Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mégane 105 cv - Reprogramação para ocultar defeito ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mégane 105 cv - Reprogramação para ocultar defeito ?

    Em primeiro lugar, a criação deste novo tópico deve-se a uma situação anómala de que hoje tomei conhecimento e de interesse geral tal como, a ser dada resposta-pergunta num dos diários de bordo existentes, pouca ou nenhuma visibilidade teria.
    E dado que esta situação não referida no fórum.

    A situação é a seguinte:

    Um familiar comprou, nova, no verão de 2007, uma carrinha Mégane 105 Cv.
    - Passado pouco tempo teve uma avaria no fecho de um dos bancos traseiros que foi substituído ao abrigo da garantia. (ficou com os bancos, ainda a cheirarem a novos, e a alcatifa cheia de ferrugem já que a chapa de aço que compõe o banco é montada tal qual como sai do fabrico, sem qualquer pintura ou tratamento anti-corrosão). Pormenores... adiante.

    - Com as recentes chuvas teve infiltrações de água nas portas da frente, ficando com as bolsas cheias de água. Segundo a Renault é um defeito que afecta aquela série e que seria resolvido aquando da 1ª revisão com a instalação de uns plásticos. Tudo bem...

    - Tal como a outros membros do fórum, também algumas vezes não se acendeu o quadrante. O concessionário da cidade pediu autorização à Renault Portuguesa para substituir o quadrante, que não foi concedida. Antes disseram que a instalação de um novo software resolvia a questão. Porreiro... desde que resolva, tudo bem.

    - Esta semana foi para a 1ª revisão. Durou 2 dias já que tiveram que desenfardar as portas, etc. Paciência...

    Sucede que, desde que a carrinha veio ontem da revisão, o seu comportamento (recuperações, performances) alterou-se radicalmente.
    Desenvolve muito, muito lentamente. Por exemplo, a 80 km/h acelerando a fundo existe um compasso de espera de alguns segundos e só depois é que começa a acelerar e muito mais lentamente do que até agora.
    Num cruzamento, com o Cr. Control ligado para 80, por exemplo, o arranque faz-se a uma lentidão exasperante... 25.... 30... 35... 40km/h...

    Como este familiar conhece o mecânico e alguns funcionários do concessionário foi-lhe contada a verdade.

    E que é esta: Os concessionários da Renault têm uma listagem de modelos que necessitam de uma reprogramação "especial" (para além dos updates) e são obrigados pela Renault Portuguesa a fazerem-na. Escusado será dizer que nunca lhe disseram, ao meu familiar, que iriam efectuar uma reprogramação desse tipo.
    O que aconteceu foi que a Renault Francesa descobriu que o modelo de compressor de ar-condicionado instalado (de 5 pistões) sofreria danos com aquela gestão do motor.
    Entretanto mudou de fornecedor e os Méganes passaram a vir instalados com um novo modelo de compressor do AC (com 6 pistões) que já não padece daquele defeito ou inadequação.

    A solução para os outros foi a de uma reprogramação (OCULTA AO CLIENTE) que, segundo tudo indica, atrofia o motor e limita a descarga de binário. Solução simples e barata, portanto.

    Na próxima semana será contactado pela Renault Portuguesa mas quer-me parecer que isto vai dar chatice.

    Eu pedia a todos quanto tenham tido este problema (ou alteraçóes no comportamento dos seus Méganes) que contassem o que sabem. Obrigado.
    Editado pela última vez por JPR; 09 May 2008, 17:50.

    #2
    Isto é de fonte credível ?

    Não é estar a duvidar de ti, mas essa não cabe na cabeça de ninguém...

    Comentário


      #3
      Rca33

      O meu familiar ontem fez um teste de cerca de 250 km só para analisar o problema. À noite, por acaso, encontrou o mecânico da Renault no café. E, como são conhecidos, contou-lhe o que se passou. (a história da substituição do fecho do banco, por exemplo, o meu familiar viu-a com os próprios olhos. E viu-a porque conhece lá a malta e deixaram-no estar lá dentro. Quando questionado o motivo por que uma carrinha de quase 29000 euros tinha chapas cheias de ferrugem no interior dos bancos.... o que disse o funcionário é que é por essas e por outras que os outros clientes nem podem entrar na oficina e assistir a certas reparações.)

      Ainda hoje foi fazer "barulho" à Renault da cidade e o engenheiro... olha... quase que se pôs de joelhos mas disse que, embora compreendesse a situação, não podia fazer nada. Nem sequer podia voltar a reinstalar o software de origem.

      Os updates e as programaçõe,s segundo parece, são pedidas a Lx (com o código do carro, etc) que, via on-line, enviam o software na hora.
      Portanto, Lisboa é que decide o que instala ou não.

      Agora... se é para evitar uma avaria no compressor do AC ou, também, motores partidos é que já não sei... Mas esta é a versão "secreta" dentro da própria Renault.
      Editado pela última vez por JPR; 09 May 2008, 18:22.

      Comentário


        #4
        Esse problema do AC já é conhecido, especialmente dos Fase I, se bem que já houve uns Fase II com isso também. E realmente falavam numa reprogramação para resolver isso.

        Comentário


          #5
          Existem aqui muitas coisas que não estão a bater certo .

          Eu tenho um Megane com o motor 1.5dci e tb já tive esse problema do ar condicionado mas, eu fui avisado por carta registada para dirigir-me a uma oficina a fim de ser substituido o software que é o 1º passo para tentar resolver o assunto do AC, tudo muito às claras.

          Como a reprogramação não resolveu o assunto (o ac deixou mesmo de fazer frio), optaram por mudar o compressor.

          Fi-lo na altura da 1ª revisão, ou seja, por volta dos 20.000km e não notei qualquer diferença no andamento do carro nem antes nem depois, agora conta com 44.000km e está tudo 5*.

          Abraço,
          Nuno.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
            Existem aqui muitas coisas que não estão a bater certo .

            Eu tenho um Megane com o motor 1.5dci e tb já tive esse problema do ar condicionado mas, eu fui avisado por carta registada para dirigir-me a uma oficina a fim de ser substituido o software que é o 1º passo para tentar resolver o assunto do AC, tudo muito às claras.

            Como a reprogramação não resolveu o assunto (o ac deixou mesmo de fazer frio), optaram por mudar o compressor.

            Fi-lo na altura da 1ª revisão, ou seja, por volta dos 20.000km e não notei qualquer diferença no andamento do carro nem antes nem depois, agora conta com 44.000km e está tudo 5*.

            Abraço,
            Nuno.
            pois, para mim ficou algum tubo solto....lol ele que veja se está a deitar mais fumo que o normal....

            Comentário


              #7
              Bom... se de facto já tiveram problema desses, se foi reprogramado e não notaram diferenças no carro, alguma coisa aqui não bate certo. Se bem que o problema não era (é) o de o AC não fazer frio. Era (é) o do compressor do AC - dada a suas caracteristicas de fabrico e concepção - vir a ser prejudicado pela gestão do motor.

              Das duas uma: ou reprogramaram mal ou existe um novíssimo software da Renault para este modelo (e cuja causa de instalação até ultrapassa a razão "oficiosa" do compressor).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                Bom... se de facto já tiveram problema desses, se foi reprogramado e não notaram diferenças no carro, alguma coisa aqui não bate certo. Se bem que o problema não era (é) o de o AC não fazer frio. Era (é) o do compressor do AC - dada a suas caracteristicas de fabrico e concepção - vir a ser prejudicado pela gestão do motor.

                Das duas uma: ou reprogramaram mal ou existe um novíssimo software da Renault para este modelo (e cuja causa de instalação até ultrapassa a razão "oficiosa" do compressor).
                O problema era exactamente esse e não fazer frio era o 1º sintoma.

                O que se passa é que eles descobriram que esta série de compressores defeituosos podia gripar e como o compressor está ligado directamente ao motor por uma corrente ou correia qualquer podia causar que o mesmo partisse, daí terem preferido reprogramar ou substituir o compressor mesmo antes de ele ter deixado de funcionar para evitar danos maiores.

                Comentário


                  #9
                  A mim também me fizeram reprogramações na Espace sem me avisarem. Lamentável....

                  Comentário


                    #10
                    A Renault tem histórias do arco da velha! Eu até sei algumas, mas esta... e pelos vistos até é conhecida, pois há aqui malta que parece dentro do assunto.

                    Sinceramente, e querem eles vender carros? Com assistências destas, não há cliente que os ature.

                    Comentário


                      #11
                      Este problema dos Megane 105cv já é amplamente conhecido...

                      A Renault está aproceder à reprogramação de todos os 1.5dCi 105cv, reduzindo-lhes a potência para 100cv!

                      A desculpa é um 'pseudo' problema com o AC, mas os problemas que a Renault 'esconde' são muito mais sérios: a programação de 105cv leva á avaria do turbo, sistema injecção, etc...

                      Quem compra 105cv fica sem 5cv, e nem é informado porquê...

                      O Cliente nota que o carro 'deixa de puxar como antes', mas nem imagina que foi roubado na potência pela mesma Renault que lhe vendeu os 105cv.

                      Digamos que vendem gato por lebre...

                      Comentário


                        #12
                        Épah é raro ver tanta asneira junta....

                        A reprogramação é feita sim, mas o cliente (o 1º proprietário) é avisado por carta registada. Esse é o primeiro ponto.

                        Segundo ponto, a reprogramação não retira potencia ao motor, de facto nota-se algo, que se traduz apenas por uma descarga de binário mais linear entre as 1500 e as 1700 rpm

                        Em terceiro lugar, a antiga programação não levava a avarias nem de turbos nem de injecção, nada disso, o motor podia sim ir abaixo por conflito do software de injecção com o software do modulo do AC, voltava-se a ligar o carro e estava tudo normal novamente, claro que o motor "calar-se" em viagem era perigoso.

                        Quarto ponto, o motor de 105cv sempre debitou mais que isso e continua a debitar mesmo depois da reprogramação, entre 113 a 125cv e com binário normalmente superior a 270nm estes são alguns valores de que tenho conhecimento.

                        Por fim, quando vão á marca fazer revisões e há algum update de firmware (que foi o caso) para o vosso carro, a marca procede á actualização de forma gratuita e sem dar conhecimento ao cliente, isto acontece em todas ou quase todas as marcas. No caso do dci 1.5 105cv a Renault avisou os clientes para que não esperassem pela revisão, uma vez que a paragem do motor poderia por em risco os ocupantes do vehiculo.

                        ........

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                          Épah é raro ver tanta asneira junta....

                          A reprogramação é feita sim, mas o cliente (o 1º proprietário) é avisado por carta registada. Esse é o primeiro ponto.

                          Segundo ponto, a reprogramação não retira potencia ao motor, de facto nota-se algo, que se traduz apenas por uma descarga de binário mais linear entre as 1500 e as 1700 rpm

                          Em terceiro lugar, a antiga programação não levava a avarias nem de turbos nem de injecção, nada disso, o motor podia sim ir abaixo por conflito do software de injecção com o software do modulo do AC, voltava-se a ligar o carro e estava tudo normal novamente, claro que o motor "calar-se" em viagem era perigoso.

                          Quarto ponto, o motor de 105cv sempre debitou mais que isso e continua a debitar mesmo depois da reprogramação, entre 113 a 125cv e com binário normalmente superior a 270nm estes são alguns valores de que tenho conhecimento.

                          Por fim, quando vão á marca fazer revisões e há algum update de firmware (que foi o caso) para o vosso carro, a marca procede á actualização de forma gratuita e sem dar conhecimento ao cliente, isto acontece em todas ou quase todas as marcas. No caso do dci 1.5 105cv a Renault avisou os clientes para que não esperassem pela revisão, uma vez que a paragem do motor poderia por em risco os ocupantes do vehiculo.

                          ........
                          Comentei este post pelo seguinte:

                          Tenho um amigo que após varias queixas ao concessionário Renault, se deu ao trabalho de levar o carro (no caso dele uma Break de 01/2007) a um banco de potência.

                          Foi medido somente 98cv e 232Nm

                          2000km antes da 'repro' feita pela Renault, no mesmo banco foram medidos 111cv e 265Nm.

                          A queixa já seguiu para a Renault Portuguesa... mas como geralmente não dá em nada, ele das duas fará uma:
                          - vender a carrinha com uns pseudos 105cv;
                          - fazer uma repro para 120cv numa oficina de tuning...

                          Comentário


                            #14
                            As que se vendem actualmente já vêm com o problema resolvido?

                            Comentário


                              #15
                              Bem, como infeliz proprietário de um chasso destes posso referir que:

                              1- Nunca recebi tal carta para fazer a reprogramação;
                              2- Desde o início que senti que os tais 105 cv e principalmente os 240nm eram marketing;
                              3- Fui uma vez ao concessionário para resolver um problema de AC, não que não deitasse frio, mas deitava pouco: tinha um tubo roto; foi substituido e mudado o gás; nunca me falaram de repros; isto em garantia;
                              4- A água nas portas resolvi-a eu: basta tirar a tampa das colunas (dois dias para isso??????) e aplicar fita isolante ( na renault têm um "molde" de plástico próprio para aplicar);

                              Um dia destes vou fazer uma medição em banco...

                              Se realmente não tiver a potência anunciada, não acham que seria um caso de publicidade enganosa? Deco com isso?

                              Comentário


                                #16
                                E ainda queria eu comprar um clio TCE...

                                Boa sorte na resolução dos vossos problemas

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jizz Ver Post
                                  Este problema dos Megane 105cv já é amplamente conhecido...

                                  A Renault está aproceder à reprogramação de todos os 1.5dCi 105cv, reduzindo-lhes a potência para 100cv!

                                  A desculpa é um 'pseudo' problema com o AC, mas os problemas que a Renault 'esconde' são muito mais sérios: a programação de 105cv leva á avaria do turbo, sistema injecção, etc...

                                  Quem compra 105cv fica sem 5cv, e nem é informado porquê...

                                  O Cliente nota que o carro 'deixa de puxar como antes', mas nem imagina que foi roubado na potência pela mesma Renault que lhe vendeu os 105cv.

                                  Digamos que vendem gato por lebre...

                                  Não querendo minimamente duvidar de si , mas a ser verdade o que escreve, isso é Gravíssimo!!!!!!!!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jizz Ver Post
                                    Comentei este post pelo seguinte:

                                    Tenho um amigo que após varias queixas ao concessionário Renault, se deu ao trabalho de levar o carro (no caso dele uma Break de 01/2007) a um banco de potência.

                                    Foi medido somente 98cv e 232Nm

                                    2000km antes da 'repro' feita pela Renault, no mesmo banco foram medidos 111cv e 265Nm.

                                    A queixa já seguiu para a Renault Portuguesa... mas como geralmente não dá em nada, ele das duas fará uma:
                                    - vender a carrinha com uns pseudos 105cv;
                                    - fazer uma repro para 120cv numa oficina de tuning...
                                    Pelo que descreves, só te posso dizer que o carro do teu amigo deve ter algum problema que nada tem a ver com a tal reprogramação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                      Bem, como infeliz proprietário de um chasso destes posso referir que:

                                      1- Nunca recebi tal carta para fazer a reprogramação;
                                      2- Desde o início que senti que os tais 105 cv e principalmente os 240nm eram marketing;
                                      3- Fui uma vez ao concessionário para resolver um problema de AC, não que não deitasse frio, mas deitava pouco: tinha um tubo roto; foi substituido e mudado o gás; nunca me falaram de repros; isto em garantia;
                                      4- A água nas portas resolvi-a eu: basta tirar a tampa das colunas (dois dias para isso??????) e aplicar fita isolante ( na renault têm um "molde" de plástico próprio para aplicar);

                                      Um dia destes vou fazer uma medição em banco...


                                      Se realmente não tiver a potência anunciada, não acham que seria um caso de publicidade enganosa? Deco com isso?
                                      Nem todos foram afectados, o teu podia não ser um deles.

                                      São poucas as pessoas que se queixam da potencia, é muito mais usual, e tu que frequentas o forum há bastante tempo deves saber disso, haver pessoas surpreendidas com os 105cv por o carro andar muito bem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                        E ainda queria eu comprar um clio TCE...
                                        E o que é que uma coisa tem a ver com a outra?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                          Nem todos foram afectados, o teu podia não ser um deles.

                                          São poucas as pessoas que se queixam da potencia, é muito mais usual, e tu que frequentas o forum há bastante tempo deves saber disso, haver pessoas surpreendidas com os 105cv por o carro andar muito bem.
                                          Eu próprio há uma semana andei durante uns dias com uma break 105 com 1 ano, e estando habituado a um clio dci 85, fiquei surpreendido com a diferença que os 20 cavalos fazem mesmo sendo num megane. Nota-se que é um motor com mais força, mais "violento" mas agradavel de conduzir nas mesma como o 85.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                            Nem todos foram afectados, o teu podia não ser um deles.

                                            São poucas as pessoas que se queixam da potencia, é muito mais usual, e tu que frequentas o forum há bastante tempo deves saber disso, haver pessoas surpreendidas com os 105cv por o carro andar muito bem.
                                            Todas as pessoas que já guiaram o meu carro ( o mais pesado da gama Megane), ficaram agradados com a disponibilidade de potência do motor. E sim o meu já foi reprogramado devido a esse defeito do AC.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                              Todas as pessoas que já guiaram o meu carro ( o mais pesado da gama Megane), ficaram agradados com a disponibilidade de potência do motor. E sim o meu já foi reprogramado devido a esse defeito do AC.
                                              Same here....dai eu dizer que a falta de potencia que alguns se queixam ser defeito....ou então estão habituados a carro potentes e quando há regressão....já sabemos como é.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu pessoalmente não gosto de Renault's especialmente por histórias deste estilo!
                                                desde que um chefe de oficina me disse que era normal partir o apoio do motor ao arrancar com a direcção toda virada, já tou por tudo!
                                                além de que não conheço nenhum Renault que o motor não babe óleo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                  Same here....dai eu dizer que a falta de potencia que alguns se queixam ser defeito....ou então estão habituados a carro potentes e quando há regressão....já sabemos como é.
                                                  O meu anterior carro tinha a mesma potência e inferior binário, no entanto a partir das 1500 era só pisar, mesmo em 5ª. Este nem às 2000...
                                                  É disso que sinto a falta. Não comprei um diesel para andar a altas rpm...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                    Eu pessoalmente não gosto de Renault's especialmente por histórias deste estilo!
                                                    desde que um chefe de oficina me disse que era normal partir o apoio do motor ao arrancar com a direcção toda virada, já tou por tudo!
                                                    além de que não conheço nenhum Renault que o motor não babe óleo!
                                                    Deves estar a confundir com os VAG com certeza

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PhAnT69 Ver Post
                                                      Deves estar a confundir com os VAG com certeza
                                                      Também concordo. E no consumo de óleo então...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                        além de que não conheço nenhum Renault que o motor não babe óleo!
                                                        Tenho cá 3 sem nunca terem babado óleo. Aliás, nunca um renault cá em casa babou óleo e já são mais de uma dezena.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O cá de casa teve/tem esse problema de o quadrante nao acender de vez em quando, fui com ele á renault eles ligaram e desligaram as luges umas vezes em jeito de estarem a inserir um codigo e nunca mais aconteceu.

                                                          Quanto ao motor tendo tido o dci de 100cv não noto diferenças para o 105cv

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                            além de que não conheço nenhum Renault que o motor não babe óleo!
                                                            Porreiro pá!



                                                            Quantos queres?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X