Olá a todos os colegas foristas, o meu nome é Jorge Cardoso estou a fazer o meu 1º post neste fórum. Em 1º lugar quero congratular todos por manterem um forum amigavél, informativo e com espirito de entre-ajuda e camaradagem.
Uma vez que tenho um Clio II de 2005, e de ter algum conhecimento da parte relacionada com as chaves / comandos / imobilizador do clio, e depois de ter lido algumas das questões e preocupações demonstradas pelo pessoal nesta área, venho deixar aqui o meu contributo e esperar que a info possa ajudar alguem
Basicamente, e do conhecimento que tenho, existem 3 tipos de chave / comando para os Clio II, dos quais 1 dos tipos é por infravermelhos:
e 2 tipos de comandos por radiofrequencia, exteriormente são identicos:
Os comandos por infravermelhos têm duas metades quando abertos, a parte onde está o botão e o circuito e a parte onde estão as 2 pilhas (grandes) e a lamina da chave. Abaixo as fotos e como abrir:
Temos depois o 1º tipo de comando por radiofrequencia, tem tambem as 2 metades quando aberto, numa parte tem o botão e o cricuito e na outra 1 pilha (grande) e a lamina da chave:
E por fim temos o 2º tipo de comando por radiofrequencia, com tudo só numa metade, ou seja o circuito e a pilha (acopolada ao circuito) do lado do botão e a lamina da chave na outra metade:
Espero que estas fotos ajudem a quem tiver que abrir o comando, seja para trocar as pilhas ou outra coisa.
Relativamente aos tipos de comando por anos:
Infravermelhos: 1998-1999
Radiofrequencia tipo 1:1999-2001
Radiofrequencia tipo 2: 2001-2008 (presente, nomeadamente Clio Storia)
Trocar as pilhas do comando:
Pera abrir o comando (de qq tipo) é relativamente fácil, só é preciso um pouco de jeito. O manual aconselha usar uma chave de fendas para separar as 2 metades, mas não o aconselho a menos que queiram riscar ou nicar o comando todo. As duas metades deslisam na direcção da seta desenhada na parte de tras do comando, ou seja a metade do botão deslisa para cima e a metade da lamina da chave para baixo. A melhor forma é apoiar o topo do comando muma mesa (ficando a chave de cabeça para baixo) ou na quina de uma gaveta mas só apanhando a metade que tem a lamina da chave, ficando a metade do botão sem apoio. Em seguida empurrar firmemente para baixo a metade que tem o botão, dá um estalinho e depois é só deslizar uma metade sobre a outra e separa-las. Cuidado para não tocarem no circuito. Podem tirar a pilha com a ajuda do bico de uma faca ou uma chave de fendas fininha.
Segundo o que li algures, e julgo que nos manuais de oficina da Renault (e eu tenho todos ) temos no maximo 15 segundos para trocar as pilhas até o comando ficar descincronizado com o carro. É claro que para os comandos que têm as pilhas separadas do circuito é bastante complicado fazer esta operação em tão pouco tempo. Para o comando que tem a pilha junto do circuito é tudo mais facil (eu já o fiz e não descincronizou )
Podemos ter o comando aberto o tempo necessário enquanto que nos 2 1ºs tipos de comando assim que separamos as 2 metades começa logo a contar o tempo...
Caso o comando das portas fique descincronizado, segundo os manuaid da Renault devemos fazer o seguinte:
Comando por Infravermelhos:
1- Desligar a ignição
2- Carregar no botão de trancar as portas no tablier por mais de 5 segundos. As portas deverão trancar e destrancar
3- Quando isto acontece têm 10 segundos para sincronizar o comando, a luz do imobilizador acende no painel de instrumentos
4- Apontar o comando para o receptor e carregar no botão da chave 2 vezes. As portas deverão trancar e destrancar. Para sincronizar mais comandos basta repetir o procedimento
5- Verificar se o comando tranca e destranca o carro.
Comando por Radiofrequencia:
1- Desligar a ignição
2- Carregar no botão de trancar as portas no tablier por mais de 5 segundos. As portas deverão trancar e destrancar
3- Quando isto acontece têm 10 segundos para sincronizar o comando, a luz do imobilizador acende no painel de instrumentos
4- Carregar no botão da chave 1 vez. As portas deverão trancar e destrancar. Para sincronizar mais comandos basta repetir o procedimento
5- Verificar se o comando tranca e destranca o carro.
Tanto quanto tenho conhecimento a unica coisa que pode descincronizar é o comando á distancia das portas, o chip do imobilizador é independente e não precisa de energia para funcionar, por isso se não funcionar das duas uma, ou deu o berro e têm de comprar outro ou pode o imobilizador ter desmemorizado a chave e é necessário ir á Renault para voltarem a codificar. A codificação é praí uns 15 euros.
Se o chip do comando der o berro, não adianta comprar chaves usadas no e-bay pois tanto quanto já pude perceber pelo que li as chaves usadas já não podem voltar a ser usadas noutros carros (ou então a Renault não as recodifica quando vê que elas já foram usadas). Não chego a saber se é possivel ou não mas tambem não conheço ninguem que tenha conseguido reutilizar chaves usadas , pelo menos indo á Renault. No entanto se conseguirem arranjar algumas por bom preço é de experimentar, visto que uma nova custa cerca de 100 euros + IVA .
Cuidados a ter com as chaves:
Na maioria dos casos as avarias nas Chaves / comandos é por culpa nossa, uma vez que muitas pessoas, ou por negligencia ou por desconhecimento, não têm o cuidado devido com as suas chaves.
1- Evitar deixar cair a chave
2- Evitar molhar ou ter a chave em ambientes humidos
3- Evitar ter a chave perto de campos magneticos ou fontes de tensão (corrente), uma vez que estes podem danificar o chip. Tipo imans, telemoveis, televisores etc...
4- É tambem de evitar andar com molhos de chaves, convem ter a chave do carro num porta chaves á parte, evita andarem as outras chaves á mocada ao comando, não só o risca todo como também o peso é prejudicial para o canhão da ignição.
Lembem-se que as chaves / comandos dos carros hoje em dia tem varios componentes electronicos lá dentro que são muito sensiveis a todas estas coisas. É como um telemovel ou outro aparelho enectronico que deve ser tratado com algum cuidado senão avaria. Infelizmente os comandos da Renault são mais sensiveis que nuitos outros a estas coisas, por isso temos de ter alguns cuidados por forma a prolongar a vida util dos nossos comandos.
Espero que esta informação seja util para alguem, se me lembrar de mais alguma coisa acrescento ao post.
Cumprimentos.
JC
Uma vez que tenho um Clio II de 2005, e de ter algum conhecimento da parte relacionada com as chaves / comandos / imobilizador do clio, e depois de ter lido algumas das questões e preocupações demonstradas pelo pessoal nesta área, venho deixar aqui o meu contributo e esperar que a info possa ajudar alguem
Basicamente, e do conhecimento que tenho, existem 3 tipos de chave / comando para os Clio II, dos quais 1 dos tipos é por infravermelhos:
e 2 tipos de comandos por radiofrequencia, exteriormente são identicos:
Os comandos por infravermelhos têm duas metades quando abertos, a parte onde está o botão e o circuito e a parte onde estão as 2 pilhas (grandes) e a lamina da chave. Abaixo as fotos e como abrir:
Temos depois o 1º tipo de comando por radiofrequencia, tem tambem as 2 metades quando aberto, numa parte tem o botão e o cricuito e na outra 1 pilha (grande) e a lamina da chave:
E por fim temos o 2º tipo de comando por radiofrequencia, com tudo só numa metade, ou seja o circuito e a pilha (acopolada ao circuito) do lado do botão e a lamina da chave na outra metade:
Espero que estas fotos ajudem a quem tiver que abrir o comando, seja para trocar as pilhas ou outra coisa.
Relativamente aos tipos de comando por anos:
Infravermelhos: 1998-1999
Radiofrequencia tipo 1:1999-2001
Radiofrequencia tipo 2: 2001-2008 (presente, nomeadamente Clio Storia)
Trocar as pilhas do comando:
Pera abrir o comando (de qq tipo) é relativamente fácil, só é preciso um pouco de jeito. O manual aconselha usar uma chave de fendas para separar as 2 metades, mas não o aconselho a menos que queiram riscar ou nicar o comando todo. As duas metades deslisam na direcção da seta desenhada na parte de tras do comando, ou seja a metade do botão deslisa para cima e a metade da lamina da chave para baixo. A melhor forma é apoiar o topo do comando muma mesa (ficando a chave de cabeça para baixo) ou na quina de uma gaveta mas só apanhando a metade que tem a lamina da chave, ficando a metade do botão sem apoio. Em seguida empurrar firmemente para baixo a metade que tem o botão, dá um estalinho e depois é só deslizar uma metade sobre a outra e separa-las. Cuidado para não tocarem no circuito. Podem tirar a pilha com a ajuda do bico de uma faca ou uma chave de fendas fininha.
Segundo o que li algures, e julgo que nos manuais de oficina da Renault (e eu tenho todos ) temos no maximo 15 segundos para trocar as pilhas até o comando ficar descincronizado com o carro. É claro que para os comandos que têm as pilhas separadas do circuito é bastante complicado fazer esta operação em tão pouco tempo. Para o comando que tem a pilha junto do circuito é tudo mais facil (eu já o fiz e não descincronizou )
Podemos ter o comando aberto o tempo necessário enquanto que nos 2 1ºs tipos de comando assim que separamos as 2 metades começa logo a contar o tempo...
Caso o comando das portas fique descincronizado, segundo os manuaid da Renault devemos fazer o seguinte:
Comando por Infravermelhos:
1- Desligar a ignição
2- Carregar no botão de trancar as portas no tablier por mais de 5 segundos. As portas deverão trancar e destrancar
3- Quando isto acontece têm 10 segundos para sincronizar o comando, a luz do imobilizador acende no painel de instrumentos
4- Apontar o comando para o receptor e carregar no botão da chave 2 vezes. As portas deverão trancar e destrancar. Para sincronizar mais comandos basta repetir o procedimento
5- Verificar se o comando tranca e destranca o carro.
Comando por Radiofrequencia:
1- Desligar a ignição
2- Carregar no botão de trancar as portas no tablier por mais de 5 segundos. As portas deverão trancar e destrancar
3- Quando isto acontece têm 10 segundos para sincronizar o comando, a luz do imobilizador acende no painel de instrumentos
4- Carregar no botão da chave 1 vez. As portas deverão trancar e destrancar. Para sincronizar mais comandos basta repetir o procedimento
5- Verificar se o comando tranca e destranca o carro.
Tanto quanto tenho conhecimento a unica coisa que pode descincronizar é o comando á distancia das portas, o chip do imobilizador é independente e não precisa de energia para funcionar, por isso se não funcionar das duas uma, ou deu o berro e têm de comprar outro ou pode o imobilizador ter desmemorizado a chave e é necessário ir á Renault para voltarem a codificar. A codificação é praí uns 15 euros.
Se o chip do comando der o berro, não adianta comprar chaves usadas no e-bay pois tanto quanto já pude perceber pelo que li as chaves usadas já não podem voltar a ser usadas noutros carros (ou então a Renault não as recodifica quando vê que elas já foram usadas). Não chego a saber se é possivel ou não mas tambem não conheço ninguem que tenha conseguido reutilizar chaves usadas , pelo menos indo á Renault. No entanto se conseguirem arranjar algumas por bom preço é de experimentar, visto que uma nova custa cerca de 100 euros + IVA .
Cuidados a ter com as chaves:
Na maioria dos casos as avarias nas Chaves / comandos é por culpa nossa, uma vez que muitas pessoas, ou por negligencia ou por desconhecimento, não têm o cuidado devido com as suas chaves.
1- Evitar deixar cair a chave
2- Evitar molhar ou ter a chave em ambientes humidos
3- Evitar ter a chave perto de campos magneticos ou fontes de tensão (corrente), uma vez que estes podem danificar o chip. Tipo imans, telemoveis, televisores etc...
4- É tambem de evitar andar com molhos de chaves, convem ter a chave do carro num porta chaves á parte, evita andarem as outras chaves á mocada ao comando, não só o risca todo como também o peso é prejudicial para o canhão da ignição.
Lembem-se que as chaves / comandos dos carros hoje em dia tem varios componentes electronicos lá dentro que são muito sensiveis a todas estas coisas. É como um telemovel ou outro aparelho enectronico que deve ser tratado com algum cuidado senão avaria. Infelizmente os comandos da Renault são mais sensiveis que nuitos outros a estas coisas, por isso temos de ter alguns cuidados por forma a prolongar a vida util dos nossos comandos.
Espero que esta informação seja util para alguem, se me lembrar de mais alguma coisa acrescento ao post.
Cumprimentos.
JC
Comentário