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Teste de Compressão

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    Teste de Compressão

    Fizeram um teste de compressão ao motor do Civic que deu os seguintes resultados:

    Valores de Compressão
    1º Cilindro 12.5 Kg / Cm3
    2º Cilindro 12.5 Kg / Cm3
    3º Cilindro 12.5 Kg / Cm3
    4º Cilindro 11.5 Kg / Cm3
    5º Cilindro - Kg / Cm3
    6º Cilindro - Kg / Cm3
    Tendo em conta que a especificação de série indica:

    10.2:1


    Afinal que conclusões se pode tirar?

    #2
    Que o 4.º cilindro tem ligeiramente menos compressão que os outros.

    O valor ser mais alto que o indicado pela marca julgo que poderá ser desafinação do aparelho que mediu.

    Para tirar as dúvidas sugiro que faça outra medição numa oficina diferente.

    Comentário


      #3
      sim o 4ª cilindro tem menos que os outro de resto parece normal.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LM Ver Post
        Que o 4.º cilindro tem ligeiramente menos compressão que os outros.

        O valor ser mais alto que o indicado pela marca julgo que poderá ser desafinação do aparelho que mediu.

        Para tirar as dúvidas sugiro que faça outra medição numa oficina diferente.
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        sim o 4ª cilindro tem menos que os outro de resto parece normal.
        mas o 10.2:1 siginifica que a compressão de origem é 10,2 kg/ Cm3 ?

        o 4º cilindro normalmente tem sempre menos compressão devido a estar mais onge da bomba de óleo

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
          mas o 10.2:1 siginifica que a compressão de origem é 10,2 kg/ Cm3 ?

          o 4º cilindro normalmente tem sempre menos compressão devido a estar mais onge da bomba de óleo
          Não. 10,2:1 é a razão entre o volume no cilindro no ponto morto inferior e superior, não a pressão gerada durante a explosão.


          ver
          http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_compress%C3%A3o

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Tó Zé Ver Post
            Não. 10,2:1 é a razão entre o volume no cilindro no ponto morto inferior e superior, não a pressão gerada durante a explosão.


            ver
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_compress%C3%A3o
            Obrigado!

            e não existe uma tabela de correspondência?

            é que quando procuro valores do Civic, acerca da taxa de compressão apenas vem mencionado esse valor de 10.2:1, nada acerca de KG/cm3...

            Comentário


              #7
              Não terás as válvulas dos 4 cilindros desafinadas ?

              Em todo o caso é uma diferença pequena e não é preocupante.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Não terás as válvulas dos 4 cilindros desafinadas ?

                Em todo o caso é uma diferença pequena e não é preocupante.
                bem não posso garantir, mas foram afinadas à menos de 10.000 kms e não noto aquele barulho característico com estão desafinadas

                estou com dúvidas é se o valor de 12,5 está dentro dos valores de fábrica...?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                  bem não posso garantir, mas foram afinadas à menos de 10.000 kms e não noto aquele barulho característico com estão desafinadas

                  estou com dúvidas é se o valor de 12,5 está dentro dos valores de fábrica...?
                  Não conheces nenhum fórum estrangeiro,ou mesmo nacional de civics?Com certeza encontras lá a resposta à tua dúvida.Se tivesses um swift podia dar-te uma ajuda mais objectiva à tua questão mas assim...

                  Comentário


                    #10
                    Mais logo vejo-te isso no Autodata pois tenho quase a certeza que tem lá esses dados.

                    Abraço.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                      Mais logo vejo-te isso no Autodata pois tenho quase a certeza que tem lá esses dados.

                      Abraço.
                      Sim, o AUTODATA tem lá esses valores.

                      Já se fez o teste de compressão ao Escort cá de casa, e na oficina para além da fichina com os resultados, imprimiram a folha do AUTODATA com os valores de referencia.

                      No caso do Escort 1.8d, os valores minimos são de 28 bar e o máximo de 32.

                      Portanto e como podes ver, ainda são 4 bar entre o minimo e máximo, logo no teu caso, acredito perfeitamente que esses valores estejam dentro da "tabela", apesar de teres um cilindro com compressão a menos (comparativamente aos outros).
                      Editado pela última vez por nto; 21 April 2008, 22:24.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                        Mais logo vejo-te isso no Autodata pois tenho quase a certeza que tem lá esses dados.

                        Abraço.
                        ok! Obrigado!

                        Comentário


                          #13
                          entao o 5 e 6 cilindro nao sao gente

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                            entao o 5 e 6 cilindro nao sao gente

                            São filhos bastardos!!!

                            Comentário


                              #15
                              Filipe,

                              Por azar a versão que tinha aqui corrompeu-se e tive de arranjar uma nova. Entretanto saíram-me dois filmes porno por isso tenho de arranjar novamente. Logo que tenha isso eu informo-te!

                              Abraço.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Filipe,

                                Por azar a versão que tinha aqui corrompeu-se e tive de arranjar uma nova. Entretanto saíram-me dois filmes porno por isso tenho de arranjar novamente. Logo que tenha isso eu informo-te!

                                Abraço.


                                ok obrigado!

                                Comentário


                                  #17
                                  O motor é o B16A1?
                                  Editado pela última vez por ; 22 April 2008, 17:58. Razão: Percebi mal o conteúdo do tópico é o que dá ler na diagonal...=P

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                    Obrigado!

                                    e não existe uma tabela de correspondência?

                                    é que quando procuro valores do Civic, acerca da taxa de compressão apenas vem mencionado esse valor de 10.2:1, nada acerca de KG/cm3...
                                    Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

                                    Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

                                    Taxa = relação entre
                                    neste caso
                                    area com PMInferior e area com PMSuperior.

                                    Área com o embolo no PMI
                                    -------------------------- = 10:2 (10 para 2)
                                    Área com o embolo no PMS

                                    Pura matemática !

                                    Kg/cm3 tu encontras para densidades.
                                    Editado pela última vez por mpribas; 22 April 2008, 17:19.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                      mas o 10.2:1 siginifica que a compressão de origem é 10,2 kg/ Cm3 ?

                                      o 4º cilindro normalmente tem sempre menos compressão devido a estar mais onge da bomba de óleo
                                      O que é que a distância à bomba de óleo tem a ver com a pressão na câmara de combustão?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                        Filipe,

                                        Por azar a versão que tinha aqui corrompeu-se e tive de arranjar uma nova. Entretanto saíram-me dois filmes porno por isso tenho de arranjar novamente. Logo que tenha isso eu informo-te!

                                        Abraço.
                                        Pede o livro de reclamações! Não me digas que essa loja não tem!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                                          O que é que a distância à bomba de óleo tem a ver com a pressão na câmara de combustão?
                                          Maior desgaste nos segmentos, e consequentemente menor compressão.

                                          Isto partindo do principio que o motor não tem injectores de óleo directo aos cilindros. (pelo fundo da camisa)

                                          Pode ser por falta de lubrificação ou por deficiente refrigeração, há certos detalhes em cada motor que fazem com que se expliquem determinadas "falhas" ou "manias".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Pela minha experiência normalmente os resultados obtidos para um carro a gasolina andam nessa ordem de valores.


                                            O meu 147 com 145k kms acusa cerca de 14 em cada um .


                                            A propria escala do medidor costuma ir até cerca dos 18 / 20 .


                                            Tenho um em casa .


                                            Esses valores foram medidos a quente?

                                            Se sim acho que indicam que a compressão do motor está bastante boa.


                                            Quantos anos tem o carro ?


                                            EDIT :
                                            Tens aqui um muito semelhante ao meu, podes ver onde se encontra a zona verde da escala :

                                            Editado pela última vez por Baiones; 22 April 2008, 17:35.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                                              Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

                                              Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

                                              Taxa = relação entre
                                              neste caso
                                              area com PMInferior e area com PMSuperior.

                                              Área com o embolo no PMI
                                              -------------------------- = 10:2 (10 para 2)
                                              Área com o embolo no PMS

                                              Pura matemática !

                                              Kg/cm3 tu encontras para densidades.
                                              Bem, aqui está bem explicado a diferença da TAXA DE COMPRESSÂO e do TESTE DE COMPRESSÂO.

                                              Um não tem nada a ver com outro.

                                              O valor indicado para esse motor de 10:2, é o valor da TAXA DE COMPRESSÂO (que terá a ver com a capacidade de detonação, isto em termos leigos).

                                              O TESTE DE COMPRESSÂO serve para medir "o estado" dos cilindros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                                                Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

                                                Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

                                                Taxa = relação entre
                                                neste caso
                                                area com PMInferior e area com PMSuperior.

                                                Área com o embolo no PMI
                                                -------------------------- = 10:2 (10 para 2)
                                                Área com o embolo no PMS

                                                Pura matemática !

                                                Kg/cm3 tu encontras para densidades.
                                                Não percebi estas contas.
                                                A taxa de compressão é o quociente entre o volume do cilindro (entre o pms e o pmi) e o volume da camara de combustão, ou seja, é uma relação de volumes.
                                                Agora a compressão que foi medida deve ser a pressão (aqui é que entram as áreas) que cada cilindro consegue atingir. Se esta for baixa o cilindro tem fugas.



                                                cump

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                  Maior desgaste nos segmentos, e consequentemente menor compressão.

                                                  Isto partindo do principio que o motor não tem injectores de óleo directo aos cilindros. (pelo fundo da camisa)

                                                  Pode ser por falta de lubrificação ou por deficiente refrigeração, há certos detalhes em cada motor que fazem com que se expliquem determinadas "falhas" ou "manias".
                                                  exacto! normalmente o cilindro mais longe da boma de óleo apresenta piores valores no teste de compressão.

                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Pela minha experiência normalmente os resultados obtidos para um carro a gasolina andam nessa ordem de valores.


                                                  O meu 147 com 145k kms acusa cerca de 14 em cada um .


                                                  A propria escala do medidor costuma ir até cerca dos 18 / 20 .


                                                  Tenho um em casa .


                                                  Esses valores foram medidos a quente?

                                                  Se sim acho que indicam que a compressão do motor está bastante boa.


                                                  Quantos anos tem o carro ?


                                                  EDIT :
                                                  Tens aqui um muito semelhante ao meu, podes ver onde se encontra a zona verde da escala :


                                                  o carro é um Civic 1.6 I-VT de 1991, com 257.000 kms

                                                  O motor é o B16A1?
                                                  sim!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                                                    Eu ficaria admirado se encontrares alguma coisa em kg/cm3 para taxa de compressão. Se encontrares avisa o pessoal.

                                                    Quando muito os 12,5 são é kg/cm2 (que é uma pressão, e isto sim é o que consiste em medir no teste de compressão, mede-se a pressão que o embolo consegue fazer).

                                                    Taxa = relação entre
                                                    neste caso
                                                    area com PMInferior e area com PMSuperior.

                                                    Área com o embolo no PMI
                                                    -------------------------- = 10:2 (10 para 2)
                                                    Área com o embolo no PMS

                                                    Pura matemática !

                                                    Kg/cm3 tu encontras para densidades.

                                                    A taxa de compressão relaciona volumes e não áreas.
                                                    E no caso do carro do Filipe é de 10,2:1 e não 10:2 pois isso, simplificando seria 5:1. A taxa de compressão é uma medida adimensional, ou seja, não tem unidades de medida.

                                                    Respondendo ao Filipe:

                                                    A taxa de compressão é um dado físico do motor. No fundo pretende definir, o quanto a mistura ar+gasolina é comprimida pelo motor. O êmbolo quando chega ao PMS, ponto morto superior, deixa ainda um volume, entre o topo do êmbolo e a cabeça do motor. É o que em termos teóricos de pode denominar a câmara de combustão. Esses 10,2:1 representam o nº de vezes que esse volume (a camara de combustão) cabe no cilindro. Quanto mais elevado fôr esse valor, mais pequena será a câmara de combustão. O que determinará uma maior pressão aquando da combustão e consequentemente melhor rendimento e mais potência. Só por curiosidade, os carros turbinados geralmente apresentam taxas de compressão inferiores aos aspirados. Nos motores a gasolina não se pode abusar da taxa de compressão, uma vez que se pode dar o efeito de auto detonação da gasolina.

                                                    O teu carro terá sempre esse valor da taxa de compressão, independentemente do estado do motor. Para aumentares esse valor (que me parece já estar num valor limite, ou crítico) geralmente fazem-se as vulgares rectificações à cabeça do motor. Ou seja, é retirada alguma altura à cabeça do motor (atenção estou a falar de valores muito baixos), e a câmara de combustão fica com menos volume.

                                                    Se não fizeste nada disso ao motor do teu carro, então esse valor manter-se-à para sempre.

                                                    Já quanto ao teste que fizeste as coisas são diferentes:

                                                    Em primeiro lugar estás a medir uma pressão, logo existem medidas. Normalmente usam-se os bares, ou os Kg/cm2. O mais importante é que os valores estejam dentro de valores normais (já foram por aí divulgados) e muito importante é que não existam diferenças significativas entre cada um dos cilindros.

                                                    No teu caso tens um cilindro desfazado. Não te sei dizer se é um desfazamento muito grande e/ou significativo. Se tal ocorre só pode ser por existir uma qualquer fuga. Pode ser no cilindro, nos segmentos, ou na cabeça do motor, normalmente nas válvulas.

                                                    A situação da bomba de óleo, não estou a imaginar muito bem, mas efectivamente pode verificar-se uma menor capacidade de lubrificação desse cilindro (o óleo também faz de vedante). Mas, por mim, numa situação dessas não deveria ser uma diferença significativa.

                                                    Antes de mais acho que deves avaliar se essa diferença para esse 4º cilindro é significativa ou não. Isso eu já não te sei dizer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bem...
                                                      popcorn.gif

                                                      Eu que estava a pensar frequentar o curso de engenharia no técnico acho que me fico por aqui. De certeza que aprendo mais.

                                                      popcorn.gif

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                        A taxa de compressão relaciona volumes e não áreas.
                                                        E no caso do carro do Filipe é de 10,2:1 e não 10:2 pois isso, simplificando seria 5:1. A taxa de compressão é uma medida adimensional, ou seja, não tem unidades de medida.

                                                        Respondendo ao Filipe:

                                                        A taxa de compressão é um dado físico do motor. No fundo pretende definir, o quanto a mistura ar+gasolina é comprimida pelo motor. O êmbolo quando chega ao PMS, ponto morto superior, deixa ainda um volume, entre o topo do êmbolo e a cabeça do motor. É o que em termos teóricos de pode denominar a câmara de combustão. Esses 10,2:1 representam o nº de vezes que esse volume (a camara de combustão) cabe no cilindro. Quanto mais elevado fôr esse valor, mais pequena será a câmara de combustão. O que determinará uma maior pressão aquando da combustão e consequentemente melhor rendimento e mais potência. Só por curiosidade, os carros turbinados geralmente apresentam taxas de compressão inferiores aos aspirados. Nos motores a gasolina não se pode abusar da taxa de compressão, uma vez que se pode dar o efeito de auto detonação da gasolina.

                                                        O teu carro terá sempre esse valor da taxa de compressão, independentemente do estado do motor. Para aumentares esse valor (que me parece já estar num valor limite, ou crítico) geralmente fazem-se as vulgares rectificações à cabeça do motor. Ou seja, é retirada alguma altura à cabeça do motor (atenção estou a falar de valores muito baixos), e a câmara de combustão fica com menos volume.

                                                        Se não fizeste nada disso ao motor do teu carro, então esse valor manter-se-à para sempre.

                                                        Já quanto ao teste que fizeste as coisas são diferentes:

                                                        Em primeiro lugar estás a medir uma pressão, logo existem medidas. Normalmente usam-se os bares, ou os Kg/cm2. O mais importante é que os valores estejam dentro de valores normais (já foram por aí divulgados) e muito importante é que não existam diferenças significativas entre cada um dos cilindros.

                                                        No teu caso tens um cilindro desfazado. Não te sei dizer se é um desfazamento muito grande e/ou significativo. Se tal ocorre só pode ser por existir uma qualquer fuga. Pode ser no cilindro, nos segmentos, ou na cabeça do motor, normalmente nas válvulas.

                                                        A situação da bomba de óleo, não estou a imaginar muito bem, mas efectivamente pode verificar-se uma menor capacidade de lubrificação desse cilindro (o óleo também faz de vedante). Mas, por mim, numa situação dessas não deveria ser uma diferença significativa.

                                                        Antes de mais acho que deves avaliar se essa diferença para esse 4º cilindro é significativa ou não. Isso eu já não te sei dizer.
                                                        mais uma vez muito boa explicação Monicamelo

                                                        a minha questão é como é que posso avaliar se a diferença do 4º é ou não significativa?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                                          mais uma vez muito boa explicação Monicamelo

                                                          a minha questão é como é que posso avaliar se a diferença do 4º é ou não significativa?
                                                          Em dois 33 e no 147, os que tive eu oportunidade de medir, existia também essa diferença.


                                                          em nenhum deles noto algo de diferente, nem a puxar, nem em consumos, nada mesmo.


                                                          Varios mecanicos aos quais perguntei, todos me disseram que uma diferença assim é normal, e pequena demais para se notar.


                                                          Como na pratica assim verifico, assumo que "é mesmo assim".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Posso-te dizer ainda que no 33 que tenho agora, antes de lhe ter mudado os segmentos, tinha uns cilindros com "compressão" a 7 e outros a 11, e pelo trabalhar nem percebia que existia uma diferença assim tão grande, estava relativamente certinho, e ainda dava 180...


                                                            Por isso, e por tudo o que disse antes, nada me leva a crer que 1 de diferença entre cilindros faça alguma mossa...



                                                            ( se calhar num motor de F1 faz, mas em carros ditos "normais" não me parece... )

                                                            Comentário

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