Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP e a sua incineração

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FAP e a sua incineração

    este tópico vem no seguimento de uma conversa que tive ontem com um colega meu, que adquiriu recentemente um astra 1.7 cdti e que diz que já por várias vezes notou um cheiro intenso a queimado, quando pára o carro. na opel dizem-lhe que é o fap quando faz a incineração dos residuos, sendo normal portanto.
    será normal este cheiro tão intenso?
    será que estas emissões contam para as emissões de particulas de um diesel com fap?

    #2
    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
    este tópico vem no seguimento de uma conversa que tive ontem com um colega meu, que adquiriu recentemente um astra 1.7 cdti e que diz que já por várias vezes notou um cheiro intenso a queimado, quando pára o carro. na opel dizem-lhe que é o fap quando faz a incineração dos residuos, sendo normal portanto.
    será normal este cheiro tão intenso?
    será que estas emissões contam para as emissões de particulas de um diesel com fap?
    Não me parece nada normal. Tb tenho FAP e nunca notei isso.

    Comentário


      #3
      Estou a ver que as tangas não são só do pessoal da VW...

      Depende do género de Filtro, há várias técnicas, mas geralmente a combustão é feita com o carro a trabalhar e a tirar partido da alta temperatura do colector de escape, nem que para isso tenha que queimar mais um nadinha de gasóil...

      Nota-se?

      Não, nunca ouvi falar.

      Comentário


        #4
        Os FAP para obterem elevadas temperaturas essenciais para a incineração, obrigam o motor a gastar muito mais gasóleo por alguns instantes. Já cheguei a ver fotos de valores ao relanti de 2,0 L/H, isto para um 1.3 CDTI. O valor normal anda pelos 0,5 L/H... Por isso imaginem...

        Também já tenho lido que noutras marcas, os HDIs por exemplo, o processo é idêntico. Se faz cheiro ou não, não sei. Mas em carros novos poderá ser realmente acompanhado de algum cheiro a queimado.

        Comentário


          #5
          a questão é que nunca ouvi falar nisso, por isso faço a questão. de qualquer das maneiras já não será a primeira vez que vou na AE e vejo carros muito recentes largarem uma nuvem de fumaça momentanea, será essa incineração?
          a pergunta mantem-se, será contabilizada este incineração nas emissões de particulas do diesel com fap?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
            a questão é que nunca ouvi falar nisso, por isso faço a questão. de qualquer das maneiras já não será a primeira vez que vou na AE e vejo carros muito recentes largarem uma nuvem de fumaça momentanea, será essa incineração?
            a pergunta mantem-se, será contabilizada este incineração nas emissões de particulas do diesel com fap?

            Não creio. Isso serão será mais sintomático de algumas reprogramações manhosas. Até porque a duração do processo de regeneração, é bem mais demorado do que uma "fumaça momentanea". Acho que pode chegar aos 10 minutos.

            Não percebi bem a tua questão. Em termos de emissões de partículas, o processo de incineração, não tem qualquer influência nos valores.

            Já por outro lado, acho que em termos de consumos, os que são declarados, não incluem os valores destas regenerações. O que para o consumidor poderá ser uma desagradável surpresa.

            Comentário


              #7
              A ver se com a minha experiência consigo esclarecer um pouco para não se criarem boatos.

              Antes de mais recomendaria:

              http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_particulate_filter

              E quem for mais entendido na Peugeot se me puder já agora esclarecer se não há alguum modelo de FAP na marca que em vêz de trabalhar por combustão, o faça por químicos. Recordo-me de ter visto determinado tópico aqui no fórum onde se falava desse tipo de filtro e dos seus custos...

              Pois bem, relativamente ao que eu posso dizer sobre o assunto. Tenho um carro com DPF.

              A partir do momento em que um carro diesel tenha filtro de partículas, não faz fumo. E inclusivé o típico cheiro, que julgo ser enxofre, especialmente a frio e também a quente claro, é muito reduzido.

              Não esquecer que há bastantes carros recentes sem filtros de partículas. E grandes nuvens de fumo geralmente acusam reprogramações, ou motores mal tratados. Ou então claro, sem alarmismos, apenas um motor preso por circular muito frequentemente em pequenos percursos.

              Sobre o funcionamento do filtro. Sendo de combustão, o caso do carro que conduzo, se a pessoa for atenta (não somos todos iguais, uns conseguem ouvir o "spool" do turbo outros não por exemplo) certamente irá notor um odor diferente, como quando se liga o aquecimento do carro. Diferente contudo mas algo semelhante. Nada de exagerado e como disse, só se for perspicaz a certos detalhes. Fruto obviamente de temperaturas elevadas que são obtidas dentro do filtro das condições do vento, da velocidade a que se vai, etc's... Isto dado que o escape é estanque. Mas parado, vindo ao exterior do carro, nota-se bem.

              Em relação aos consumos, não tenho nada a apontar. Normalmente via CB em relânti a indicação é de 0.5l/h. Numa situação de limpeza (não lhe chamo regeneração dado existir um outro modo para isso, pelo menos o manual assim o diz) o consumo variará entre 0.5/0.7l/h..

              Sobre o comportamento da viatura. Sim, é notório na performance. O motor fica com um comportamento diferente durante alguns minutos.

              O mais notório para mim, sem dúvida alguma é o som do escape. Fica muito mais roufenho a baixas rotações. Entre as 1300/1400 até às 1900 parece que passou a ter uma caixa de ressonância. Nada de alarmante nem incomodativo atenção! Não levar as minhas palavras pelo exagero. Como já disse, depende do nível de percepção

              A primeira vêz que me deparei com o filtro a trabalhar até pensei que houvesse algo mal com o carro. Primeiro foi a sensação do motor, depois aliada ao ruído e por fim o odor. Entretanto encostei e sai, no exterior fruto dos materiais serem novos era bem mais perceptível aquele cheiro a quente intenso e na saída de escape dava uma ideia de se estarem a fazer pipocas, poucas mas algumas!) hoje em dia já não acontece. Fiquei relativamente assustado. Entrei com contacto com uma casa da marca na zona e aconselharam-me a chamar um reboque para o que desse e viesse. Por isso vejam por vêzes o conhecimento de mecânicos da própria marca...

              Não satisfeito contactei outra pessoa da marca de confiança que me tranquilizou sendo tudo normal. Por isso, usem as coisas normalmente!

              Se o carro fizer percursos mais citadinos, é mais comum efectuar limpeza. Nada que uns apertões em percurso mais aberto não ajudem. Se a luz de regeneração ligar, se fôr idêntico a este modelo, já merecerá mais cuidado a ajudar o sistema à limpeza. O manual deverá indicar como. Comigo a luz de regeneração nunca acendeu mas já procedeu à limpeza do filtro muitas vezes.

              Não gosto muito é por vêzes do timing. Mas quanto a isso não se pode fazer nada. Do género estar a parar após viagem e o filtro ligar. Já pensei sobre o assunto e prefiro desligar o carro e então na proxima vez ao ligar o motor e andar ajudar o filtro a limpar do que deixar a viatura parada a aquecer imenso para o filtro limpar. Até porque ainda são uns quantos minutos...

              Espero ter ajudado!
              Editado pela última vez por Gak; 25 April 2008, 13:08.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                A ver se com a minha experiência consigo esclarecer um pouco para não se criarem boatos.

                Antes de mais recomendaria:

                http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_particulate_filter

                E quem for mais entendido na Peugeot se me puder já agora esclarecer se não há alguum modelo de FAP na marca que em vêz de trabalhar por combustão, o faça por químicos. Recordo-me de ter visto determinado tópico aqui no fórum onde se falava desse tipo de filtro e dos seus custos...

                Pois bem, relativamente ao que eu posso dizer sobre o assunto. Tenho um carro com DPF.

                A partir do momento em que um carro diesel tenha filtro de partículas, não faz fumo. E inclusivé o típico cheiro, que julgo ser enxofre, especialmente a frio e também a quente claro, é muito reduzido.

                Não esquecer que há bastantes carros recentes sem filtros de partículas. E grandes nuvens de fumo geralmente acusam reprogramações, ou motores mal tratados. Ou então claro, sem alarmismos, apenas um motor preso por circular muito frequentemente em pequenos percursos.

                Sobre o funcionamento do filtro. Sendo de combustão, o caso do carro que conduzo, se a pessoa for atenta (não somos todos iguais, uns conseguem ouvir o "spool" do turbo outros não por exemplo) certamente irá notor um odor diferente, como quando se liga o aquecimento do carro. Diferente contudo mas algo semelhante. Nada de exagerado e como disse, só se for perspicaz a certos detalhes. Fruto obviamente de temperaturas elevadas que são obtidas dentro do filtro das condições do vento, da velocidade a que se vai, etc's... Isto dado que o escape é estanque. Mas parado, vindo ao exterior do carro, nota-se bem.

                Em relação aos consumos, não tenho nada a apontar. Normalmente via CB em relânti a indicação é de 0.5l/h. Numa situação de limpeza (não lhe chamo regeneração dado existir um outro modo para isso, pelo menos o manual assim o diz) o consumo variará entre 0.5/0.7l/h..

                Sobre o comportamento da viatura. Sim, é notório na performance. O motor fica com um comportamento diferente durante alguns minutos.

                O mais notório para mim, sem dúvida alguma é o som do escape. Fica muito mais roufenho a baixas rotações. Entre as 1300/1400 até às 1900 parece que passou a ter uma caixa de ressonância. Nada de alarmante nem incomodativo atenção! Não levar as minhas palavras pelo exagero. Como já disse, depende do nível de percepção

                A primeira vêz que me deparei com o filtro a trabalhar até pensei que houvesse algo mal com o carro. Primeiro foi a sensação do motor, depois aliada ao ruído e por fim o odor. Entretanto encostei e sai, no exterior fruto dos materiais serem novos era bem mais perceptível aquele cheiro a quente intenso e na saída de escape dava uma ideia de se estarem a fazer pipocas, poucas mas algumas!) hoje em dia já não acontece. Fiquei relativamente assustado. Entrei com contacto com uma casa da marca na zona e aconselharam-me a chamar um reboque para o que desse e viesse. Por isso vejam por vêzes o conhecimento de mecânicos da própria marca...

                Não satisfeito contactei outra pessoa da marca de confiança que me tranquilizou sendo tudo normal. Por isso, usem as coisas normalmente!

                Se o carro fizer percursos mais citadinos, é mais comum efectuar limpeza. Nada que uns apertões em percurso mais aberto não ajudem. Se a luz de regeneração ligar, se fôr idêntico a este modelo, já merecerá mais cuidado a ajudar o sistema à limpeza. O manual deverá indicar como. Comigo a luz de regeneração nunca acendeu mas já procedeu à limpeza do filtro muitas vezes.

                Não gosto muito é por vêzes do timing. Mas quanto a isso não se pode fazer nada. Do género estar a parar após viagem e o filtro ligar. Já pensei sobre o assunto e prefiro desligar o carro e então na proxima vez ao ligar o motor e andar ajudar o filtro a limpar do que deixar a viatura parada a aquecer imenso para o filtro limpar. Até porque ainda são uns quantos minutos...

                Espero ter ajudado!
                Apesar de o meu carro não ter FAP, tudo o que dizes vai de encontro aquilo que eu pesno sobre o sistema.

                Comentário


                  #9
                  Vou só fazer um comentário mais ácido, mas sem qualquer má intenção!

                  Não deverias "pensar sobre", mas sim "saber sobre". É que o pensar às vêzes, cria alguns boatos...

                  E sabemos como este fórum é...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gak Ver Post
                    Vou só fazer um comentário mais ácido, mas sem qualquer má intenção!

                    Não deverias "pensar sobre", mas sim "saber sobre". É que o pensar às vêzes, cria alguns boatos...

                    E sabemos como este fórum é...

                    Olha por acaso essa filosofia é mesmo muito bem vista.

                    Vou tentar ter mais atenção a essa diferença e obrigado pela chamada de atenção.

                    Comentário


                      #11
                      Longe de ser uma chamada de atenção!

                      Foram só mesmo uns 0.02€ meus!

                      Comentário


                        #12
                        Gak, em breve devo adquirir um carro com FAP, pelo que só posso agradecer a tua descrição baseada na experiência quotidiana e não num "diz que disse", tão em voga por estas.

                        Um grande bem haja.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                          Não creio. Isso serão será mais sintomático de algumas reprogramações manhosas. Até porque a duração do processo de regeneração, é bem mais demorado do que uma "fumaça momentanea". Acho que pode chegar aos 10 minutos.

                          Não percebi bem a tua questão. Em termos de emissões de partículas, o processo de incineração, não tem qualquer influência nos valores.

                          Já por outro lado, acho que em termos de consumos, os que são declarados, não incluem os valores destas regenerações. O que para o consumidor poderá ser uma desagradável surpresa.
                          como assim, haver uma incineração haverá particulas de fuligem? não é assim? sei de casos nos hdi, por exemplo, em que carros que apenas andavam em cidade e ao fim de algum tempo acendiam a luz do fap, pois esses carros nunca atingiam temperaturas de efectuar essa incineração.

                          Comentário


                            #14
                            Wall-flow diesel particulate filters usually remove 85% or more of the soot, and can at times (heavily loaded condition) attain soot removal efficiencies of close to 100%.
                            por aqui dá para concluir que quanto mais soft for a condução menos eficaz será o fap, certo? obviamente que só se apercebeu do cheiro fora do carro, quando parou.
                            Editado pela última vez por Afcivic; 25 April 2008, 18:46.

                            Comentário


                              #15
                              o fap tem a tal manutenção por volta dos 150.000km que custa cerca de 1000€???

                              e por vezes altera o consumo em aprox + 2 litros???

                              o fap tem este processo em todas em marcas? ou o funcionamento e manutenção pode variar de marca para marca?
                              Editado pela última vez por LH; 21 January 2009, 10:38.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                o fap tem a tal manutenção por volta dos 150.000km que custa cerca de 1000€???

                                e por vezes altera o consumo em aprox + 2 litros???

                                o fap tem este processo em todas em marcas? ou o funcionamento e manutenção pode variar de marca para marca?
                                Consumo alterado nao sei, mas o processo dos FAP nos motores PSA é identico seja qual for a marca onde estiver montado.
                                Tem de ser reabastecido o depósito por volta dos 80 mil kms, dependendo do modelo e o Filtro tem duração aproximada de 120 mil kms.
                                É só despesas que devem ser avaliadas na compra de um veículo equipado com isto.
                                Não quero criticar o seu desempenho, muito saudável mesmo, mas a que preço....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                  Consumo alterado nao sei, mas o processo dos FAP nos motores PSA é identico seja qual for a marca onde estiver montado.
                                  Tem de ser reabastecido o depósito por volta dos 80 mil kms, dependendo do modelo e o Filtro tem duração aproximada de 120 mil kms.
                                  É só despesas que devem ser avaliadas na compra de um veículo equipado com isto.
                                  Não quero criticar o seu desempenho, muito saudável mesmo, mas a que preço....
                                  quanto custa tudo isso que coloquei a bold?


                                  será que nas outras marcas (fora o sistema dos psa) o processo é identico?

                                  Comentário


                                    #18
                                    O HDi cá de casa está com um problema no FAP e a Peugeot já me disse que, se tiver de levar um novo, são logo 300 e tal euros, fora a mão-de-obra.

                                    Mas só quando lá for é que saberei qual a solução para o problema.

                                    Ah, o carro tem 112 mil km.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                      quanto custa tudo isso que coloquei a bold?


                                      será que nas outras marcas (fora o sistema dos psa) o processo é identico?
                                      Reabastecer depende do tamanho do depósito, nos 307 custa mais de 500 Euros.
                                      O preço do Filtro ultrapassa os 500 Euros também, julgo eu, mas nao tenho a certeza.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Afinal quanto custa isto a manutenção da FAP e é com quantos km ?

                                        Falo por exemplo de um 206 1.6 HDi 110cv.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                          Afinal quanto custa isto a manutenção da FAP e é com quantos km ?

                                          Falo por exemplo de um 206 1.6 HDi 110cv.
                                          Os valores não andam muito longe do 307 no caso da substituição do filtro em fim de vida, são iguais.
                                          Abastecer o depósito depende dos litros, no 307 tem cerca de 6 litros, fazendo a conta a cerca de 55 Euros o litro mais a mão de obra e acertos supera bem os 500 €.

                                          Comentário


                                            #22
                                            ou seja, no acto da compra o mesmo carro com fap, é mais barato de que sem ele... Mas na realidade, ao fim de uns anos acaba po ficar mais caro... certo?

                                            questões ambientais à parte, porque claro que tem interesse preservar a natureza...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              ou seja, no acto da compra o mesmo carro com fap, é mais barato de que sem ele... Mas na realidade, ao fim de uns anos acaba po ficar mais caro... certo?

                                              questões ambientais à parte, porque claro que tem interesse preservar a natureza...
                                              Creio que o Estado acabou com o contributo a veículos equipados com esse sistema, por isso duvido que desde o início do ano seja mais barato na aquisição.
                                              Se estiverem a pensar num carro a longo prazo, sim, vai ficar muito dispendioso!!!
                                              É um pau de dois bicos, ou se preserva o ambiente, ou a carteira.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                Creio que o Estado acabou com o contributo a veículos equipados com esse sistema, por isso duvido que desde o início do ano seja mais barato na aquisição.
                                                Se estiverem a pensar num carro a longo prazo, sim, vai ficar muito dispendioso!!!
                                                É um pau de dois bicos, ou se preserva o ambiente, ou a carteira.

                                                mas acho que mesmo assim os carros com fap emitem menos alguns gramas de c.o. ... logo ai pagam menos uns "centimos" de i.a. ... penso eu...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                                                  Creio que o Estado acabou com o contributo a veículos equipados com esse sistema, por isso duvido que desde o início do ano seja mais barato na aquisição.
                                                  Se estiverem a pensar num carro a longo prazo, sim, vai ficar muito dispendioso!!!
                                                  É um pau de dois bicos, ou se preserva o ambiente, ou a carteira.
                                                  E como o ser humano é, na sua maioria, egoísta, prefere a carteira.

                                                  Até um dia

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Realmente €500 ainda é dinheiro. Aliás até mais..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o mais engraçado é que se perguntarem aos vendedores, eles dizem que estes filtros nem têm manutenção... mas até pode ser verdade no caso de outras marcas... mas duvido porque o sistema deve ser semelhante requerendo assim manutenção

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma questão sobre FAPs:

                                                        Eu posso xipar um diesel até as orelhas e colocar um FAP que resolvo o problema do fumo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por VSilva Ver Post
                                                          Uma questão sobre FAPs:

                                                          Eu posso xipar um diesel até as orelhas e colocar um FAP que resolvo o problema do fumo?
                                                          Vais incinerar a FAP e não resolves o problema do fumo.
                                                          É uma contradição, por um lado queres o maximo de um diesel e depois colocas-lhe uma "rolha" no escape.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                                            o mais engraçado é que se perguntarem aos vendedores, eles dizem que estes filtros nem têm manutenção... mas até pode ser verdade no caso de outras marcas... mas duvido porque o sistema deve ser semelhante requerendo assim manutenção
                                                            Quando falei com uma pessoa da Peugeot por causa do meu caso, não me esconderam nada e disseram-me logo que as causas podem ser várias e o que FAP pode ter mesmo morrido, tendo em conta que não costumam passar dos 120 mil km e que o meu carro já tem 112 mil km.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X