Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Insp sem farois de nevoeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Insp sem farois de nevoeiro

    bem hoje fui à insp com o charuto

    tenho o carro à uns meses e comprei-o com um dos farois de nevoeiro na bagageira

    ainda o tentei montar antes da insp mas como dois dos apoios estavam partidos desmontei o outro e fui à inspeccao com dois buracos

    a inspectora fez uma cara esquisita e perguntou pelos faróis.. fiz-me de desentendido e respondi que nao sabia e que já tinha comprado o carro assim, mas que segundo sabia não era iluminação obrigatória...

    mostrou-me no painel de instrumentos que tinha manetes e luz para os farois e que constituia uma alteração ao veiculo, uma vez que o carro tinha sido fabricado com os mesmos....

    julguei já estar a lutar por uma causa perdida mas insisti mais um pouco e lá veio a folhinha verde com "iluminação de nevoeiro frente deficiente" pra não me chumbar o carro. Ou seja, da próxima convem mesmo que lá estejam...

    #2
    Originalmente Colocado por kaxias Ver Post
    bem hoje fui à insp com o charuto

    tenho o carro à uns meses e comprei-o com um dos farois de nevoeiro na bagageira

    ainda o tentei montar antes da insp mas como dois dos apoios estavam partidos desmontei o outro e fui à inspeccao com dois buracos

    a inspectora fez uma cara esquisita e perguntou pelos faróis.. fiz-me de desentendido e respondi que nao sabia e que já tinha comprado o carro assim, mas que segundo sabia não era iluminação obrigatória...

    mostrou-me no painel de instrumentos que tinha manetes e luz para os farois e que constituia uma alteração ao veiculo, uma vez que o carro tinha sido fabricado com os mesmos....

    julguei já estar a lutar por uma causa perdida mas insisti mais um pouco e lá veio a folhinha verde com "iluminação de nevoeiro frente deficiente" pra não me chumbar o carro. Ou seja, da próxima convem mesmo que lá estejam...
    Os farois de nevoeiro da frente não são obrigatórios.
    Por mim até deveriam era ser proibidos, uma vez que não servem para grande coisa, a não ser para o Zé do Boné andar com eles ligados a encandear os que se cruzam com ele...

    Comentário


      #3
      Tu não és obrigado a tê-los mas tens de retirar o botão, caso contrário tens de os ter lá a funcionar.

      Tiveste sorte.

      Abraço.

      Comentário


        #4
        Tenho um carro nessas condições (tirei os fn e meti-lhe umas tampas) e nunca tive problemas em passar no IPO.
        E o botão continua lá e acende no painel. Nunca me perguntaram nada.

        Gostam sempre de implicar com coisas desnecessárias...

        Comentário


          #5
          E depois dizem que os senhores do IPO são sempre uns sacanas


          Mas acho muito bem que não tenham chumbado por isso.

          Comentário


            #6
            Isso é peta!! O inspector é parvo, desde que não tenhas os faróis montados não te pode chumbar o carro só porque tem um botão que não esta a dar nada, o carro do meu avo tinha faróis de nevoeiro e quando bateu tirou os faróis e ficou com o botam na mesma e nunca teve problema já lá vão mais de 10 anos e 10 inspecções.
            Alem disso nos camiões que temos da firma (pesados) quando os faróis não estão a dar a solução é mesmo tirar, isto dito pelo inspector.

            Comentário


              #7
              A inspectora deve ser "inspectora".
              Qualquer mecanismo do carro que esteja presente no momento da IPO,deve estar a funcionar.Não havendo mecanismo não é deficiência nenhuma,a não ser na cabeça dela.
              A escova do vidro de trás do meu carro não funcionava,eu já sabia que se fosse à IPO com aquilo assim vinha com a deficiência.Tirei a escova,mas ficaram lá os botões para o funcionamento dela e nunca me disseram que se tinha botões tinha de ter escova.
              Eu ria-me na cara da mulher

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                A inspectora deve ser "inspectora".
                Qualquer mecanismo do carro que esteja presente no momento da IPO,deve estar a funcionar.Não havendo mecanismo não é deficiência nenhuma,a não ser na cabeça dela.
                A escova do vidro de trás do meu carro não funcionava,eu já sabia que se fosse à IPO com aquilo assim vinha com a deficiência.Tirei a escova,mas ficaram lá os botões para o funcionamento dela e nunca me disseram que se tinha botões tinha de ter escova.
                Eu ria-me na cara da mulher
                essa da escova tambem já me contaram... mas é só pra traz certo? senão as tantas apareco lá com meio carro para não ter nenhuma deficiencia

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por kaxias Ver Post
                  essa da escova tambem já me contaram... mas é só pra traz certo? senão as tantas apareco lá com meio carro para não ter nenhuma deficiencia
                  Certo,qualquer mecanismo que não seja indispensável em termos de segurança pode ser retirado caso não funcione(ou mesmo que funcione).Escova de trás e faróis de nevoeiro da frente são dois exemplos desses mecanismos

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kaxias Ver Post
                    essa da escova tambem já me contaram... mas é só pra traz certo? senão as tantas apareco lá com meio carro para não ter nenhuma deficiencia
                    Tive um Cinquecento que chumbou na inspecçao porque nao tinha a escova traseira (foi roubada uns dias antes). Portanto conta... a isso somou-se outra anomalia qualquer.. se bem me lembro qualquer coisa nos foles das rodas a frente.

                    Comentário


                      #11
                      Quando tinha um Renault 19, meti-lhe umas jantes 14'', e no livrete vinha 13''. Fui à inspecção e os inspectores não deram por nada. Acham impossível? Eu também achei, mas na verdade, o carro passou sem problemas

                      Comentário


                        #12
                        ...eu fui sem os dois farois de novoeiro da frente e chumbei.... também disse ao inspector que não eram obrigatorios mas ainda assim o carro chumbou

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por miguelsims Ver Post
                          ...eu fui sem os dois farois de novoeiro da frente e chumbei.... também disse ao inspector que não eram obrigatorios mas ainda assim o carro chumbou
                          E o livro de reclamações serve para quê? Decorar a estante?

                          Comentário


                            #14
                            Se o carro tinha faróis de nevoeiro de origem e se está lá o botão. O sistema TEM DE FUNCIONAR!

                            As regras são essas!

                            Não querem cumprir, ficam habilitados a chumbar.

                            Não sei é onde é que o pessoal encontra estas IPO's. É só pessoal com folhas verdes com carros cheios de anomalias.

                            Conheço quem pagava para passar o carro até ao dia que se chateou e não pagou.. Passou na mesma. Apesar de ter mais de 5 anomalias visíveis a olho nu!

                            Experimentem levar o carro ali a Carnaxide atrás do Jumbo de Alfragide a ver o que vos acontece. Tem a fama de ser o mais rigoroso centro de inspecções na zona de Lisboa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Se o carro tinha faróis de nevoeiro de origem e se está lá o botão. O sistema TEM DE FUNCIONAR!

                              As regras são essas!

                              Não querem cumprir, ficam habilitados a chumbar.

                              Não sei é onde é que o pessoal encontra estas IPO's. É só pessoal com folhas verdes com carros cheios de anomalias.
                              Discordo!

                              Existem veículos com pré instalação de farois de nevoeiro e não os têm.

                              Recentemente tive conhecimento que os farois de nevoeiro redondos da toyota corolla starvan CE110, são instalados pelo importador para o mercado nacional. Os parachoques de origem não trazem qualquer abertura para aqueles farois de nevoeiro.

                              Podes ter o botão de farol de nevoeiro e o mesmo servir para ligar, por exemplo, os néons que tens dentro do carro. Há algum regulamento que obrigue a utilizar os botõeszinhos para o fim específico a que se destinam?
                              Editado pela última vez por CJSR; 18 June 2008, 12:25.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kaxias Ver Post
                                essa da escova tambem já me contaram... mas é só pra traz certo? senão as tantas apareco lá com meio carro para não ter nenhuma deficiencia
                                Eu fiz pelo menos duas inspecções no meu Starlet sem o dispositivo do limpa-parabrisas traseiro e o carro passou sem nenhuma anotação. O motor do limpa para-brisas traseiro estava avariado e tendo instalado no veículo tinha que funcionar. Retirei a escova e o motor e tapei o buraco com uma tampa à cor do veículo.

                                Retirado do diário de bordo do carro:

                                "...notar a falta do limpa parabrisa na traseira, aqui ficou uma borracha branca a tapar o orifício pois a qualquer momento assim que encontre um motor a funcionar posso voltar a instalar..."

                                Originalmente Colocado por beowulf Ver Post
                                Tive um Cinquecento que chumbou na inspecçao porque nao tinha a escova traseira (foi roubada uns dias antes). Portanto conta... a isso somou-se outra anomalia qualquer.. se bem me lembro qualquer coisa nos foles das rodas a frente.
                                Mas tinhas o sistema todo montado lá! Por isso reprovou.

                                Comentário


                                  #17
                                  Os IPO são muito relativos. O meu carro foi ao IPO e passou ainda hoje não sei como... a porta direita nem abria!
                                  Mas por acaso sempre foi ao IPO sem faróis de nevoeiro, roubaram-nos 2x, e nunca implicaram. Também, com inspectores destes!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                    Discordo!

                                    Existem veículos com pré instalação de farois de nevoeiro e não os têm.

                                    Recentemente tive conhecimento que os farois de nevoeiro redondos da toyota corolla starvan CE110, são instalados pelo importador para o mercado nacional. Os parachoques de origem não trazem qualquer abertura para aqueles farois de nevoeiro.

                                    Podes ter o botão de farol de nevoeiro e o mesmo servir para ligar, por exemplo, os néons que tens dentro do carro. Há algum regulamento que obrigue a utilizar os botõeszinhos para o fim específico a que se destinam?
                                    Se o botão tiver o símbolo a que se destina e acender outra coisa, então dá direito a infracção. Se for só um botão simples extra então não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas noites a todos.

                                      Queria pedir-lhes ajuda, já que este tópico fala das inspecções. Tenho um bmw e30 de 89 descapotável mas com alguns rasgões na capota. Existe alguma referência a isso se for à ipo? Passa ou chumba?

                                      Abraço.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por fmbaguiar Ver Post
                                        Boas noites a todos.

                                        Queria pedir-lhes ajuda, já que este tópico fala das inspecções. Tenho um bmw e30 de 89 descapotável mas com alguns rasgões na capota. Existe alguma referência a isso se for à ipo? Passa ou chumba?

                                        Abraço.
                                        Desconheço alguma referência. Mas o ideal é levar o carro num dia de sol e de capota aberta

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                          Se o carro tinha faróis de nevoeiro de origem e se está lá o botão. O sistema TEM DE FUNCIONAR!

                                          As regras são essas!

                                          Não querem cumprir, ficam habilitados a chumbar.

                                          Não sei é onde é que o pessoal encontra estas IPO's. É só pessoal com folhas verdes com carros cheios de anomalias.

                                          Conheço quem pagava para passar o carro até ao dia que se chateou e não pagou.. Passou na mesma. Apesar de ter mais de 5 anomalias visíveis a olho nu!

                                          Experimentem levar o carro ali a Carnaxide atrás do Jumbo de Alfragide a ver o que vos acontece. Tem a fama de ser o mais rigoroso centro de inspecções na zona de Lisboa.

                                          Essa é boa...Se por fora não tem nada que indicie que devia ter faróis de nevoeiro,em que é que um botão interior vai mudar isso?Se se chegar ao botão e raspar a inscrição de faróis de nevoeiro já passa?O que sempre me disseram é que se os faróis estão lá têm de funcionar e estar alinhados,se não estão,não estão...Já fui uma vez sem os faróis de nevoeiro,porque tinha o do lado direito partido por causa de uma pedra e mesmo com os buracos no para-choques não me disseram nada.Nem anotação nem o inspector fez referência a tal coisa.
                                          Se me disserem que há inspectores que podem pegar com isso porque lhes apetece já acredito.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                            Desconheço alguma referência. Mas o ideal é levar o carro num dia de sol e de capota aberta
                                            Mas há sempre o medo de existir mesmo qualquer referência em relação a isso e o senhor inspector pedir para levar a capota. É um 316i Baur, não totalmente descapotável, se calhar pode implicar por ser diferente .
                                            Obrigado pela resposta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              As pessoas esquecem-se que se algo veio de origem num veiculo mesmo que não seja obrigatório tem de estar a funcionar. Até podem discordar da lei mas que ela existe é verdade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Pois...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas qual é mesmo a lei então?Eu continuo a dizer,e tenho a certeza quase absoluta, que só se leva anotação se o que estiver montado não estiver a funcionar,mas gostava de ver esse artigo que me desdiz,nem que seja para ficar tudo esclarecido

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                                                    Eu fiz pelo menos duas inspecções no meu Starlet sem o dispositivo do limpa-parabrisas traseiro e o carro passou sem nenhuma anotação. O motor do limpa para-brisas traseiro estava avariado e tendo instalado no veículo tinha que funcionar. Retirei a escova e o motor e tapei o buraco com uma tampa à cor do veículo.

                                                    Retirado do diário de bordo do carro:

                                                    "...notar a falta do limpa parabrisa na traseira, aqui ficou uma borracha branca a tapar o orifício pois a qualquer momento assim que encontre um motor a funcionar posso voltar a instalar..."



                                                    Mas tinhas o sistema todo montado lá! Por isso reprovou.
                                                    nem mais!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                      As pessoas esquecem-se que se algo veio de origem num veiculo mesmo que não seja obrigatório tem de estar a funcionar. Até podem discordar da lei mas que ela existe é verdade.
                                                      e provar que existiam faróis de nevoeiro? isso é uma guerra que pode sair cara para o centro de inspecções...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                        Certo,qualquer mecanismo que não seja indispensável em termos de segurança pode ser retirado caso não funcione(ou mesmo que funcione).Escova de trás e faróis de nevoeiro da frente são dois exemplos desses mecanismos
                                                        Mas estão a falar do que pensam ou do que sabem? Eu tinha um Peugeot 205, com o qual fui chamado à atenção por não ter palas nos pneus de trás. Porquê? Porque de origem o carro tem isso!
                                                        Pelo que me disseram na altura, as características do carro não podem ser alteradas. Por isso, se o carro vinha com faróis de navoeiro... ele pode tirar os faróis e até a manete... chumba na mesma.

                                                        No meu caso, da primeira vez não liguei muito e acabei por não meter as palas - no ano seguinte lixei-me. E só posso dizer que concordo... chamaram-me a atenção e cumpriram com o que está escrito. Goste ou não, agiram bem.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          CAPÍTULO II
                                                          Características dos veículos
                                                          Artigo 114.º
                                                          Características dos veículos
                                                          1 - As características dos veículos e dos respectivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento.
                                                          2 - Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes
                                                          e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento
                                                          é equiparado à sua falta.
                                                          3 - Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos, ciclomotores, tractores agrícolas,
                                                          tractocarros e reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão
                                                          sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.
                                                          4 - O fabricante ou vendedor que coloque no mercado veículos, sistemas, componentes ou acessórios
                                                          sem a aprovação a que se refere o número anterior ou infringindo as normas que disciplinam o seu
                                                          fabrico e comercialização é sancionado com coima de
                                                          600 a 3000 se for pessoa singular ou de

                                                          1200 a 6000 se for pessoa colectiva e com perda dos objectos, os quais devem ser apreendidos
                                                          no momento da verificação da infracção.

                                                          46
                                                          5 - É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que
                                                          foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.
                                                          6 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de
                                                          250 a 1250, sendo ainda
                                                          apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspecção extraordinária.

                                                          Artigo 115.º
                                                          Transformação de veículos
                                                          1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.
                                                          2 - A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.
                                                          3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de
                                                          250 a 1250, se sanção
                                                          mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em
                                                          inspecção extraordinária.

                                                          CAPÍTULO III
                                                          Inspecções
                                                          Artigo 116.º
                                                          Inspecções
                                                          1 - Os veículos a motor e os seus reboques podem ser sujeitos, nos termos fixados em regulamento, a
                                                          inspecção para:
                                                          a) Aprovação do respectivo modelo;
                                                          b) Atribuição de matrícula;
                                                          c) Aprovação de alteração de características construtivas ou funcionais;
                                                          d) Verificação periódica das suas características e condições de segurança;
                                                          e) Verificação das características construtivas ou funcionais do veículo, após reparação em consequência
                                                          de acidente;
                                                          f) Controlo aleatório de natureza técnica, na via pública, para verificação das respectivas condições
                                                          de manutenção, nos termos de diploma próprio.
                                                          2 - Pode determinar-se a sujeição dos veículos referidos no número anterior a inspecção extraordinária
                                                          nos casos previstos no n.º 5 do artigo 114.º e ainda quando haja fundadas suspeitas sobre as suas
                                                          condições de segurança ou dúvidas sobre a sua identificação, nomeadamente em consequência de
                                                          alteração das características construtivas ou funcionais do veículo, ou de outras causas.
                                                          3 - A falta a qualquer das inspecções previstas nos números anteriores é sancionada com coima de
                                                          250 a 1250.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                                                            Mas estão a falar do que pensam ou do que sabem? Eu tinha um Peugeot 205, com o qual fui chamado à atenção por não ter palas nos pneus de trás. Porquê? Porque de origem o carro tem isso!
                                                            Pelo que me disseram na altura, as características do carro não podem ser alteradas. Por isso, se o carro vinha com faróis de navoeiro... ele pode tirar os faróis e até a manete... chumba na mesma.

                                                            No meu caso, da primeira vez não liguei muito e acabei por não meter as palas - no ano seguinte lixei-me. E só posso dizer que concordo... chamaram-me a atenção e cumpriram com o que está escrito. Goste ou não, agiram bem.
                                                            E tu estás a falar do que pensas ou do que sabes?As palas é um caso diferente.Até 92 era obrigatório ter palas nos carros.Logo,qualquer carro anterior a 92,que não apresentasse palas tinha razões para levar anotação.De certeza que o teu 205 era anterior a 92 e caso não fosse levaste anotação erradamente
                                                            Nessa altura as palas era um acessório obrigatório em todos os carros.
                                                            Eu tirei as palas ao corsa e,como é de 2000,passou sempre sem anotação.
                                                            Tal como os faróis de nevoeiro que não são um acessório obrigatório,e com certeza não aparecem na lista de acessórios com que um carro é homologado,como acontece com a escova de trás,ao contrário das da frente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X