Em primeiro lugar, a criação deste novo tópico deve-se a uma situação anómala de que hoje tomei conhecimento e de interesse geral tal como, a ser dada resposta-pergunta num dos diários de bordo existentes, pouca ou nenhuma visibilidade teria.
E dado que esta situação não referida no fórum.
A situação é a seguinte:
Um familiar comprou, nova, no verão de 2007, uma carrinha Mégane 105 Cv.
- Passado pouco tempo teve uma avaria no fecho de um dos bancos traseiros que foi substituído ao abrigo da garantia. (ficou com os bancos, ainda a cheirarem a novos, e a alcatifa cheia de ferrugem já que a chapa de aço que compõe o banco é montada tal qual como sai do fabrico, sem qualquer pintura ou tratamento anti-corrosão). Pormenores... adiante.
- Com as recentes chuvas teve infiltrações de água nas portas da frente, ficando com as bolsas cheias de água. Segundo a Renault é um defeito que afecta aquela série e que seria resolvido aquando da 1ª revisão com a instalação de uns plásticos. Tudo bem...
- Tal como a outros membros do fórum, também algumas vezes não se acendeu o quadrante. O concessionário da cidade pediu autorização à Renault Portuguesa para substituir o quadrante, que não foi concedida. Antes disseram que a instalação de um novo software resolvia a questão. Porreiro... desde que resolva, tudo bem.
- Esta semana foi para a 1ª revisão. Durou 2 dias já que tiveram que desenfardar as portas, etc. Paciência...
Sucede que, desde que a carrinha veio ontem da revisão, o seu comportamento (recuperações, performances) alterou-se radicalmente.
Desenvolve muito, muito lentamente. Por exemplo, a 80 km/h acelerando a fundo existe um compasso de espera de alguns segundos e só depois é que começa a acelerar e muito mais lentamente do que até agora.
Num cruzamento, com o Cr. Control ligado para 80, por exemplo, o arranque faz-se a uma lentidão exasperante... 25.... 30... 35... 40km/h...
Como este familiar conhece o mecânico e alguns funcionários do concessionário foi-lhe contada a verdade.
E que é esta: Os concessionários da Renault têm uma listagem de modelos que necessitam de uma reprogramação "especial" (para além dos updates) e são obrigados pela Renault Portuguesa a fazerem-na. Escusado será dizer que nunca lhe disseram, ao meu familiar, que iriam efectuar uma reprogramação desse tipo.
O que aconteceu foi que a Renault Francesa descobriu que o modelo de compressor de ar-condicionado instalado (de 5 pistões) sofreria danos com aquela gestão do motor.
Entretanto mudou de fornecedor e os Méganes passaram a vir instalados com um novo modelo de compressor do AC (com 6 pistões) que já não padece daquele defeito ou inadequação.
A solução para os outros foi a de uma reprogramação (OCULTA AO CLIENTE) que, segundo tudo indica, atrofia o motor e limita a descarga de binário. Solução simples e barata, portanto.
Na próxima semana será contactado pela Renault Portuguesa mas quer-me parecer que isto vai dar chatice.
Eu pedia a todos quanto tenham tido este problema (ou alteraçóes no comportamento dos seus Méganes) que contassem o que sabem. Obrigado.
E dado que esta situação não referida no fórum.
A situação é a seguinte:
Um familiar comprou, nova, no verão de 2007, uma carrinha Mégane 105 Cv.
- Passado pouco tempo teve uma avaria no fecho de um dos bancos traseiros que foi substituído ao abrigo da garantia. (ficou com os bancos, ainda a cheirarem a novos, e a alcatifa cheia de ferrugem já que a chapa de aço que compõe o banco é montada tal qual como sai do fabrico, sem qualquer pintura ou tratamento anti-corrosão). Pormenores... adiante.
- Com as recentes chuvas teve infiltrações de água nas portas da frente, ficando com as bolsas cheias de água. Segundo a Renault é um defeito que afecta aquela série e que seria resolvido aquando da 1ª revisão com a instalação de uns plásticos. Tudo bem...
- Tal como a outros membros do fórum, também algumas vezes não se acendeu o quadrante. O concessionário da cidade pediu autorização à Renault Portuguesa para substituir o quadrante, que não foi concedida. Antes disseram que a instalação de um novo software resolvia a questão. Porreiro... desde que resolva, tudo bem.
- Esta semana foi para a 1ª revisão. Durou 2 dias já que tiveram que desenfardar as portas, etc. Paciência...
Sucede que, desde que a carrinha veio ontem da revisão, o seu comportamento (recuperações, performances) alterou-se radicalmente.
Desenvolve muito, muito lentamente. Por exemplo, a 80 km/h acelerando a fundo existe um compasso de espera de alguns segundos e só depois é que começa a acelerar e muito mais lentamente do que até agora.
Num cruzamento, com o Cr. Control ligado para 80, por exemplo, o arranque faz-se a uma lentidão exasperante... 25.... 30... 35... 40km/h...
Como este familiar conhece o mecânico e alguns funcionários do concessionário foi-lhe contada a verdade.
E que é esta: Os concessionários da Renault têm uma listagem de modelos que necessitam de uma reprogramação "especial" (para além dos updates) e são obrigados pela Renault Portuguesa a fazerem-na. Escusado será dizer que nunca lhe disseram, ao meu familiar, que iriam efectuar uma reprogramação desse tipo.
O que aconteceu foi que a Renault Francesa descobriu que o modelo de compressor de ar-condicionado instalado (de 5 pistões) sofreria danos com aquela gestão do motor.
Entretanto mudou de fornecedor e os Méganes passaram a vir instalados com um novo modelo de compressor do AC (com 6 pistões) que já não padece daquele defeito ou inadequação.
A solução para os outros foi a de uma reprogramação (OCULTA AO CLIENTE) que, segundo tudo indica, atrofia o motor e limita a descarga de binário. Solução simples e barata, portanto.
Na próxima semana será contactado pela Renault Portuguesa mas quer-me parecer que isto vai dar chatice.
Eu pedia a todos quanto tenham tido este problema (ou alteraçóes no comportamento dos seus Méganes) que contassem o que sabem. Obrigado.
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