Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Recolha de Oleo Usado do motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Recolha de Oleo Usado do motor

    Quero vir aqui expressar a minha indignação com esta situação.

    Fiz a mudança de óleo ao meu carro e neste momento, não existe ninguém que faça recolha deste óleo. Fui a uma oficina Norau*o e dizem que só aceitam o deles. Depois dirigi-me a uma oficina de uma marca, a resposta foi a mesma. Como sabem a recolha é gratuita e são 4 litros de oleo...não era isso que fazia diferença. È má vontade.

    Liguei para a minha Câmara Municipal, Departamento do Ambiente e também não aceitam, indicaram-me para falar com a AmarSul. Assim o fiz mas quando liguei para lá ainda tive de ouvir a Sra. dizer que a Câmara é que devia dar essas informações e não eles mas lá acabou por dar-me o contacto da Empresa Carmona que faz a recolha. Acontece que não aceitam quantidades tão pequenas...

    O que faço agora ao óleo? deitar no esgoto é irresponsável, nunca o faria mas não posso fazer colecção de garrafões de óleo aqui em casa

    #2
    Não digas nada a ninguém, mas quem te vendeu o óleo é responsável pela recolha do usado.

    3 - Até 31 de Dezembro de 2006, deverá ser garantido pelos produtores de óleos novos:

    a) A recolha de óleos usados numa proporção de, pelo menos, 85% dos óleos usados, gerados anualmente;

    b) A regeneração da totalidade dos óleos usados recolhidos, desde que estes respeitem as especificações técnicas para essa operação, devendo, em qualquer caso, ser assegurada a regeneração de, pelo menos, 25% dos óleos usados recolhidos;

    c) A reciclagem de, pelo menos, 50% dos óleos usados recolhidos e não sujeitos a regeneração;

    d) A valorização da totalidade dos óleos usados recolhidos e não sujeitos a reciclagem.

    4 - Os objectivos quantitativos constantes dos números anteriores devem ser revistos sempre que necessário, com base em razões tecnológicas, de mercado ou em resultado da evolução das normas de direito comunitário, através de portaria conjunta dos Ministros da Economia, das Obras Públicas, Transportes e Habitação e das Cidades, Ordenamento do Território e Ambiente.


    Consultar

    Decreto-Lei n.º 153/2003, de 11 de Julho
    Foi no hipermercado, vai lá e entrega, foi na Norauto anida melhor vazam para o recipiente deles.

    Quem vendeu a marca Y ou X NOVA, recolhe e entrega à marca Y ou X O USADO, numa porporção até 85%, isto porque se considera que os motores de combustão queimam óleo, o que dá

    5 lts - 15% = 4,25lts para recolha


    Mas tens ainda esta listagem da ANECRA

    http://www.anecra.pt/gabtec/pdf/operadores_oleo3.pdf

    E não devem cobrar nada pela recolha já que eles vão lucrar com a sua venda para reciclagem.

    As que nós recomendamos aos nossos clientes, são normalmente Codisa e Auto Vila, que trabalham a nivel nacional.

    Comentário


      #3
      Eu qd troquei a bateria andava com a velha no carro, um dia parei na Galp dos cabos de Avila para meter gasolina fui perguntar na midas se eles ficavam com ela e eles não meteram problema nenhum e la vim descançado para casa. ;)

      Comentário


        #4
        Esta é uma situação sempre um bocado complicada.
        Já agora, por curiosidade, a partir de que quantidade é que faziam a recolha??

        Em casa dos meus pais mudo óleos a carros, tractores e outros motores. Uma caixa de velocidades de um tractor leva mais de 40 litros, por isso dá para imaginarem o óleo queimado que se junta. O novo costuma ser comprado em bidões de 200 l ou baldes de 25l. Junto os queimados num vazio e vou acumulando.

        Quando fica cheio, é sempre uma dor de cabeça.
        À uns anos foram entregar umas alfaias e aceitaram levar o óleo com eles. Depois levei um à oficina (compramos lá muita coisa e aceitaram-nos uma vez mais o óleo).
        Este ano tinha mais um, liguei para lá mas notei pouca vontade de o receberem. Como não tinha outra solução à vista lá o levámos e aceitaram-no.

        Há que referir que é proibido transportar o óleo da forma que o transportei. Ainda por cima tive que correr esse risco.

        Para a próxima vou tentar informar-me melhor para ver se o recolhem em casa.

        Comentário


          #5
          A bateria também eu já a deixei numa Midas e não levantaram problema. Em relação ao óleo já não sei.

          Comentário


            #6
            Há ecocentros com recipientes próprios para isso. Eu faço as mudanças de óleos do meu RR e entrego sempre em ecocentros.

            Comentário


              #7
              Agradeço os vossos esclarecimentos principalmente ao Excalibur. Dá jeito saber isso

              Quanto aos ecocentros, aqui na minha zona ainda não há com recipientes para o óleo.

              O meu descontentamento é precisamente com a dificuldade que se cria a um particular com 4L de óleo na mão só porque a pessoa não mudou o óleo na oficina deles e comprou lá nada.
              Numa altura em que o ambiente está na ordem do dia, os combustíveis, eficiência energética etc é altura de olhar para estes problemas que caracterizo de "caricatos"...

              Muitos vizinhos e pessoas que conheço, a esta altura já se tinham chateado e deitado o óleo esgoto abaixo...

              Altura de mudar mentalidades em relação ao ambiente, não é só "trafulhar" como diz o Dr Medina Carreira...

              Comentário


                #8
                E é isto..

                Tanto falaram para se reciclar, para não deitar esse tipo de produtos ao esgoto, etc, e quando queremos agir de boa fé e so entraves que parece que nos estão a fazer um favor.

                Enfim.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                  E é isto..

                  Tanto falaram para se reciclar, para não deitar esse tipo de produtos ao esgoto, etc, e quando queremos agir de boa fé e so entraves que parece que nos estão a fazer um favor.

                  Enfim.
                  Exacto. Isto fez-me lembrar uma frase de um filme conhecido e que tem muita aplicação na nossa vida:

                  "There's a difference between knowing the path and walking the path."
                  In Matrix (Morpheus)

                  É tudo teoria e facilidades que recolhem isto, que aquilo etc mas depois quando vamos ver na prática...dificuldades.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso tinha piada não receberem.

                    Por acaso tenho umas embalagens de oleo usado na garagem.

                    Como mandar fora está fora de questão, se não me aceitarem vou deixa-las de noite à porta do hiper onde comprei.

                    Comentário


                      #11
                      Comprei óleo Norauto e na altura da compra perguntei se recolhiam o óleo usado.
                      Ele hesitou um bocado e lá me disse que não era habitual, mas que o faziam.
                      Ainda não mudei. Devo fazê-lo para a semana. Mas agora que sei que é obrigatório receberem-no, levo-o para lá juntamente com a prova de compra e eles que se desenrasquem...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                        Há ecocentros com recipientes próprios para isso. Eu faço as mudanças de óleos do meu RR e entrego sempre em ecocentros.
                        É exactamente isso que faço. Até opto por juntar uns poucos e assim só lá vou uma vez.

                        Mas é como o Excalibur diz: quem vende é que tem de proceder à recolha.

                        Comentário


                          #13
                          Esses tipos das oficinas são mesmo burros. Pois o óleo velho é depois VENDIDO.
                          A Carmona em tempos recebia-o, mesmo que pouca quantidade, tens é que lá ir levar. Se falares com um dos engenheiros responsáveis eles aceitam-to. Havia lá um engº Paulo "qq coisa".

                          Sei que há 10 anos atrás, o litro de óleo queimado de "boa qualidade" i.e. que fosse só óleo podia ser vendido a 40$/litro. Ora 200ltsx0,2cent = 20Eur. Há que ver o transporte.
                          Editado pela última vez por mpribas; 28 July 2008, 11:50.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mpribas Ver Post
                            Esses tipos das oficinas são mesmo burros. Pois o óleo velho é depois VENDIDO.
                            A Carmona em tempos recebia-o, mesmo que pouca quantidade, tens é que lá ir levar. Se falares com um dos engenheiros responsáveis eles aceitam-to. Havia lá um engº Paulo "qq coisa".

                            Sei que há 10 anos atrás, o litro de óleo queimado de "boa qualidade" i.e. que fosse só óleo podia ser vendido a 40$/litro. Ora 200ltsx0,2cent = 20Eur. Há que ver o transporte.
                            Pois, há 10 anos atrás era assim.

                            Hoje, vale 0. As oficinas que recolhem o óleo não recebem nada. Nalguns casos ainda têm que suportar os custos de transporte.

                            Como já alguém disse, quem vende óleo é OBRIGADO a aceitar o óleo velho de volta, na proporção referida. As oficina especializadas são controladas quanto ao óleo novo que vendem e ao óleo velho que entregam.

                            Gostava de saber se fazem o mesmo ao Continente, ou Jumbo, por exemplo...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              Não digas nada a ninguém, mas quem te vendeu o óleo é responsável pela recolha do usado.
                              No Continente do Oeiras Parque eles agora passaram a oficina que lá havia para outra empresa, e nao me souberam responder onde é que entrego o oleo usado do motor.

                              Comentário


                                #16
                                Ao pessoal da margem sul, o StationMarché do Montijo aceita o óleo. Ainda foram umas 4embalagens da última vez.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                  Há ecocentros com recipientes próprios para isso. Eu faço as mudanças de óleos do meu RR e entrego sempre em ecocentros.
                                  Já agora a que ecocentro vais?
                                  É no Porto?

                                  Comentário


                                    #18
                                    O óleo usado do carro, deixo-o em qualquer estação de serviço. Nunca recusaram, pelo contrário.

                                    Comentário


                                      #19
                                      e na zona de alverca , aonde posso deixar o oleo usado ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        A StationMarché de Sao domingos rana nao aceita oleo usado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas,

                                          então, e se colocares o oleo usado num garrafão de plástico e colocares no ecoponto das embalagens, eu faço isso aos oleos domésticos, tb deve dar para os óleos dos carros

                                          Cumps.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas,

                                            Aproveito para desenterrar o tópico, acho que faz mais sentido do que abrir um novo para o mesmo assunto.

                                            A minha dúvida é, já sei de uma empresa que recebe o óleo usado dos meus veículos e fui lá hoje deixá-lo (uns 20 e tal litros), mas... tive que trazer as embalagens / boiões / garrafões de plástico comigo.

                                            Alguém sabe de alguma empresa / entidade onde possa deixar estas embalagens vazias com restos de óleo de motor?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Alguém me sabe dizer onde deixar as embalagens de óleo vazias?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu depositava-as no ecoponto das embalagens, ou à falta deles, no lixo comum.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                  Eu depositava-as no ecoponto das embalagens, ou à falta deles, no lixo comum.
                                                  No ecoponto das embalagens de plástico é o que eu estou a ponderar, mas como ainda têm restos de óleo, estava a tentar ser mais ecológico... a empresa (amarsul) onde despejei o óleo, pelo que me foi dito há uns tempos deixou de aceitar as embalagens.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                    Alguém me sabe dizer onde deixar as embalagens de óleo vazias?
                                                    Deixa
                                                    numa oficina qualquer ...


                                                    Nao deixes no ecoponto comum ... nem deites no lixo normal... isso seria criminoso.


                                                    Eu costumo deixar numa BP perto de casa que faz serviços rapidos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                      No ecoponto das embalagens de plástico é o que eu estou a ponderar, mas como ainda têm restos de óleo, estava a tentar ser mais ecológico... a empresa (amarsul) onde despejei o óleo, pelo que me foi dito há uns tempos deixou de aceitar as embalagens.
                                                      Depende do funcionário, já me disseram-me isso como também já mas aceitaram...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                                        Deixa
                                                        numa oficina qualquer ...


                                                        Nao deixes no ecoponto comum ... nem deites no lixo normal... isso seria criminoso.


                                                        Eu costumo deixar numa BP perto de casa que faz serviços rapidos.
                                                        Não sei se as oficinas da esquina estão muito para aí viradas... se uma Norauto me aceitasse isto era porreiro.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X