Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro inclina mais do lado frente-direito a travar a fundo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro inclina mais do lado frente-direito a travar a fundo

    Ontem ia eu a cerca de 110 em AE (na faixa da esquerda) quando um cromo que ià frente mais lento resolve mudar para a minha faixa para ultrapassar sem passar os olhos pelo retrovisor.

    Em resultado tive que fazer uma travagem intensa para nao lhe dar uma traseirada e notei que o carro parecia que se abanou todo (ia só com condutor e sem carga). Não foi andar aos S, nunca saí da minha faixa mas parecia que estava a ser abanado pelo vento. A via-rapida tinha uma ligeira curva e subida naquele ponto.

    Como este tipo de travagens não me acontece com frequencia, estou-me a interrogar se seria normal ou se significa que há algum desequilibrio na travagem... pressão dos pneus ou outra coisa qualquer.

    Depois resolvi ir para um descampado alcatroado aqui ao pé e fiz algumas travagens a fundo a várias velocidades (max 70km/h) e notei que nas mais intensas o carro parecia que se inclinava um bocado para a direita à frente, como se travasse ligeiramente mais desse lado.

    Ou seja, quando trava a frente vai toda abaixo como é normal, mas parecia ir um bocadinho mais do lado direito... Apesar da inclinação não saia quase nada da trajectória recta.

    Isto é normal ou devo verificar qq coisa? O carro tem 5000km

    Com o meu carro anterior (106 sem ABS) nunca notei isto... será pela altura do auris e dará para reduzir o fenomeno com as molas TTE?

    #2
    Se o carro travar mais de uma roda foge para esse mesmo lado. Podes fazer a experiência mesmo a baixa velocidade largado por momentos o volante ao travar.
    Mas pode não ser dos travões. Suspensão por exemplo.

    Comentário


      #3
      Tive um problema parecido mas num carro com 110 000kms. Se me bem me lembro fui ao mecânico e ele afinou qq coisa e ficou tudo resolvido.
      O meu notava-se mt bem, travava um bocadinho a fundo e ele fugia de traseira.. dei conta a 50 km/h a travar para parar numa passadeira fiquei virado de frente para o passeio

      Comentário


        #4
        Beowulf, deves ter aí um problema num amortecedor ou coisa similar. Ao travares a fundo, o carro descompensou para um lado. É um problema perigoso. Já que está na garantia, passa na oficina quanto antes.

        Dunken, no teu caso devias ter uma desafinação nos travões traseiros, sendo que um estava a travar com mais força que outro, o que fez com que a tua traseira ganhasse vida nessa travagem.

        Comentário


          #5
          Há medida que os amortecedores vão perdendo eficácia, a frente vai afundando mais nas travagens. No seu caso, como foi dito atrás, um dos amortecedores está em piores condições e não é de admirar que seja o direito, pois normalmente é a suspensão do lado direito que sofre mais.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LM Ver Post
            Há medida que os amortecedores vão perdendo eficácia, a frente vai afundando mais nas travagens. No seu caso, como foi dito atrás, um dos amortecedores está em piores condições e não é de admirar que seja o direito, pois normalmente é a suspensão do lado direito que sofre mais.
            Mas isso nao pode ser normal.. o carro só tem 5000km e 80% disso foi feito em AE em bom estado (A5)...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
              Mas isso nao pode ser normal.. o carro só tem 5000km e 80% disso foi feito em AE em bom estado (A5)...
              Mas podes ter um amortecedor defeituoso ou que tenha levado uma pancada mais a sério, por exemplo. Vai ver isso quanto antes, pois se ele reagiu assim, estás a correr riscos graves!

              Comentário


                #8
                As garantias existem porque muitas vezes o material tem problemas de fabrico.

                Se é tão recente não pense duas vezes, leve-o à marca e não os largue enquanto o problema não estiver resolvido.

                Comentário


                  #9
                  Pode ser várias coisas como por exemplo algum tubo de travoes entupido que faz a repartição mal da força de travagem para esse lado, calço vidrado ou disco destemperado (isto se lavas-te o carro e meteste água em discos quentes), pouco líquido de travões, etc. Uma dica que te dou é veres se tens as pastilhas gastas uniformemente dos dois lados, se não tiveres é algum destes sintomas, caso não seja deve ser suspensão como já aqui disseram.

                  Comentário


                    #10
                    O Auris foi à revisao dos 15.000km hoje e aparentemente a minha impressão quanto à travagem desequilibrada nao foi falta de hábito.... precisa de um amortecedor dianteiro, pelo que disseram um está a verter.

                    Aos 1000km lembro-me que fui para uma estrada sem transito testar a travagem (o meu anterior nao tinha ABS/EBD e queria ver a diferença) e notei que quando travava a fundo o carro parecia ir mais abaixo do lado direito, embora mantivessa a trajectória recta.

                    Provavelmente foi por isto que o carro se abanou todo a travar em curva em AE... mas 80% do pessoal com este modelo opinou que provavelmente era normal por causa da altura e do EBD.

                    Portanto parece que o amortecedor vinha mesmo trashado de fábrica...
                    Editado pela última vez por beowulf; 10 October 2008, 15:03.

                    Comentário


                      #11
                      Ou seja, andaste mais de 6 meses e alguns milhares de km's com o carro assim, certo?

                      Parabéns.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pmgoliv Ver Post
                        Ou seja, andaste mais de 6 meses e alguns milhares de km's com o carro assim, certo?
                        Correcto.

                        O carro nao se está a desfazer... só era (moderadamente) sentido em travagens quase a fundo em velocidades consideráveis (que bloqueariam à grande sem ABS)

                        Como tal é muito raro nem sequer pareceu prioritário ver isso em detalhe antes da revisão (na altura o carro tinha 1000km).

                        E confesso que nao esperava que um Toyota de segmento C viesse torto de origem... mas resolve-se.

                        De qualquer maneira o carro que o vai substituir este mês vai ser decerto testado com mais espirito critico...


                        Parabéns.
                        <sarcasm>Obrigado. Depois de 2 Fiats e um Pug de 13 anos, eu conduzo qualquer sucata coxa com segurança... </sarcasm>

                        Mais escandaloso do que um Auris com um amortecedor mamado de origem é o facto de me terem pedido €40 por uma antena... isso sim é uma vergonha da engenharia japonesa.
                        Editado pela última vez por beowulf; 10 October 2008, 15:09.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                          E confesso que nao esperava que um Toyota de segmento C viesse torto de origem... mas resolve-se.
                          Já não seria a primeira vez. Os primeiros Yaris vinham tão desequilibrados que em travagens a fundo faziam peões.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Já não seria a primeira vez. Os primeiros Yaris vinham tão desequilibrados que em travagens a fundo faziam peões.
                            Na...não pode. Mentiroso!

                            Comentário


                              #15
                              O meu fiesta anda a fugir para a esquerda em situações de simultaneamente travagem e correcção de trajectória precisamente para a esquerda. Vai para a esquerda bem mais do que eu quero...

                              É coisa pontual mas já me assustou por duas vezes.

                              Fui ver como estavam os amortecedores e o esquerdo está a 75%, enquanto o direito está a 58%.

                              O certo é que não gosto dessa diferença de valores e cá para mim o problema será por aí.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X