Velas queimadas

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Título: Velas queimadas

  1. #1
    Piloto de Provas de Perícia paulo56's Avatar
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    Por Defeito Velas queimadas

    Boas, alguem sabe se existe algum problema andar com as velas encandescentes de um carro a diesel queimadas? Eu sei custa muito mais a pegar, mas Pode danificar alguma coisa? Que consequências graves pode causar ao motor??


  2. #2
    Piloto de Troféu ciber007's Avatar
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    Por Defeito

    Muito mal não faz, estás é "meia hora" para o meter a trabalhar e depois é uma fumarada descomunal.

    Se fores ao pormenor, de facto não convém estar muito tempo a rodar o motor a seco (desgaste dos segmentos e outros componentes que ainda não estão lubrificados) e esforçar demasiado a bateria.

    Arranja umas velas baratas, ao menos para desenrascar. Norautos ou algo do género já têm velas em conta, é escusado andar assim.

    Cumprimentos.

  3. #3
    Piloto de Provas de Perícia paulo56's Avatar
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
    Muito mal não faz, estás é "meia hora" para o meter a trabalhar e depois é uma fumarada descomunal.

    Se fores ao pormenor, de facto não convém estar muito tempo a rodar o motor a seco (desgaste dos segmentos e outros componentes que ainda não estão lubrificados) e esforçar demasiado a bateria.

    Arranja umas velas baratas, ao menos para desenrascar. Norautos ou algo do género já têm velas em conta, é escusado andar assim.

    Cumprimentos.

    Obrigado pela resposta, isso ñ está acontecer com o meu carro, perguntei para confirmar e ter certezas daquilo que estou a falar à pessoa que anda assim com o carro há mais de 3 meses........

  4. #4
    Piloto de Testes Otto's Avatar
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    vais gastar mais bateria ao tentar por o carro a funcionar...

  5. #5
    Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
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    A longo prazo pode trazer consequências, como já foi dito. Andar assim 1 mês não tem problema... Agora meses e meses...


  6. #6
    Piloto de Provas de Perícia paulo56's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
    A longo prazo pode trazer consequências, como já foi dito. Andar assim 1 mês não tem problema... Agora meses e meses...

    Pois é isso, foi o que eu disse, já anda assim perto de 4 meses, até o fumo já começa a deixar de ser tão preto, ou seja, já se nota a começar a queimar óleo.........

  7. #7
    Piloto de Troféu FilipeBraga's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
    Pois é isso, foi o que eu disse, já anda assim perto de 4 meses, até o fumo já começa a deixar de ser tão preto, ou seja, já se nota a começar a queimar óleo.........
    As velas não são assim tão caras que justifiquem mandar "o motor para a sucata"

  8. #8
    Banido Tó Zé's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Otto Ver Post
    vais gastar mais bateria ao tentar por o carro a funcionar...
    ...e desgastar desnecessariamente o motor de arranque.

  9. #9
    caz
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    Piloto de Testes caz's Avatar
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    troca o quanto antes!

    imagina que tens duas velas queimadas, pq se notas que já demora algum tempo...é pq é mais que uma!

    o que acontece é que tens dois cilindros a fazer o trabalho de quatro no arranque, (pq depois de estar a trabalhar é td igual com ou sem vela...) imagina o esforço extra que estás a fazer na cambota, vielas, etc....eu não arriscava!

    uma vela custa entre os 6E e os 25...se te pedirem 50€ por cada muda de mecânico..lol

  10. #10
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    Boas pessoal. É possível um carro diesel pegar bem com as velas de todos os cilindros queimadas?

  11. #11
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    O meu clio DCi andou meses e meses com as velas todas queimadas e não demonstrava quaisquer sintoma.
    Há carros sensíveis, outros nem por isso

  12. #12
    Piloto de Troféu tiagomaia's Avatar
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    tinha duas queimadas aos 84000km no gtc ..e nada de sintomas.
    só soube porque acendeu a luz de motor
    optei por mudar as 4

  13. #13
    jorgemvo
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    Citação Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
    Boas pessoal. É possível um carro diesel pegar bem com as velas de todos os cilindros queimadas?
    Depende de um Diesel, mas tem que pegar SEMPRE, mesmo com as velas queimadas. Se não pega é porque o motor já ta a dar as ultimas, se é que ainda não deu. Ou tem outro problema qq. As velas servem para auxiliar a combustão do gasóleo, que se dá a quente, pra pegar mais facilmente. A frio tem que se insistir mais.

  14. #14
    jorgemvo
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    Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
    O meu clio DCi andou meses e meses com as velas todas queimadas e não demonstrava quaisquer sintoma.
    Há carros sensíveis, outros nem por isso
    Há tempos fui com um amigo ao meu electricista de "esquina", porque o 206 HDi dele custava um pco a pegar, e levei-o lá porque podia ser velas. Ele nem mexeu no carro, disse que se era assim, tinha que liga-lo à maquina porque aquele carro mesmo com as velas todas queimadas, tem que pegar bem, por causa da eletronica, e nao sei que mais. As velas depois é que são usadas para ajustar nao sei que... Por isso é que se calhar o teu carro pegava bem na mesma.

  15. #15
    Piloto de Testes Papi's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
    Há tempos fui com um amigo ao meu electricista de "esquina", porque o 206 HDi dele custava um pco a pegar, e levei-o lá porque podia ser velas. Ele nem mexeu no carro, disse que se era assim, tinha que liga-lo à maquina porque aquele carro mesmo com as velas todas queimadas, tem que pegar bem, por causa da eletronica, e nao sei que mais. As velas depois é que são usadas para ajustar nao sei que... Por isso é que se calhar o teu carro pegava bem na mesma.
    tem mais a ver com a injecção directa

  16. #16
    Piloto de Provas de Perícia Mannipulo's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por paulo56 Ver Post
    Boas, alguem sabe se existe algum problema andar com as velas encandescentes de um carro a diesel queimadas? Eu sei custa muito mais a pegar, mas Pode danificar alguma coisa? Que consequências graves pode causar ao motor??
    Pode levar a um maior esforço dos componentes do motor e periféricos, por ex se o carro custar mais a pegar devido a não dar o pré aquecimento, o motor de arranque tem de se esforçar mais, dar mais voltas que o necessário podendo dar cabo das escovas.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por joaorif Ver Post
    O meu clio DCi andou meses e meses com as velas todas queimadas e não demonstrava quaisquer sintoma.
    Há carros sensíveis, outros nem por isso
    Pois o meu também está na mesma situação. Fui esta semana ao electricista e ao ligar à maquina é que me foi detectado que todas as velas estão queimadas. Optei por não mudar já, porque mudar as 4 ainda é uma nota.

    Já agora, com as velas queimadas o motor não terá tendência a consumir ligeiramente mais? Ainda para mais agora com o tempo mais frio?

  18. #18
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    Vou aproveitar o topico para perguntar qual a ferramenta necessaria para substituir as velas.
    E já agora para lhe tirar aquele parte de cima, a parte do fio aquilo é só puxar? O carro em questao é um clio 1.5dci.

  19. #19
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    Muito cuidado a tirar as velas! No outro dia numa oficina que fui iam tirar a cabeça a um 1.3 cdti porque partiu a vela rente à cabeça. Eu quando troquei do meu (Endura DE) parti duas, mas deu para tirar... Quando o construtor monta os motores não colocam massa termoresistente na rosca, o que faz com que o calor as solidifique bem no sitio.

    O que é preciso para mudar as velas? um roquete com a medida certa, e quase certamente uma chave de bocas. De qualquer maneira muito cuidado no primeiro desaperto. E claro depois massa termoresistente (não é fácil de encontrar, mas há umas marcas que vendem a oficinas onde é fácil encontrar)

  20. #20
    jorgemvo
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Papi Ver Post
    Muito cuidado a tirar as velas! No outro dia numa oficina que fui iam tirar a cabeça a um 1.3 cdti porque partiu a vela rente à cabeça. Eu quando troquei do meu (Endura DE) parti duas, mas deu para tirar... Quando o construtor monta os motores não colocam massa termoresistente na rosca, o que faz com que o calor as solidifique bem no sitio.

    O que é preciso para mudar as velas? um roquete com a medida certa, e quase certamente uma chave de bocas. De qualquer maneira muito cuidado no primeiro desaperto. E claro depois massa termoresistente (não é fácil de encontrar, mas há umas marcas que vendem a oficinas onde é fácil encontrar)
    Já me tinham falado do perigo de partir uma vela e cair lá pra dentro. Depois é o caraças para tirar o que caiu... Mas nunca tinha ouvido falar de colocar massa termoresistente na rosca. Isso é para que? Para depois desenroscar mais facilmente?

    E cuidado também a aperta-las! Não é até partir! Só fazer um pouco de força para garantir que ficam bem seguras. Mas se tens tantas dúvidas é melhor ires a um electricista de confiança para te fazer isso. E se ele deixar ficas a ver como é, e da proxima vez já sabes.

  21. #21
    Piloto de Provas de Perícia Mannipulo's Avatar
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    Existe um truque para apertar velas, com a chave propria após se dar o aperto completo até ao fim da rosca, faz-se força apenas com o indicador e o polegar, essa é a força que basta para terminar de enroscar.

  22. #22
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    obrigado malta, pois se calhar vou mesmo ao mecanico para me meter as velas, nao sei.

  23. #23
    Piloto de Provas de Perícia hawkehz's Avatar
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    A localizar sinal GPS... Aguarde..
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    Citação Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
    Pois o meu também está na mesma situação. Fui esta semana ao electricista e ao ligar à maquina é que me foi detectado que todas as velas estão queimadas. Optei por não mudar já, porque mudar as 4 ainda é uma nota.

    Já agora, com as velas queimadas o motor não terá tendência a consumir ligeiramente mais? Ainda para mais agora com o tempo mais frio?
    Também tinha 2 velas queimadas e pegava sempre igual, quando foi limpar a EGR como também tinha o erro das velas mandei trocar as 4.
    Nos carros mais antigos nota-se perfeitamente quando estão queimadas e num dia muito frio ate pegar ainda fica com a bateria descarregada.
    Nos DCI e também em carros novos as velas só são precisas a baixa temperatura, os dci também tem umas velas de pre aquecimento de agua por ca nunca devem ser usadas xD

  24. #24
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    As velas podem também ser usadas durante o período de regeneração do filtro de particulas, por isso é mentira que só sejam usadas no arranque ou nem isso.

    The new ceramic high-temperature glow plug ("NHTC glow plug", "New High Temperature Ceramic") has a fully ceramic heating element. It reaches an operating temperature of 1000 °C in two seconds and can afterglow for up to ten minutes at temperatures up to 1350 °C. That means: It glows in push phases or during the regeneration phase of the particle filter and thereby minimises the particle emissions during this time.
    The NHTC ceramic glow plug was specially developed by NGK to enable automobile manufacturers to comply with the Euro 4 and Euro 5 emissions standards. One of the goals of these standards is to reduce the compression ratio in diesel engines. NHTC glow plugs reach a temperature of 1,000 °C in less than two seconds and can after-glow for more than ten minutes at temperatures of up to 1,350 °C. Optimal combustion is assured even with low compression ratios. In addition, the NHTC glow plug can glow intermediately to prevent cooling of the particle filter in deceleration phases.
    NGK - ceramic high-temperature glow plugs

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por jorgemvo Ver Post
    Já me tinham falado do perigo de partir uma vela e cair lá pra dentro. Depois é o caraças para tirar o que caiu... Mas nunca tinha ouvido falar de colocar massa termoresistente na rosca. Isso é para que? Para depois desenroscar mais facilmente?

    E cuidado também a aperta-las! Não é até partir! Só fazer um pouco de força para garantir que ficam bem seguras. Mas se tens tantas dúvidas é melhor ires a um electricista de confiança para te fazer isso. E se ele deixar ficas a ver como é, e da proxima vez já sabes.
    sim é uma massa lubrificante que não deixa que elas fiquem presas no sítio, neste caso tem de ser altamente resistente à temperatura do local

  26. #26
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    Quem sofre mais é o motor de arranke depois a quebra de corrente da bateria e se esta nao estar a pelo menos a 80% podes a curto prazo ter de trocar a bateria entre outros problemas !!! uma soluçao mais viavel sera estacionar o carro numa decida e se as velas encandescentes estiverem em bom estado este ira pegar de engate sem defilculdades ! mas atençao nao fazer isto muitas vezes que nao é muito aconselhavel apenas pro desenrrasque e sem causar problemas de maior ,um abraço e fiquem bem.
    (@).

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por LadiesMan Ver Post
    ... a curto prazo ter de trocar a bateria e...
    sete anos depois falar em curto prazo é anedótico

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