Em 2004 adquiri um Honda Civic 1.7 CTDI Exclusive 5p. modelo desse mesmo ano e chassis EU9, quero deixar aqui o meu testemunho do grande erro que cometi ao comprar este carro.
A partir dos 5000 km já o carro metia um ruído proveniente das suspensões sempre que não se pisava o melhor asfalto, isto é, bastava entrar numa rua de calçada que logo uma orquestra começava a bater tambores como que se estivesse instalada nas suspensões.
Vim pouco tempo depois a descobrir que esse era o 1º defeito de fabrico daquele modelo e que a solução ainda estava em desenvolvimento pela Honda. Tal solução veio mais tarde a surgir, quando após vários contactos com o concessionário e a Honda Portugal, finalmente foram colocados uns suportes das pinças dos travões, que então fiquei a saber, estariam na origem de tais barulhos.
Eliminado este problema continuava a ouvir outro tipo de tambores provenientes do mesmo sítio, só que desta vez descobri o 2º defeito de fabrico deste modelo, o aperto da caixa de direcção que tornava a direcção assistida mais leve tinha de ser rectificado de forma a ser mais apertado e não “saltar” tanto pois o barulho era agora proveniente daí. Este aperto obrigou a que a direcção ficasse mais pesada ao ponto que o destorcer normal do volante deixar de acontecer passando a depender apenas da vontade do condutor. Actualmente o bater de tambores na caixa de direcção já voltou sendo necessário novo aperto.
Para completar a história temos agora o 3º defeito de fabrico, começaram a surgir uns incomodativos estalidos ao pisar a embraiagem, especialmente nos primeiros 4 cm do seu curso, solução: substituição da embraiagem e da respectiva bomba aos 30.000 km. A partir dos 60.000 este ruído voltou a ainda hoje na Honda não me conseguem responder com uma solução clara, o carro já tem 110.000 km e a embraiagem continua com problemas sem solução à vista, embora funcione, nos dias de mais calor estala como madeira ao sol. Acrescentar ainda que desde os 60.000km que o ar condicionado só funciona por apetites… situação resolvida mais tarde noutro concessionário Honda.
Neste momento sinto um bater seco de ferro ao mexer a direcção em determinados momentos, quer esteja parado ou em curva contra-curva mas ainda não descobri do que é derivado este novo bater.
Reportei todas estas situações à Honda Portugal e ao departamento de atenção ao cliente da Honda Europa na Alemanha e não obtive qualquer resposta, por isso afirmo Honda JAMAIS!
Um aparte aos concessionários Honda em Portugal: estes concessionários não estão debaixo do sistema de satisfação ao cliente da Honda Europa, pois só recebi um inquérito de satisfação após ter recorrido à Honda Espanha, quero deixar claro que o pior concessionário que já visitei foi a Honda Braga (SCAM) onde o meu carro esteve 3 meses a reparar um embate lateral e arranjavam mil desculpas para não entregar o carro dentro dos prazos da seguradora além de que recebi ao fim desse tempo a viatura com o volante do condutor em pele todo rafado, que eu próprio tratei com produtos específicos, um anormal barulho no tablier muito audível e incomodativo quando se desacelerava (vim mais tarde a saber noutro concessionário que era devido à consola do tablier só ter sido apertada apenas de um dos lados, estando o outro completamente ao abanão, o auto-rádio já não dispunha das funções de graves e agudos (auto-rádio substituído mais tarde noutro concessionário Honda), infiltrações de água que corria e pingava nos cantos superiores do pilar A por cima da cabeça do condutor e acompanhante. Já na Autobila, na Honda de Vila Real, tive lá o carro a fazer uma revisão (atenção às revisões que em Portugal custam em média 250/300€ enquanto na Espanha cobram em média 150/200€) e ofereceram-se para me entregar o carro a uns 100km do concessionário, acedi e quando mo entregaram pediram-me 10€ com uma factura de combustível na mão, que eu não paguei obviamente. Na Honda Bragança, Nogueiro e Campo, prevalece a arrogância e indiferença perante os clientes por parte do administrador, ao contrário dos funcionários que são correctos e educados. O melhor concessionário Honda em que meti o carro foi na Honda de Viseu, onde tudo se resolve simplificadamente e com educação, assim com na Honda da cidade da Guarda. Termino repetindo o meu desagrado pois a Honda Portugal não responde às minhas cartas e e-mails por isso um Honda? JAMAIS.
A partir dos 5000 km já o carro metia um ruído proveniente das suspensões sempre que não se pisava o melhor asfalto, isto é, bastava entrar numa rua de calçada que logo uma orquestra começava a bater tambores como que se estivesse instalada nas suspensões.
Vim pouco tempo depois a descobrir que esse era o 1º defeito de fabrico daquele modelo e que a solução ainda estava em desenvolvimento pela Honda. Tal solução veio mais tarde a surgir, quando após vários contactos com o concessionário e a Honda Portugal, finalmente foram colocados uns suportes das pinças dos travões, que então fiquei a saber, estariam na origem de tais barulhos.
Eliminado este problema continuava a ouvir outro tipo de tambores provenientes do mesmo sítio, só que desta vez descobri o 2º defeito de fabrico deste modelo, o aperto da caixa de direcção que tornava a direcção assistida mais leve tinha de ser rectificado de forma a ser mais apertado e não “saltar” tanto pois o barulho era agora proveniente daí. Este aperto obrigou a que a direcção ficasse mais pesada ao ponto que o destorcer normal do volante deixar de acontecer passando a depender apenas da vontade do condutor. Actualmente o bater de tambores na caixa de direcção já voltou sendo necessário novo aperto.
Para completar a história temos agora o 3º defeito de fabrico, começaram a surgir uns incomodativos estalidos ao pisar a embraiagem, especialmente nos primeiros 4 cm do seu curso, solução: substituição da embraiagem e da respectiva bomba aos 30.000 km. A partir dos 60.000 este ruído voltou a ainda hoje na Honda não me conseguem responder com uma solução clara, o carro já tem 110.000 km e a embraiagem continua com problemas sem solução à vista, embora funcione, nos dias de mais calor estala como madeira ao sol. Acrescentar ainda que desde os 60.000km que o ar condicionado só funciona por apetites… situação resolvida mais tarde noutro concessionário Honda.
Neste momento sinto um bater seco de ferro ao mexer a direcção em determinados momentos, quer esteja parado ou em curva contra-curva mas ainda não descobri do que é derivado este novo bater.
Reportei todas estas situações à Honda Portugal e ao departamento de atenção ao cliente da Honda Europa na Alemanha e não obtive qualquer resposta, por isso afirmo Honda JAMAIS!
Um aparte aos concessionários Honda em Portugal: estes concessionários não estão debaixo do sistema de satisfação ao cliente da Honda Europa, pois só recebi um inquérito de satisfação após ter recorrido à Honda Espanha, quero deixar claro que o pior concessionário que já visitei foi a Honda Braga (SCAM) onde o meu carro esteve 3 meses a reparar um embate lateral e arranjavam mil desculpas para não entregar o carro dentro dos prazos da seguradora além de que recebi ao fim desse tempo a viatura com o volante do condutor em pele todo rafado, que eu próprio tratei com produtos específicos, um anormal barulho no tablier muito audível e incomodativo quando se desacelerava (vim mais tarde a saber noutro concessionário que era devido à consola do tablier só ter sido apertada apenas de um dos lados, estando o outro completamente ao abanão, o auto-rádio já não dispunha das funções de graves e agudos (auto-rádio substituído mais tarde noutro concessionário Honda), infiltrações de água que corria e pingava nos cantos superiores do pilar A por cima da cabeça do condutor e acompanhante. Já na Autobila, na Honda de Vila Real, tive lá o carro a fazer uma revisão (atenção às revisões que em Portugal custam em média 250/300€ enquanto na Espanha cobram em média 150/200€) e ofereceram-se para me entregar o carro a uns 100km do concessionário, acedi e quando mo entregaram pediram-me 10€ com uma factura de combustível na mão, que eu não paguei obviamente. Na Honda Bragança, Nogueiro e Campo, prevalece a arrogância e indiferença perante os clientes por parte do administrador, ao contrário dos funcionários que são correctos e educados. O melhor concessionário Honda em que meti o carro foi na Honda de Viseu, onde tudo se resolve simplificadamente e com educação, assim com na Honda da cidade da Guarda. Termino repetindo o meu desagrado pois a Honda Portugal não responde às minhas cartas e e-mails por isso um Honda? JAMAIS.
Comentário