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C4 assobia muito

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    C4 assobia muito

    Boas!!!

    Tenho um Citroen C4 Enterprise 1.6HDI 110Cv's, de Dez/2005 que tem 51kkm.


    Vinha na A21, ontem por volta das 2h com a AE vazia, e estiquei o carro, ate 175 kmh ( o carro ja estava quente, estava a voltar de Lisboa), qd passo as portagens começo a ouvir qq coisa que me parecia uma ambulancia, abrandei, abri o vidro, olhei pelos espelhos e nada... pensei devo andar a ouvir coisas, n rotunda da Carapinheira outra vez a mesma coisa...
    Quando estava a chegar a casa, é que associei, o barulho ao turbo, parei o carro, abri o vidro e sempre que aceleava o turbo assobiava imenso.

    O Carro continua a puxar bem, e a nivel de consumos nao posso dizer nada porque ate agora so fiz 10 km's mas foram so voltinhas...

    O que poderá ser?? quanto custará??
    Isto é o que da ser cuidadoso com os carros, espero sempre um ou dois minutos antes de desligar o carro, nunca acelero a frio, etc...

    Peço desculpa pelo testamento...

    Saudaçoes automobilisticas e Motards...
    Obrigado
    Editado pela última vez por RicardoReis; 21 March 2008, 21:56. Razão: erro ortografico

    #2
    Não sei o que possa ser (talvez o turbo), mas ando com um que conta 54.000 kms e nunca assobiou nada, nem parece que tem turbo.

    Vai o mais depressa possível ver o que é e se for caso disso pedes contactos de empresas especializadas em turbos.

    Saudações automobilisticas e motards

    Comentário


      #3
      Sem dúvida nenhuma que tens problemas no turbo. Poderá ser a válvula wastegate, o veio a gripar, etc...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eu Ver Post
        Sem dúvida nenhuma que tens problemas no turbo. Poderá ser a válvula wastegate, o veio a gripar, etc...

        Mas so com 51kkm????



        cpts,

        RR

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RicardoReis Ver Post
          Mas so com 51kkm????



          cpts,

          RR
          é fdd, mas acontece!

          vai o qt antes a uma oficina, pq se ele parte metes-te em trabalhos(oleo na admissão...e ainda podes ter o azar de partir o motor!)

          PS: se for só um prob de rolamentos, isso repara-se com "pouco" dinheiro

          Comentário


            #6
            Na minha Passat tdi 130 o turbo , ou lá o que é assobia e bem , já há 80000 km , geralmente assobia na faixa de rpm's 1200 / 1800 , já foi feita revisão ao turbo e continua a assobiar .

            Há quem diga que é normal assobiar , há quem diga que não , o que é certo é que por enquanto ele está a responder bem .

            Abraços

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jcsm Ver Post
              Na minha Passat tdi 130 o turbo , ou lá o que é assobia e bem , já há 80000 km , geralmente assobia na faixa de rpm's 1200 / 1800 , já foi feita revisão ao turbo e continua a assobiar .

              Há quem diga que é normal assobiar , há quem diga que não , o que é certo é que por enquanto ele está a responder bem .

              Abraços

              nos TDI's é normal ouvir-se, mas nos HDI não. Pelo menos no meu era muito dificil ouvir, e tenho um primo com um TDI de110 cvs que se ouve imenso...

              cpts,
              RR

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Sem dúvida nenhuma que tens problemas no turbo. Poderá ser a válvula wastegate, o veio a gripar, etc...

                Por acaso, agora que falou na "wastegate" (pelo nome parece o elemento responsavel pela "descompressao"do turbo,certo??) acho que agora nao a ouço... isso é caro~??

                Na 2ª vai ter que se aguentar de Mafra a Sacavem para ir a oficina. se for devagar acham que da problemas ou é melhor chamar o reboque??

                cpts,

                RR
                Editado pela última vez por RicardoReis; 21 March 2008, 22:52.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoReis Ver Post
                  Boas!!!

                  Tenho um Citroen C4 Enterprise 1.6HDI 110Cv's, de Dez/2005 que tem 51kkm.


                  Vinha na A21, ontem por volta das 2h com a AE vazia, e estiquei o carro, ate 175 kmh ( o carro ja estava quente, estava a voltar de Lisboa), qd passo as portagens começo a ouvir qq coisa que me parecia uma ambulancia, abrandei, abri o vidro, olhei pelos espelhos e nada... pensei devo andar a ouvir coisas, n rotunda da Carapinheira outra vez a mesma coisa...
                  Quando estava a chegar a casa, é que associei, o barulho ao turbo, parei o carro, abri o vidro e sempre que aceleava o turbo assobiava imenso.

                  O Carro continua a puxar bem, e a nivel de consumos nao posso dizer nada porque ate agora so fiz 10 km's mas foram so voltinhas...

                  O que poderá ser?? quanto custará??
                  Isto é o que da ser cuidadoso com os carros, espero sempre um ou dois minutos antes de desligar o carro, nunca acelero a frio, etc...

                  Peço desculpa pelo testamento...

                  Saudaçoes automobilisticas e Motards...
                  Obrigado
                  Um amigo meu que tem um golf tdi 115cv teve problema semelhante mas veio logo para as mãos dele a assobiar, fez 50 000 km e puff. Pelo que me disse o turbo foi 700€ sem a mão de obra...

                  Nos carros com turbo nem convêm aquecer o carro antes de abalar mas sim arrancar passados 1 ou 2 minutos, depois de andar em autoestrada é que convêm esperar um pouco para que o turbo deixe de rodar e não fique a rodar em seco. Um bom óleo também é meio caminho para o turbo durar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RicardoReis Ver Post
                    Boas!!!

                    Tenho um Citroen C4 Enterprise 1.6HDI 110Cv's, de Dez/2005 que tem 51kkm.


                    Vinha na A21, ontem por volta das 2h com a AE vazia, e estiquei o carro, ate 175 kmh ( o carro ja estava quente, estava a voltar de Lisboa), qd passo as portagens começo a ouvir qq coisa que me parecia uma ambulancia, abrandei, abri o vidro, olhei pelos espelhos e nada... pensei devo andar a ouvir coisas, n rotunda da Carapinheira outra vez a mesma coisa...
                    Quando estava a chegar a casa, é que associei, o barulho ao turbo, parei o carro, abri o vidro e sempre que aceleava o turbo assobiava imenso.

                    O Carro continua a puxar bem, e a nivel de consumos nao posso dizer nada porque ate agora so fiz 10 km's mas foram so voltinhas...

                    O que poderá ser?? quanto custará??
                    Isto é o que da ser cuidadoso com os carros, espero sempre um ou dois minutos antes de desligar o carro, nunca acelero a frio, etc...

                    Peço desculpa pelo testamento...

                    Saudaçoes automobilisticas e Motards...
                    Obrigado
                    compraste onde ??na tocha ou figueira ??passa na tocha e fala com o cristovão aqui pela zona não ha melhor para falar acerca dos hdi o gajo é barra...
                    depois diz alguma coisa...

                    fica bem...
                    abraço.

                    Comentário


                      #11
                      é o carro q anda contente

                      mas o melhor e passar mesmo onde foi comprado porque nao e muito normal fazer barulho

                      Comentário


                        #12
                        Ai Jesus que parece o fim do mundo..tenham lá calma com esses diagnósticos sombrios.

                        Pode muito bem ser uma simples fuga a causa desse assobio! Se fores dado a bricolage, abre o capot e aperta as abraçadeiras da admissão de ar, desde a caixa do filtro até à entrada no motor. Depois vai dar uma voltinha e já vês.

                        Tem é atenção para não cair em exagero, isto é, o turbo assobia sempre alguma coisa e como vais mais atento podes pensar que está mal na mesma porque não te lembravas do assobio .

                        Abraço.

                        Comentário


                          #13
                          vai nessa dos tubos primeiro, pode ser um desencaixado desapertado,

                          pode ser um furado (já me aconteceu) e realmente assobiava que era uma coisa maluca

                          MCunha

                          Comentário


                            #14
                            Leva-o ao festival da canção...

                            Comentário


                              #15
                              Já me aconteceu isso no 407 com o mesmo motor e mais ou menos na mesma quilometragem. Juntamente com o assobio perdia um pouco de óleo para cima do turbo, mas era apenas um tubo mal apertado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RicardoReis Ver Post
                                nos TDI's é normal ouvir-se, mas nos HDI não. Pelo menos no meu era muito dificil ouvir, e tenho um primo com um TDI de110 cvs que se ouve imenso...

                                cpts,
                                RR
                                Deixa-me discordar de ti, o meu pai vai no 3º HDI e tanto no Xsara 2.0 110cv como no C4 1.6 110cv o turbo ouve-se numa certa faixa de rotação...

                                Isso pode ser uma fuga num dos tubos de admissão, o ar a entrar/sair faz esse "assobio".

                                Vai com o carro à Citroën que eles vêm isso e nem devem levar nada, já que o carro acabou a garantia à tão pouco tempo.

                                Cumps.

                                Comentário


                                  #17
                                  boas,

                                  tenho 1 peugeot 407, 1.6hdi, em que aconteceu exactamente o mesmo e aos 25 mil kms.

                                  inicialmente a oficina dizia que era normal, mas depois acabou por verificar que existia um problema no turbo. foi substítuido ao abrigo da garantia.

                                  agora estou com 43 mil kms e tudo normal.


                                  Pedro

                                  Comentário


                                    #18
                                    o que pode provocar esse assobio pode efectivamente ser um tubo do intercooler roto, mas nesse caso o carro praticamente não anda e faz uma fumarada do caneco...

                                    agora se o carro continua a puxar como sempre e assobia só pode ser o turbo marado!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      Obrigado por todas as respostas...

                                      a seguir ao almoço ja vou ver se esta tudo apertado, depois volto a postar...

                                      cpts,

                                      RR

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por alcyon Ver Post
                                        compraste onde ??na tocha ou figueira ??passa na tocha e fala com o cristovão aqui pela zona não ha melhor para falar acerca dos hdi o gajo é barra...
                                        depois diz alguma coisa...

                                        fica bem...
                                        abraço.

                                        Boas,

                                        Comprei em MAfra, Carlos Simoes, eu moro em mafra

                                        Abraço,

                                        RR

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas


                                          os tubos estao todos bem apertados e nao estao rotos, pelo menos com inspecção visual...

                                          Na 2ª vou com o carro à oficina, depois posto novidades...


                                          cpts,
                                          RR

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pois, sendo assim tem mesmo de ser.

                                            Abraço.

                                            Comentário


                                              #23
                                              aqui por casa ah 2 carros com turbos e sempre assobiaram dentro da sua faixa de maior pressao...

                                              tenta filmar isso a assobiar e posta aqui...

                                              Comentário


                                                #24
                                                no meu Mégane ja tive um tubo qualquer, relacionado com o turbo, que tinha um ligeiro furo (acho eu que era isso). ficou me por 100 euros, aproximadamente. mas nao era bem assobiar. parecia mais um aviao ao acelerar e tambem nao perdeu rendimento nem se ressentiu nos consumos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  aqui ha uns aninhos a tras havia a mania dos adeptos do xuning que tem arrastadeiras meter um parafuso na saida do escape para em andamento o carro assobiar lol...nos motores tdi é muito vulgar o turbo assobiar..nos hdi todos assobiam (muito subtilmente) e numa faxa de rotaçao...se ele assobia durante a aceleraçao em qualquer rotaçao podes ter mesmo um problema no turbo...vai o quanto antes ao mecanico!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Apesar do post já ter algum tempo... entao e as novidades? O meu carro está com o mesmo problema!


                                                    Originalmente Colocado por RicardoReis Ver Post
                                                    Boas


                                                    os tubos estao todos bem apertados e nao estao rotos, pelo menos com inspecção visual...

                                                    Na 2ª vou com o carro à oficina, depois posto novidades...


                                                    cpts,
                                                    RR

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ando com um Hdi com 99 mil km's (Mazda 3) e até agora o carro anda e bem, e assobia que é coisa parva. Acho que é mais feitio que outra coisa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RicardoReis Ver Post
                                                        Boas


                                                        os tubos estao todos bem apertados e nao estao rotos, pelo menos com inspecção visual...

                                                        Na 2ª vou com o carro à oficina, depois posto novidades...


                                                        cpts,
                                                        RR

                                                        este tópico já tem algum tempo mas... então e as novidades?

                                                        este tópicos são especialmente interessantes quando depois se reporta qual era o problema real e a solução encontrada.
                                                        estou a tentar diagnosticar um assobio em baixas rotações ao acelerar no meu C4 também. dava jeito saber qual foi o resultado neste caso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O assobio vem normalmente do veio do turbo que começa a perder a retificação (fica ligeiramente empenado). Com o tempo é normal que o turbo dê de si. Mas tanto pode durar 30.000km como 1000.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            uma coisa é certa, aparece sempre em más alturas e quando o óleo dos carros não é daqueles mesmo mas mesmo bons é meio caminho andado para o deitar
                                                            Editado pela última vez por MonteiroRibas; 11 July 2010, 20:40.

                                                            Comentário

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