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Ford Escort 1.8d - Dificuldade de arranque

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    Ford Escort 1.8d - Dificuldade de arranque

    Já coloquei esta questão no tópico dedicado aos Ford Mondeo(http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=2421&page=34) mas para se ter uma maior visibilidade e por questões de futura procura por parte de outros "user", vou colocá-la aqui.



    Tenho um Escort de 92 (comprado novo)

    O motor é o RTH de 60cv, mas o que me faz vir aqui é a questão de colocar o carro a trabalhar.

    É que todos os dias de manhã, existe alguma dificuldade em colocar o motor a "roncar", isto quando o motor está a frio, porque a quente já não existe essa dificuldade.

    Só dou à chave depois de ouvir um pequeno clique e nunca após se apgar o indicador luminosos das velas incandescentes.

    As velas incandescentes (mudadas para aí à 5000km) e o motor de arranque estão bons.

    O carro já conta com 250 xxx km.

    Talvez tenha a ver, visto que há uns tempos, fez-se um teste de compressão e os valores estavam todos dentro dos parametros de fabrica, mas havia um cilindro que estava mesmo no limite, levando a crer que esse cilindro não esteja nas melhores condições.

    O carro deve ter algum problema electrico, porque a luz da bateria no painel de instrumentos, por vezes acende, isto é, tem pouca intensidade, mas fica acesa.
    O mesmo se passa com a luz do painel de instrumentos, é que entre as 2000 e 2500rpm, o painel está bem iluminado, mas abaixo dessas rotações ou acima delas, a claridade do painel perde intensidade...
    Editado pela última vez por nto; 12 April 2008, 14:50.

    #2
    Boas , um a um e todos os proprietarios destes motores passarão pelo mesmo. o meu ja faz isso a mai d 6 meses. troquei velas, bi foi reparada, troquei tubagens do gasoleo, valvula de retorno e ... nada. continua na msm. na ford sugeriram me que era o relay que passa corrente as velas, que esta situado do lado esquerdo do motor, poderia nao passar corrente suficiente pa aquecer as mesmas. ja desisti de procurar resposta, o q faço e de manha ligo e desligo a chave mais vezes antes de por o motor a roncar e ja nao custa tanto.ja nao e defeito e feitio. no entanto qd hover solução para isto sera bem vinda pois ja gastei muito tempo e dinheiro sem resultados, cumps

    Comentário


      #3
      deve ser bateria

      Comentário


        #4
        Também passo pelo mesmo problema na minha Opel Astra 1.7TD de 1993. Já me fartei de ver tudo e mais alguma coisa e continua na mesma.

        Comentário


          #5
          Bateria nao me parece pois ja experiemntei com uma de 92ah e foi a mesma coisa

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Já coloquei esta questão no tópico dedicado aos Ford Mondeo(http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=2421&page=34) mas para se ter uma maior visibilidade e por questões de futura procura por parte de outros "user", vou colocá-la aqui.



            Tenho um Escort de 92 (comprado novo)

            O motor é o RTH de 60cv, mas o que me faz vir aqui é a questão de colocar o carro a trabalhar.

            É que todos os dias de manhã, existe alguma dificuldade em colocar o motor a "roncar", isto quando o motor está a frio, porque a quente já não existe essa dificuldade.

            Só dou à chave depois de ouvir um pequeno clique e nunca após se apgar o indicador luminosos das velas incandescentes.

            As velas incandescentes (mudadas para aí à 5000km) e o motor de arranque estão bons.

            O carro já conta com 250 xxx km.

            Talvez tenha a ver, visto que há uns tempos, fez-se um teste de compressão e os valores estavam todos dentro dos parametros de fabrica, mas havia um cilindro que estava mesmo no limite, levando a crer que esse cilindro não esteja nas melhores condições.

            O carro deve ter algum problema electrico, porque a luz da bateria no painel de instrumentos, por vezes acende, isto é, tem pouca intensidade, mas fica acesa.
            O mesmo se passa com a luz do painel de instrumentos, é que entre as 2000 e 2500rpm, o painel está bem iluminado, mas abaixo dessas rotações ou acima delas, a claridade do painel perde intensidade...
            talvex o alternador esteja a dar as ultimas
            e dai por vexes a lux da bateria acender

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Litos19sti Ver Post
              talvex o alternador esteja a dar as ultimas
              e dai por vexes a lux da bateria acender

              Por quanto é que ficara meter um alternador novo?

              Comentário


                #8
                Boas

                Quanto ao não pegar a frio confirmo o que ja foi aqui dito deixo dar o tal "click" duas ou três vezes e só netão dou à chave....e se lhe apetecer pega ....

                Quanto à dita luz da bateria ja tive algo semelhante e o que fizeram foi trocar a "placa do alternador" penso que é assim que se chama, e resolveu o assunto e posso dizer que ja aconteceu varias vezes dizem para não passar em poças de agua... devem de querer que eu ande com o carro ao colo quando chove ... já a oscilação da luminusidade do painel..... não sei o que dizer.

                Tenta um electricista fora da Ford se conheceres alguem de confiança melhor...

                Abraços

                Comentário


                  #9
                  Junta-te ao clube, a carrinha do meu pai sofre do mesmo síndroma, de manhã custa a pegar. O que fazemos é o que já foi descrito, dar á chave, 2 ou 3 vezes, até a luz da resistência apagar e depois por a trabalhar. Pelo que oiço falar é mesmo crónico não há nada a fazer.

                  Comentário


                    #10
                    a familia continua a crescer. Viva o motor endura da ford, viva... A mnh ja anda assim a quase um ano.nunca me aconteceu isso da luz no painel, acontecia me era o motor de arranque as vezes nao dar sinal. fazia um estalo mas nao rodava. so pegava de empurrao. muito raramente mas as vezes ainda se lembra quando esta quente.

                    Comentário


                      #11
                      isso da placa do alternador confirmo pois conheço quem ja teve esse problema num ibiza. ja agora o q acham q e isto do motor de arranque fazer greve? Tera arranjo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eloyclio Ver Post
                        isso da placa do alternador confirmo pois conheço quem ja teve esse problema num ibiza. ja agora o q acham q e isto do motor de arranque fazer greve? Tera arranjo?
                        Sim, poderá ter. É uma questão de verificar se as escovas estão gastas. Se estiveram é só trocar por outras.

                        Comentário


                          #13
                          Esses carros "andam sempre" enquanto tiverem compressão no motor.
                          Se as 4 velas estão a funcionar, há duas coisas fundamentais, se ainda tem compressão para pegar:
                          - Motor de arranque a funcionar bem, com escovas boas, que não esteja preso, ou seja a rodar com velocidade suficiente
                          - Bateria em bom estado, o que pode não ser o caso uma vez que o alternador está a carregar mal a bateria... daí a luz estar acesa

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por telmauto Ver Post
                            Esses carros "andam sempre" enquanto tiverem compressão no motor.
                            Se as 4 velas estão a funcionar, há duas coisas fundamentais, se ainda tem compressão para pegar:
                            - Motor de arranque a funcionar bem, com escovas boas, que não esteja preso, ou seja a rodar com velocidade suficiente
                            - Bateria em bom estado, o que pode não ser o caso uma vez que o alternador está a carregar mal a bateria... daí a luz estar acesa

                            Aconteceu com o meu golf de 1990, e bastou trocar as escovas (estavam gastas) do motor eléctrico de arranque.

                            Comentário


                              #15
                              passei por aqui e reparei nos teus problemas...provalvelmente já os deves ter resolvido...mesmo assim ficam aqui umas dicas

                              1º deves verificar a bateria, estado da carga e estado das placas, ou seja compras um densimetro abres as tampas e verificas se estão todas com densidade uniforme, de preferencia no verde ou branco, se uma delas nem levantar o pesa acido está "morta" (mas aí o carro nem pegava), se nao tiverem no verde tira a bateria e poem à carga.

                              2º depois da bateria estar carregada, e estar montada claro, verifica a corrente que chega às velas, atenção há fords diesel que funcionam com velas de 10volts e outros com velas de11volts (digo isto porque mudaste de velas e não sei se reparaste nisso. Para verificares as velas se estão boas desligas os fios das mesmas, ligas um fio ao positivo da bat. (+) e tocas na ponta da mesma, se fizer faisca está boa se não fizer está queimada.

                              3º se continuar na mesma provalvemente sao as escovas do motor de arranque, está na hora de fazer uma revisão ao mesmo.

                              se continuar a custar a pegar a coisa complica.
                              deves verificar a compressão e o sistema de injecção (injectores) e se o motor está a ponto (se estiver atrasado tem mais dificuldade em pegar a frio )

                              espero que ajude...se precisares de mais alguma coisa pergunta..se souber tento ajudar..
                              cumps luica

                              Comentário


                                #16
                                quanto ao alternador verifica se a correia tem tensão suficiente, depois poes o motor a trabalhar ligas as luzes verificas com o multimetro se na bateria chegam aproximadamente 14 volts, se nao, está na altura de uma revisão (verificar as escovas ou o regulador de tensao). Porque ao contrário de que muitos ditos "experts" dizem muito raramente o alternador avaria de vez, precisa sim de revisão (escovas, colector e rolamentos). sendo a avaria mais comum a correia com folga.
                                ps: esqueci-me nos dois tópicos...verifica os cabos principalmente o da massa...lixa os contactos cabo/motor/chassi

                                espero que ajude
                                cumps luica

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luica Ver Post
                                  passei por aqui e reparei nos teus problemas...provalvelmente já os deves ter resolvido...mesmo assim ficam aqui umas dicas

                                  1º deves verificar a bateria, estado da carga e estado das placas, ou seja compras um densimetro abres as tampas e verificas se estão todas com densidade uniforme, de preferencia no verde ou branco, se uma delas nem levantar o pesa acido está "morta" (mas aí o carro nem pegava), se nao tiverem no verde tira a bateria e poem à carga.

                                  2º depois da bateria estar carregada, e estar montada claro, verifica a corrente que chega às velas, atenção há fords diesel que funcionam com velas de 10volts e outros com velas de11volts (digo isto porque mudaste de velas e não sei se reparaste nisso. Para verificares as velas se estão boas desligas os fios das mesmas, ligas um fio ao positivo da bat. (+) e tocas na ponta da mesma, se fizer faisca está boa se não fizer está queimada.

                                  3º se continuar na mesma provalvemente sao as escovas do motor de arranque, está na hora de fazer uma revisão ao mesmo.

                                  se continuar a custar a pegar a coisa complica.
                                  deves verificar a compressão e o sistema de injecção (injectores) e se o motor está a ponto (se estiver atrasado tem mais dificuldade em pegar a frio )

                                  espero que ajude...se precisares de mais alguma coisa pergunta..se souber tento ajudar..
                                  cumps luica

                                  Por acaso não sabia que havia variação na voltagem das velas.

                                  Em todo o caso, sempre comprei velas para este modelo, tendo mesmo chegado a comprar iguais às que vinham de origem (umas BERU).

                                  Já andei a pesquisar mais um pouco sobre o problema e já vi que também é feitio.

                                  Num site francês, toda a gente que tem este motor queixa-se do mesmo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tenho um colega com um 1.8 turbo boss com o mesmo problema!

                                    a frio o carro só pega depois da luz da resistência apagar 3 x e mesmo assim ainda esforça um pouco o motor de arranque, a quente não há qualquer problema.


                                    á noite dá para ver a luzinha da bateria fraquinha acesa.....todavia ao ir ver o manual do carro reparei que lá não indica que aquilo seja a luz da bateria, mas sim da ignição! e diz que a chave ao estar no ON a luz devia acender, e após a ignição a luz devia apagar!

                                    neste caso o que acontece é que ao meter a chave no on a luz não acende, e ao ligar o carro a mesma fica fraquinha!


                                    a bateria é nova e as velas idem! quanto ao alternador carregar mal a bateria não sei.......e acho que não, porque esta bateria tem já 5 meses e se estivesse a carregar mal o carro nem pegava a frio


                                    e vai com 199.000km o fiesta todos feitos pelo mesmo dono!



                                    se alguém descobrir o problema (que parece ser crónico) poste aqui!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas!

                                      O meu ford escort 1.8 td também não pega de imediato quando esta frio.

                                      Antes tive um ford fiesta com o mesmo motor e era a mesma coisa.

                                      Se lerem o manual do proprietário diz-lá que para por o motor a trabalhar a frio deve-se carregar a fundo no acelerador e na embraiagem, depois de a luz das velas apagar dá-se a chave e o motor deve pegar em no máximo 20 segundos se não pegar recomeçar a operação.

                                      Pelo visto já é próprio desses motores.

                                      Fazendo assim o meu pega bem; e quando esta quente não se deve carregar no acelerador que o motor pega a primeira volta, no meu carro é assim.
                                      Editado pela última vez por actarus; 22 January 2009, 16:38.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por actarus Ver Post
                                        Boas!

                                        O meu ford escort 1.8 td também não pega de imediato quando esta frio.

                                        Antes tive um ford fiesta com o mesmo motor e era a mesma coisa.

                                        Se lerem o manual do proprietário diz-lá que para por o motor a trabalhar a frio deve-se carregar a fundo no acelerador e na embraiagem, depois de a luz das velas apagar dá-se a chave e o motor deve pegar em no máximo 20 segundos se não pegar recomeçar a operação.

                                        Pelo visto já é próprio desses motores.

                                        Fazendo assim o meu pega bem; e quando esta quente não se deve carregar no acelerador que o motor pega a primeira volta, no meu carro é assim.
                                        Quanto a isso tens toda a razão.

                                        Também já estive a ver o meu manual, e realmente vi essa indicação.

                                        Só posso concluir que realmente seja feitio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Viva.
                                          Como comprei uma Galaxy, não tenho andado muito na minha Mondeo 1.8td, não sei se o facto de estar agora mais tempo parada a está a "estragar".
                                          O problema é que custa muito a pegar a frio, depois de pegar a primeira vez é uma maravilha, nem precisa aquecer e pega logo, mas se estiver parada mais de meio dia custa a pegar, ligo a chave faz click, volto a repetir, e quando inicia a trabalhar o motor trabalha meio "escangalhado" uns segundos até estabilizar.
                                          O mecanico já verificou velas e meteu uma nova, fico com a sensação que falta alimentação na hora do motor arrancar....será retorno do combustivel na bomba, será entrada de ar no sistema de alimentação, avanço incorrecto ???
                                          A bateria está boa, o motor de arranque foi reparado há poucos meses e o alternador também é novo, em 300 mil km de uso nunca teve este sintoma, pegava uma pouquito mais mal a frio mas não era com a dificuldade que tenho verificado.

                                          O que acham que poderá motivar ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pintox Ver Post
                                            Viva.
                                            Como comprei uma Galaxy, não tenho andado muito na minha Mondeo 1.8td, não sei se o facto de estar agora mais tempo parada a está a "estragar".
                                            O problema é que custa muito a pegar a frio, depois de pegar a primeira vez é uma maravilha, nem precisa aquecer e pega logo, mas se estiver parada mais de meio dia custa a pegar, ligo a chave faz click, volto a repetir, e quando inicia a trabalhar o motor trabalha meio "escangalhado" uns segundos até estabilizar.
                                            O mecanico já verificou velas e meteu uma nova, fico com a sensação que falta alimentação na hora do motor arrancar....será retorno do combustivel na bomba, será entrada de ar no sistema de alimentação, avanço incorrecto ???
                                            A bateria está boa, o motor de arranque foi reparado há poucos meses e o alternador também é novo, em 300 mil km de uso nunca teve este sintoma, pegava uma pouquito mais mal a frio mas não era com a dificuldade que tenho verificado.

                                            O que acham que poderá motivar ?
                                            pintox o carro está parado à muito tempo?

                                            É que a bateria se calhar está a ressentir-se por não andar e não ter a sua "potência" toda.

                                            Um dos males deste motor da Ford, seja o 1.8d ou td, é o facto de exigir bastante à bateria na hora de "acoradar"

                                            As especificações mínimas da bateria para o Mondeo, é uma bateria que tenha 60 Amperes Hora (AH) e 540 de força de Arranque (A).

                                            Mas o mais acertado e que também é adequado e indicado pela marca é uma marca de 74 AH e 750 A.

                                            Portanto como podes ver entre os requisitos mínimos e os "máximos" vão uma grande diferença e quem sabe se isso não estará a influenciar.

                                            O problema é que há muitas baterias que apenas tem a indicação sa Amperagem Hora (AH), e não a força de Arranque (A). o que é mau, porque pode acontecer situações como a seguinte:

                                            Duas baterias com a mesma Amperagem Hora, de 62 AH, mas em que uma tem somente 540 A (força de arranque) e outra tem 620 A.

                                            1ª bateria: 62AH - 540A

                                            2ª bateria: 62Ah - 620A

                                            Como podes ver, a 2ª bateria tem a mesma amperagem, mas na momento em que é preciso meter o motor em "marcha", tem mais força, por ter uma força de Arranque superior, logo terá menos dificuldade em vencer a resistência do motor.

                                            Sendo assim, em pouco tempo a bateria menos potente acabará por se desgastar mais depressa e ter um período de vido mais curto.


                                            P.S: Desculpa o extenso texto, espero que tenhas paciência para ler.

                                            Comentário


                                              #23
                                              No problema, a bateria que lá tenho é de 75Ah, creio que está razoável ainda, o carro trabalha um pouco quase todos os dias, ou seja, sempre que tenho tempo de o por a trabalhar alguns minutos talvez nao seja suficiente para se restabelecer.

                                              Em principio vou vende-la ao meu irmao mais novo, por isso vai voltar a rolar com mais frequencia, vamos ver se melhora a questão de custar a pegar, acho que os quase, quase 300 mil km não devem ser motivo para estas manias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                problema para o frio

                                                Originalmente Colocado por eloyclio Ver Post
                                                Boas , um a um e todos os proprietarios destes motores passarão pelo mesmo. o meu ja faz isso a mai d 6 meses. troquei velas, bi foi reparada, troquei tubagens do gasoleo, valvula de retorno e ... nada. continua na msm. na ford sugeriram me que era o relay que passa corrente as velas, que esta situado do lado esquerdo do motor, poderia nao passar corrente suficiente pa aquecer as mesmas. ja desisti de procurar resposta, o q faço e de manha ligo e desligo a chave mais vezes antes de por o motor a roncar e ja nao custa tanto.ja nao e defeito e feitio. no entanto qd hover solução para isto sera bem vinda pois ja gastei muito tempo e dinheiro sem resultados, cumps
                                                boas tenta ver o ponto da bomba pois comigo aconteceu o mesmo
                                                e tenho problema rezolvido de manha nem é preciso estar muito tempo com a rez ligada ela pega logo


                                                comprimentos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já que se fala deste motor por aqui o que acham do mesmo no geral?

                                                  consumos? de óleo inclusive...

                                                  fiabilidade? e a qualidade de condução do mesmo

                                                  isto a versão sem turbo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há cá um fiesta 1.8d com este motor de 60cv como falaram e também sofria desse problema, foi aqui a um electricista e ficou a pegar que é uma maravilha! Amanhã ou segunda a ver se pergunto o que se passava!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por sergiogon Ver Post
                                                      Há cá um fiesta 1.8d com este motor de 60cv como falaram e também sofria desse problema, foi aqui a um electricista e ficou a pegar que é uma maravilha! Amanhã ou segunda a ver se pergunto o que se passava!
                                                      Se puderes então indicar o que o electricista fez, acho que todos ficariam gratos.

                                                      Pelo menos, eu fico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                                                        já que se fala deste motor por aqui o que acham do mesmo no geral?

                                                        consumos? de óleo inclusive...

                                                        fiabilidade? e a qualidade de condução do mesmo

                                                        isto a versão sem turbo
                                                        Olha, quanto a consumos e no caso cá de casa (ESCORT SW), os valores andam entre os 6 e 7 litros, numa condução normal.

                                                        O consumo de óleo, sinceramente acredito que gaste algo, mas é pouco.

                                                        Digamos que se encher até ao limite até a proxima mudança (10.000km), o nivel descerá 1/4.

                                                        No que diz respeito a fiabilidade, não temos razão de queixa nesse sentido.

                                                        Não é um carro de corridas, lá isso é certo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Olha, quanto a consumos e no caso cá de casa (ESCORT SW), os valores andam entre os 6 e 7 litros, numa condução normal.

                                                          O consumo de óleo, sinceramente acredito que gaste algo, mas é pouco.

                                                          Digamos que se encher até ao limite até a proxima mudança (10.000km), o nivel descerá 1/4.

                                                          No que diz respeito a fiabilidade, não temos razão de queixa nesse sentido.

                                                          Não é um carro de corridas, lá isso é certo.
                                                          Pois pelos menos ai ninguém espera corridas

                                                          acho é os consumos um pouco elevados, talvez os da versão turbo sejam mais baixos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por aqui passou foi um Orion 1.4 Ghia de 1988 e o carro de motor era uma grande máquina. Em fiabilidade era muito resistente ( e ainda é pois ainda anda, embora não seja aqui), em andamentos era razoável e em consumos gastava um bocado, embora nada de outro mundo.

                                                            Comentário

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