Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ar Condicionado em veículos da década de 90

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ar Condicionado em veículos da década de 90

    Boas.
    Procuro saber se os sistemas de ar condicionado que equipam os veículos do início da década de 90 são prejudiciais à saúde.
    Tenho ouvido opiniões contrárias mas sem certezas.
    Agradeço a vossa ajuda.

    #2
    Se não forem devidamente inspeccionados e limpos como os de agora, sim, podem deitar um cheiro nauseabundo e ser potenciais focos de alergias, tal como os de agora.

    Comentário


      #3
      Estás a referir-te ao que a Mrs. X disse ou ao gás utilizado à uns anos nos sistemas de AC?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
        Boas.
        Procuro saber se os sistemas de ar condicionado que equipam os veículos do início da década de 90 são prejudiciais à saúde.
        Tenho ouvido opiniões contrárias mas sem certezas.
        Agradeço a vossa ajuda.
        O problema dos referidos equipamentos é que usam CFCs como gás refrigerante. Não se trata de um risco de saúde (pelo menos directos), mas deixaram de se usar pelos efeitos nocivos ao nível da camada de Ozono.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
          Estás a referir-te ao que a Mrs. X disse ou ao gás utilizado à uns anos nos sistemas de AC?
          Se bem me recordo esse gas (R12 ou R14) era poluente e nocivo para a camada de ozono, daí ter sido retirado do mercado e substituído por outro. Mas creio que não era nocivo para o ser humano.

          Comentário


            #6
            Refiro-me precisamente ao gás. Penso que era também nocivo para a saúde.
            Recarregando o sistema desses veículos o problema fica resolvido não é?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
              Refiro-me precisamente ao gás. Penso que era também nocivo para a saúde.
              Recarregando o sistema desses veículos o problema fica resolvido não é?
              Não era nocivo para a saúde mas sim para a camada de ozono. Era um CFC tal como os CFC's que havia nas embalagens de desodorizante, laca, sprays para acasa, etc etc.

              Foi retirado do mercado por essa razão e actualmente há gases que o substituem.

              Comentário


                #8
                Obrigado pela ajuda.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                  Refiro-me precisamente ao gás. Penso que era também nocivo para a saúde.
                  Recarregando o sistema desses veículos o problema fica resolvido não é?
                  Não fica, pela simples razão de que ninguém te carrega um sistema desses hoje em dia. O que podes fazer é uma conversão para o sistema actual.

                  Comentário


                    #10
                    R 134a

                    Os automóveis usaram maioritariamente o R134a haverá poucos da decada de 90 com R22 instalado.

                    o R134a foi desenvolvido quase propositadamente para uso na industria automóvel.

                    O R134a é isento de CFC's o que o torna num gás de refrigeração considerado ecológico.

                    Nenhum circuito de frio pode ser carregado com um gás diferente do que usava originalmente sem que seja feita a reconversão do sistema, isso implica normalmente na troca do compressor, do filtro e da válvula de expansão, é que cada gás trabalha com pressões e temperaturas diferentes.

                    Acresce que esta reconversão é o mesmo que instalar um sistema novo, dado os custos que implica

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                      Refiro-me precisamente ao gás. Penso que era também nocivo para a saúde.
                      Recarregando o sistema desses veículos o problema fica resolvido não é?
                      Se é pelo gás não te preocupes. O sistema é supostamente estanque e portanto não és afectado, para além de que o risco é para a nossa camada de ozono (e depois para a nossa pele).

                      Quanto ao R134a também está para ser substituido, estando algumas marcas a desenvolver sistemas AC por CO2. É que apesar de o R134a ter sido desenvolvido para a indústria automóvel para cumprir o protocolo de quioto a verdade é que é um halogenado (R134a=HFC134a), tendo também um risco elevado.

                      Quem manuseia gases sabe que o halon foi abolido para todas as utilizações, inclusivé para o combate a incêndios, sendo substituido por gases como fm200, fh13, etc, que são gases halogenados (e portanto, derivados do halon).

                      Mas enquanto não houver substituto vão dizer que não faz mal nenhum à saúde.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

                        o R134a foi desenvolvido quase propositadamente para uso na industria automóvel.

                        O R134a é isento de CFC's o que o torna num gás de refrigeração considerado ecológico.
                        e frio doméstico/comercial: frigoríficos; arcas congeladoras; sistemas AC.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DL Ver Post
                          e frio doméstico/comercial: frigoríficos; arcas congeladoras; sistemas AC.
                          Sim é verdade, mas aplicação foi posterior, o desenvolvimento base foi para aplicações automóveis, até as ligações SAE eram especificas para R134a e automóveis.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DL Ver Post
                            e frio doméstico/comercial: frigoríficos; arcas congeladoras; sistemas AC.
                            Até é usado em refrigeração industrial, como em navios...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              Os automóveis usaram maioritariamente o R134a haverá poucos da decada de 90 com R22 instalado.

                              o R134a foi desenvolvido quase propositadamente para uso na industria automóvel.

                              O R134a é isento de CFC's o que o torna num gás de refrigeração considerado ecológico.

                              Nenhum circuito de frio pode ser carregado com um gás diferente do que usava originalmente sem que seja feita a reconversão do sistema, isso implica normalmente na troca do compressor, do filtro e da válvula de expansão, é que cada gás trabalha com pressões e temperaturas diferentes.

                              Acresce que esta reconversão é o mesmo que instalar um sistema novo, dado os custos que implica
                              Sinceramente não percebo muito isso. No meu 33, carreguei o a.c. numa vulgar station-marché, já vai fazer 2 anos, e está a funcionar bem. não faz tanto frio como quando carreguei mas tá ali para as curvas. disseram-me que nao iria durar tanto como se fosse com o R12, mas o que é certo é que ainda funciona.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                Sinceramente não percebo muito isso. No meu 33, carreguei o a.c. numa vulgar station-marché, já vai fazer 2 anos, e está a funcionar bem. não faz tanto frio como quando carreguei mas tá ali para as curvas. disseram-me que nao iria durar tanto como se fosse com o R12, mas o que é certo é que ainda funciona.
                                Só dura menos se o sistema tiver uma fuga, porque o o gás não se perde, o pouco que desaparece é pela porosidade de algumas tubagens.

                                Quanto muito eles queriam dizer que não faria tanto frio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se a viatura em questão estiver equipada com R12, tem que se fazer uma "revisão" ao sistema e carregar com R134a

                                  Não é muito complicado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não inventem !!!

                                    Sobre refrigeração, R12 e R22 misturados com R134a.

                                    Por favor não arrisquem e não contrariem o que foi estudado especificamente para cada fim.

                                    Eu não tenho comissão na venda de equipamentos, mas custa-me que enveredem por caminhos que poderão trazer dissabores.

                                    Mas cada um sabe de si, por isso é que se vê oficinas e técnicos de 1ª e os chamados "zé's do bairro" onde tudo serve para inventar, depois queixem-se dos resultados.

                                    O projeto do compressor R12 não é adequado para trabalhar com R134a, dependendo do caso poderá ter problema de falta de binário de arranque e funcionamento;

                                    a- O óleo utilizado no compressor R12, não é miscível com R134a, proporcionando pressões elevadas, dificuldades de retorno de óleo para o compressor e riscos de entupimento das tubagens de óleo;

                                    b*- Os processos de fabricação dos componentes dos sistemas R12 não eram livres de substância incompatíveis com R134a, como produto alcalinos, clorados;

                                    c- Projecto de compressores para R12 nem sempre são adequada para operar com R134a.


                                    *Para a situação “B”: os sistemas trabalham com tubo capilar com diâmetro reduzido, nos quais os riscos de entupimento por resíduos de substâncias incompatíveis com óleo poliéster/R134a são grandes.

                                    Por isso, não recomenda utilizar compressor R134a/óleo éster em sistemas que já trabalharam com R12.

                                    Porque, mesmo fazendo A limpeza da unidade Compressora, não é garantida a remoção total das substâncias como parafina, graxas, ceras, resíduos de cloro e produtos alcalinos, normalmente existente nos antigos sistemas R12
                                    Procurem nos fabricantes de equipamentos, se as válvulas de expansão para R12 e R22 dão para trabalhar com R134a, procurem saber a que pressões trabalham uns e outro.

                                    A única hipótese é colocar um gás de substituição, mas nunca o R12 e R22 saõ substituídos directamente pelo R134a


                                    Já os R12 e R22 "gases" não eram compativeis, o que fará os antigos misturados com os actuais.

                                    Tecnicamente o que ocorre se o R-12 for misturado em um circuito com R-12.

                                    Se o R-12 for misturado em um circuito com R-22, existe a possibilidade da formação de uma mistura azeotrópica (25% de R-12 e 75% de R-22) que apresentará pressão superiores ao sistema original com R-22.

                                    Não é recomendável fazer misturas de fluidos refrigerante num sistema. Esta recomendação parte dos fabricantes de fluidos refrigerantes por motivos de segurança (pode ocorrer em alguns casos a formação de uma mistura de refrigerante que pode ser inflamável) e pelos fabricantes de compressores, que garantem o rendimento do equipamento somente ser for utilizado o refrigerante originalmente especificado.

                                    Existem misturas de refrigerantes normalmente comercializadas (R-502, R-404 A, etc), porém estas são produzidas directamente pelos fabricantes de refrigerantes segundo especificações controladas, para uso em compressores testado e aprovados para esta aplicação.
                                    Editado pela última vez por Excalibur; 16 April 2008, 17:32.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                      Sobre refrigeração, R12 e R22 misturados com R134a.

                                      Por favor não arrisquem e não contrariem o que foi estudado especificamente para cada fim.

                                      Eu não tenho comissão na venda de equipamentos, mas custa-me que enveredem por caminhos que poderão trazer dissabores.

                                      Mas cada um sabe de si, por isso é que se vê oficinas e técnicos de 1ª e os chamados "zé's do bairro" onde tudo serve para inventar, depois queixem-se dos resultados.

                                      Claro que não é directamente. Tem que se mudar alguns componentes do sistema. Há kit's para fazer a mudança.


                                      Procurem nos fabricantes de equipamentos, se as válvulas de expansão para R12 e R22 dão para trabalhar com R134a, procurem saber a que pressões trabalham uns e outro.

                                      A única hipótese é colocar um gás de substituição, mas nunca o R12 e R22 saõ substituídos directamente pelo R134a
                                      Claro que não é directamente. Tem que se mudar alguns componentes do sistema. Há kit's para fazer a mudança.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                        Claro que não é directamente. Tem que se mudar alguns componentes do sistema. Há kit's para fazer a mudança.
                                        Aconselho a ler o que eles dizem sobre a possibilidade de haver misturas somente com os resíduos que permanecem no circuito.

                                        Esses kit's mudam o quê ?

                                        Valvula de expansão ?
                                        Óleo ?
                                        Vedantes ?
                                        Tubagens ?

                                        E o valor ... compensa ???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Creio que tudo o que mencionaste à excepção das tubagens. Tem que se fazer uma lavagem completa ao sistema.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Braga Ver Post
                                            Creio que tudo o que mencionaste à excepção das tubagens. Tem que se fazer uma lavagem completa ao sistema.
                                            Sim OK, partindo do principio que fica tudo bem "lavadinho" e limpo (implica passar gases neutros para efectuar a limpeza) , como já vimos o rendimento de um compressor calculado para R12 ou R22 ficará a ser inferior.

                                            Na maioria das vezes não compensa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem. resumindo e baralhando: para passar de R12 para R134a só com adaptação, correcto?
                                              É que já vi carregarem directamente R134a para um circuito R12 (BMW E30 320i - 1986) sem uma prévia desmontagem do que quer que seja e funcionou bem, o que adensa as minhas dúvidas...
                                              Editado pela última vez por highlander; 18 April 2008, 16:46.

                                              Comentário


                                                #24
                                                No meu caso também funcionou bem, e até a data, passados quase 2 anos, continua a funcionar, embora pareça-me que faz menos frio, mas provavelmente pode ser efeito psicologico de andar na 156 que faz frigorifico. Em relação a limpar tudo, o orçamento que me falaram foi a volta de 400€ para a suposta adaptação para o R12. Ora, num carro que me custou 750€, nem sequer coloquei essa hipotese!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Na década de 90, em principio já será um gás q n perturba a camada de ozono.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    No meu caso também funcionou bem, e até a data, passados quase 2 anos, continua a funcionar, embora pareça-me que faz menos frio, mas provavelmente pode ser efeito psicologico de andar na 156 que faz frigorifico. Em relação a limpar tudo, o orçamento que me falaram foi a volta de 400€ para a suposta adaptação para o R12. Ora, num carro que me custou 750€, nem sequer coloquei essa hipotese!

                                                    ... E foste cheio de sorte: aqui no Porto já se falam em valores na casa dos 600

                                                    OT - que carro é?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                      Na década de 90, em principio já será um gás q n perturba a camada de ozono.

                                                      Por acaso lembro-me do catalogo do Primera em 94, falar lá alguma coisa nesse aspecto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por highlander Ver Post
                                                        ... E foste cheio de sorte: aqui no Porto já se falam em valores na casa dos 600

                                                        OT - que carro é?
                                                        É um alfa romeo 33 1.4 IE. É carro para as pequenas voltas diárias e para "descarregar o stress ao fim de semana".

                                                        Se me falassem em 600€, se quando me quizeram impingir os 400 já me ri na cara deles, assim acho que ainda tinha um ataque de tanto me rir!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bela viatura
                                                          Pois, aqui é por essa ordem de preços

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O carrinho ainda me faz sair dele sempre com um sorriso de orelha a orelha. :D

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X