando-as, pelo arrefecimento, em outras menos prejudiciais.

                                            Chamem-me maluquinho, mas é do que me lembro de há uns 10 - 12 anos atrás.

                                            Vai daí que o escape não deve ser uma coisa tão simples como um tubo lá para fora.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se for num motor a 2T então nem entrem por aí... é uma ciênca em si mesmo,

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                                Se for num motor a 2T então nem entrem por aí... é uma ciênca em si mesmo,
                                                Desculpem desenterrar este post mas tenho uma questão para o pessoal entendido. Tenho uma xf17, 50cc, que restaurei mas ela tem uma fuga entre a curva do escape e o resto do escape, sai um pouco de fumo.

                                                A minha questão é se isso pode afectar a força dela.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Tyntas Ver Post
                                                  Desculpem desenterrar este post mas tenho uma questão para o pessoal entendido. Tenho uma xf17, 50cc, que restaurei mas ela tem uma fuga entre a curva do escape e o resto do escape, sai um pouco de fumo.

                                                  A minha questão é se isso pode afectar a força dela.
                                                  Belo desenterranço
                                                  Sim, afecta pois. Tens de remendar essa fuga.

                                                  Comentário

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