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Pressão dos pneus - Onde está a ciência?

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    Pressão dos pneus - Onde está a ciência?

    Boas!

    Estive a pensar, e colocar a pressão dos pneus recomendada é de facto a melhor opção?

    A pressão recomendada baseia-se nos pneus que a marca coloca, ou quanto mt é um valor médio?

    Digo isto pq, no meu caso, o carro vinha com uns Michelin Energy fracotes, e agora montei Goodyear F1.
    Em termos de pneu não tem nada a ver... construção rasto, etc..
    ... e isso deverá ter um reflexo na rigidez do pneu.

    Ora tudo me dá a indicar que a pressão não pode ser a mesma.
    Estarei errado?

    Obrigado por partilharem ideias.
    Cumps,
    A2day

    #2
    julgo q a pressao é em relaçao ao peso do carro, e como ele esta distribuido pelo chassi, dai muitas vezes a pressao ser diferente nos dois eixos...


    julgo q o tipo de borracha ou piso se influenciar é pouco, ou insignificantemente pode influenciar a pressao dos pneus...isto para as medidas q vem no livrete

    se alterares as medidas do livrete acho q vem a pressao ideal marcada na parte lateral do pneu

    isto sou so eu a tentar advinhar

    Comentário


      #3
      A uma cena qq um gás ou k?? que podes por em vez do ar que tem nas bombas! O pneu aguenta-se nunca perde pressão com esse sistema!
      Um amigo meu colocou isso no carro dele e pimbas nunca mais se chateou diz ele claro, será?

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por MLK

        A uma cena qq um gás ou k?? que podes por em vez do ar que tem nas bombas! O pneu aguenta-se nunca perde pressão com esse sistema!
        Um amigo meu colocou isso no carro dele e pimbas nunca mais se chateou diz ele claro, será?
        O gáz é o Azoto. Já tenho há algum tempo. Não confirmo nem desminto as vantagens em relação ao ar normal. Mas a verdade é que não tenho perdido pressão nos pneus e os pneus ainda devem chegar aos 50000km, pois com este gáz teoricamente o pneu aquece menos, logo menos desgaste. Agora para comprovar verdadeiramente, só testanto um jogo de pneus enchido apenas com ar normal e ver quanto duram comparativamente ao jogo de pneus que tinha azoto.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por A2day

          Boas!

          Estive a pensar, e colocar a pressão dos pneus recomendada é de facto a melhor opção?

          A pressão recomendada baseia-se nos pneus que a marca coloca, ou quanto mt é um valor médio?

          Digo isto pq, no meu caso, o carro vinha com uns Michelin Energy fracotes, e agora montei Goodyear F1.
          Em termos de pneu não tem nada a ver... construção rasto, etc..
          ... e isso deverá ter um reflexo na rigidez do pneu.

          Ora tudo me dá a indicar que a pressão não pode ser a mesma.
          Estarei errado?

          Obrigado por partilharem ideias.
          Cumps,
          A2day
          O mais indicado é mesmo meter a pressão recomendada pelo construtor do carro. Penso que a rigidez do pneu não deve ser diferente. Isso varia por exemplo, se passares para pneus com perfil maior, em que o pneu tem que ter mais pressão. Estamos a falar de pneus de que perfil ? 16" ? 17" ?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por smithico

            citação:Originalmente colocada por MLK

            A uma cena qq um gás ou k?? que podes por em vez do ar que tem nas bombas! O pneu aguenta-se nunca perde pressão com esse sistema!
            Um amigo meu colocou isso no carro dele e pimbas nunca mais se chateou diz ele claro, será?
            O gáz é o Azoto. Já tenho há algum tempo. Não confirmo nem desminto as vantagens em relação ao ar normal. Mas a verdade é que não tenho perdido pressão nos pneus e os pneus ainda devem chegar aos 50000km, pois com este gáz teoricamente o pneu aquece menos, logo menos desgaste. Agora para comprovar verdadeiramente, só testanto um jogo de pneus enchido apenas com ar normal e ver quanto duram comparativamente ao jogo de pneus que tinha azoto.
            Exacto é isso azoto! Bem não desconheço problemas em utilizar esse sistema pelo menos esse meu colega nunca se queixou e já tem o carro a um ano!
            Mas tens razão só um teste para comprovar a eficacia de um e outro!

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por smithico

              citação:Originalmente colocada por A2day

              Boas!

              Estive a pensar, e colocar a pressão dos pneus recomendada é de facto a melhor opção?

              A pressão recomendada baseia-se nos pneus que a marca coloca, ou quanto mt é um valor médio?

              Digo isto pq, no meu caso, o carro vinha com uns Michelin Energy fracotes, e agora montei Goodyear F1.
              Em termos de pneu não tem nada a ver... construção rasto, etc..
              ... e isso deverá ter um reflexo na rigidez do pneu.

              Ora tudo me dá a indicar que a pressão não pode ser a mesma.
              Estarei errado?

              Obrigado por partilharem ideias.
              Cumps,
              A2day
              O mais indicado é mesmo meter a pressão recomendada pelo construtor do carro. Penso que a rigidez do pneu não deve ser diferente. Isso varia por exemplo, se passares para pneus com perfil maior, em que o pneu tem que ter mais pressão. Estamos a falar de pneus de que perfil ? 16" ? 17" ?
              Não mudei de dimensão, mantive os 16", com 205/55 ZR.
              Para já estou a usar a pressão recomendada pelo construtor, para esta medida.

              Cumps,
              A2day

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                #8
                estao a falar no nitrogenio, isto ja se utiliza ha cerca de 25 anos em nascar, mas para o mercado doméstico, para carros normais com pneumaticos normais os benefícios sao mínimos....
                Quanto á pressao, nos ligeiros de passageiros essa varia entre os 28 e os 35 psi normalmente e independentemente da marca de pneu que fôr!!!

                Comentário


                  #9
                  Isto do azoto... Mas vocês pagam para colocar este gás?
                  É que quando enchem com ar normal (grátis) já estão a colocar 2/3 de azoto!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por monicamelo

                    Isto do azoto... Mas vocês pagam para colocar este gás?
                    É que quando enchem com ar normal (grátis) já estão a colocar 2/3 de azoto!
                    Yep, paga-se para tirarem 1/3 de oxigénio...

                    Ok, então daquilo que li, a pressão dos pneus não depende da construção dos mesmos, mas da especificação do construtor.

                    Tinha a impressão que haviam mais teorias sobre este tema...

                    Cumps,
                    A2day

                    Comentário


                      #11
                      Document ID# 1746670
                      2006 Cadillac SRX


                      --------------------------------------------------------------------------------


                      Subject: Info - Use of Nitrogen Gas in Tires #05-03-10-020 - (12/22/2005)



                      Models: All 2006 and Prior GM Passenger Cars and Light/Medium Duty Trucks (including Saturn)

                      2003-2006 HUMMER H2

                      2006 HUMMER H3



                      GM's Position on the Use of Nitrogen Gas in Tires
                      General Motors does not oppose the use of purified nitrogen as an inflation gas for tires. We expect the theoretical benefits to be reduced in practical use due to the lack of an existing infrastructure to continuously facilitate inflating tires with nearly pure nitrogen. Even occasional inflation with compressed atmospheric air will negate many of the theoretical benefits. Given those theoretical benefits, practical limitations, and the robust design of GM original equipment TPC tires, the realized benefits to our customer of inflating their tires with purified nitrogen are expected to be minimal.

                      The Promise of Nitrogen: Under Controlled Conditions
                      Recently, nitrogen gas (for use in inflating tires) has become available to the general consumer through some retailers. The use of nitrogen gas to inflate tires is a technology used in automobile racing. The following benefits under controlled conditions are attributed to nitrogen gas and its unique properties:

                      • A reduction in the expected loss of Tire Pressure over time.

                      • A reduction in the variance of Tire Pressures with temperature changes due to reduction of water vapor concentration.

                      • A reduction of long term rubber degradation due to a decrease in oxygen concentrations.


                      Important: These are obtainable performance improvements when relatively pure nitrogen gas is used to inflate tires under controlled conditions.


                      The Promise of Nitrogen: Real World Use
                      Nitrogen inflation can provide some benefit by reducing gas migration (pressure loss) at the molecular level through the tire structure. NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) has stated that the inflation pressure loss of tires can be up to 5% a month. Nitrogen molecules are larger than oxygen molecules and, therefore, are less prone to "seeping" through the tire casing. The actual obtainable benefits of nitrogen varies, based on the physical construction and the materials used in the manufacturing of the tire being inflated.

                      Another potential benefit of nitrogen is the reduced oxidation of tire components. Research has demonstrated that oxygen consumed in the oxidation process of the tire primarily comes from the inflation media. Therefore, it is reasonable to assume that oxidation of tire components can be reduced if the tire is inflated with pure nitrogen. However, only very small amounts of oxygen are required to begin the normal oxidation process. Even slight contamination of the tire inflation gas with compressed atmospheric air during normal inflation pressure maintenance, may negate the benefits of using nitrogen.


                      GM Tire Quality, Technology and Focus of Importance
                      Since 1972, General Motors has designed tires under the TPC (Tire Performance Criteria) specification system, which includes specific requirements that ensure robust tire performance under normal usage. General Motors works with tire suppliers to design and manufacture original equipment tires for GM vehicles. The GM TPC addresses required performance with respect to both inflation pressure retention, and endurance properties for original equipment tires. The inflation pressure retention requirements address availability of oxygen and oxidation concerns, while endurance requirements ensure the mechanical structure of the tire has sufficient strength. This combination has provided our customers with tires that maintain their structural integrity throughout their useful treadlife under normal operating conditions.

                      Regardless of the inflation media for tires (atmospheric air or nitrogen), inflation pressure maintenance of tires is critical for overall tire, and ultimately, vehicle performance. Maintaining the correct inflation pressure allows the tire to perform as intended by the vehicle manufacturer in many areas, including comfort, fuel economy, stopping distance, cornering, traction, treadwear, and noise. Since the load carrying capability of a tire is related to inflation pressure, proper inflation pressure maintenance is necessary for the tire to support the load imposed by the vehicle without excessive structural degradation.

                      Important: Regardless of the inflation media for tires (atmospheric air or nitrogen) inflation pressure maintenance of tires is critical for overall tire, and ultimately, vehicle performance.



                      GM bulletins are intended for use by professional technicians, NOT a "do-it-yourselfer". They are written to inform these technicians of conditions that may occur on some vehicles, or to provide information that could assist in the proper service of a vehicle. Properly trained technicians have the equipment, tools, safety instructions, and know-how to do a job properly and safely. If a condition is described, DO NOT assume that the bulletin applies to your vehicle, or that your vehicle will have that condition. See your GM dealer for information on whether your vehicle may benefit from the information.



                      © Copyright General Motors Corporation. All Rights Reserved.


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                        #12
                        Os construtores já costumam prever pressões diferentes consoante a utilização do veículo: por exemplo, aumento da pressão consoante a carga e/ou velocidade praticada. Exemplo: no meu carro, é recomendada uma pressão de 1.8 bar à fte e 2.2 atrás para condução até à lotação máxima do carro, em condução normal. Depois, surgem valores de 2.2/2.7 (ft/trás) para carga máxima (passageiros+bagagens) e auto-estrada.
                        Pessoalmente, já experimentei o valor standard e acho pouco ar à frente: a direcção fica menos precisa e mais sensível a desvios. Cheguei a um valor que se adapta à minha condução e à carga que normalmente transporto: 2.05 à frente e 2.35 atrás (ok, já sei, sou picuinhas). Tenho um manómetro digital.
                        Mesma experiência com o carro da minha mulher: aumenta a precisão geral do comportamento com mais 0.2 do que valor standard.
                        Aconselho os condutores mais sensíveis a fazerem pequenos acertos (para cima) dos valores base das pressões recomendadas. Claro, sem exageros, não vamos querer aumentar o desgaste no centro da banda de rolamento.

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