Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas de travões

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas de travões

    Boa noite pessoal do forum,

    vou vos relatar um problema que o meu carro tem vindo a registar.

    Por volta de duas semanas atrás, mudei os discos e os calços da frente, fiz a "rodagem" que eles pedem, até fiz mais, andei cerca de 1000 km sem fazer travagens bruscas nem fortes. Passados esses 1000 km, aconteceu me ficar sem travões. Na primeira vez foi na sexta feira passada, dia de bastante calor, e que numa descida onde se circula a cerca de 80km/h tive que travar para a entrada de uma rotunda, uma travagem normal, nada de grandes abusos, e não é que o carro deixou de travar.. Deixar de travar ao ponto de carregar no pedal até ao fim, e ele abrandar, e não parar. Cheirou me logo a travão, encostei o carro, e aquilo deitava fumo que parecia que estava a arder.. Ao principio pensei que fosse do calor exagerado que estava, e que tambem derivasse do facto de ter feito uma viagem de 300km.. Deixei arrefecer aquilo um pouco e lá voltou a travar.

    Hoje, agora à noite, uma vez que vou fazer outra viagem de 300km, decidi ir fazer um teste, uma vez que a temperatura estava baixa ( 17ºc), e fiz o teste numa estrada municipal que conheco bem. Puxei pelo carro, e pelos travões, e passados cerca de 5km aconteceu o mesmo, ia perdendo eficácia até que chegou ao ponto de nao travar, e abrandar apenas.

    Sabendo que levou pastilhas e discos novos, o óleo está ao nível máximo, o que acham vocês que pode ser? O carro tem 150 000km, é um nissan almera!

    Cumprimentos

    #2
    podes ter as pastilhas a tocar no disto e vao aquecendo muito mesmo sem travares.

    levanta o carro e faz rodar as rodas para veres se estao a fazer muito atrito

    Comentário


      #3
      Estarão as pastilhas mal montadas, a roçar no disco?

      Comentário


        #4
        na primeira viagem que fiz com os discos novos, o carro até baixou a média, tudo porque andava com os discos rachados, o que faria com que gastasse mais, certo? devido ao atrito, depois de os mudar fez a tal média mais baixa, daí deduzir que talvez não seja isso.. Não sei.. será o sistema de travagem que está a dar as últimas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por acerbis Ver Post
          na primeira viagem que fiz com os discos novos, o carro até baixou a média, tudo porque andava com os discos rachados, o que faria com que gastasse mais, certo? devido ao atrito, depois de os mudar fez a tal média mais baixa, daí deduzir que talvez não seja isso.. Não sei.. será o sistema de travagem que está a dar as últimas?
          o sistema de travagem em si tanto falhava na primeira travagem como ao fim dos 300 km

          por isso duvido que seja dessa parte em especifico e aponto novamente para as pastilhas a tocar no disco.

          isso de teres feito uma media mais baixa nao tera sido efeito "placebo"

          Comentário


            #6
            Dá a impressão que há uma aquecimento dos travões e a consequente perda de eficácia.

            Pode ser a qualidade das pastilhas, como pode estar algum tubo da roda entupido e o óleo não faz o retorno como deve de ser fazendo com que os embolos não recuem.

            Também já tive de mudar a bomba de travão de uma roda porque o embolo não recuava e o aquecimento excessivo empenava o disco.

            O problema deve andar à volta destes componentes e deve verificar o mais depressa possível, pois não só não trave como deve de ser como está a dar cabo das peças novas que instalou.

            Comentário


              #7
              Servo freio?Ou então algum tubo de vácuo que esteja com fuga.

              Comentário


                #8
                ar nas tubagens

                Comentário


                  #9
                  Mais um bitaite:
                  Vê se o reservatório do óleo de travões não está demasiado cheio.

                  Ou pode ser da qualidade das pastilhas. Ou podem até estar já vidradas pelos aquecimentos que levaram.

                  Comentário


                    #10
                    Boas. Além de verificares tudo que já foi dito deverias verificar o estado (qualidade) em que se encontra o oleo de travões.
                    Poderá o oleo já não se encontrar em bom estado e quando aquece perde eficácia.

                    Comentário


                      #11
                      hoje fui à oficina, o mecânico mudou o óleo, de DOT 3 passou para DOT 4 (penso que seja assim), no entanto fiz a viagem de 300km e não notei nada, apenas que trava melhor, e trava com o pedal mais em cima, a questão do aquecimento ainda não testei, tenho que ir a alguma estrada municipal com curvas fazer o teste.. ou será que posso testar doutra maneira?

                      OBIRGADO a todos

                      Comentário


                        #12
                        passa pa dot 5.1

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                          passa pa dot 5.1
                          Tenho ideia que mudar o grau de dot assim tanto vai trazer problemas para o sistema.Por causa das propriedades diferentes de cada tipo,acho que estraga tubos ou outros componentes.Se usava 3 o aconselhável é não ir além do 4.Tenho ideia de ler isto,mas não tenho a certeza que é assim.

                          Comentário


                            #14
                            Cada sistema está feito para utilizar um tipo de óleo específico, podemos considerar que a utilização do DOT 5 já ultrapassa o que é necessário para uma utilização normal.

                            O carro tem de travar bem com o sistema que tem e se tal não acontece é porque tem problemas.

                            Quanto aos testes de aquecimento, acho que não vão explicar nada pois se esforçar os travões eles vão aquecer e a travagem piora sempre.

                            O que tem de descobrir é se eles aquecem excessivamente sem motivo durante uma utilização normal.

                            Para ter uma noção, ainda que falível, experimente depois de parar o carro, ver a temperatura dos discos. Deve ser após uma utilização curta.

                            Se um dos discos estiver muito mais quente que o outro, ou ambos estiverem excessivamente quentes é sinal que as pastilhas nunca perdem o contacto com o disco.

                            Comentário


                              #15
                              Na diagonal:

                              - Se quando ficaste sem travões a 1ª vez, o sintoma eram os travões "em brasa" (quentes, a cheirar a queimado), tens problemas nos mesmos.
                              Eu aposto numas pastilhas (provavelmente "da concorrência") que ficam "presas" nas pinças e não recuam devidamente.
                              Outra possibilidade são os bombitos que não recuam devidamente: podem ter ganho 'calo' para os discos antigos e agora estão a trabalhar "em cima" do dito 'calo' com os discos novos e simplesmente não recuam tanto quanto devem, mantendo as pastilhas pressionadas contra o disco.
                              ATENÇÃO que se for um destes o caso, se nada foi feito para o corrigir, poderás ficar sem travões a qualquer momento ! Pode parecer tudo "normal" e de um momento para o outro os travões "não estão lá" ...

                              - Mudar de DOT3 para DOT4 não resolve problemas de aquecimento anormal nos travões. Ver ponto anterior.

                              - NUNCA mudar o óleo para DOT 5.1 num sistema preparado para DOT4 !! São incompatíveis ! O mais provavel é mesmo destruir todo o sistema de travagem !

                              "V"
                              Editado pela última vez por Japh; 03 July 2008, 11:03.

                              Comentário


                                #16
                                Utilizo este tópico para não estar a abrir outro, uma vez que quero tirar uma dúvida (não está directamente relacionada com o tópico em si).

                                No ano passado estive de férias no Alentejo e o carro passou os dias todos ao ar livre. Desde então acontece uma coisa esquisita e que até agora nem me deu para comentar com ninguém. Mas acabei por reflectir e é melhor perguntar, pelo sim pelo não, se aquilo não me poderá trazer problemas.

                                Depois das férias e sempre que deixo o carro parado mais do que um dia na garagem, ao chegar (e antes de o ligar) noto que o pedal do travão está duro e em cima (). Isto é, se quiser carregar no pedal, ele nem se mexe.
                                Ao ligar o carro, ouço um pequeno estalo (que me parece vindo da direcção... mas esta indicação caso vos faça confusão ignorem-na, até porque não tenho a certeza se é mesmo da direcção) e o pedal já fica com o tacto normal.

                                Já devia ter levantado esta questão há mais tempo Vou também falar com o meu pai sobre o assunto.

                                Acham que é algum problema grave?
                                Editado pela última vez por JoaoPedroF; 02 August 2008, 05:53.

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso já me aconteceu no nissan sunny 1.4 N14 e no Primera P10

                                  a primeira vez vinha a descer a encumeada na Madeira com 4 pessoas quando toco no travão e tudo bem, á 5 curva já mal travava, á 8 curva já tinha olhado para trás e avisado todos de que a parede seria a nossa próxima paragem, o que acabou por não ser verdade porque consegui parar com o travao de mao.


                                  A segunda vez foi a consequencia da troca dos discos devido á situação de sobreaquecimento acima descrita, em que aconteceu o mesmo que a ti, o problema foi que empenei os discos logo no 2º dia, sem saber após uma grande descida sob travões atrás de um camião e passo numa poça de água com 20cm de altura.....um pequeno lago portanto




                                  COm o primera aconteceu-me mais do que 5x ir na AE e a 160 ou mais ter que travar a fundo e aos 80 já nao estar a travar, mudei para uns discos da Brembo mas pouco mudou a não ser o ponto de sobreaquecimento que melhorou um pouco.



                                  Os nissans de 90´s são péssimos em travagem........, verifica se as pastilhas estão bem colocadas! o que pode ter acontecido é terem ficado encostadas ao disco por alguma razão.....e sobreaqueceram o disco ao ponto de estar agora empenado ou rachado e as pastilhas todas comidas em determinadas zonas e altas noutras. Não sei.....só mesmo tu é que podes ver ou levas onde as foste mudar

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X