Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Converter um carro de gasolina para electrico: como legalizar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Converter um carro de gasolina para electrico: como legalizar?

    Boas.


    A questão é simples :


    - Vamos imaginar que eu quero retirar o motor de combustão do Uno e colocar no sitio dele um motor electrico .


    - Vamos supor que só retiro mesmo o motor e acessorios essenciais a este ( deposito, tubagens de gasolina, electronica respectiva )


    - Deixo a caixa de velocidades



    Ou seja retiro toda a parte necessária á combustão e deixo toda a parte de travagem / suspensão / segurança inalterada .



    - O que é necessário para homologar o veiculo ?

    - É necessário autorização da marca para efectuar esta alteração ?




    Quais são as entidades competentes a me responder a isto ?

    #2
    Tens que homologar isso, de certeza absoluta. E inspecção tipo B.

    Não tem pinta de ser um processo fácil......


    Já agora, explica aí o caso, e mete uns links

    Comentário


      #3
      Em Portugal? boa sorte... não me parece que seja possível.

      Comentário


        #4
        parece-me mais complicado a parte técnica de arranjar e trocar o motor, do que homologar.

        Comentário


          #5
          Á partida, a primeira coisa que te vão pedir é a ficha de homologação do carro com motor eléctrico, mas como penso que não existe, provavelmente terás que falar com um engenheiro mecânico que te faça um projecto da alteração.

          Depois é meter o projecto para aprovação do IMTT e, se for aprovado, ir a uma inspecção tipo B para avaliar a conformidade com o projecto aprovado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Á partida, a primeira coisa que te vão pedir é a ficha de homologação do carro com motor eléctrico, mas como penso que não existe, provavelmente terás que falar com um engenheiro mecânico que te faça um projecto da alteração.

            Depois é meter o projecto para aprovação do IMTT e, se for aprovado, ir a uma inspecção tipo B para avaliar a conformidade com o projecto aprovado.
            Mas porque é que eu preciso de um engenheiro para aprovar que eu apertei bem os parafusos do motor electrico á caixa de velocidades ?




            Não será esse o trabalho executado na IPO, verificar que está tudo ok e que continua seguro ?


            Não existe em nenhum lado a legislação afixada, para eu saber como a cumprir, e depois levar á IPO para a vistoria ?


            Porque é que tem de existir um eng pelo meio e um projecto para uma coisa tão simples ?



            Ha mesmo a necessidade desse tacho ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
              Mas porque é que eu preciso de um engenheiro para aprovar que eu apertei bem os parafusos do motor electrico á caixa de velocidades ?




              Não será esse o trabalho executado na IPO, verificar que está tudo ok e que continua seguro ?


              Não existe em nenhum lado a legislação afixada, para eu saber como a cumprir, e depois levar á IPO para a vistoria ?


              Porque é que tem de existir um eng pelo meio e um projecto para uma coisa tão simples ?



              Ha mesmo a necessidade desse tacho ?
              Eu estou-me a basear na legalização de um veiculo em cabrio. Normalmente pedem um projecto de alteração que tem que ser feito por um engenheiro (preferencialmente com amigos no IMTT). Para teres uma ideia, no caso do cabrio, a pessoa fez e o engenheiro foi lá depois, viu se estava tudo bem, sugeriu uma ou outra alteração ligeira e fez o projecto com base no que já estava feito.

              Penso que és da Amadora. Se quiseres, posso-te indicar uma pessoa de uma agência de documentação que está habituada a estes processos e que te pode elucidar melhor.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Eu estou-me a basear na legalização de um veiculo em cabrio. Normalmente pedem um projecto de alteração que tem que ser feito por um engenheiro (preferencialmente com amigos no IMTT). Para teres uma ideia, no caso do cabrio, a pessoa fez e o engenheiro foi lá depois, viu se estava tudo bem, sugeriu uma ou outra alteração ligeira e fez o projecto com base no que já estava feito.

                Penso que és da Amadora. Se quiseres, posso-te indicar uma pessoa de uma agência de documentação que está habituada a estes processos e que te pode elucidar melhor.
                Isso era optimo!!

                Precisava mesmo de saber isso!!

                Comentário


                  #9
                  Baiones, já davas era uns pormenores do teu projecto

                  Comentário


                    #10
                    Ontem apareceu, se não me engano no "Bom dia Portugal", uma pessoa portuguesa com um fiat 500, dos antigos, convertido em eléctrico e que está à espera do final do processo de homologação.

                    Comentário


                      #11
                      Continuo é sem perceber porque raio preciso de um projecto aprovado por um Engº ...


                      Eu sei que existem regras a cumprir, para garantir que as alterações são feitas em segurança, mas se eu consultar as regras, tenho capacidade de fazer as alterações cumprindo essas regras, até porque é uma alteração estupidamente simples de fazer, e que não compromete em nada a segurança do veiculo .


                      Porque é que tem de ser um Engº a fazer o projecto ?

                      Alguêm me consegue explicar ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        Continuo é sem perceber porque raio preciso de um projecto aprovado por um Engº ...


                        Eu sei que existem regras a cumprir, para garantir que as alterações são feitas em segurança, mas se eu consultar as regras, tenho capacidade de fazer as alterações cumprindo essas regras, até porque é uma alteração estupidamente simples de fazer, e que não compromete em nada a segurança do veiculo .


                        Porque é que tem de ser um Engº a fazer o projecto ?

                        Alguêm me consegue explicar ?

                        Atenção, como disse, eu estou-me a basear numa alteração de carroçaria. No entanto, se não conseguires a ficha de homologação da Fiat, é o mais certo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                          Baiones, já davas era uns pormenores do teu projecto
                          Está ali tudo na foto .

                          A foto não é minha, é de quem já fez esta alteração, no brasil .

                          basicamente retiras o motor de combustão, e colocas um electrico, com uma chapa e uma peça que engata o veio do motor na caixa .



                          É uma alteração simples por ex num Uno de carburadores .

                          Num veiculo recente, com tanta electronica pelo meio, já requer algum trabalhinho de casa...
                          Editado pela última vez por Baiones; 24 July 2008, 18:09.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Atenção, como disse, eu estou-me a basear numa alteração de carroçaria. No entanto, se não conseguires a ficha de homologação da Fiat, é o mais certo.
                            Eu entendo o que me estás a dizer.


                            Não entendo é porque é que é tão dificil de legalmente fazer uma coisa tão facil, segura, e melhor que a versão de combustão .

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                              Está ali tudo na foto .

                              A foto não é minha, é de quem já fez esta alteração .

                              basicamente retiras o motor de combustão, e colocas um electrico, com uma chapa e uma peça que engata o veio do motor na caixa .



                              É uma alteração simples por ex num Uno de carburadores .

                              Num veiculo recente, com tanta electronica pelo meio, já requer algum trabalhinho de casa...

                              Muito vago...

                              E baterias? E velocidade máxima/aceleração? Autonomia? Custos?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                Muito vago...

                                E baterias? E velocidade máxima/aceleração? Autonomia? Custos?
                                E que tal meteres as mãos á obra?

                                É o que eu tenciono fazer.


                                Naquele exemplo da foto :

                                - 14 baterias
                                - autonomia de 50kms
                                - 4ª velocidade até aos 93km/h

                                Dá que pensar não dá?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                  E que tal meteres as mãos á obra?

                                  É o que eu tenciono fazer.


                                  Naquele exemplo da foto :

                                  - 14 baterias
                                  - autonomia de 50kms
                                  - 4ª velocidade até aos 93km/h

                                  Dá que pensar não dá?

                                  Custos? (fora legalização)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PH3 Ver Post
                                    Em Portugal? boa sorte... não me parece que seja possível.
                                    Já li que houve alguém que já fez isso, e em Portugal.

                                    nota: só agora vi a posta do __Eagle__.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                                      Custos? (fora legalização)
                                      Custos?

                                      Depende...

                                      Depende do motor que comprares...

                                      Depende das baterias...

                                      Essencialmente depende disso...

                                      penso que se calhar deves precisar dos 1000€ para cima, dependendo do material que usares...

                                      Comentário


                                        #20
                                        O melhor é enviares um email ao tipo do FIAT 600. Sei que ele está a tratar do processo de homologação pelo que te pode ajudar certamente.

                                        Quanto à transformação, é muito mais cara do que parece. No caso do FIAT 600 penso que ele gastou 8000 euros.

                                        Talvez isto possa ajudar: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=7733
                                        Editado pela última vez por eu; 24 July 2008, 20:11.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          O melhor é enviares um email ao tipo do FIAT 600. Sei que ele está a tratar do processo de homologação pelo que te pode ajudar certamente.

                                          Quanto à transformação, é muito mais cara do que parece. No caso do FIAT 600 penso que ele gastou 8000 euros.

                                          Talvez isto possa ajudar: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=7733
                                          Obrigado pelo link!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ao abrigo da lei actual precisas dum engenheiro mecânico que efectue um projecto de alteração que depois tem de ser enviado ao IMTT para aprovação, e após essa aprovação o carro é submetido a uma inspecção B.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                              Ao abrigo da lei actual precisas dum engenheiro mecânico que efectue um projecto de alteração que depois tem de ser enviado ao IMTT para aprovação, e após essa aprovação o carro é submetido a uma inspecção B.
                                              Qual é a lógica nisso?

                                              Sim, existem regras a cumprir para fazer alterações aos veiculos .

                                              Se eu me for informar dessas regras, e as cumprir, o que interessa se sou Engº ou varredor de ruas ?

                                              Ainda para mais numa alteração destas...


                                              Que estupidez, mais um tacho...

                                              Comentário


                                                #24
                                                A malta do xunning já se queixa à mais tempo e a única opção continua a ser essa. Não sei se viste quando fizeste a conversão para GPL mas também são entregues vários documentos técnicos com medidas e outros valores dos componentes do sistema.

                                                Um próprio carro novo para ser comercializado em Portugal tem que ser devidamente homologado com toda a documentação técnica que isso acarreta.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                  A malta do xunning já se queixa à mais tempo e a única opção continua a ser essa. Não sei se viste quando fizeste a conversão para GPL mas também são entregues vários documentos técnicos com medidas e outros valores dos componentes do sistema.

                                                  Um próprio carro novo para ser comercializado em Portugal tem que ser devidamente homologado com toda a documentação técnica que isso acarreta.
                                                  Acho que bem que existam normas e que se as tenham de cumprir...


                                                  Uma alteração não pode ser efectuada á papo-seco...


                                                  Só não compreendo é porque é que tem de ser um Engº a fazer o projecto...

                                                  Qual será a explicação lógica...

                                                  Existindo uma inspecção no fim para verificar se tudo se encontra dentro das regras, o que é que interessa se quem fez o projecto foi um Engº ou um varredor de ruas ?!?!?


                                                  Ha coisas que nunca irei compreender...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quem mais é que pode fazer um projecto sem ser um engº?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Oh Baiones, acho que isso não é assim tão simples quanto isso.

                                                      Primeiro a caixa deve ter relações compatíveis com as rotações e binário
                                                      do motor eléctrico.

                                                      Depois, se o carro tiver servo-freio, tens o problema dos travões. Não é
                                                      só ligar o motor eléctrico à caixa. O mesmo para a direcção assistida, se
                                                      tiver.

                                                      E o pior é a instalação eléctrica. Se não estiver em condições ainda pegas
                                                      fogo ao carro.

                                                      No DISCOVERY CHANNEL, o maluco do Jesse James no MONSTER GARAGE
                                                      teve um projecto que era transformar um carro a gasolina em carro
                                                      eléctrico COM BATERIAS DE FERRAMENTAS (aparafusadoras, por exemplo).
                                                      A meio da montagem das baterias iam pegando fogo àquilo. No fim até
                                                      correu razoavelmente, e foram para uma pista de DRAG RACE competir
                                                      com carros a gasolina. E até nem ficaram mal vistos.

                                                      Por isso, para evitar incêndios, o melhor mesmo é um projecto assinado
                                                      por um Engenheiro (não como o nosso 1º). E nada de reduzir a secção
                                                      dos cabos para poupar dinheiro!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Eng. está lá para assumir a responsabilidade do projecto, ou seja, como tudo funciona bem e com a devida segurança.

                                                        Não tenho dúvidas que até possas saber o mesmo que esse Eng. mas ele supostamente estudou e provou isso, tu não.

                                                        Até acho bem nestes casos o projecto ser supervisionado por alguém com conhecimentos que garantem a segurança das outras pessoas que andam na estrada.

                                                        Boa sorte.

                                                        Cumprimentos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          Acho que bem que existam normas e que se as tenham de cumprir...


                                                          Uma alteração não pode ser efectuada á papo-seco...


                                                          Só não compreendo é porque é que tem de ser um Engº a fazer o projecto...

                                                          Qual será a explicação lógica...
                                                          A explicação lógica é que um engenheiro mecânico é a única entidade certificada para proceder a uma alteração desse calibre sem comprometer a segurança dos demais utilizadores da via pública (se tu te espetares é contigo, mas aleijares outros é que não...), tal como se quiseres fazer uma alteração numa casa que tenhas, por mais bom trolha que sejas, precisas de um arquitecto para te validar o que vais fazer...

                                                          Eu acho piada é que depois reclamem que portugal é um país de terceiro mundo e tal e que não se sai da cepa torta e tal... fazem-se leis para que isto não seja uma balbúrdia e ainda há quem não as compreenda...

                                                          Imaginas só a confusão que seria se todos os varredores de ruas decidissem fazer um projecto de alteração para um carro ??? Ou deixo-te só o exemplo do xuning... já assim é o que é, imagina se se pudessem alterar as coisas livremente...

                                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                          Existindo uma inspecção no fim para verificar se tudo se encontra dentro das regras, o que é que interessa se quem fez o projecto foi um Engº ou um varredor de ruas ?!?!?

                                                          Ha coisas que nunca irei compreender...
                                                          Se fosses engenheiro compreendias... depois a inspecção só verifica se está tudo conforme o projecto, projecto esse que tem que ser elaborado por uma entidade competente... se lhes deres o carro para a mão sem um projecto definido, como é que eles inspeccionam ?? Não te esqueças que eles só verificam a conformidade... mas tem que haver um "manual" de alterações, e pelo que disseste, não me parece que sejas tu que o vás fazer...

                                                          Todos os projectos de veículos são objecto de uma inspecção rigorosa e exaustiva, a única vantagem que nós aqui temos é que como não somos fabricantes (os da AE são homologados na Alemanha), todas as homologações já chegam feitinhas e prontas para serem transpostas para a nossa legislação e é a única coisa que o IMTT faz ao abrigo das directivas europeias... senão havia de ser bonito.

                                                          Cumps

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Oh Baiones, acho que isso não é assim tão simples quanto isso.

                                                            Primeiro a caixa deve ter relações compatíveis com as rotações e binário
                                                            do motor eléctrico.

                                                            Depois, se o carro tiver servo-freio, tens o problema dos travões. Não é
                                                            só ligar o motor eléctrico à caixa. O mesmo para a direcção assistida, se
                                                            tiver.

                                                            E o pior é a instalação eléctrica. Se não estiver em condições ainda pegas
                                                            fogo ao carro.

                                                            No DISCOVERY CHANNEL, o maluco do Jesse James no MONSTER GARAGE
                                                            teve um projecto que era transformar um carro a gasolina em carro
                                                            eléctrico COM BATERIAS DE FERRAMENTAS (aparafusadoras, por exemplo).
                                                            A meio da montagem das baterias iam pegando fogo àquilo. No fim até
                                                            correu razoavelmente, e foram para uma pista de DRAG RACE competir
                                                            com carros a gasolina. E até nem ficaram mal vistos.

                                                            Por isso, para evitar incêndios, o melhor mesmo é um projecto assinado
                                                            por um Engenheiro (não como o nosso 1º). E nada de reduzir a secção
                                                            dos cabos para poupar dinheiro!!!
                                                            Eu estou a asumir este cenário num Uno a carburadores, onde o unico problema será mesmo o vacuo para o servo-freio, mas mesmo esse é facil de solucionar...


                                                            - Eu tenho os conhecimentos necessários para efectuar as coisas em segurança, é um projecto simples, eu não estou a pegar num 159, estou a pegar num Uno a carburadores .

                                                            - Sei ler, por isso se me fornecerem a legislação referente, posso cumpri-la .


                                                            Continuo na minha, porque é que é necessário um engº ?



                                                            Se eu efectuar alguma coisa mal, chega á IPO, eles verificam isso, e chumbam-me o projecto...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X