Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reprovação em Inspecção Periódica - Dúvida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reprovação em Inspecção Periódica - Dúvida

    Olá. Gostava de partilhar uma situação que se passou no sábado comigo num centro de Inspecção Automóvel. Fui levar o carro à inspecção e logo no início da inspecção, no teste aos faróis da frente, o inspector disse-me que tinha os "médios muito altos"... A inspecção decorreu sem mais problemas até que no final, quando fui levantar o comprovativo, o inspector, me dá a folha vermelha de veículo reprovado. Motivo: "MÁXIMOS E MÉDIOS" - ALINHAMENTO INCORRECTO (orientação alta)". De início pensei que fosse a intensidade da luz que estivesse anormalmente alta, mas pela mensagem na folha entende-se que será por os faróis estarem muito altos! Eu pergunto: pode-se reprovar por causa disto? Por causa de uma situação que se resolve facilmente rodando um botão para baixar os faróis? Gostava de saber ao vossa opinião, ou se conhecem algum caso semelhante...

    Cumprimentos

    #2
    Sim, reprova, é perigoso para os outros utentes da via que ficam encadeados com os teus faróis desnivelados

    Antes de ser ir à inspecção devem-se verificar vários pontos no carro para ter a certeza que está tudo em ordem e os faróis devem ser nivelados / verificados pelo menos uma vez por ano.

    Comentário


      #3
      No meio duma inspecção, já me chegaram a acertar a altura dos médios, que na altura até estavam baixos...

      Comentário


        #4
        Se se reprova por causa disso, é uma completa estupidez sinceramente.
        Sendo assim antes de ir à IPO vou rodar o botãozinho todo para baixo e assim já passa.

        Comentário


          #5
          Eu no Sábado também tinha os faróis levantados e o inspector até me deu um jeito naquilo...acho uma estupidez tar a reprovar um carro se até se pode dar um jeito na hora. Deve ser pra ir buscar os 6€ da reinspecção.

          Comentário


            #6
            Dá direito a chumbo.

            Agora o teu carro tem a possibilidade de regular a altura pelo interiror do habitaculo?
            Com isso resolveu o problema ou foi preciso alinhar os mesmos.

            Se foi preciso alinhar, o regulamente interior do habitaculo não era suficiente, chumbou bem, tens que ir a uma oficina tratar disso.

            Se bastava regular a altura, eu punha na mesma altura, ia lá, quando ele me dissesse que estava na mesma, ia dentro do carro e mudava a altura, depois ponderava se pedia ou não o livro de reclamações (tb te compete teres aquilo na altura certa)

            Comentário


              #7
              Eles nem se devem ter dado ao trabalho de ir lá regular no botão. É mais um caso do há profissionais e profissionais...

              Na altura do meu carro, foi o meu pai que lá foi. Ele nem sabia onde se ligava os faróis de nevoeiro e o inspector foi lá ajudar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Dá direito a chumbo.

                Agora o teu carro tem a possibilidade de regular a altura pelo interiror do habitaculo?
                Com isso resolveu o problema ou foi preciso alinhar os mesmos.

                Se foi preciso alinhar, o regulamente interior do habitaculo não era suficiente, chumbou bem, tens que ir a uma oficina tratar disso.

                Se bastava regular a altura, eu punha na mesma altura, ia lá, quando ele me dissesse que estava na mesma, ia dentro do carro e mudava a altura, depois ponderava se pedia ou não o livro de reclamações (tb te compete teres aquilo na altura certa)

                MAs isso é para quando o carro tem alguma carga e a traseira baixa ligeiramente...

                A medição da altura dos faróis é sempre feita com a regulação interior no 0, isto é para quando o carro não está com a traseira "arreada" com carga.

                Podiam era ter solicitado ao inspector se não poderia dar um jeitinho e alinhar os faróis

                Comentário


                  #9
                  Por acaso num vti que tive, também tinha um farol mal regulado (era a óptica que era da concorrência e nunca me conseguiram afinar aquilo em condições). Era do lado direito e apontava para fora da estrada lol...

                  E o inspector pediu-me para a colocar o botãozinho no 1, posição normal, e claro ficou alto. Passou com anotação apenas.

                  Mas o teste foi feito com o botão na posição normal de funcionamento.

                  Agora se é este o critério que deve ser adoptado, não faço ideia...


                  Cump.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                    Se se reprova por causa disso, é uma completa estupidez sinceramente.
                    Sendo assim antes de ir à IPO vou rodar o botãozinho todo para baixo e assim já passa.
                    Eu com esse fulano só lhe perguntava se tinha a certeza de que ia reprovar o carro, se dissesse que sim então só lhe dizia que tinha sido a primeira e ultima vez e que há mais centros de inspecção.

                    No meu antigo Clio o próprio inspector afinou uma das ópticas e nem chateou...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                      MAs isso é para quando o carro tem alguma carga e a traseira baixa ligeiramente...

                      A medição da altura dos faróis é sempre feita com a regulação interior no 0, isto é para quando o carro não está com a traseira "arreada" com carga.
                      Exacto. Por isso se o motivo do chumbo foi esse, eu reclamava...

                      O pedir para dar um jeitinho... depende do "inspector"
                      Um amigo meu num golf o gajo teve ali a tentar quase arranjar o farol, tinha um apoio partido, para o passar - era um golf III cabrio e o gajo como gostou do carro que até estava a venda teve na conversa e depois ajudou (eu vi).
                      Outro qq chumbava e ele que lá voltasse.

                      Comentário


                        #12
                        neste país fazem-se complicar as coisas simples...
                        E os que andam ilegais escapam...

                        Comentário


                          #13
                          Pergunta inocente:
                          E se os fabricantes colocam as várias posições, não será que mesmo a mais alta seja legal? Não é verificado isso na homologação?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por frankever Ver Post
                            neste país fazem-se complicar as coisas simples...
                            E os que andam ilegais escapam...
                            É verdade.
                            Mas também existe outra questão, o inspector mencionava ao proprietario do veiculo que o farol estava subido, e deixava-o passar.
                            Se calhar 90% das pessoas cagava e para o ano logo se via se passava novamente. e andava 1 ano a encadear as outras pessoas.
                            Se foi bem chumbado, foi, se podia ter dado um jeito e corrigir a anomalia(também podia, mas aquilo é um centro de inspecções e não uma oficina).
                            Podias ter o cuidado (eu pelo menos tenho), em ver se os farois estão alinhados(inclusive os de nevoeiro) antes da inspecção.
                            É como ir à inspecção e nem se dar ao trabalho de ver se tem alguma luz fundida, e depois tem, leva anotação e o inspector é que é muita sacana...e afins... (na realidade, grande parte deles são...)


                            Isto é como os cães Potencialmente perigosos e como os fumadores, por uns que se estão a borrifar para tudo e todos, levam todos por tabela.
                            Infelizmente em portugal não existe civismo, nem respeito pelo próximo (basta ver o estacionamento...).

                            Comentário


                              #15
                              Eu por acaso ando com a altura dos faróis no máximo, isto porque o carro tem a frente ligeiramente mais baixa que a traseira (esta rebaixado, mas nem pegou com isso...). Eu tb acho q o inspector podia ter mais bom senso e avisar que os faróis estavam muito altos, que eu ajustava-os na hora... Enfim, há inspectores e inspectores... Já agora outra dúvida: quando for fazer a reinspecção, tem que ser com o mesmo inspector? É que me apetecia ir com o carro exactamente como está e ver se outro pegava... É que nas outras inspecções anteriores o carro foi com os faróis como está agora e não disseram nada... Tb deve ter sido porque quem me levou o carro à inspecção foi um mecânico lá da zona... Agora, acham que tenho razão para reclamar?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Forte Ver Post
                                Eu por acaso ando com a altura dos faróis no máximo, isto porque o carro tem a frente ligeiramente mais baixa que a traseira (esta rebaixado, mas nem pegou com isso...). Eu tb acho q o inspector podia ter mais bom senso e avisar que os faróis estavam muito altos, que eu ajustava-os na hora... Enfim, há inspectores e inspectores... Já agora outra dúvida: quando for fazer a reinspecção, tem que ser com o mesmo inspector? É que me apetecia ir com o carro exactamente como está e ver se outro pegava... É que nas outras inspecções anteriores o carro foi com os faróis como está agora e não disseram nada... Tb deve ter sido porque quem me levou o carro à inspecção foi um mecânico lá da zona... Agora, acham que tenho razão para reclamar?
                                Sinceramente o que eu acho? Acho que estás a levantar um alarido inutilmente! É uma reparação que custa 5€ e que se faz em poucos minutos em qualquer casa de pneus! O que é que custa ir fazer isso, em vez de andares com os faróis a encadear os outros?? E sabes que há muitos centros de IPO que fazem a re-inspecção gratuitamente, caso ela seja feita no mesmo dia em que o carro reprovou?
                                Sinceramente, não percebo este género de atitudes, mas ajudam a compreender o nível de sinistralidade que temos.

                                Comentário


                                  #17
                                  A regulação em altura é para quando levamos carga no eixo traseiro, estando no nível 0 (normal) na restante condução.

                                  Se no nível 0 os farois estão altos, então tinhas de os ter regulado antes de ir à inspecção pois andas a encadear outros condutores que se cruzam contigo sabe-se lá à quanto tempo.

                                  Podia-se dar um jeito n ahora? Podia-se mas assim ninguém queria saber disso para nada, quando chegasse à inspecção o gajo dá um jeito para passar.

                                  Cumprimentos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sr Luis Miguel: Não estou a fazer alarido nenhum, só estou revoltado com uma situação que o inspector poderia ter resolvido de outra forma... Reparação? Mas que reparação? Não bastará rodar o botão para a posíção de faróis mais baixa?... Quando circulo com médios nunca ninguém me deu "sinal de luzes" do tipo "estás-me a incandear" logo assumo que os meus médios não estão a incomodar... E as lâmpadas são de origem...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Forte Ver Post
                                      Sr Luis Miguel: Não estou a fazer alarido nenhum, só estou revoltado com uma situação que o inspector poderia ter resolvido de outra forma... Reparação? Mas que reparação? Não bastará rodar o botão para a posíção de faróis mais baixa?... Quando circulo com médios nunca ninguém me deu "sinal de luzes" do tipo "estás-me a incandear" logo assumo que os meus médios não estão a incomodar... E as lâmpadas são de origem...
                                      Não me trates por senhor, estamos só aqui a falar.

                                      A reparação consiste em pôr um regloscópio em frente ao carro, pegar numa cave de parafusos (nalguns carros o parafuso tem uma pega) e regular o foco. Isso é independente da regulação interior, com o botãozinho e não tem nada a ver com as lâmpadas que lá meteste (embora às vezes, a subsituir lâmpadas se dê um jeito, sem querer, na óptica e se desregule o farol).

                                      Mais ainda, se fores a uma casa de pneus e eles disserem que os faróis estão ok, podes ir ao centro de inspecção reclamar por o veículo ter sido mal chumbado. Para o efeito, pedes o Livro de Reclamações e eles comunicam ao organismo que agora substitui a DGV, num prazo de 24h.
                                      Editado pela última vez por LuisMiguel; 31 March 2008, 17:20.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Com a frente rebaixada, o botão que regula a altura dos farois deve precisar de ser ajustado.


                                        Quanto ao motivo da reprovação, sei que é chato, mas... o facto é que os farois estavam desregulados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Luis Miguel: Obrigado pelos conselhos não creio que vá precisar disso... Antes de ir a reinspecção irei a uma oficina para tirar dúvidas e se de facto se concluir que foi mal chumbado, irei reclamar...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por prius Ver Post
                                            Com a frente rebaixada, o botão que regula a altura dos farois deve precisar de ser ajustado.


                                            Quanto ao motivo da reprovação, sei que é chato, mas... o facto é que os farois estavam desregulados.
                                            Ok. Mas como já foi dito por alguns users que quando foram fazer a inspecção, os inspectores ajudaram a regular os faróis... Aquele simplesmente não quis...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Forte, não podes ir por aí pois esses inspectores agiram mal e sujeitaram-se a multas pesadas. Tiveram sorte!

                                              A regulação interior é diferente da regulação da óptica. A regulação interior está sempre no ponto 0 e a óptica é alinhada assim, sendo que só desces os faróis caso leves muita carga no eixo traseiro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este ano, na inspecção, levei com uma anotação de tipo 1 por causa do farol de médios, do lado esquerdo, estar ligeiramente (nas palavras do inspector) baixo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Forte Ver Post
                                                  Ok. Mas como já foi dito por alguns users que quando foram fazer a inspecção, os inspectores ajudaram a regular os faróis... Aquele simplesmente não quis...
                                                  Forte, não podes ir por aí. Nas IPO's é proibido fazer reparações, bem como verificações que impliquem desmontagem de peças do veículo. Esses inspectores facilitaram a vida, mas correram sérios riscos caso sejam fiscalizados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    engraçado...

                                                    tenho a anotaçao de medios com regulaçao baixa e passou sem problemas...apenas me disse para ir rever na oficina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                      engraçado...

                                                      tenho a anotaçao de medios com regulaçao baixa e passou sem problemas...apenas me disse para ir rever na oficina.
                                                      Pois, como eu.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                        engraçado...

                                                        tenho a anotaçao de medios com regulaçao baixa e passou sem problemas...apenas me disse para ir rever na oficina.

                                                        "Mais vale" farois baixos do que a provocar eventualmente algum encadeamento...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                                                          "Mais vale" farois baixos do que a provocar eventualmente algum encadeamento...
                                                          ou..."mais vale" nao veres nada e dares tu com os cornos num muro, que encadeares alguem, e esse alguem dar com os cornos no muro...ehe

                                                          será que eles nao pensam tb assim ????

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            lol !!!

                                                            nao é estupidez,mas em certas situaçoes ,como alguem aqui diz poder-se ia regular ,ate pq nao é coisa dificil ,ate que nalguns carros se faz sem ser necessario kker chave.
                                                            provavelmente ninguem gosta de levar com as luzes do outro que vem de frente ,alem de ser perigoso,e pode causar um acidente esse encandeamento.
                                                            na maior parte das vezes,se estiverem baixos ,nao reprovam mas fica anotado,se ao contrario for chumbam.
                                                            naquilo que dizes em relaçao ao botaozinho rodado, e o que toda a gente faz e acaba por chumbar,pq a 1ª coisa que o "sr inpector" faz quando entra na viatura e por a regulaçao a zeros. no que diz respeito.á frase do luis miguel-(Nas IPO's é proibido fazer reparações, bem como verificações que impliquem desmontagem de peças do veículo)tem razao ,mas neste caso(nalguns e mesmo impossivel)nem estava a reparar nem a desmontar peças mas sim a rectificar.
                                                            mas td bem...... la vao mais 6 aeriozitos e o alinhamento.
                                                            ja agora deixo aqui uma dica para o FORTE e para todos aqueles que desconhecem os pontos principais e causas de "chumbo" numa inpecçao.
                                                            comecemos por referir as luzes,(as da matricula que pouca gente as ve tambem sao importantes)alinhamento de direçao,amortecedoresque na maior parte dos casos nao teem como ver ,se estao bons ou nao,(#ja la levei um carro sem carga alguma nos amortecedores trazeiros,mas como iam "lavadinhos" o sr inspector nada detectou #)mas reparam nas"babas de oleo("fugas"),travoes(tambem reparam e chumbam se ouver fuga de oleo pelas bombas de travao, ou bombites trazeiros se for uma viatura com polies) travao de mao tem que ir afinadinho,foles de direçao e transmissao,(podem estar rotos ou mesmo a perder a massa/oleo),motor babado(nada que 2 eurozitos gastos antes da inspecçao,no "trombinhas", nao resolva tambem,mas o ideal seria reparar a fuga)escape roto ou com fugas(que podem sempre, com o carro ao ralenti, e ainda o motor nao muiito quente ,por uma maozinha e tapar-lhe o burakinho, la atras na saida de escape para ver se existe fugao ou se esta bom e ganha pressao) valor de co2 tem que ir afinadinho.
                                                            por ultimo,e o que é curioso e estupido,á brava,(aconteceu a um amigo e cliente meu) no caso da viatura ter sido reparada de chapa e levar nessa zona 1/2 metro quadrado, por exº ,de aparelho primario cinza,e se o mesmo so tiver no livrete a cor "vermelho",e nao "vermelho e outras"os srs inspectores podem chumbar a viatura(chumbaram).
                                                            espero nao ter esquecido de nada .
                                                            tal como dizia um grande reporter e sr da televisao portuguesa....E ESTA HEINNN!!!!!

                                                            ABSURDO MAS REAL!!!!!

                                                            um abraço
                                                            ass:ASTROPEL
                                                            Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                                            Se se reprova por causa disso, é uma completa estupidez sinceramente.
                                                            Sendo assim antes de ir à IPO vou rodar o botãozinho todo para baixo e assim já passa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X