Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque parte a cabeça do motor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque parte a cabeça do motor?

    Boas!
    Perguntaram-me se sabia quais os problemas num motor que possam levar à quebra da cabeça do mesmo...
    Juntas já ouvi falar, agora cabeça do motor mesmo?
    Alguém me sabe dizer o porquê disto?Temperatura?Pistons k rasgam a cabeça?? (não faço a minima ideia mm...)
    Abraço

    #2
    Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
    Boas!
    Perguntaram-me se sabia quais os problemas num motor que possam levar à quebra da cabeça do mesmo...
    Juntas já ouvi falar, agora cabeça do motor mesmo?
    Alguém me sabe dizer o porquê disto?Temperatura?Pistons k rasgam a cabeça?? (não faço a minima ideia mm...)
    Abraço
    de um modo geral a falta de refrigeração leva a uma subida elevada da temperatura de tal modo que o oleo deixa de fazer o seu papel ou seja lumbrificar... deste modo as peças moveis dentro do motor entram num contacto entre si mais directo e aumentando a sua fricção essa fricção tb aumenta a temperatura de tal forma que a liga metálica quebra os pistons derentem etc....

    ainda á 1 semana tive com o meu sogro abrindo um motor de um seat toledo o gajo andou até o carro para ao desmontar o motor abrimos a cabeça e vimos cinoblocos lixados pistons deretidos a cabela rachada etc.. o oleo entrou no circuito da refrigeração levando a que fosse encontrado um monte de oleo dentro do RADIADOR espero que tenhas percebido minimamente a minha explicação....

    Comentário


      #3
      O que eu gostei mais da tua explicação foi teres encontrado "sinoblocos" dentro do motor...

      Comentário


        #4
        Depende... Nos 2.0 TDI creio que é devido à liga de que é feita a cabeça...

        Comentário


          #5
          experimenta tar 5 minutos com o carro parado no mesmo sitio i com o acelerador no fundo no redline... se xegares aos 5 minutos parabens

          se nao chegares a unica cosia k vais ver e um buraco no capot do carro

          excesso de rotacoes,aumento drastico de temperatura (aceleracoes a frio),ma lubrificaçao...tudo isso contribui

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            O que eu gostei mais da tua explicação foi teres encontrado "sinoblocos" dentro do motor...
            Mas como são cinoblocos deve ser outra coisa.

            Respondendo à questão:

            Podem existir diversos motivos para uma cabeça rachar.

            Agora uma coisa é certa a cabeça do motor está sujeita a diversos "esforços" (não tanto no sentido mecânico), entre eles:

            - suportar temperaturas elevadas e é também o ponto do motor (a par com os pistons) que tem que suportar as maiores pressões.
            - elevados choques térmicos, provocados pela utilização do motor a frio, e tendo que obter temperaturas na ordem das centenas de graus na camara de combustão. Este para mim é o maior impacto que a cabeça sofre.
            - quando um motor se desliga e após utilização intensa, vai novamente sofrer um impacto térmico, pois todo o calor que está a ser irradiado pelo motor, vai-se concentrar nesta peça (o topo do motor).

            Ainda devem existir mais algumas razões, estas foram as que me lembrei assim mais rapidamente.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
              Mas como são cinoblocos deve ser outra coisa.

              Respondendo à questão:

              Podem existir diversos motivos para uma cabeça rachar.

              Agora uma coisa é certa a cabeça do motor está sujeita a diversos "esforços" (não tanto no sentido mecânico), entre eles:

              - suportar temperaturas elevadas e é também o ponto do motor (a par com os pistons) que tem que suportar as maiores pressões.
              - elevados choques térmicos, provocados pela utilização do motor a frio, e tendo que obter temperaturas na ordem das centenas de graus na camara de combustão. Este para mim é o maior impacto que a cabeça sofre.
              - quando um motor se desliga e após utilização intensa, vai novamente sofrer um impacto térmico, pois todo o calor que está a ser irradiado pelo motor, vai-se concentrar nesta peça (o topo do motor).

              Ainda devem existir mais algumas razões, estas foram as que me lembrei assim mais rapidamente.
              concordante com o que eu disse...devo apenas acrescentar uma coisa que nao referi mas que falas te que e o desligar o motor...

              antes de desligar o motor deixo tar parado uns 30 seg...se desparar a ventoinha deixo que ela pare e so depois desligo o motor

              Comentário


                #8
                a maioria das explicações das razões já estão dadas!

                mas falta dizer que raramente se parte(racha) uma cabeça de motor devido a algo que não a fraca manutenção ou falta de atenção com o motor!


                nomeadamente oleos/água e condução desregrada!


                Claro que em carros com elevadas quilometragens é necessária manutenção preventiva, e sempre há motores mais problemáticos do que outros!



                mas uma coisa é certa, mesmo que partas a cabeça, dificilmente vais encontrar um sinobloco lá dentro

                a não ser que enfies um pelo bocal de entrada do oleo!mesmo assim a arvore de cames tritura o animal! só naquela
                Editado pela última vez por PauloFVF; 13 March 2008, 04:34.

                Comentário


                  #9
                  aproveitando o topico...ontem esquecime de perguntar...

                  o que o sinobloco?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                    aproveitando o topico...ontem esquecime de perguntar...

                    o que o sinobloco?
                    Na verdade, nada que encontres dentro de um motor. Um "sinobloco" é linguagem de oficinês para "silent block". Um "silent block" é uma união entre peças da suspensão formada por um interior metálico (onde passa um eixo ou uma fixação) revestido a borracha, onde agarra outra peça qualquer. A presença da borracha evita ruídos no funcionamento da suspensão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      O que eu gostei mais da tua explicação foi teres encontrado "sinoblocos" dentro do motor...
                      Deve ter confundido o termo com "segmentos".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                        experimenta tar 5 minutos com o carro parado no mesmo sitio i com o acelerador no fundo no redline... se xegares aos 5 minutos parabens
                        Na realidade, se não existirem problemas com o circuito de refrigeração, nada de grave deve acontecer a um motor com este "teste".

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          Na realidade, se não existirem problemas com o circuito de refrigeração, nada de grave deve acontecer a um motor com este "teste".
                          nada de grave a curto prazo
                          o sistema de refrigeracao funciona melhor com o carro em andamento...por isso e que parado a ventoinha "dispara"... se reparares depois de uma viagem ao imobilizares o carro a temperatura sobe bastante...(sao refrigerados a agua mas a agua arrefece tambem pela entrada de ar pela grelha frontal) logo 5 minutos com o carro no redline (imobilizado) imagina a temperatura que ele nao atinge

                          se kiseres mesmo f***r o motor faz isto a frio

                          Comentário


                            #14
                            Então pelo k entendo se a manutenção for cumprida, e não houver problemas de aquecimento, tal não resultará na quebra da cabeça...
                            Mas no entanto, como por ex nos 2.0 tdi´s, essa questão é "frequente"... Nestes casos, é problemas de aquecimento, falta de manutenção, "excessos" do utilizador, ou está mesmo reportado como defeito da cabeça, no seu fabrico, pelo material em si,etc??
                            Outros casos mais?
                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                              Então pelo k entendo se a manutenção for cumprida, e não houver problemas de aquecimento, tal não resultará na quebra da cabeça...
                              Mas no entanto, como por ex nos 2.0 tdi´s, essa questão é "frequente"... Nestes casos, é problemas de aquecimento, falta de manutenção, "excessos" do utilizador, ou está mesmo reportado como defeito da cabeça, no seu fabrico, pelo material em si,etc??
                              Outros casos mais?
                              Abraço
                              falta de manutencao nao digo porque as revisoes sao para ser feitas...
                              podem e ser MAL feitas...


                              imagina que tens um carro com um motor desse "calibre"...nao te sentirias tentado a puxar sempre um pouco mais por ele?



                              tambem tens de ter em conta que os diesel trabalham a uma temperatura superior, o que resulta tambem num desgaste relativamente superior...

                              julgo que sabes como funcionam os motores otto e diesel
                              otto arrancam por "força" do motor de arranque e tudo acontece por "simpatia" (dai que podem pegar de "empurrao", o que nao e possivel nos diesel)

                              diesel tem de ser primeiro um aquecimento e pressao no interior do motor...(ambas forçam a cabeca do motor)...
                              agora junta lhe o turbo e a injeccao electronica
                              soma tudo e calcula as temperaturas de "rolamento" do motor...

                              Comentário


                                #16
                                O mais normal é as cabeças serem mal construidas, isso tudo junto com os "pregos a fundo", n respeitar o aquecimento/arrefecimento do carro, da em estaladelas.

                                Essa situação começou a agravar-se qd as cabeças dos diesel começaram a ser fabricadas em aluminio, no tempo do aço n se ouvia falar tanto em cabeças estaladas.

                                No caso do meu jipe ele estalou a cabeça entre as sedes das valvulas. E foi pior no ultimo cilindro que é o que sofre mais com o calor, dado que a agua do circuito qd la chega ja vai mais quente por ter passado por os outros 3 cilindros.

                                De assinalar que em cabeças de aluminio deve-se usar sempre liquidos de refrigeração adequados para n corroer o material, bem como fazer uma manutenção regular ao circuito, com limpeza e substituição do liquido.

                                Por isso a minha dica é, se soubrerm que o vosso caro e conhecido por dar esse stress, como é o caso do meu jipe, há que ter cuidado em não andar sempre a fundo, ter atenção redobrada ao aqueciemnto/arrefeciemnto do motor e fazer manutenção preventiva.

                                O meu Pai tem dois 20.tdi com mais de 100.000 kms e nunca teve problemas com as cabeças, mas lá está ele anda devagar e esta mais que avisado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sardal320d Ver Post
                                  Então pelo k entendo se a manutenção for cumprida, e não houver problemas de aquecimento, tal não resultará na quebra da cabeça...
                                  Mas no entanto, como por ex nos 2.0 tdi´s, essa questão é "frequente"... Nestes casos, é problemas de aquecimento, falta de manutenção, "excessos" do utilizador, ou está mesmo reportado como defeito da cabeça, no seu fabrico, pelo material em si,etc??
                                  Outros casos mais?
                                  Abraço

                                  Sim, esse é reconhecidamente um problema de mau projecto / mau fabrico que afectou o início da produção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                    falta de manutencao nao digo porque as revisoes sao para ser feitas...
                                    podem e ser MAL feitas...


                                    imagina que tens um carro com um motor desse "calibre"...nao te sentirias tentado a puxar sempre um pouco mais por ele?



                                    tambem tens de ter em conta que os diesel trabalham a uma temperatura superior, o que resulta tambem num desgaste relativamente superior...

                                    julgo que sabes como funcionam os motores otto e diesel
                                    otto arrancam por "força" do motor de arranque e tudo acontece por "simpatia" (dai que podem pegar de "empurrao", o que nao e possivel nos diesel)

                                    diesel tem de ser primeiro um aquecimento e pressao no interior do motor...(ambas forçam a cabeca do motor)...
                                    agora junta lhe o turbo e a injeccao electronica
                                    soma tudo e calcula as temperaturas de "rolamento" do motor...
                                    Há aqui muita confusão meu caro.

                                    Os diesel podem pergar de empurrão, sem problema. Se a bateria estiver mesmo morta vai ser dificil colocar a trabalhar pq n se consegue aquecer as velas incadencentes. Mas se houver alguma carga vai pegar, ja fiz isso "n" vezes.

                                    O que é que a injecção electrionica tem a ver com a temperatura?

                                    Ao contrario o que se pensa o diesel tem EGT's (Exaust Gas Temperature) mais baixas que o gasolina, por isso é que n se vê turbos de geometria variavel (mto mais frageis) em carros a gasolina sem ser o 911 turbo. Houve varias tentativas mas ficam mto poucos fiaveis os carros. Nos diesel ja se usam á bastantes anos.

                                    A grande diferença é a taxa de compressão do diesel que é incomparavelmente superior ao homologo a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Sim, esse é reconhecidamente um problema de mau projecto / mau fabrico que afectou o início da produção.
                                      Nestes caso a instalação de um pirometro pode ajudar a ter problemas sobre controlo. É barato e eficaz, conduzir com a ajuda de um pode poupar mto material.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
                                        Nestes caso a instalação de um pirometro pode ajudar a ter problemas sobre controlo. É barato e eficaz, conduzir com a ajuda de um pode poupar mto material.

                                        Foram demasiados casos e a própria marca assumiu que foi erro de projecto. Para quem não abusar do motor, ter ou não ter pirómetro é indiferente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
                                          Há aqui muita confusão meu caro.

                                          Os diesel podem pergar de empurrão, sem problema. Se a bateria estiver mesmo morta vai ser dificil colocar a trabalhar pq n se consegue aquecer as velas incadencentes. Mas se houver alguma carga vai pegar, ja fiz isso "n" vezes.

                                          O que é que a injecção electrionica tem a ver com a temperatura?

                                          Ao contrario o que se pensa o diesel tem EGT's (Exaust Gas Temperature) mais baixas que o gasolina, por isso é que n se vê turbos de geometria variavel (mto mais frageis) em carros a gasolina sem ser o 911 turbo. Houve varias tentativas mas ficam mto poucos fiaveis os carros. Nos diesel ja se usam á bastantes anos.

                                          A grande diferença é a taxa de compressão do diesel que é incomparavelmente superior ao homologo a gasolina.
                                          o EGT e mais baixo no diesel mas como o nome indica e a temperatura dos gases que sao expelidos no escape...

                                          o que eu quis dizer e que a temperatura dentro do motor(de "explosao") e superior.

                                          acho realemente estranho conseguires ligar um carro diesel sem bateria de empurrao... como aqueces as velas para dar inicio ao ciclo?(nao estou a por em questao que o tenhas feito,de facto estou curioso )

                                          -----------------
                                          admito que sou um pouco leigo em diesel,mas sei o principio de funcionamento do mesmo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas
                                            A ultima vez que o tivemos que fazer, foi há um par de semanas atrás, não foi literalmente de empurrão, que a "carne" também era pouca, mas foi de cinta/ reboque.

                                            Ainda vou pesquisar sobre as temperaturas, mas creio que a EGT seja consequência directa do que acontece dentro do motor, temperatura em tempo de combustão.

                                            @braços

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por loucao_jr Ver Post
                                              Boas
                                              A ultima vez que o tivemos que fazer, foi há um par de semanas atrás, não foi literalmente de empurrão, que a "carne" também era pouca, mas foi de cinta/ reboque.

                                              Ainda vou pesquisar sobre as temperaturas, mas creio que a EGT seja consequência directa do que acontece dentro do motor, temperatura em tempo de combustão.

                                              @braços
                                              a EGT e critica porque como e a temparatura de um gas de saida vai depender das panelas, filtros etceteras por onde passa...e os diesel se nao me engano levam mais um filtro extra por causa dos gases mais poluentes...

                                              honestamente tenho a ideia que a combustao no diesel e mais quente

                                              a questao do pegar de empurrao,sei que nos diesel se a vela nao incandesce nao pega de todo... :/

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                (...)
                                                acho realemente estranho conseguires ligar um carro diesel sem bateria de empurrao... como aqueces as velas para dar inicio ao ciclo?(nao estou a por em questao que o tenhas feito,de facto estou curioso )
                                                (...)
                                                As velas de incandescência (e por necessidade a bateria) servem para criar um "ambiente propício" para que a combustão por aumento de pressão (princípio básico de um diesel) se inicie só com a ajuda do motor de arranque.
                                                Se essas condições não forem propícias, as combustões iniciais seriam mais "fracas" (daí a "fumarada" que os diesel mais antigos lançam quando pegam a frio ou quando não se dá tempo suficiente às velas de incandescência para aquecerem), além de que se pediria mais esforço ao motor de arranque para iniciar o ciclo.

                                                Lembro que num diesel a "ideia" é comprimir o ar até atingir uma elevada temperatura (por compressão) e depois injectar o combustível, que se irá inflamar pela conjugação de factores (pressão e temperatura).

                                                Se se criarem essas condições, o motor arranca... seja por ajuda com velas de incandescência ou por aquecimento "forçado" do motor por ciclos de compressão a partir da rotação "forçada" do motor (empurrão ou puxado por outra viatura).

                                                Ontopic:
                                                Outra razão para as cabeças racharem: erro no aperto. Se há parafusos num motor onde as indicações do fabricante para a sequência e "força" de aperto são críticas é na cabeça do motor. Uma cabeça apertada na sequência incorrecta ou com forças incorrectas é meio caminho para uma cabeça empenada/junta queimada ou -no limite- cabeça rachada.

                                                "V"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                  a EGT e critica porque como e a temparatura de um gas de saida vai depender das panelas, filtros etceteras por onde passa...e os diesel se nao me engano levam mais um filtro extra por causa dos gases mais poluentes...

                                                  honestamente tenho a ideia que a combustao no diesel e mais quente

                                                  a questao do pegar de empurrao,sei que nos diesel se a vela nao incandesce nao pega de todo... :/
                                                  É no gasolina que tens as temperaturas de combustão mais elevadas e consequentemente maior temperatura nos gases de escape.

                                                  Repara que não é por acaso que os turbos da grande maioria dos carros a gasolina é arrefecida a água também nos diesel não tens isso, pelo menos nos mais comuns não.

                                                  Dou-te um exemplo no BM 320D (1.9 tdis só óleo em todos)só tens linhas de óleo no turbo, no Audi A3 1.8T tens linha de água e de óleo no turbo! E acredita que ele aquece mas aquece mesmo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post

                                                    acho realemente estranho conseguires ligar um carro diesel sem bateria de empurrao... como aqueces as velas para dar inicio ao ciclo?(nao estou a por em questao que o tenhas feito,de facto estou curioso )

                                                    -----------------
                                                    admito que sou um pouco leigo em diesel,mas sei o principio de funcionamento do mesmo

                                                    Mas estás a referir-te a um diesel moderno ou a um diesel antigo?

                                                    Aqui em casa temos uma Hiace com motor diesel aspirado, sem muita electrónica e pega de empurrão. Basta um pouco de inclinação, rodar a chave para a posição de ignição, engatar 2ª ou 3ª e já está. Também temos um diesel moderno, mas aconselharam-nos a não fazer isso, sob pena de baralhar o computador ou centralina, ou seja lá o que for.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bem... entao vou rebentar com a escola de conducao onde andei pois todos os instrutores sabem dizer que diesel nao pega de empurrao
                                                      so com ligacao da bateria a bateria de um outro carro...

                                                      sinceramente ainda nao me entrou na cabeca como e que a frio o diesel liga assim... exatamente porque porque so com a rotacao do motor numa via inclinada nao da para o aquecer ate a temperatura necessaria...
                                                      se ele tiver quente e for "empurrado" ainda acredito...

                                                      tnh de ver essa das temperaturas...

                                                      tinha mesmo a ideia que o diesel era mais quente...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                        aproveitando o topico...ontem esquecime de perguntar...

                                                        o que o sinobloco?
                                                        sinobloco foi o k escrevi no meio de tanta conversa escrita por mim há pressa foi falar de cinoblocos para alem de nada ter haver com o motor propriamente dito escrevi mal... é o que faz escrever mais depressa que o pensamento propriamente dito....

                                                        um achega o Sinobloco ( Casquilho ) normalmente das Molas Suspensão resumindo o sinobloco é um silenciador.... pronts mtx vemm para aki com teorias diferentes mas a funcionalidade geral é a mesma

                                                        Novamente perdao pelo erro cómico....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                          a EGT e critica porque como e a temparatura de um gas de saida vai depender das panelas, filtros etceteras por onde passa...e os diesel se nao me engano levam mais um filtro extra por causa dos gases mais poluentes...

                                                          honestamente tenho a ideia que a combustao no diesel e mais quente

                                                          a questao do pegar de empurrao,sei que nos diesel se a vela nao incandesce nao pega de todo... :/

                                                          tas muitop enganado por varias razoes

                                                          se reparares os diesel comparados com carros a gasolina são os que demoram mais tempo a ter a temperatura do motor elevada...
                                                          se pensares que a temperatura de combustao dos diesel fosse mais elevada entao levaria a que os gasolina fossem mais económicos visto terem menos energia dissipada.... a energia dissipada de um carro a gasolina é feito por calor levando a grandes temperaturas e para teres maior retabilidade num motor a gasolina terás de puxar mais por ele para ele beber mais, akeççer mais te proporcionando mais energia util para o carro se mexer...... enfim isto por teclado é complicado de explicar... cumprimentos....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                            bem... entao vou rebentar com a escola de conducao onde andei pois todos os instrutores sabem dizer que diesel nao pega de empurrao
                                                            so com ligacao da bateria a bateria de um outro carro...

                                                            sinceramente ainda nao me entrou na cabeca como e que a frio o diesel liga assim... exatamente porque porque so com a rotacao do motor numa via inclinada nao da para o aquecer ate a temperatura necessaria...
                                                            se ele tiver quente e for "empurrado" ainda acredito...

                                                            tnh de ver essa das temperaturas...

                                                            tinha mesmo a ideia que o diesel era mais quente...
                                                            Pegam sim podes escrever. Nos carros mais recentes é desaconcelhado por causa da electronicase nos mais recentes pelos filtros de particulas segundo consta.

                                                            Os intrutores não são obrigado a perceber de mecania e saber tudo.

                                                            Qt as temperaturas dos otto vs diesel basta veres os carros de rally a octanas ficam com o escape ao rubro até á saida, e usam titanio para aguentar as temperatura mto elevadas.

                                                            No diesel e mais dificil acontecer dado que normalmente antes de chegar a essa temperatura já o turbo partiu.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X