Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Recuperação de jantes - DIY caseiro - Já montei no carro-fotos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Recuperação de jantes - DIY caseiro - Já montei no carro-fotos

    Ora boas,
    Pois bem, a cerca de umas semanas atrás encontrei umas jantes de um sprint QV a venda.As jantes estavam em mau estado de pintura, mas estruturalmente estavam boas.Como está são extremamente semelhantes as usadas nas giulietta turbo delta resolvi comprar.
    Estavam assim.


    Passaram uns dias e pensei: Como as jantes já estão lixadas e já, vou experimentar recuperar as ditas.Se não gostar depois mando pintar numa casa da especialidade.
    Comprei as tintas, comprei umas lixas, verniz e meti mãos a obra
    Fase intermédia:


    Depois de umas horas passadas, cerca de 1H por jante só para as lixar, chegou a hora de pintar, envernizar e dar os acabamentos de detalhe... ;) .(não tenho fotos desta parte)
    Após um trabalho total de 8-10H, destribuidos ao longo da semana, surgiu isto:


    Uma pequena ideia de como vão ficar no carro:


    Como podem ver, escureci-as, mas deixei a aba em cor de aluminio, efeito polido(grande trabalheira).
    Penso que temos um resultado final agradavel! ;)
    Editado pela última vez por alfamaniaco; 04 April 2008, 08:35.

    #2
    Bom trabalho.

    Havendo tempo e dedicação, fazem-se coisas bonitas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
      Bom trabalho.

      Havendo tempo e dedicação, fazem-se coisas bonitas.

      Aqui foi mais dedicação do que tempo.Pois trabalho das 8h30 as 17h30 e estudo das 18h10 as 23h30!!

      Acima de tudo, foi uma experiência que quis fazer e o resultado foi bom atendendo que foi a primeira vez que o fiz.
      Evidentemente que não é um trabalho profissional, mas ficou porreiro.
      Quero ver como se vão aguentar com o calor das travagens e com o ferodo!

      Comentário


        #4
        Fonix... até vomitei quando vi a 1ª foto...

        Pah.... vai mas é às gajas! Mete-te no Alfa, vais até Adaúfe (na Zona Industrial) e tens lá os gajos das duas casas que tratam das jantes (também há outra mais em Braga mas não me lembro do nome da zona, mas é perto de Celeirós só que mais para cima e para o lado esqº para dentro, ao pé do restaurante em frente à curva onde se come barato (é relativamente mau mas é barato...)).



        Fónix, oh meu, até parece estar um belo trabalho. Parabéns!


        Mas eu cá ia às gajas...

        Comentário


          #5
          Já agora, que produto aconselhas para tirar o alcatrão mais teimoso das jantes?

          Comentário


            #6
            muy muy buno


            que tinta usaste?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
              Já agora, que produto aconselhas para tirar o alcatrão mais teimoso das jantes?
              Há a linha de produtos próprios que a malta do detalhe costuma usar.
              Se quiseres desenrrascar, podes usar um pano embebido em petroleo, e esfregas directamente no alcatrão.Com algum cuidado e paciência sai tudo.Depois convém lavar bem as jantes com shampo e bastante agua para te certificares que não fica lá petroleo.De vez em qd não faz mal nenhum este produto "caseiro"!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                muy muy buno


                que tinta usaste?

                Bem, o aspecto está realmente bom, mas em termos de fiabilidade de tinta não sei se terei bons resultados.Isto foi feito na base do..."deixa ver como fica"...pensando eu que nunca iria ter bom aspecto final.Enganei-me, o aspecto saiu porreiro, e estou dedicado a re-fazer o trabalho agora a 100%, isto porque:

                -Usei tinta normal, no lugar de tinta de alta temperatura.
                -Não apliquei aparelho próprio para aluminios antes da pintura ( não encontrei em spray)
                -O verniz tb deveria ser de alta temperatura.

                Isto, porque suspeito que a tinta vá sofrer com a temperatura dos discos, mas só testando.

                O material que usei, foram uns discos de lixa, próprios para aplicar em berbequim.
                -Comprei com grão intermédio para a lixagem e depois usei uma lixa de agua no polimento e acerto da aba.

                -Usei duas latas de tinta de 750ml de spray normalissimo de cor antracite (Porque foi o unico que encontrei com cor semelhante ao que pretendia)

                -Verniz em spray para protecção e brilho

                -Um orbital para polir a aba.

                -Dedicação e gosto q.b. por estas bricolages que todos gostamos de fazer.


                O custo total de material (tintas, verniz e lixas), foi de cerca de 40€.

                Fica barata a festa.Se as jantes não tiverem empenos nem falta de material, arrisquem que o resultado vai ser bom.

                Conselhos:

                - No aluminio não usem lixas de desbaste, usem grão intermédio ou até de acabamento, pois o aluminio sofre bastante erosão.

                - Após lixarem, lavem bem a jante para tirar o pó (limpar com um pano não chega)

                -Sequem bem a jante, e apliquem uma base (aparelho) próprio para depois o esmalte aderir melhor ao aluminio.

                -Após a aplicação do esmalte, passem um lixa de agua (com agua) para tirar pequenas impurezas que tenham ficado no aparelho.Pouca pressão na lixa

                -Voltem a lavar e a secar muito bem a jante.Está pronta a pintar nesta fase.

                -Certifiquem-se que não há pó no ar, nem estão em local com vento...nem que tenham que ir pintar isto para a sala de estar! ...Quanto mais "estufa" for o local melhor.

                -apliquem uma de mão com o spray a uns 40cm da jante e sepre com a lata na vertical.Tentem dar um movimento continuo na lata, num sentido unico.Por exemplo, comecem a pintar em circulos do centro até a periferia da jante.

                -Deixar secar esta primeira de mão, e repetir o processo.Se após a primeira de mão virem impurezas, passar lixa de agua, e sempre com agua.Não esquecer de lavar e secar.

                -Repetir a pintura, num total de duas ou três de mão, até sentirem que toda a jante está completamente pintada e uniforme.

                -Após secagem, e caso queria retirar tinta nalguma parte (tipo o que fiz na aba), usar um metodo de lixagem, seguido de polimento.

                -Lavar bem a jnate e secar.

                -Aplicar o verniz, com a mesma sensibilidade com quem pintámos.O Truque é o mesmo.Deixar secar e aplicar a segunda de mão.

                E em principio estão prontas...

                Eu fui fazendo estas operações separadamente.Dava hoje uma mão e só amanhã dava a segunda de mão.Assim o trabalho não se torna tão cansativo, e temos certeza que a tinta ficou bem seca entre operações.



                PS:Amigo DL, eu conheço perfeitamente essas casas que fala e sou o primeiro a recomendar a casa das jantes em braga.Inclusivé já reparei lá alguns jogos.MAs neste caso tudo começou por uns momentos de bricolage!"Apeteceu-me" fazer esta experiência para ver o que saía...Saiu o que está nas fotos.Melhor ou pior, só a fazer é que aprendemos.
                Editado pela última vez por alfamaniaco; 15 March 2008, 02:18.

                Comentário


                  #9
                  Belo trabalho..
                  Os meus parabens..
                  cumps,,,

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                    Usei tinta normal, no lugar de tinta de alta temperatura.
                    -Não apliquei aparelho próprio para aluminios antes da pintura ( não encontrei em spray)
                    -O verniz tb deveria ser de alta temperatura.

                    Isto, porque suspeito que a tinta vá sofrer com a temperatura dos discos, mas só testando.
                    em relaçao a isso n te deves preocupar.. eu pintei as minhas bombas de vermelho com tinta normal os tambores ainda estao intactos e ja os pintei em novembro.. a frente so foi pintado ja no inicio deste ano meados de janeiro.. ja fiz mto km e a e a pintura esta como antes.. ate me dei a trabalho de pintar a parte ventilada do disco a tinta ainda se mantem no meu caso e preciso e nao deixar acumular o ferodo e limpar aquilo semalmante ou de 15 em 15 dias no maximo

                    é de referir q fiz isso com a ajuda de um amigo meu q trabalha numa casa de pneus q me desmontou todo o sistema de travagem foi todo limpo ao pormenor com aquela cena q eles usam pa limpar as jantes foi tudo mto bem lavado com diluente e so dps de estar tudo mto bem seco e q foi pintado

                    Comentário


                      #11
                      Isto podia ser um bom manual de DIY se tivesses tirado fotos ao longo do processo

                      Comentário


                        #12
                        Exteriormente, o resultado final parece-me óptimo.

                        Mas...e o interior?

                        Cumpts

                        Comentário


                          #13
                          a malta fala da malta do detalhe como se fossem um grupo a parte de intelectuais de oculos neste caso de paninho na mao e fardinha limpa sempre a limpar os carrinhos. lol ah e tal e a malta do detalhe e qque sabe e tal...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Isto podia ser um bom manual de DIY se tivesses tirado fotos ao longo do processo
                            Tentei fazer ai uma memória descritiva dos passos que efectuei.


                            Exteriormente, o resultado final parece-me óptimo.

                            Mas...e o interior?

                            Cumpts
                            O interior ainda não está pintado.Como disse, isto foi uma experiência onde tentei ver os resultado que ia ter aqui.
                            Apenas as limpei e mantive a cor cinza aluminio.Talvez compre ou preto fosco para o interior, ou então pinto no mesmo cinza antracite que pintei o exterior.
                            MAs ainda há aqui uns detalhes na jante que talvez vá alterar, nomeadamente pulir o interior dos cisculos!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eloyclio Ver Post
                              a malta fala da malta do detalhe como se fossem um grupo a parte de intelectuais de oculos neste caso de paninho na mao e fardinha limpa sempre a limpar os carrinhos. lol ah e tal e a malta do detalhe e qque sabe e tal...
                              Por acaso, não sou "detalhista"!
                              Mas gostava muito de saber algumas das técnicas que eles usam.

                              Comentário


                                #16
                                Nada mau para um primeira tentativa!

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que fizeste um trabalho fantástico.

                                  Estou a fazer o mesmo, mas as minhas jantes são de aço. É possível aplicar o verniz sobre o aço para evitar a corrosão?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por KARR Ver Post
                                    Acho que fizeste um trabalho fantástico.

                                    Estou a fazer o mesmo, mas as minhas jantes são de aço. É possível aplicar o verniz sobre o aço para evitar a corrosão?

                                    Sim, é possivel.
                                    MAs o primeiro e mais importante passo para evitares corrosão, é garantires que não fica qualquer ponto de ferrugem antes da pintura.O passo mais importante nessa recuperação, é lixars muito bem as jantes, e aplicares um bom "aparelho" antes de dares a pintura final.Dás umas de mão com zincado,deixas secar bem (de um dia para o outro), depois lixas com lixa de agua para tornar a pintura mais macia, e dás uma segunda de mão para aumentares a espessura do zinco.Depois de bem seco, voltas a fazer uma lixagem suave.Limpas bem as jantes após este processo e começas a pintura.Duas de mão no minimo, com boa secagem entre cada mão.
                                    No final e se a pintura estiver correcta, podes aplicar o verniz.O verniz, acima de tudo, vai realçar a cor da pintura, e também protege.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas

                                      Alfamaniaco fiquei aqui com umas dúvidas, se puderes esclarecer-me, agradeço:


                                      -Um orbital para polir a aba.


                                      -Sequem bem a jante, e apliquem uma base (aparelho) próprio para depois o esmalte aderir melhor ao aluminio.
                                      O que é uma orbital? É alguma máquina de polir?

                                      A que aparelho te referes?

                                      Onde se pode comprar esse esmalte?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eloyclio Ver Post
                                        a malta fala da malta do detalhe como se fossem um grupo a parte de intelectuais de oculos neste caso de paninho na mao e fardinha limpa sempre a limpar os carrinhos. lol ah e tal e a malta do detalhe e qque sabe e tal...

                                        Olha que eles são perfecionistas. São melhores que muitos profissionais, e uma coisa muito importante, tem gosto e prazer naquilo que fazem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                          Sim, é possivel.
                                          MAs o primeiro e mais importante passo para evitares corrosão, é garantires que não fica qualquer ponto de ferrugem antes da pintura.O passo mais importante nessa recuperação, é lixars muito bem as jantes, e aplicares um bom "aparelho" antes de dares a pintura final.Dás umas de mão com zincado,deixas secar bem (de um dia para o outro), depois lixas com lixa de agua para tornar a pintura mais macia, e dás uma segunda de mão para aumentares a espessura do zinco.Depois de bem seco, voltas a fazer uma lixagem suave.Limpas bem as jantes após este processo e começas a pintura.Duas de mão no minimo, com boa secagem entre cada mão.
                                          No final e se a pintura estiver correcta, podes aplicar o verniz.O verniz, acima de tudo, vai realçar a cor da pintura, e também protege.
                                          Muito obrigado pelos detalhes, eu de pintura e preparação pouco percebo.

                                          Mas se eu quisesse deixar o aço visível, sem pintar, o verniz não seria suficiente para proteger?

                                          A jante está assim de momento:



                                          Em menos de 12 horas a oxidação já é vísivel. Eu gostava de deixar o aço visível. Será possível?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por KARR Ver Post
                                            Muito obrigado pelos detalhes, eu de pintura e preparação pouco percebo.

                                            Mas se eu quisesse deixar o aço visível, sem pintar, o verniz não seria suficiente para proteger?

                                            A jante está assim de momento:



                                            Em menos de 12 horas a oxidação já é vísivel. Eu gostava de deixar o aço visível. Será possível?

                                            Acho que é dificil deixar o aço visivel.
                                            Porque não optas por cromar as jantes?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Depois de pintadas e calçadas, eis como assentam na giulietta:




                                              Comentário


                                                #24
                                                ficou fixe sim snr. Parabéns




                                                cumps \m/

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Obrigado lá em cima pelo DIY


                                                  ficaram porreiras pá , mas acho que mais acinzentadas ficaria mais fixe, não achas?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    Obrigado lá em cima pelo DIY


                                                    ficaram porreiras pá , mas acho que mais acinzentadas ficaria mais fixe, não achas?

                                                    Yah, eventualmente mais claras teriam ficado melhores.Mas usando Spray, não dá para afinar a cor!
                                                    Se eu as mantiver, vou pintá-las naquele cinza, muito usado nas jantes da stilauto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Falta o simbolo da Alfa Romeo para ficarem melhores. Mas fizeste um bom trabalho

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X