Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Juntas de Cabeça !! Moscas ???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Juntas de Cabeça !! Moscas ???

    Gostaria de formular aqui esta pergunta.

    Alguém sabe o que representa em termos de medida

    Uma Mosca
    Duas Moscas
    Três Moscas

    É normal nas casa de peças perguntarem " A junta é de quantas moscas ?"


    Mas uma mosca tem de representar uma medida (espessura eventualmente) Y

    Representa quanto ?

    Um Micron ?
    Uma Décima ?
    Um Milimetro ?
    Etc, etc,

    É tudo muito engraçado dizer que a junta tem duas moscas, mas isto em termos de medida representa o quê ?

    Fica a pergunta.

    #2
    desconhço esse termo e essa medida... mas pesquisei no google e ele tambem nao dá nada, mas existe no BOXE uma categoria chamada peso-mosca...... será relacionado? duvido muito mas...
    Editado pela última vez por rafasantos; 21 February 2008, 16:27.

    Comentário


      #3
      Normalmente, qd mudas uma junta tens de rectificar a cabeça. Isto significa ir ao torneiro e desbastar ligeiramente a cabeça para a aplainar.

      Este processo não pode ser feito indefinidamente. Normalmente tens na cabeça umas marcas ("moscas") com diferentes profundidades. A primeira rectificação "come" a primeira mosca, a segunda rectificação "come" a segunda mosca, etc...

      Provavelmente as juntas têm espessuras ligeiramente diferentes conforme o número de rectificações que a cabeça levou.

      Comentário


        #4
        Que estranho, tb nunca ouvi falar dessa

        No meu GR antigo, tive q mudar a junta de cabeça por precaução pq ia fazer uma longa expedição, a mim do perguntaram qual é o tamanho (espessura) quer q era A, B ou C, agora moscas? lol

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
          desconhço esse termo e essa medida... mas pesquisei no google e ele tambem nao dá nada, mas existe no BOXE uma categoria chamada peso-mosca...... será relacionado? duvido muito mas...
          Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
          Que estranho, tb nunca ouvi falar dessa

          No meu GR antigo, tive q mudar a junta de cabeça por precaução pq ia fazer uma longa expedição, a mim do perguntaram qual é o tamanho (espessura) quer q era A, B ou C, agora moscas? lol


          Mas esta designação meus caros, é o que vos pedem se solicitarem uma junta de cabeça numa casa de peças.



          Por isso é que acho que tem de haver uma medida padrão em Milimetros ou em Microns que equivalha a esta deformação linguistica em Portugal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Normalmente, qd mudas uma junta tens de rectificar a cabeça. Isto significa ir ao torneiro e desbastar ligeiramente a cabeça para a aplainar.
            Sim normalmente é isto que fazem, mas pode ser errado, se uma cabeça estiver em condições e dentro dos desvios permitidos em termos de empenos, não é necessário rectificar.

            Normalmente os torneiros ou casa da especialidade fazem-no porque têm menos trabalho a conferir os valores, assim rectificam e já está.

            O que significa que uma cabeça cada vez que é rectificada desnecessáriamente, caminha para a sua inutilização, porque vai chegar a um ponto em que não tem mais hipoteses de rectificar.


            Este processo não pode ser feito indefinidamente. Normalmente tens na cabeça umas marcas ("moscas") com diferentes profundidades. A primeira rectificação "come" a primeira mosca, a segunda rectificação "come" a segunda mosca, etc...

            Provavelmente as juntas têm espessuras ligeiramente diferentes conforme o número de rectificações que a cabeça levou.
            As juntas efectivamente têm as moscas para compensar o que é retirado na rectificação do torneiro.

            Mas se não for necessário rectificar usa-se uma junta STD (standart ou padrão)

            Eu só quero mesmo saber quanto representa uma Mosca em Termos de espessura.

            Comentário


              #7
              Excalibur, vê aqui:

              http://www.azauto.pt/gca/index.php?id=256

              Pelo que percebo, cada fabricante indica a espessura da junta com umas marcas (moscas). De facto, quanto mais rectificada for a cabeça mais grossa tem que ser a junta para compensar. Não há um padrão "x moscas = y milímetros", depende do fabricante/marca (o que está no site é mero exemplo).

              Comentário


                #8
                ClioII

                Tem de haver uma medida base a que equivale a tal "mosca" não pode ser cada cor seu paladar, uma "mosca" tem de equivaler a uma Medida Y.

                Eu já tinha visto essa da AZauto, mas por ser ambigua é que pedi informações por aqui.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                  Tem de haver uma medida base a que equivale a tal "mosca" não pode ser cada cor seu paladar, uma "mosca" tem de equivaler a uma Medida Y.
                  "Tem de"... porquê? Não "tem de" haver uma unidade uniforme.


                  Imagina:

                  Motor ABC da marca XYZ:
                  1 mosca = 1.30mm
                  2 moscas = 1.36mm

                  Motor DEF da mesma marca XYZ:
                  1 mosca = 1.33 mm
                  2 moscas = 1.39 mm



                  Percebes o que quero dizer? Para cada motor o fabricante é que define quanto é que é "1 mosca" ou "2 moscas".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                    "Tem de"... porquê? Não "tem de" haver uma unidade uniforme.


                    Imagina:

                    Motor ABC da marca XYZ:
                    1 mosca = 1.30mm
                    2 moscas = 1.36mm

                    Motor DEF da mesma marca XYZ:
                    1 mosca = 1.33 mm
                    2 moscas = 1.39 mm



                    Percebes o que quero dizer? Para cada motor o fabricante é que define quanto é que é "1 mosca" ou "2 moscas".
                    Hummm ...

                    Tenho de investigar isto muito bem acho estranho a medida das "moscas " poder variar de marca para marca.

                    É um contrasenso por exemplo rectificar um motor e retirar 0,03 mm e chegar á conclusão que na marca XYZ:

                    1 mosca = 1.30mm

                    e na marca XYZ:

                    1 mosca = 1.33 mm


                    Acho estranho.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Hummm ...

                      Tenho de investigar isto muito bem acho estranho a medida das "moscas " poder variar de marca para marca.

                      É um contrasenso por exemplo rectificar um motor e retirar 0,03 mm e chegar á conclusão que na marca XYZ:

                      1 mosca = 1.30mm

                      e na marca XYZ:

                      1 mosca = 1.33 mm


                      Acho estranho.

                      Também nunca tinha ouvido falar disso.
                      O mais parecido com mosca são os mesh. Mas não tem nada a ver.

                      Pelo que entendo as rectificações é que têm que ser standarizadas em função da mosca!

                      Nos bronzes costuma-se utilizar a expressão STD para standard, ou seja sem rectificação, ou então depois 0,1 (acho eu) para uma rectificação de 0,1 mm (aqui não tenho a certeza ) e depois sucessivamente... Até já não haver material

                      Comentário


                        #12
                        Nunca tinha ouvido/lido tal coisa... Estamos sempre a aprender.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                          Gostaria de formular aqui esta pergunta.

                          Alguém sabe o que representa em termos de medida

                          Uma Mosca
                          Duas Moscas
                          Três Moscas

                          É normal nas casa de peças perguntarem " A junta é de quantas moscas ?"


                          Mas uma mosca tem de representar uma medida (espessura eventualmente) Y

                          Representa quanto ?

                          Um Micron ?
                          Uma Décima ?
                          Um Milimetro ?
                          Etc, etc,

                          É tudo muito engraçado dizer que a junta tem duas moscas, mas isto em termos de medida representa o quê ?

                          Fica a pergunta.
                          Representa que quanto mais moscas, mas grossa é a junta nada mais. Em termos práticos, é o mecânico que tem de avaliar a junta, de maneira que os êmbolos não batam na cabeça.
                          Isto é claro após uma reparação pois nas descarbonizações a junta é igual.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Normalmente, qd mudas uma junta tens de rectificar a cabeça. Isto significa ir ao torneiro e desbastar ligeiramente a cabeça para a aplainar.

                            Este processo não pode ser feito indefinidamente. Normalmente tens na cabeça umas marcas ("moscas") com diferentes profundidades. A primeira rectificação "come" a primeira mosca, a segunda rectificação "come" a segunda mosca, etc...

                            Provavelmente as juntas têm espessuras ligeiramente diferentes conforme o número de rectificações que a cabeça levou.
                            Falso, quando se muda uma junta não tem de se rectificar a cabeça!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                              Que estranho, tb nunca ouvi falar dessa

                              No meu GR antigo, tive q mudar a junta de cabeça por precaução pq ia fazer uma longa expedição, a mim do perguntaram qual é o tamanho (espessura) quer q era A, B ou C, agora moscas? lol
                              Moscas são entalhes, furos ou saliências na junta, também as letras ou números são validos.
                              Ficheiros anexados

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FGO Ver Post
                                Representa que quanto mais moscas, mas grossa é a junta nada mais. Em termos práticos, é o mecânico que tem de avaliar a junta, de maneira que os êmbolos não batam na cabeça.
                                Isto é claro após uma reparação pois nas descarbonizações a junta é igual.
                                Sim e quanto mais grossa for a junta significa que a cabeça foi "rectificada" e foi retirado material.

                                Ou seja a vida util da cabeça e as possibilidades de voltar a reutilizar esgotam-se.

                                Falso, quando se muda uma junta não tem de se rectificar a cabeça!
                                Correcto.

                                Mas o que está em causa é a medida que a mosca representa !

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                  Sim e quanto mais grossa for a junta significa que a cabeça foi "rectificada" e foi retirado material.

                                  Ou seja a vida util da cabeça e as possibilidades de voltar a reutilizar esgotam-se.



                                  Correcto.

                                  Mas o que está em causa é a medida que a mosca representa !

                                  Caro Excalibur
                                  Durante a vida normal de um motor e estamos a falar de motores de carritos, rara é a cabeça que é rectificada. A acontecer uma rectificação e dependendo do que se lhe retira, ainda tem material para se poder fazer outra no mínimo. Isto sempre a ter em conta o que disse "dependendo do que se lhe retira"
                                  Mal dos motores ou dos proprietários se se tivesse que fazer rectificações de cabeça amiúdo.

                                  Sobre a espessura da junta... não quer dizer que a cabeça tenha sido rectificada, uma simples mudança de êmbolos pode originar um aumento da espessura da mesma para evitar que estes batam na cabeça, é o que na gíria se diz "os êmbolos batem"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                    Também nunca tinha ouvido falar disso.
                                    O mais parecido com mosca são os mesh. Mas não tem nada a ver.

                                    Pelo que entendo as rectificações é que têm que ser standarizadas em função da mosca!

                                    Nos bronzes costuma-se utilizar a expressão STD para standard, ou seja sem rectificação, ou então depois 0,1 (acho eu) para uma rectificação de 0,1 mm (aqui não tenho a certeza ) e depois sucessivamente... Até já não haver material
                                    Rectificações mais usuais são as 0,25 e 0,50 (mm).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quando se tira a cabeça como é que se sabe se a junta nova a colocar deve ter a medida standard ou se tem que ter mais espessura devido a anteriores rectificações?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                        Quando se tira a cabeça como é que se sabe se a junta nova a colocar deve ter a medida standard ou se tem que ter mais espessura devido a anteriores rectificações?
                                        Medindo-a e comparando às especificações originais.
                                        Normalmente quando se rectifica, adiciona-se sempre o que se tira da cabeça à junta.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O que retifica tira tem ser compensado em espessura na junta se nao for assim feito aumenta taxa compressao embora sinta-se carro com mais binario pode ter outras consequencias como aquecimento etc

                                          Comentário


                                            #22
                                            Youtube > Ajusa > Explora o canal deles

                                            Não precisam de agradecer

                                            Comentário


                                              #23
                                              mas que raio
                                              alterar a espessura da junta da cabeça por rectificar a mesma?? só se for turbinar um carro e dar pressões malucas para compensar a diminuição da taxa de compressão.
                                              sem ser para tuninguisses que eu saiba só os diesel é que têm disponíveis juntas com várias espessuras designadas na gíria por moscas, mas é derivado à saliência dos pistons para fora do bloco quando em ponto morto superior. por isso só vejo logica em alterar a mosca de fábrica quando se mexe/troca pistons, bielas ou rectificação do bloco dos diesel.
                                              num otto que não seja para preparações chegar ao ponto de ter de aumentar a junta mais vale comprar uma cabeça nova porque o desenho e eficácia da camara de combustão já era

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                mas que raio
                                                alterar a espessura da junta da cabeça por rectificar a mesma?? só se for turbinar um carro e dar pressões malucas para compensar a diminuição da taxa de compressão.
                                                num otto que não seja para preparações chegar ao ponto de ter de aumentar a junta mais vale comprar uma cabeça nova porque o desenho e eficácia da camara de combustão já era
                                                Depende de quanto material retirares da cabeça. É lógico que a solução não passa sempre por meter uma junta mais espessa se retirares muito material da cabeça.
                                                Mas é uma coisa que se faz e se continua a fazer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  mas faz-se mal.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                    mas faz-se mal.
                                                    É claro que não é o ideal, mas bem sabemos que nem toda a gente tem fundos para meter cabeças novas. E, na maior parte das vezes, uma junta mais espessa resolve por completo o problema.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                      mas que raio
                                                      alterar a espessura da junta da cabeça por rectificar a mesma?? só se for turbinar um carro e dar pressões malucas para compensar a diminuição da taxa de compressão.
                                                      sem ser para tuninguisses que eu saiba só os diesel é que têm disponíveis juntas com várias espessuras designadas na gíria por moscas, mas é derivado à saliência dos pistons para fora do bloco quando em ponto morto superior. por isso só vejo logica em alterar a mosca de fábrica quando se mexe/troca pistons, bielas ou rectificação do bloco dos diesel.
                                                      num otto que não seja para preparações chegar ao ponto de ter de aumentar a junta mais vale comprar uma cabeça nova porque o desenho e eficácia da camara de combustão já era
                                                      Não te esqueças que ao rectificar a cabeça, a distância entre os pistões e as válvulas diminui e como há motores que trabalham ao pintelho depois bate.
                                                      Como solução ou aumentas a junta ou rectificas as sedes das válvulas, portanto geralmente o que é mais fácil?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como Identificar quantas mosca tem uma junta



                                                        Junta de uma mosca.



                                                        Junta de duas moscas.



                                                        Junta de tres moscas.


                                                        Para identificarmos as moscas verificamos em determinada parte da junta o numero de furos existente.
                                                        Lógico quanto maior o numero de moscas mais grossa é a junta.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          repetido....
                                                          Editado pela última vez por joliveira33; 18 October 2018, 23:16.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Youtube > Ajusa > Explora o canal deles

                                                            Não precisam de agradecer
                                                            Aproveitando a dica, estive a ver o motor 1.7 Opel (Isuzu).

                                                            https://www.youtube.com/watch?v=vcxHQRqh_TM

                                                            Se repararem entre os tempos 3:50 e 4:40 é utilizado um comparador para medir a altura a que o piston fica acima do bloco do motor em que é medido em mais que um ponto do piston e depois é aponte as medidas, conforme as medidas maximo e minimo etc, é encontrado qual a junta indicada pelo fabricante ao tempo 5:33 vêem que corresponde a uma junta de um furo (uma mosca).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X