boas .. gostaria de saber se existem consequencias graves para o motor , se eu retirar o termostato , no verão? quero tira-lo so no verao.. há perigo de fazer isso?
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Originalmente Colocado por rafasantos Ver Postboas .. gostaria de saber se existem consequencias graves para o motor , se eu retirar o termostato , no verão? quero tira-lo so no verao.. há perigo de fazer isso?
Outra coisa, nao tenho conhecimento dos 1.5D queimarem juntas....mas como eu disse nao sou mecanico..
cumpts
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certamente entao será mesmo isso...lol..
Desculpem la a minha ignorancia.. é que eu vou perguntando aki e ali vendo as melhores opinioes e vou fazendo.. e esta a pensar k isso seria o termostato, sendo assim foi msm essa valvuva que mudei, mas o k é certo é que resultou valente, e ja se pode puxar mais um cadinho no verao sem ele ferver ..
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Eu acho que fazes bem querer prevenir , pois o seguro morreu de velho ...
Se fosse eu cá fazia assim ...
Não retirava o termostato , mas antes , colocava um que abra mais cedo ... procura na concorrencia ...
Depois coloca-lhe uma valvula para fazer a ventoinha disparar mais cedo ...
Tens estas duas peças quer na concorrencia quer na marca ... pois à bué malta a fazer isso nesses carros ...
Fica bem
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Originalmente Colocado por rafasantos Ver Posto carro é um saxo 1.5d... como os ax 1.4 d queimavam juntas, penso k se tirar o termostato no verao poupo mais o carro
Nem sequer poupa o motor, antes pelo contrário já que vai sempre trabalhar mais frio que o preconizado.
Se não aquece também não é preciso andar a inventar estratagemas para não aquecer. Se não aquece... não aquece. Prontes! Está nos conformes.
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Originalmente Colocado por DL Ver PostErrado. Se há algo de mal, a solução é corrigir. Nunca meter mais um erro para tentar corrigir outro.
Nem sequer poupa o motor, antes pelo contrário já que vai sempre trabalhar mais frio que o preconizado.
Se não aquece também não é preciso andar a inventar estratagemas para não aquecer. Se não aquece... não aquece. Prontes! Está nos conformes.
como diz a camarada cassette carvalha " olha que olha que não "...
eu conheço varios mecanicos que tem carros desses que tem o motor que equipa também o 106 e eles meterem a valvula para a ventoinha diparar mais cedo ...
E isso em estrada em nada vai afectar o carro a temperatura é exctamente a mesma ...
Só em filas é que ele não chega à tal temperatura indesejada ...
o que tu dizes tem logica ...
mas essa logica não se aplica a estes motores ... estes motores tem dois graves problemas o aquecimento e perder oleo junto à correira da distribuição ...
quando estamos a falar de motores que são normais tais alterações não devem ser feitas mas nestes e em outras marcas que eu conheço mas que agora não são para aqui chamadas convem e muito fazer esta e outras alterações ...
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Meter a válvula termostática que faça disparar a ventoínha mais cedo ainda vá que não vá, mas já é mascarar um problema. Mas se a cura barata for essa... então que seja.
Mas isso é diferente de utilizar um termostato que abra mais cedo ou nem sequer utilizar termostato algum (demora muito mais a aquecer), já que isso vai fazer o motor trabalhar abaixo da temperatura ideal.
Nos tais motores que não são para aqui chamados, eu sou mais apologista de utilizar tudo standard (embora também haja versões de válvulas e termostatos "altos" e "baixos") mas fazer-lhe isto:
Mas não sei se terei procedido bem no último caso que fiz (para aí há ano e meio), pois agora o motor anda sempre a cerca de 1/3 da escala do indicador, faça sol faça chuva, ande em filas ou a 1.. km/h durante n horas seguidas (lá sobe uma beca quando é para abrandar nas portagens, mas nem sei se chega a meio).
Se calhar não precisava do furinho de 2 mm, já que levou radiador novo, sistema todo meticulosamente revisto, bom fluido, etc., mas aquilo dá tanto trabalho a lá chegar que aquele termostato vai morrer ali com o resto do carro...
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