Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Civic - Nível do liquido do radiador baixa - Resolvido, era normal.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Civic - Nível do liquido do radiador baixa - Resolvido, era normal.

    No sábado passado mandei trocar a bomba de àgua do civic como manutenção normal, a par com a correia de distribuição. O carro nunca perdeu líquido e quer o líquido quer a bomba estavam como novos.

    Depois de tudo mudado, o mecânico disse-me para dar uma olhadela no nível do liquido do radiador pois era natural (e quase certo) que baixasse um pouco no início.

    Acontece que já passaram 3 dias de utilização, e cada vez que o carro arrefece o nível do líquido baixa.

    Ou seja, imaginemos que a frio está no nível máximo (traço no reservatório de expansão). Saio com o carro e o nível sobe 2 mm (pelo aquecimento o que é normal). Paro o carro depois de 1 hora a andar e está no mesmo ponto.
    Uma hora depois do carro estar desligado o nível já está 5mm abaixo do máximo. Duas horas depois está a 10mm abaixo e já não baixa mais até um novo ciclo.

    O mecânico o olho nú não viu qualquer sinal de fuga nem quebra de pressão nos tubos e disse-me para andar mais uns dias a ver se normaliza, pois podem ser bolsas de ar no circuíto que o líquido vai preenchendo...
    ...mas eu já começo a achar que é tempo a mais para estabilizar.

    Alguém já teve alguma experiência semelhante ?
    Editado pela última vez por rca33; 22 April 2008, 17:29.

    #2
    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
    No sábado passado mandei trocar a bomba de àgua do civic como manutenção normal, a par com a correia de distribuição. O carro nunca perdeu líquido e quer o líquido quer a bomba estavam como novos.

    Depois de tudo mudado, o mecânico disse-me para dar uma olhadela no nível do liquido do radiador pois era natural (e quase certo) que baixasse um pouco no início.

    Acontece que já passaram 3 dias de utilização, e cada vez que o carro arrefece o nível do líquido baixa.

    Ou seja, imaginemos que a frio está no nível máximo (traço no reservatório de expansão). Saio com o carro e o nível sobe 2 mm (pelo aquecimento o que é normal). Paro o carro depois de 1 hora a andar e está no mesmo ponto.
    Uma hora depois do carro estar desligado o nível já está 5mm abaixo do máximo. Duas horas depois está a 10mm abaixo e já não baixa mais até um novo ciclo.

    O mecânico o olho nú não viu qualquer sinal de fuga nem quebra de pressão nos tubos e disse-me para andar mais uns dias a ver se normaliza, pois podem ser bolsas de ar no circuíto que o líquido vai preenchendo...
    ...mas eu já começo a achar que é tempo a mais para estabilizar.

    Alguém já teve alguma experiência semelhante ?
    Pode acontecer, mas tem cuidado com isso, vai tendo muita atenção.

    Já agora, esse sistema de refrigeração tem válvulas de pruga?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
      Já agora, esse sistema de refrigeração tem válvulas de pruga?
      Não. É suposto o sistema purgar-se por ele.

      Comentário


        #4
        Se leres o meu DB do volvo vais ver que aconteceu-me exactamente o mesmo, só que eu não mudei a bombda de água.

        Mas os sintomas todos eram exactamente como os teus.

        No meu caso a água perdia-se pelo radiador e bomba de água, sendo que o primeiro foi mudado e o segundo ainda não.



        Verifica bem tudo, mas se antes não perdia é estranho, vê lá se a bomba não tá a perder água em andamento, é que a minha perde mas não se vê

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Não. É suposto o sistema purgar-se por ele.

          Não, se calhar não usei o termo mais correcto. refiro-me a umas tampas de rosca ou outra forma que em alguns sistemas existe na base do radiador ou noutro ponto baixo do sistema.

          Por exemplo, o punto MK I tem purgas que facilitam a limpeza do sistema e não permite a existencia de ar, já que basta encher até o liquido vir uniforme, enquanto que no corsa A já não há disso, tendo que passar uma bela meia hora a apertar tubos para libertar o ar. Mesmo assim tenho que ter cuidado, porque se ficar muito (mas não te preocupes, não é só uns mm, é vazar o vaso todo), aí posso ter alguns calafrios (ou escaldões).

          Comentário


            #6
            3 dias... depende também do nº de km efectuados. Ao fim do 5º dia e 500 km começa a preocupar-te, até lá pode ser normal pela libertação de algumas bolhas de ar que tenham ficado aprisionadas nos locais mais recônditos (só fazendo vácuo no circuito se consegue um enchimento perfeito à 1ª).

            O meu 111 também fez isso para aí durante 2-3 dias, depois passou-lhe de vez.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DL Ver Post
              3 dias... depende também do nº de km efectuados. Ao fim do 5º dia e 500 km começa a preocupar-te, até lá pode ser normal pela libertação de algumas bolhas de ar que tenham ficado aprisionadas nos locais mais recônditos (só fazendo vácuo no circuito se consegue um enchimento perfeito à 1ª).

              O meu 111 também fez isso para aí durante 2-3 dias, depois passou-lhe de vez.
              Que quantidade é que tinhas de acrescentar de cada vez ?

              Comentário


                #8
                Da 1ª vez foi talvez meio depósito (atenção! Isto foi para aí em Dezembro de 2006 ou Janeiro 2007... a memória é fraca); quando digo meio depósito é entre as marcas de Máximo e Mínimo... da 2ª vez terá sido para aí 1/4 dessa distância/volume. Da 3ª vez terão sido pouco mais que umas gotas, só para manter no Máximo.

                Daí até agora mantém-se estável, boa cor, boas temperaturas, etc. tudo bom, só o consumo é que não baixa dos 7-7,5...

                Deixa andar assim mais uns dias mas não descures o assunto por completo. Vê lá se a tampa do depósito é nova; por 7-8€ não vale a pena arriscar.

                Comentário


                  #9
                  Pois, mas eu meto mais, ou seja, entre cada ciclo completamente frio -> quente -> completamente frio vai cerca de 1/3 do depósito (entre as marcas max e min) e não noto abrandamento do consumo.

                  O carro andou 3 dias (1 deles esteve parado) e fez +- 260 kms.

                  Ele nunca perdeu liquido nenhum e só começou a perder após a mudança de líquido e bomba de àgua.

                  Acho que vou ter de voltar ao mecânico...

                  ...e logo eu que detesto problemas de fugas...

                  Comentário


                    #10
                    rca33 tens a certeza que não tem purga de ar?

                    existe uma forma de tirar o ar do sistema, mesmo todo e como essa radiador tem tampa dá para fazer

                    com a tampa fora deixas o carro aquecer e disparar a ventoinha 2 vezes, depois acrescentas líquido se necessário, e atestas o vaso de expansão.

                    se mesmo assim perder é porque está com fuga e o mais certo é ser na bomba

                    PS: esta forma de tirar o ar é o que está no manual não fui eu que inventei

                    Comentário


                      #11
                      Qd mudei a minha bomba isso aconteceu. O mecânico purgou e bvem (fez à minha frente) mas ainda assim ficou ar lá dentro. O nível no vaso desceu para metade. Acrescentei para aí um 1/2 litro e desde então está impecável.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                        rca33 tens a certeza que não tem purga de ar?

                        existe uma forma de tirar o ar do sistema, mesmo todo e como essa radiador tem tampa dá para fazer

                        com a tampa fora deixas o carro aquecer e disparar a ventoinha 2 vezes, depois acrescentas líquido se necessário, e atestas o vaso de expansão.

                        se mesmo assim perder é porque está com fuga e o mais certo é ser na bomba

                        PS: esta forma de tirar o ar é o que está no manual não fui eu que inventei

                        Tá correcto sim sinhora,quando tive problemas de aquecimento por causa do termoestato do meu civic que deu o berro,foi quando o mudei...agua lá pa dentro e ver as bolhinhas a saltar a ver o ar todo a desaparecer,até que fica sem ar e o termo abre e começa a fazer o circuito e a ventoinha acaba por disparar,depois é atestar muito bem atestadinho, e pronto, ficou como novo.Não é preciso purgas nem nada.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                          rca33 tens a certeza que não tem purga de ar?

                          existe uma forma de tirar o ar do sistema, mesmo todo e como essa radiador tem tampa dá para fazer

                          com a tampa fora deixas o carro aquecer e disparar a ventoinha 2 vezes, depois acrescentas líquido se necessário, e atestas o vaso de expansão.

                          se mesmo assim perder é porque está com fuga e o mais certo é ser na bomba

                          PS: esta forma de tirar o ar é o que está no manual não fui eu que inventei
                          Eu também fiz isso ontem. Com a tampa do radiador fora, deixei o carro ligar a ventoinha 4 vezes. Sairam algumas bolhas mas nada do que eu estava à espera, e não notei nenhuma diferença.

                          Meti uma mensagem no Honda-Tech e dizem-me que pode demorar 1 ou 2 semanas a normalizar (o que eu acho estranho) porque parece que os Honda são complicados para desferrar principalmente quando levam bomba de àgua nova.

                          O facto é que isto irrita-me...
                          Nunca tive de ver níveis nenhuns neste carro e agora parece que tenho o meu velho renault outra vez, sempre a abrir o capôt e com a embalagem do líquido sempre atrás.

                          Vou dar mais uns dias (andando sempre atento) e se não for ao normal vou ter com o mecânico para ele inspeccionar a bomba de àgua, pois apesar de nova pode ter algum defeito.

                          Como o carro dispara a ventoinha normalmente, não aquece mais do que o normal e tem líquido suponho que não possa queimar nada por aí...

                          Mas que não gosto nada disto, não gosto !

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Eu também fiz isso ontem. Com a tampa do radiador fora, deixei o carro ligar a ventoinha 4 vezes. Sairam algumas bolhas mas nada do que eu estava à espera, e não notei nenhuma diferença.

                            Meti uma mensagem no Honda-Tech e dizem-me que pode demorar 1 ou 2 semanas a normalizar (o que eu acho estranho) porque parece que os Honda são complicados para desferrar principalmente quando levam bomba de àgua nova.

                            O facto é que isto irrita-me...
                            Nunca tive de ver níveis nenhuns neste carro e agora parece que tenho o meu velho renault outra vez, sempre a abrir o capôt e com a embalagem do líquido sempre atrás.

                            Vou dar mais uns dias (andando sempre atento) e se não for ao normal vou ter com o mecânico para ele inspeccionar a bomba de àgua, pois apesar de nova pode ter algum defeito.

                            Como o carro dispara a ventoinha normalmente, não aquece mais do que o normal e tem líquido suponho que não possa queimar nada por aí...

                            Mas que não gosto nada disto, não gosto !
                            isso que te disseram não está correcto, a partir do momento em que deixas a ventoinha ligar 4 vezes é quase fisicamente impossível ficar uma quantidade de ar no sistema que faça com que o líquido desça tanto no vaso de expansão.

                            já troquei várias vezes o líquido de alguns Hondas e tal nunca aconteceu...

                            tenta ver se do lado da distribuição notas algum líquido a cair pelo bloco, ou algum tubo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                              isso que te disseram não está correcto, a partir do momento em que deixas a ventoinha ligar 4 vezes é quase fisicamente impossível ficar uma quantidade de ar no sistema que faça com que o líquido desça tanto no vaso de expansão.

                              já troquei várias vezes o líquido de alguns Hondas e tal nunca aconteceu...

                              tenta ver se do lado da distribuição notas algum líquido a cair pelo bloco, ou algum tubo...
                              Estive na Honda.
                              Eles não fazem o sangramento com o tampão do radiador fora, mas sim com ele metido e o sistema depois auto-nivela e expele o ar - o que bate certo com o que o mecânico diz e fez.

                              Disseram-me que os Hondas às vezes dão-se mal com peças da concorrência, mas não sei se será a realidade ou a 'cantiga' da marca.

                              O facto é que já deveria ter normalizado e não o fez.

                              Comentário


                                #16
                                Eles não fazem o sangramento com o tampão do radiador fora, mas sim com ele metido e o sistema depois auto-nivela e expele o ar - o que bate certo com o que o mecânico diz e fez.
                                claro que não fazem...demora muito mais tempo, mais vale quando o cliente for lá outra vez corrigir o nível...

                                uma das razões para eu não gostar de ir á Honda é que paga-se por um trabalho by da book e o mesmo está muito longe de o ser...

                                em relação ás peças da concorrência isso é tanga, se a peça for a correcta, até pode sair da mesma fábrica pelo que sabemos.

                                enche os níveis todos, no radiador a frio e no vaso de expansão e deixa andar uma semana, se perder todo o líquido do vaso de expansão vai ao mecâncio que te fez o serviço

                                Comentário


                                  #17
                                  E o teu mecânico quando mudou o líquido também abriu o manipulo da temperatura do ar do habitáculo para o quente?

                                  Pode não ter purgado esse circuito, que vai demorar um pouco. Quando o carro estiver a trabalhar roda esse manipulo para o ar quente e deixa estar um bom bocado. Ou até uns dias. Vais ver que ainda vais ter que acrescentar mais um pouco de líquido.

                                  Vê entretanto se existe alguma fuga em todas as ligações dos tubos, mesmo as que vão para o radiador da climatização. Vê com atenção. Se não houver fuga não te preocupes que mais semana menos semana isso estabiliza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E o teu mecânico quando mudou o líquido também abriu o manipulo da temperatura do ar do habitáculo para o quente?
                                    pois!!!! esqueci-me desse aspecto!!!

                                    quando se deixa a ventoinha disparar as tais 2 ou 3 vezes, com o radiador sem tampa o regulador de temperatura da sofagem tem que estar no máximo

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                      pois!!!! esqueci-me desse aspecto!!!

                                      quando se deixa a ventoinha disparar as tais 2 ou 3 vezes, com o radiador sem tampa o regulador de temperatura da sofagem tem que estar no máximo
                                      O mecânico não fez isso mas eu fiz ontem.

                                      Vamos ver como se porta..

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um Honda a avariar, não pode ser

                                        Já agora uma coisa, a bomba de àgua tem que ser mudada aquando da troca da distribuição?

                                        Comentário


                                          #21
                                          O nivel do liquido ve se a frio, por isso mete no MAX quando tiveres o carro frio (ideal é de um dia para o outro) apartir dai é confirmar a frio se o liquido continua no maximo.
                                          Com o motor quente o nivel do deposito varia (sobe) por isso nem vale apena andares a ver em quente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                            Um Honda a avariar, não pode ser

                                            Já agora uma coisa, a bomba de àgua tem que ser mudada aquando da troca da distribuição?

                                            Aparentemente já parece ter estabilizado (hoje manteve os níveis), mas nestas coisas não há nada como esperar uns dias e ver o que acontece.
                                            De qualquer modo nunca seria uma avaria do carro, poderia ser é alguma peça (já agora da concorrência) com defeito ou má montagem


                                            O que o manual de serviço diz relativamente à bomba de àgua é para inspeccionar e substituir se necessário. Neste caso não era necessário.

                                            Mas para se trocar a correia de distribuição mexe-se nessa zona, logo acaba por ser mais prático trocar logo.

                                            A minha estava rigorosamente impecável, sem qualquer folga ou vestígio de corrosão. Nada mau para 11 anos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas! No meu caso (muda de junta de colassa) baixou bastante. Depois e por magia voltou ao normal. Para tal bastou andar com a sofagem no maximo de temperatura e voila! Agora até o nivel esta impecavel.

                                              Comentário


                                                #24
                                                como é que está a máquina rca?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  se o liquido refrigerante baixa sem fuga visivel...então é grave...

                                                  experimenta tirar a vareta do oleo para ver se o motor está ou não cheio de agua...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                    como é que está a máquina rca?
                                                    Brand new em folha !

                                                    Aquilo era só mesmo o circuíto a expulsar o ar e a normalizar o nível.

                                                    Já voltou ao estado normal.

                                                    Daqui a 6 anos volto a ver o nível do líquido !

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                      Brand new em folha !

                                                      Aquilo era só mesmo o circuíto a expulsar o ar e a normalizar o nível.

                                                      Já voltou ao estado normal.

                                                      Daqui a 6 anos volto a ver o nível do líquido !
                                                      ainda bem!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem que querias arranjar um problema para o teu carro... mas com um Honda não vais ter sorte...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                                          Bem que querias arranjar um problema para o teu carro... mas com um Honda não vais ter sorte...
                                                          Esta malta não se convence... LOL!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            rca33,

                                                            Explica-me uma coisa que eu não percebo. Então esse carro muda a bomba de água pela primeira vez em 11 anos e tu metes uma da concorrência?

                                                            Na minha opinião acho que foi má aposta.

                                                            Abraço.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X