Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma fotos de 1 Ibiza 1.9 td aberto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma fotos de 1 Ibiza 1.9 td aberto

    Caríssimos,

    junto em anexo umas fotos da manutenção que estive ontem a fazer ao meu Ibiza 1.9 TD com 150.000 Km. Como decidi mudar a correia de distribuição, especialmente pelo carreto da cambota que é particularmente sensivel nestes carros, e como também ia mudar a bomba de água, resolvi, já que estava metade do trabbalho feito, abrir a culassa, para ver como estava o dito cujo por dentro.

    Espero que isto vos ajude a compreender melhor como é um motor.

    1(A culassa)
    fotos_seat_1.JPG

    2(O turbo, em destaque a compressora)
    P1070012.JPG

    3(a face da culassa que fica voltada para o bloco, depois de minimamente limpa)
    P1070013.JPG

    4(a culassa com os bicos injectores em destaque)
    P1070014.JPG

    5(o bloco do motor, com vista panorâmica para o que resta dele)
    P1070015.JPG

    Cptos
    Editado pela última vez por RPalma; 12 May 2008, 13:09. Razão: Boa, não consigo ver as fotos depois de publicadas!

    #2
    não se vêm as fotos...

    mas notavas algum problema? é que com 150.000km o motor deve estar porreiro e a distribuição é uma manutenção que não implica mexer em nada na cabeça do motor...

    ainda deve ficar carote... a não ser que tenhas sido tu próprio a fazê-lo

    Comentário


      #3
      (uma perspectiva das minhas tools caseiras, idealizadas por mim, realizadas por um amigo, para este trabalho, especificamente. A maior para suster o carreto da cambota e a menor para fazer o travamento da árvore de cames)

      6(mais do mesmo, mas com mais detalhe)
      P1070016.JPG

      7(bomba injectora já com o perno de travamento, ferramenta home made)
      P1070017.JPG

      8(o carreto da cambota, já o novo, claro!)
      P1070018.JPG

      9(o local onde deveria estar a bomba de água, e a vista para o termostáto)
      P1070019.JPG

      10(os carretos da cambota, à esq. o que mudei a este ibiza (este tem imperativamente de ser mudado a cada 90MKm) e à drt. o da minha TDI (AHU), que mudei há 15 dias!)
      P1070021.JPG

      Sou eu que faço tudo, por isso gasto pouco mais de 100€, com material SKF!

      Cptos
      Editado pela última vez por RPalma; 12 May 2008, 13:12. Razão: mais do mesmo!

      Comentário


        #4
        aqui fica o resto...

        11(aqui tb tool para fazer o travamento da bomba injectora, já tinha falado nela, em aço inox, com 15,5 mm de espessura)
        P1070022.JPG
        P1070023.JPG
        P1070024.JPG
        12(uma perspectiva do turbo, com a turbina em destaque! Pouca folga, felizmente)
        P1070025.JPG

        13(compressora em destaque!) Um Garrett T2, a fazer um pouquinho mais de pressão do que o standard!
        P1070026.JPG

        Cptos
        Editado pela última vez por RPalma; 12 May 2008, 13:17. Razão: o resto...

        Comentário


          #5
          Tens aqui um post que ensina como colocar as fotos:

          http://forum.autohoje.com/showpost.p...68&postcount=6

          Comentário


            #6
            14(1 close up da árvore de cames, com os seus excêntricos completamente impecáveis)
            P1070027.JPG

            15(1 close up de um bico injector)
            P1070028.jpg

            16(a bomba de água)
            P1070029.JPG

            ...ainda faltavam mais estas!

            Irra, que isto ainda dá trabalho!

            Cptos
            Editado pela última vez por RPalma; 12 May 2008, 13:19. Razão: ...

            Comentário


              #7
              Caro LH,

              o problema que eu tinha é o problema que muita gente tem com estes motores, começam a hesitar em pegar e como o carro me foi oferecido o ano passado pelo meu sogro, só fiz 3 mil km desde aí, mas começava a chatear-me com este problema, e como o meu sogro me tinha dito que mudou a correia, entre outras coisas, antes de nos entregar o carro, comecei a ficar preocupado e então resolvi fazer este check-up mais extenso!

              Cptos

              Comentário


                #8
                Post interessante, bom trabalho!

                Comentário


                  #9
                  É sempre interessante ver as entranhas de um motor.

                  Comentário


                    #10
                    Bom mesmo é podermos ser nós a fazer este tipo de reparações! Alem de POUPAR muitos € sabemos o que está a levar... Parabens!

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado!

                      O trabalho está a meio, no próximo sábado já monto tudo e fica a trabalhar, pronto para uns valente kms!

                      O meu recorde foi um astra 1.7 td no qual comecei a montar a colaça (há quem diga culassa, enfim nunca sei que termo usar) às 11 da noite e às 6 da manhã o carro já se ia embora a rolar! Para hobby não é mau tempo!

                      Em relação à poupança, sim poupa-se e de que maneira! E mais do que isso, que eu considero o mais importante, sei o que estou a meter, e por conseguinte só coloco material bom ou muito bom! No caso em apreço, rolamentos e bomba de água são SKF, correia é GATES, é material bastante bom! Embora eu goste muito das correias Optibelt.

                      Cptos

                      Comentário


                        #12
                        Carlos excelente tópico!

                        Um perguntinha: és mecânico, eng.º mecânico ou é puro hobbie?

                        Comentário


                          #13
                          Tá com mto bom aspecto o motor por dentro!

                          Belo hobbie, fazia isso nas minhas motas, 2 tempos mto mais facil!

                          Comentário


                            #14
                            Quem me der saber estas coisas
                            Tenho de tirar outro curso

                            Comentário


                              #15
                              Caro Agent,

                              não sou engº mec., é mero hobbie!

                              Enfim, cada um com as suas taras!

                              Cptos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CarlosMaldonado Ver Post
                                (...)
                                comecei a montar a colaça (há quem diga culassa, enfim nunca sei que termo usar)
                                (...)
                                Obrigado pela partilha.

                                ....e há também quem lhe chame "cabeça do motor".

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X