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Quais as consequências de andar em baixa RPM?

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    Quais as consequências de andar em baixa RPM?

    Já há uns tempos que me deparo com esta dúvida e espero esclarece-la!

    Então digam-me lá quais as consequências em termos de problemas de motor que podem acontecer devido à pouca rotação...

    Vou aproveitar o exemplo do carro do meu pai...
    Tem 75cv às 5000 rpm e 133nm às 3300 rpm... Agora imaginemos que este carro anda 80% das vezes em circuito citadino... Com trocas de caixa por volta das 2000 rpm e raramente passa as 3500 rpm... Quando normalmente anda na zona das 1500-2500 rpm... E quando vai à AE não costuma fazer muita rpm também... só 4000, 4500 no máximo e muito raramente.

    Um motor com aquelas características e com muita utilização deste tipo pode ter problemas devido a nunca chegar ao regime de potencia máxima e devido a andar sempre em baixa rpm?

    Cumpts.

    #2
    consequencias: baixa o consumo, eventualmente fica "preso".....n é que isso seja grande problema, embora se note um pouco.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
      Já há uns tempos que me deparo com esta dúvida e espero esclarece-la!

      Então digam-me lá quais as consequências em termos de problemas de motor que podem acontecer devido à pouca rotação...

      Vou aproveitar o exemplo do carro do meu pai...
      Tem 75cv às 5000 rpm e 133nm às 3300 rpm... Agora imaginemos que este carro anda 80% das vezes em circuito citadino... Com trocas de caixa por volta das 2000 rpm e raramente passa as 3500 rpm... Quando normalmente anda na zona das 1500-2500 rpm... E quando vai à AE não costuma fazer muita rpm também... só 4000, 4500 no máximo e muito raramente.

      Um motor com aquelas características e com muita utilização deste tipo pode ter problemas devido a nunca chegar ao regime de potencia máxima e devido a andar sempre em baixa rpm?

      Cumpts.
      Rotação demasiado baixa não faz nada bem para o motor, mas depende das circunstâncias em que é feita essa rotação, ou seja, é feita em esforço a cerca das 1500 rpm? Se sim e nesse caso concreto é um erro.

      Comentário


        #4
        para bem do motor devemos mante-lo sempre acima das 1500rpm. é claro k no para arranca isso é impossivel

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
          Rotação demasiado baixa não faz nada bem para o motor, mas depende das circunstâncias em que é feita essa rotação, ou seja, é feita em esforço a cerca das 1500 rpm? Se sim e nesse caso concreto é um erro.
          Esforço como?? Não percebi...

          Comentário


            #6
            É mto mau.

            Tás a dar-me cabo dos dividendos das acções.

            Comentário


              #7
              Coitado do meu bloco, leva sempre com 5ª às 1200 rpm

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                É mto mau.

                Tás a dar-me cabo dos dividendos das acções.
                Exactamente por isso é que o carro leva esta condução!

                Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                Coitado do meu bloco, leva sempre com 5ª às 1200 rpm
                Nem compares, pelo que percebi tu até puxas pelo teu 1.4!!!

                Comentário


                  #9
                  Isto não é "preto no branco".

                  Um carro a gasolina pode perfeitamente circular às 1500rpm numa 5ª, desde que o motor não vá em carga.

                  É preciso "sentir" o motor, e saber qual a mudança mais alta possível em determinado regime e condições de circulação, para uma condução económica e que não cause dano ao motor.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    Esforço como?? Não percebi...
                    O motor está sempre em mais esforço com RPM baixa e uma mudança alta.

                    Imagina numa bicicleta, mudança alta a baixa velocidade, não fazes mais esforço do que se andasses com uma mudança mais baixa?

                    Comentário


                      #11
                      Gmigas, nesse carro, às 1500 não está em esforço, a não ser que seja a subir

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                        O motor está sempre em mais esforço com RPM baixa e uma mudança alta.

                        Imagina numa bicicleta, mudança alta a baixa velocidade, não fazes mais esforço do que se andasses com uma mudança mais baixa?
                        excelente explicação!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                          O motor está sempre em mais esforço com RPM baixa e uma mudança alta.

                          Imagina numa bicicleta, mudança alta a baixa velocidade, não fazes mais esforço do que se andasses com uma mudança mais baixa?
                          Ok!

                          Então mas estraga o quê, que eu também tou a apanhar do ar?...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                            O motor está sempre em mais esforço com RPM baixa e uma mudança alta.

                            Imagina numa bicicleta, mudança alta a baixa velocidade, não fazes mais esforço do que se andasses com uma mudança mais baixa?
                            Hum... As 1500 rpm normalmente são em 2ª ou 3ª, em 5ª muito raramente anda a essa rpm...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                              Ok!

                              Então mas estraga o quê, que eu também tou a apanhar do ar?...
                              Força o motor e transmissão.

                              A transmissão envolve todos os componentes mecânicos que levam a energia proveniente do volante do motor até às rodas motrizes
                              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                              Hum... As 1500 rpm normalmente são em 2ª ou 3ª, em 5ª muito raramente anda a essa rpm...
                              Numa mudança mais baixa menos o esforço, mas depois entram outros factores, como a aceleração e se é em subida (mais esforço).
                              Cada caso é um caso...

                              Comentário


                                #16
                                boas

                                Boas :
                                Eu tenho um citroen Zx, 1900 de celindrada, dentro da cidade ando quase sempre em terceira ,segunda... so mais nas rectas quando começo a chegar aos 50km h é que meto a quarta ,mas não acelero muito mais , para poupar gasoleo(que chatice,com o preço que esta );4 litros ja me deram para 70 km (tudo na cidade) não sei se ainda dava para mais mas resolvi não arriscar e fui atestar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso das baixas rotações é muito relativo, depende do esforço que o motor está a fazer. Se andar a passear com o carro (gasolina) por vezes meto a sexta a 70 o que faz menos de 1200 rpm e cortando pouco acima das 7200, é muito pouca rotação. No entanto faço isso em plano e/ou descida, num ritmo de passeio porque se for em estrada aberta, com carga no carro ou numa subida isso já seria pouca rotação. Há quem arranque com o carro e vá subindo mudanças indiscriminadamente e não tenha a noção da rotação/mudança indicada para o andamento do carro. Pior do que isso é deixar uma mudança engatada quando se abranda ou se descreve uma curva lenta e quando se reacelera o carro vai "grilando" que é quando a rotação é tão baixa e a mudança tão alta que resulta numa descompensação do motor que pela rotação não consegue acompanhar o esforço e começa a bater. Isso danifica mecânicamente o motor e caixa, os bronzes da cambota para começar e caixa com os solavancos que o motor dá

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                                    para bem do motor devemos mante-lo sempre acima das 1500rpm. é claro k no para arranca isso é impossivel
                                    impossivel nao... temos até pelo menos 2 opçoes, acelerar a fundo até perdo do redline e tirar logo pe da embraiagem.... á racer!!!!

                                    ou manter aceleraçao nas RPM que queremos e jogar com a embraiagem....

                                    ja andei em carros que com carga e em subidas arrancava sempre nas 1500/2000RPM e nunca as baixava senao morria rapido até puffff

                                    carros a diesel sempre ouvi dizer que a melhor faixa é 1500-2500, visto que o binario maximo nos carros a diesel a maioria fica entre 1750-2250...

                                    Comentário


                                      #19
                                      em modo - economia - a 3ª entra aos 25, a 4ª aos 40 e a 5ª aos 55!

                                      isto em recta claro e com o objectivo de poupar!

                                      se for em subida ou descida os valores alteram-se!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tal como já disseram, depende da situação.

                                        Se estiveres a subir e com rotação baixa (ou a sentires o carro "a morrer"), obviamente metes uma abaixo da que tás a usar que é para o carro não ir abaixo (e também não forçares a transmissão).

                                        De resto, poupas combustível. Agora, convém de vez em quando abrir um pouco as goelas ao motor (também não digo para o levares ao redline e também convém o motor estar a funcionar à algum tempo) que é para o motor não ficar preso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                          Força o motor e transmissão.

                                          ...
                                          Sim, mas estraga alguma coisa? O quê? Como?

                                          Desgasta? Se sim o quê e como?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post
                                            Coitado do meu bloco, leva sempre com 5ª às 1200 rpm
                                            O belo 1.4 de 101cv da Fabia.... Por aqui é igual! É que se não for assim o melhor é começar já a comprar acções na Galp!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                              O belo 1.4 de 101cv da Fabia.... Por aqui é igual! É que se não for assim o melhor é começar já a comprar acções na Galp!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                                Já há uns tempos que me deparo com esta dúvida e espero esclarece-la!

                                                Então digam-me lá quais as consequências em termos de problemas de motor que podem acontecer devido à pouca rotação...

                                                Vou aproveitar o exemplo do carro do meu pai...
                                                Tem 75cv às 5000 rpm e 133nm às 3300 rpm... Agora imaginemos que este carro anda 80% das vezes em circuito citadino... Com trocas de caixa por volta das 2000 rpm e raramente passa as 3500 rpm... Quando normalmente anda na zona das 1500-2500 rpm... E quando vai à AE não costuma fazer muita rpm também... só 4000, 4500 no máximo e muito raramente.

                                                Um motor com aquelas características e com muita utilização deste tipo pode ter problemas devido a nunca chegar ao regime de potencia máxima e devido a andar sempre em baixa rpm?

                                                Cumpts.
                                                para mim o regime ideal é entre as 1500 nunca a baixo disso e as 3000 acima disso so de vez em quando para ele nao ficar preso...acima das 3000 sempre que pegas no carro é um esforço desnecessario que se traduz num desgaste acelerado do motor...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                  Isto não é "preto no branco".

                                                  Um carro a gasolina pode perfeitamente circular às 1500rpm numa 5ª, desde que o motor não vá em carga.

                                                  É preciso "sentir" o motor, e saber qual a mudança mais alta possível em determinado regime e condições de circulação, para uma condução económica e que não cause dano ao motor.
                                                  Exacto. Além de que não conta só o regime de binário máximo, mas sim a forma como este é distribuído. Daí o "sentir" o motor, como disseste, Nitro.

                                                  Por exemplo, no meu carro, o binário máximo é às 4000rpm, mas às 2000rpm já tenho quase 90% do binário máximo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não se esqueçam que, se é por razões de poupança, pode estar-vos a sair o tiro pela culatra. Podem gastar mais acelerando (forçando) o motor numa mudança mais alta do que numa inferior. Há para aí um tópico onde se falou disso.
                                                    Nos carros que conduzo, sempre que possível, nunca baixo das 2000, ou seja, troco por volta das 3000, em condições normais. Quando sou obrigado a andar abaixo disso, é ser meigo com o acelerador, não espremê-lo, esperar que ele atinja calmamente alguma rotação, poupando assim a mecânica e muito combustível. Um deles tem CB e isso é perfeitamente constatável.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                      Força o motor e transmissão.
                                                      a transmissão porque??

                                                      no motor é a cambota que sofre mais com as baixas rotações, e por sua vez todo o sistema de distribuiçao, quando sentimos o motor a soluçar um pouco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        consumos baixos e carvao

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não falo com experiencia própria, mas segundo sei motores que circulam com muito baixa rotação perdem longevidade devido à falta de chapinhagem de oleo na cabeça do motor.

                                                          Não é tambem boa ideia ligar o carro e ficar parado à espera que o motor aqueca. A frio o oleo ainda está muito espesso para conseguir chegar à arvore de cams por existir pouca pressao de oleo.

                                                          EDIT: algo que ajuda é manter o nivel do oleo proximo do máx, para se reduzir ao minimo este efeito
                                                          Editado pela última vez por kaxias; 07 June 2008, 11:46.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            mas enquanto o carro está frio as rotacoes estao mais altas .... ao mesmo nivel que circulo normalmente, ao usar o acelerador ainda vamos é baixá-las

                                                            por exemplo quando ligo o carro, o ponteiro coloca-se logo nas 1600rpms ... e é a essa rpm que costumo de andar

                                                            Comentário

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