Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Chaves / Comandos do Clio II: Informações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Chaves / Comandos do Clio II: Informações

    Olá a todos os colegas foristas, o meu nome é Jorge Cardoso estou a fazer o meu 1º post neste fórum. Em 1º lugar quero congratular todos por manterem um forum amigavél, informativo e com espirito de entre-ajuda e camaradagem.

    Uma vez que tenho um Clio II de 2005, e de ter algum conhecimento da parte relacionada com as chaves / comandos / imobilizador do clio, e depois de ter lido algumas das questões e preocupações demonstradas pelo pessoal nesta área, venho deixar aqui o meu contributo e esperar que a info possa ajudar alguem

    Basicamente, e do conhecimento que tenho, existem 3 tipos de chave / comando para os Clio II, dos quais 1 dos tipos é por infravermelhos:


    e 2 tipos de comandos por radiofrequencia, exteriormente são identicos:



    Os comandos por infravermelhos têm duas metades quando abertos, a parte onde está o botão e o circuito e a parte onde estão as 2 pilhas (grandes) e a lamina da chave. Abaixo as fotos e como abrir:







    Temos depois o 1º tipo de comando por radiofrequencia, tem tambem as 2 metades quando aberto, numa parte tem o botão e o cricuito e na outra 1 pilha (grande) e a lamina da chave:











    E por fim temos o 2º tipo de comando por radiofrequencia, com tudo só numa metade, ou seja o circuito e a pilha (acopolada ao circuito) do lado do botão e a lamina da chave na outra metade:





    Espero que estas fotos ajudem a quem tiver que abrir o comando, seja para trocar as pilhas ou outra coisa.

    Relativamente aos tipos de comando por anos:

    Infravermelhos: 1998-1999
    Radiofrequencia tipo 1:1999-2001
    Radiofrequencia tipo 2: 2001-2008 (presente, nomeadamente Clio Storia)

    Trocar as pilhas do comando:

    Pera abrir o comando (de qq tipo) é relativamente fácil, só é preciso um pouco de jeito. O manual aconselha usar uma chave de fendas para separar as 2 metades, mas não o aconselho a menos que queiram riscar ou nicar o comando todo. As duas metades deslisam na direcção da seta desenhada na parte de tras do comando, ou seja a metade do botão deslisa para cima e a metade da lamina da chave para baixo. A melhor forma é apoiar o topo do comando muma mesa (ficando a chave de cabeça para baixo) ou na quina de uma gaveta mas só apanhando a metade que tem a lamina da chave, ficando a metade do botão sem apoio. Em seguida empurrar firmemente para baixo a metade que tem o botão, dá um estalinho e depois é só deslizar uma metade sobre a outra e separa-las. Cuidado para não tocarem no circuito. Podem tirar a pilha com a ajuda do bico de uma faca ou uma chave de fendas fininha.

    Segundo o que li algures, e julgo que nos manuais de oficina da Renault (e eu tenho todos ) temos no maximo 15 segundos para trocar as pilhas até o comando ficar descincronizado com o carro. É claro que para os comandos que têm as pilhas separadas do circuito é bastante complicado fazer esta operação em tão pouco tempo. Para o comando que tem a pilha junto do circuito é tudo mais facil (eu já o fiz e não descincronizou )
    Podemos ter o comando aberto o tempo necessário enquanto que nos 2 1ºs tipos de comando assim que separamos as 2 metades começa logo a contar o tempo...

    Caso o comando das portas fique descincronizado, segundo os manuaid da Renault devemos fazer o seguinte:

    Comando por Infravermelhos:

    1- Desligar a ignição
    2- Carregar no botão de trancar as portas no tablier por mais de 5 segundos. As portas deverão trancar e destrancar
    3- Quando isto acontece têm 10 segundos para sincronizar o comando, a luz do imobilizador acende no painel de instrumentos
    4- Apontar o comando para o receptor e carregar no botão da chave 2 vezes. As portas deverão trancar e destrancar. Para sincronizar mais comandos basta repetir o procedimento
    5- Verificar se o comando tranca e destranca o carro.

    Comando por Radiofrequencia:

    1- Desligar a ignição
    2- Carregar no botão de trancar as portas no tablier por mais de 5 segundos. As portas deverão trancar e destrancar
    3- Quando isto acontece têm 10 segundos para sincronizar o comando, a luz do imobilizador acende no painel de instrumentos
    4- Carregar no botão da chave 1 vez. As portas deverão trancar e destrancar. Para sincronizar mais comandos basta repetir o procedimento
    5- Verificar se o comando tranca e destranca o carro.


    Tanto quanto tenho conhecimento a unica coisa que pode descincronizar é o comando á distancia das portas, o chip do imobilizador é independente e não precisa de energia para funcionar, por isso se não funcionar das duas uma, ou deu o berro e têm de comprar outro ou pode o imobilizador ter desmemorizado a chave e é necessário ir á Renault para voltarem a codificar. A codificação é praí uns 15 euros.

    Se o chip do comando der o berro, não adianta comprar chaves usadas no e-bay pois tanto quanto já pude perceber pelo que li as chaves usadas já não podem voltar a ser usadas noutros carros (ou então a Renault não as recodifica quando vê que elas já foram usadas). Não chego a saber se é possivel ou não mas tambem não conheço ninguem que tenha conseguido reutilizar chaves usadas , pelo menos indo á Renault. No entanto se conseguirem arranjar algumas por bom preço é de experimentar, visto que uma nova custa cerca de 100 euros + IVA .

    Cuidados a ter com as chaves:

    Na maioria dos casos as avarias nas Chaves / comandos é por culpa nossa, uma vez que muitas pessoas, ou por negligencia ou por desconhecimento, não têm o cuidado devido com as suas chaves.
    1- Evitar deixar cair a chave
    2- Evitar molhar ou ter a chave em ambientes humidos
    3- Evitar ter a chave perto de campos magneticos ou fontes de tensão (corrente), uma vez que estes podem danificar o chip. Tipo imans, telemoveis, televisores etc...
    4- É tambem de evitar andar com molhos de chaves, convem ter a chave do carro num porta chaves á parte, evita andarem as outras chaves á mocada ao comando, não só o risca todo como também o peso é prejudicial para o canhão da ignição.

    Lembem-se que as chaves / comandos dos carros hoje em dia tem varios componentes electronicos lá dentro que são muito sensiveis a todas estas coisas. É como um telemovel ou outro aparelho enectronico que deve ser tratado com algum cuidado senão avaria. Infelizmente os comandos da Renault são mais sensiveis que nuitos outros a estas coisas, por isso temos de ter alguns cuidados por forma a prolongar a vida util dos nossos comandos.

    Espero que esta informação seja util para alguem, se me lembrar de mais alguma coisa acrescento ao post.

    Cumprimentos.
    JC

    #2
    Obrigado! Este tópico foi bastante útil. Quando o clio da minha tia era novo as chaves deixavam de funcionar frequentemente. Mas uma vez levámos lá o carro e as chaves e puseram tudo a funcionar de uma vez por todas e nunca mais aconteceu

    Comentário


      #3
      Sr. Administrador plo que verifico o meu Post foi movido. Posso perguntar para onde e porque razão? Postei esta info para ajudar os colegas foristas, penso que não contem nenhum conteudo improprio. Posso saber qual a razão de ter sido movido?

      Comentário


        #4
        Topico bastante util.. parabens
        so e pena e o preço das chaves na renault ...
        cumps,,,

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por jorgecardosopt Ver Post
          Sr. Administrador plo que verifico o meu Post foi movido. Posso perguntar para onde e porque razão? Postei esta info para ajudar os colegas foristas, penso que não contem nenhum conteudo improprio. Posso saber qual a razão de ter sido movido?
          Foi mudado pq colocaste no Geral e o lugar mais apropriado para este tipo de assunto sao as Boxes..
          Nao tem nada de mal com o teu topico, muito pelo contrario
          cumps,,,

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lost Soul Ver Post
            Foi mudado pq colocaste no Geral e o lugar mais apropriado para este tipo de assunto sao as Boxes..
            Nao tem nada de mal com o teu topico, muito pelo contrario
            cumps,,,
            Ah... Ok :-) ainda sou maçarico nisto :-) Mas como é que coloco um post nas Boxes?

            Comentário


              #7
              No fundo das paginas tem uma caixa que diz "saltar forum".. aí é so escolher o forum que desejas e postar norlmalmente
              cumps,,,

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Lost Soul Ver Post
                No fundo das paginas tem uma caixa que diz "saltar forum".. aí é so escolher o forum que desejas e postar norlmalmente
                cumps,,,
                Ah... :-) OK Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Chaves / Comandos Megane1 PH1 e 2

                  Boas, aproveito tb para postar algumas fotos dos comandos do Megane1 PH 1 e 2



                  Comentário


                    #10
                    Confirmo a reprogramação da chave do ClioII por infravermelhos. Já tive que a fazer várias vezes e já tinha explicado isso mais do que uma vez aqui no fórum.

                    Mas assim, neste tópico, fica tudo mais limpinho e organizado!

                    Comentário


                      #11
                      Comprar chaves usadas não funciona

                      Boas,

                      andei a reler os manuais de oficina da Renault que vêm no Dialogys (programa de oficina da marca) no que diz respeito ao imobilizador / chaves e respectivas codifocações / programações.

                      Ok, pelo que percebi, apos ler atentamente o texto é que o sistema funciona da seguinte forma (pelo menos para as de radiofrequencia):

                      Todos os clios têm um codigo de oficina que é atribuido ao carro segundo os dados da placa com o VIN (nº de chassis). Quando se vai á oficina para encomendar uma nova chave eles têm de pedir esse codigo á sede dando os dados do carro. A chave nova vem em branco, eles têm de codificar a chave com esse codigo e essa codificação é unica, deve ser um chip com aquelas memorias que só dá para escrever 1 vez. O codigo não pode ser apagado ou alterado. Seguidamente eles vão alocar a chave ao carro atraves do computador de diagnostico, ou seja basicamente vão dizer ao imobilizador que a chave X, que já foi codificada para o carro, tem autorização para ligar o motor

                      As chaves podem ser desalocadas ao carro mas continuarem programadas para o carro, ou seja, por exemplo:

                      Imaginem que voces perderam 1 chave, têm a de reserva e por segurança, não vá alguem achar a chave e por-se a experimentar em todos os clios e por azar achar o vosso, basta levar a 2 chave á Renault para eles limparem o registo (alocação) do imobilizador de todas as chaves e em seguida alocarem só a 2 chave ou mais outra que voces eventualmente comprem para substituir.
                      A chave perdida continua codificada para aquele carro (nº de chassis) mas como o codigo para ligar o carro foi eliminado da memoria do imobilizador, ninguem consegue por o carro a trabalhar com ela, no maximo podem abrir as portas e rodar a ignição.
                      Imaginem agora que afinal não perderam a chave, estava caida em qq sitio e querem voltar a utiliza-la, vão á Renault com todas as chaves e repetem o processo acima descrito, porque a chave ainda está programada para o carro, não está é alocada. Basta realoca-la e volta a funcionar.

                      Por isso é que eu digo, comprar chaves usadas no e-bay é deitar dinheiro fora, a unica coisa que se aproveita é a caixa de plastico do comando, caso a precisem substituir
                      Quando eu vejo pessoal a compra-las por preços ridiculos tipo 40-50 euros até me grizo todo.

                      Basicamente uma vez que uma chave é codificada para um Clio já não funciona em mais nenhum.

                      Atenção que o que eu estou a dizer é valido para a parte de imobilizador, quanto ao comando de abertura das portas provavelmente funciona da mesma forma mas não tenho a certeza, posso tentar encontrar nos manuais qd tiver tempo.

                      Já agora o manual diz que cada carro pode aceitar até 4 chaves em simultaneo, mas comando das portas só aceita 2 em simultâneo devido ao receptor de RF não conseguir gerir mais de 2 uma vez que os codigos de RF são rotativos cada vez que se abre ou fecha para evitar que alguem apanhe a frequencia e abra o carro.

                      Comentário


                        #12
                        Comando das portas

                        Ok pessoal, mais um bocadinho de leitura, e aqui vai...

                        Comando á distância das portas:

                        O comando funciona de forma um pouco diferente do imobilizador, mas o principio é o mesmo. O carro tem um dispositovo chamado Multi Timer Unit, que faz a recepção do sinal vindo do comando, gestão e transmissão do sinal para os automaticos que abrem as portas. O sistema tambem funciona por frequencias rotativas tal como o imobilizador.

                        Para substituir ou adicionar um comando (sem substituição do receptor (Multi Timer Unit)) tem que ser feito atraves do computador de diagnostico.
                        Só se pode codificar 2 comandos em simultâneo porque o receptor só consegue gerir 2 codigos rotativos em simultaneo, apesar de se poder codificar 4 chaves (imobilizador) para ligar o carro, ou seja podemos até ter 2 chaves com comando que só ligam o carro porque não podemos alocar mais de 2 comandos

                        Contudo podemos codificar qq comando (abertura de portas só) de outro clio II (tanto quanto pude perceber) porque não é necessário nenhum nº de reparação para codificar uma chave virgem, desde que o comando pertenca á range de frequencias usadas pelo clio II dá para codificar.

                        O procedimento de re-sincronização simples que mencionei abaixo só serve para re-sincronizar o comando se ela já estiver proramado para o carro, a descincronização pode ocorrer quando se mudam as pilhas ou na eventualidade de carregarmos repetidamente no botão do comando fora do alcance do receptor (embora que seja necessário carregar 1000 vezes para isso acontecer )

                        Este processo de re-sincronização tambem pode ser utilizado quando se está a sunstituir só o receptor (Multi Timer Unit) ou quando se substitui o conjunto, aí não é necessário computador de diagnostico

                        Isto tudo quer dizer que se perderem a chave com comando, á partida podem comprar uma simples com chip mais barata e comprar outra usada para aproveitarem só a parte do comando (desde que funcione claro ).

                        Editado pela última vez por jorgecardosopt; 07 March 2008, 12:53.

                        Comentário


                          #13
                          boas, qual o truque para abrir as chaves(plastico ao meio)
                          aquilo tem duas ranhuras em cima é só carregar com um acessorio?


                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Boas, é facil abrir o comando. A parte de cima (que tem o botão) desliza na direção oposta á do lado da chave (parte metalica), sobre a mesma. O mais facil para abrir é apoiar o topo da chave (ou seja com a chave de cabeça para baixo) na quina de uma mesa ou de uma gaveta (convem ser uma quina viva para não escorregar), mas apanhando só a metade onde está a parte metalica da chave (metade de traz do comando) ficando a metade da frente (onde tem o botão) da parte de fora dessa quina (ou seja sem qq apoio), basta carregar na perte de baixo da metade onde tem o botão para baixo firmemente até ouvir um estalido, depois é só acabar de deslizar até as 2 partes ficarem separadas. Para voltar a montar é fazer o inverso. Não se esqueçam é de tirar do porta-chaves primeiro :-)

                            Comentário


                              #15
                              gracias

                              Comentário


                                #16
                                Bom topico

                                Obrigado pelas informações

                                Comentário


                                  #17
                                  Um dos comandos do meu Clio caiu recentemente para dentro de uma fonte...


                                  E continua a bombar... Tive no entanto o cuidado de o abrir e retirar a humidade em excesso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bem a chave não é de um clio, mas sim de um Twingo de 2001.
                                    A coisa deve ser a mesma.

                                    Andava com uma chave que por vezes não punha o carro a trabalhar à primeira. Lá à segunda ou terceira tentativa desligada o imobilizador e arrancava.
                                    Sempre abriu as portas e fechava sem problemas.

                                    Um dia a chave deixou de arrancar o carro. Comecei a usar a outra.

                                    Hoje fui buscar a outra chave, e pesquisar cenas na net, e achei este tópico.

                                    Para abrir o comando achei uma forma mais fácil.
                                    Onde se mete a argola do porta-chave, meti uma chave de fenda, e servi-me dela como alavanca. Deslizou logo.
                                    Pois na forma atrás descrita apenas deslizava o meu dedo.
                                    Não fiz risco nenhum.

                                    Depois de aberta vi que tinha uns plasticos partidos que serviam para a pilha estar fixa.
                                    Meti supercola3 e lá a fechei.
                                    Pensava que tinha que fazer o tal procedimento, para a chave fazer abrir o carro, pois tinha estado mais de uma hora com a cola a secar, ao invés dos 15 segundos. Mas quando lá cheguei abriu logo.

                                    Depois ainda tinha o problema do imobilizador.
                                    Andei a pesquisar em ingles e achei isto:

                                    Test for Renault Key/Immobiliser failures (emergency recode)

                                    Mas quando fui ao carro para ver se abria e fechava, pus a chave na ignição e arrancou, desliguei e liguei de novo.

                                    Vou vendo agora se no futuro a chave continua boa. Ou se foi uma questão de sorte

                                    Não cheguei a ver se a explicação do site trabalhava, porque não foi precisa

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas!
                                      Ultimamente tenho tido problemas a trancar/destrancar as portas do meu Clio II... a chave ainda é por infravermelhos e tem pilhas novas. Porém a luz nem sempre acende (aliás, só mesmo raramente!);quando acende o carro abre normalmente. Pelo que me apercebi é umas questão de mau contacto entre as "patilhas" das pilhas com a placa do circuito. Alguém tem uma ideia para resolver este inconveniente?

                                      P.S. - é que ainda por cima tenho o canhão da porta do condutor avariado, tenho que abrir pela porta do passageiro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Talvez se puxares pelas patilhas

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pelo tópico. Contém informações muito úteis!!

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa noite, estou com um problema com o meu comando do Clio 2 Fase 1 e não consigo resolver!
                                            Venho aqui pedir a vossa ajuda!
                                            Ora então o problema é o seguinte.... o comando original do carro deixou de abrir e fechar as portas, como tal comprei um comando novo que funcionou durante uns tempos... mas actualmente não funciona novamente!Só dá sinal de vida com o comando mesmo encostado ao receptor!e mesmo assim é muito raro dar! Pensando que era das pilhas substitui mas não resolveu o problema! Já tentei sincronizar mas não resolveu...

                                            Alguem me consegue ajudar?

                                            Como devem imaginar não tenho interesse em comprar uma chave nova pois são bastante caras :S

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ola Jorge... belo tópico.

                                              Ando com uma Renault Clio DCi de 2004, que tinha 2 comandos.
                                              Deixaram de funcionar, e tive que comprar um comando novo.. (100E)
                                              Agora pergunto: o comando que eu tinha não dá para reprogramar agora para voltar a ficar com 2 ??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tópico muito interessante

                                                Tenho um clio II 1.5dci de 2003 comprado em 2ª mao. Na altura da aquisição o vendedor tinha apenas uma chave deste carro com os plásticos de cor acizentada. Em todos os clios que conheço para além do meu, a cor dos mesmos plásticos é preta. Será que existem diferenças entre ambas?? Como só tenho uma chave quanto custa uma chave apenas com chip?
                                                Alguem me pode esclarecer estas duvidas??


                                                obrigado pela atenção...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por crodrigues Ver Post
                                                  Tópico muito interessante

                                                  Tenho um clio II 1.5dci de 2003 comprado em 2ª mao. Na altura da aquisição o vendedor tinha apenas uma chave deste carro com os plásticos de cor acizentada. Em todos os clios que conheço para além do meu, a cor dos mesmos plásticos é preta. Será que existem diferenças entre ambas?? Como só tenho uma chave quanto custa uma chave apenas com chip?
                                                  Alguem me pode esclarecer estas duvidas??


                                                  obrigado pela atenção...
                                                  Muda só a cor? Ou falta lhe o Simbolo?

                                                  Pelo o que já ouvi/li os nossos Clios não se pode fazer chaves apenas so com o comando.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim é verdade, não tem símbolo. Não reparei que as de cor preta têm
                                                    símbolo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por crodrigues Ver Post
                                                      Sim é verdade, não tem símbolo. Não reparei que as de cor preta têm
                                                      símbolo.
                                                      Desculpa, afinal acho que não tem simbolo. Nao sei se diz Renault, agora não tenho as minhas comigo, depois confirmo. Mas à partida, essa tua nao será original. É a unica diferenca..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha chave é a seguinte:
                                                        (retirei as fotos de um user daqui do forum)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          chave renault

                                                          boa noite
                                                          sr. jorge cardoso, eu tenho uma renault megane-scenic de 98 e a chave deixou de fincionar, vi o seu post e fiz como disse mas ao carregar no botao do fecho central no carro por mais de 5 seg. as portas tancam mas nao destrancam e a luz do imobilizador nao acende...ja tentei de todas as maneiras e feitios e nada..se me poder ajudar..Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por DavidGFerreira Ver Post
                                                            boa noite
                                                            sr. jorge cardoso, eu tenho uma renault megane-scenic de 98 e a chave deixou de fincionar, vi o seu post e fiz como disse mas ao carregar no botao do fecho central no carro por mais de 5 seg. as portas tancam mas nao destrancam e a luz do imobilizador nao acende...ja tentei de todas as maneiras e feitios e nada..se me poder ajudar..Obrigado
                                                            Ele não participa desde 23/05/2008... Duvido que te possa ajudar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X