1º imersão (mais usado para a aplicação de primarios)
2º vaporização (aplicação generalista desde primarios a cor, a vernizes; metodo mais barato)
3º electroestatico (mais usado em tintas de dois componentes)
uma pintura automovel tem sempre de levar um primario de aderencia, cor e verniz com camada endurecedora.
essas denominações que estás a referir são estranhas...
1º imersão (mais usado para a aplicação de primarios)
2º vaporização (aplicação generalista desde primarios a cor, a vernizes; metodo mais barato)
3º electroestatico (mais usado em tintas de dois componentes)
uma pintura automovel tem sempre de levar um primario de aderencia, cor e verniz com camada endurecedora.
essas denominações que estás a referir são estranhas...
são estranhas mas são as denominações dadas pelas marcas nos "extras"
edit: Mrs X, julgo que sejam diferentes tipos de "brilho"...
os efeitos e/ou cores é que podem e devem ter essas denominações!
nunca a pintura em si.
o metalizado é apenas uma cor!
a metalização como forma de pintura não existe.
os efeitos de brilho e até mudança de tonalidade de cor perante alterações de luminosidade são possiveis através da introdução de polimeros especificos aquando da aplicação da camada de cor em cima do primario.
os efeitos e/ou cores é que podem e devem ter essas denominações!
nunca a pintura em si.
o metalizado é apenas uma cor!
a metalização como forma de pintura não existe.
os efeitos de brilho e até mudança de tonalidade de cor perante alterações de luminosidade são possiveis através da introdução de polimeros especificos aquando da aplicação da camada de cor em cima do primario.
julgo que a Mrs X quando falou em pintura não se quis referir ao processo, mas sim ao "visto final"...sim o tipo de cor...
Nem mais jA-mobil. A minha dúvida surgiu ao desfolhar o catálogo do Bravo onde surgiam estes três tipos de pintura como opção.
A metalizada já eu conhecia, as restantes é que nem por isso. Já quando comprámos o Clio e apareceu Preto Nacarado fiquei um pouco à toa, porque para mim aquilo era metalizado.
Pelo que me pareceu a micalizada difere da metalizada uma vez que contém mica ao invés de alumínio. Quabnto à lentilizada nada sei.
Mas qual o efeito prático ao nível de aspecto? E protecção da cor?
Nem mais jA-mobil. A minha dúvida surgiu ao desfolhar o catálogo do Bravo onde surgiam estes três tipos de pintura como opção.
A metalizada já eu conhecia, as restantes é que nem por isso. Já quando comprámos o Clio e apareceu Preto Nacarado fiquei um pouco à toa, porque para mim aquilo era metalizado.
Pelo que me pareceu a micalizada difere da metalizada uma vez que contém mica ao invés de alumínio. Quabnto à lentilizada nada sei.
Mas qual o efeito prático ao nível de aspecto? E protecção da cor?
proteccao nao acredito que seja muita diferença...
pode ser um "mais" metalizado que outro...ou mais baço ou mais brilhante...
se calhar um vendedor também não saberia responder...
o que existe são marcas de tintas que utilizam melhores pigmentações e vernizes com endurecedores mais densos.
Esquecendo a parte técnica da coisa, qual a diferença entre estes tipos de pintura para um leigo? Tem algum tipo de efeito? Numa vêem-se pintinhas e na outra estrelas?
Esquecendo a parte técnica da coisa, qual a diferença entre estes tipos de pintura para um leigo? Tem algum tipo de efeito? Numa vêem-se pintinhas e na outra estrelas?
Deve ser mais ou menos isso. No metalizado, ao perto, nota-se um "grão" muito fino enquanto no nacarado esse "grão" é maior. Devem ser estes tipos de variantes.
O mais natural é que seja apenas "tanga" do "marquetingue" que é capaz de descrever no catálogo uma côr como "céu de Primavera" aquilo a que eu chamo de "azul claro".
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