Boas, estou com uma duvida, para alem do desgaste normal. O que faz realmente 'estourar' a junta da colassa? É apenas o stress termico provocado pelo funcionamento do motor? Arranques a frio? Sobreaquecimento normal de funcionamento? Obrg.
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Duvidas: Junta da Colassa
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Vamos a ver... a junta funciona como um fusível num circuito eléctrico. Se tudo correr bem, o fusível funde-se antes de funder o que está para a frente. Só que nem sempre tudo corre bem e por vezes o fusível só funde tarde demais, ou nem chega a fundir.
E também há fusíveis defeituosos ou mal instalados ou mal escolhidos face à carga que lá passará. Tudo aquilo que possa stressar o fusível/junta é susceptível de o danificar definitivamente.
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Originalmente Colocado por DL Ver PostVamos a ver... a junta funciona como um fusível num circuito eléctrico. Se tudo correr bem, o fusível funde-se antes de funder o que está para a frente. Só que nem sempre tudo corre bem e por vezes o fusível só funde tarde demais, ou nem chega a fundir.
E também há fusíveis defeituosos ou mal instalados ou mal escolhidos face à carga que lá passará. Tudo aquilo que possa stressar o fusível/junta é susceptível de o danificar definitivamente.
Quais são os outros que lhe fazem 'morrer' prematuramente, puxar pelo motor a frio? Descidas com o motor quente em ponto morto? Puxar pelas rotações mesmo a quente? Foi nessa direcção a minha pergunta.
Outra duvida que tenho apesar da grande variancia que certamente exista (conforme a marca, tratamento , etc) qual é um valor de Km tipico para tal acontecer? No meu caso num ASTRA 1.4 Caravan a gasolina? Obrg.
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Ui... esse motor ainda é pior que os queima-juntas que a gente até já gosta de gozar porque depois vai-se a ver-se e esses queima-juntas típicos até nem são assim tão queima-juntas quanto alguns gostavam que eles fossem, mas como têm já a fama... levam também a fama do proveito sem o terem na realidade. A vida é fdd mesmo...
Nesse motor é obra se passares os 80 mil km sem mudar a junta. E deixa lá vir o ppl dos Puntos anteriores que são outros que tais...
Puxar pelo motor a frio (para mim isso significa mais de 5 mil rpm durante o 1º minuto ou 2, vá lá...) é de assassino. Isso merece 100 chibatadas em praça pública e depois deitar vinagre do mais barato e sal fino em cima das feridas. Menos que isso é nada.Editado pela última vez por DL; 14 March 2008, 21:16.
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boas amigo
a junta da cabeça do motor,em geral,so queima por avaria de alguns elementos realcionados com o circuito de refrigeraçao do motor(exº:termostato colado,radiador do motor ou radiador da chaufagem com fuga,apodrecimento da junta,bomba de agua gripada/comfugaou avaria na ventoinhade refrigeraçao do radiador)para que isso aconteça,normalmente a causa nº 1 e o uso de agua,anticongelantes baratos (vendidos em supermercados etc)em vez de anticongelante puro, no circuito de refrigeraçao do motor.
anticongelante esse,que mesmo sendo da marca deve mudar-se de 4 em 4 anos(o que ninguem o faz ).
para quem nao sabe, o anticongelante tem varias funcoes que nao só a de nao deixar congelar a agua,mas tambem é anti -calcario e lubrificante .
quanto as causas a que te referes, nada tem a ver com queimar a junta da cabeça mas sim ,poderao causar outras avarias ate mais graves.
quanto aos kms que possas fazer com a mesma junta e mt subjectivo,dependendo do tratamento que das ao motor, ou mesmo o tratamento que lhe deram antes do possuires ,se o compraste em segunda mao.
dependendo de qualquer marca,o tratamento é igual para todos a nao ser que sejam carros que nao tenham refrigeraçao a agua, mas sim a ar ou oleo(que em geral ja nao existem esse tipo de motores ,a nao ser em alguns carros antigos).
espero que tenha sido util as minhas palavras e dispoe sempre.
um abraço .
ass:ASTROPEL
Originalmente Colocado por lazyandcrazy Ver PostMas esquecendo o factor envelhecimento/desgaste provocado pelos KMs
Quais são os outros que lhe fazem 'morrer' prematuramente, puxar pelo motor a frio? Descidas com o motor quente em ponto morto? Puxar pelas rotações mesmo a quente? Foi nessa direcção a minha pergunta.
Outra duvida que tenho apesar da grande variancia que certamente exista (conforme a marca, tratamento , etc) qual é um valor de Km tipico para tal acontecer? No meu caso num ASTRA 1.4 Caravan a gasolina? Obrg.
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Originalmente Colocado por ASTROPEL Ver Postboas amigo
a junta da cabeça do motor,em geral,so queima por avaria de alguns elementos realcionados com o circuito de refrigeraçao do motor(exº:termostato colado,radiador do motor ou radiador da chaufagem com fuga,apodrecimento da junta,bomba de agua gripada/comfugaou avaria na ventoinhade refrigeraçao do radiador)para que isso aconteça,normalmente a causa nº 1 e o uso de agua,anticongelantes baratos (vendidos em supermercados etc)em vez de anticongelante puro, no circuito de refrigeraçao do motor.
anticongelante esse,que mesmo sendo da marca deve mudar-se de 4 em 4 anos(o que ninguem o faz ).
para quem nao sabe, o anticongelante tem varias funcoes que nao só a de nao deixar congelar a agua,mas tambem é anti -calcario e lubrificante .
quanto as causas a que te referes, nada tem a ver com queimar a junta da cabeça mas sim ,poderao causar outras avarias ate mais graves.
quanto aos kms que possas fazer com a mesma junta e mt subjectivo,dependendo do tratamento que das ao motor, ou mesmo o tratamento que lhe deram antes do possuires ,se o compraste em segunda mao.
dependendo de qualquer marca,o tratamento é igual para todos a nao ser que sejam carros que nao tenham refrigeraçao a agua, mas sim a ar ou oleo(que em geral ja nao existem esse tipo de motores ,a nao ser em alguns carros antigos).
espero que tenha sido util as minhas palavras e dispoe sempre.
um abraço .
ass:ASTROPEL
Ora aqui está !!
Depois desta explicação nada há a acrescentar.
Só faria uma pequena correcção, o liquido de refrigeração, o chamado glicol, mudem-no com a mesma periodicidade com que mudam o óleo do circuito de travagem.
Entre os 2 a 4 anos.
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boas exclaibur
obrigado pela correcçao
um abraço
ass:ASTROPEL
Originalmente Colocado por Excalibur Ver PostOra aqui está !!
Depois desta explicação nada há a acrescentar.
Só faria uma pequena correcção, o liquido de refrigeração, o chamado glicol, mudem-no com a mesma periodicidade com que mudam o óleo do circuito de travagem.
Entre os 2 a 4 anos.
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