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"Puxar" de vez em quando pelo carro faz bem? ("Italian Tune-Up" inside)

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    "Puxar" de vez em quando pelo carro faz bem? ("Italian Tune-Up" inside)

    Costumo fazer uma condução económica, e um mecânico disse-me que de vez em quando convém "puxar" pelo carro, para não acumular depósitos de não-sei-quê nos... injectores?

    Referiu ainda tipo "Nunca compraste um carro a um velhote? Tentas puxar pelo carro e ele não anda nada, porque passou muito tempo a andar a baixos regimes."

    Alguém que perceba do assunto sabe explicar? Se fizer bem (e se nos der pica, e tal) sou a favor, mas não queria abusar porque acelerar muito faz disparar a conta dos gastos em combustíveis...

    E já agora, entre carros a gasóleo e gasolina, faz diferença ou convém fazer na mesma?
    Editado pela última vez por Jarod; 05 August 2008, 18:11.

    #2
    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
    Costumo fazer uma condução económica, e um mecânico disse-me que de vez em quando convém "puxar" pelo carro, para não acumular depósitos de não-sei-quê nos... injectores?

    Referiu ainda tipo "Nunca compraste um carro a um velhote? Tentas puxar pelo carro e ele não anda nada, porque passou muito tempo a andar a baixos regimes."

    Alguém que perceba do assunto sabe explicar? Se fizer bem (e se nos der pica, e tal) sou a favor, mas não queria abusar porque acelerar muito faz disparar a conta dos gastos em combustíveis...
    nunca ouviste falar em tirar o carvao ???? pois é isso mesmo...

    abrir as goelas á maquina só faz é bem, até porque os motores foram projectados no limite maximo, e nao no limite por baixo, neste caso andar constantemente a baixas regimes...

    acumulam-se residuos do oleo, gasolina, a propria admissao tem uma entrada de ar mais reduzida...

    até porque um carro preso, vai aumentar os consumos, cada vez que tentares acelerar...

    e nao custa assim tanto fazer uns 5/10km por semana a esgalhar...

    Comentário


      #3
      O outro carro que tive, sofria disso, o andar constantemente a baixos regimes pelo anterior proprietário fazia com que ele estivesse bem preso.

      Os percursos eram só cidade, tanto quanto soube e as tipicas voltinhas, conclusão o carro estava de facto preso.

      Uns kms em AE penso que resolvem a questão e não é preciso ser a esticar muito . . .

      Comentário


        #4
        Faça mal ou bem é o tratamento que dou ao meu!

        Pelo menos ao espírito garanto que faz maravilhas

        Comentário


          #5
          A questão é que muitos dos carros de "velhinhos e senhoras" são de pouca utilização e de curtos trajectos, com a consequente humidade excessiva no escape e algum carvão na câmara.
          Falta-lhes por lsso algumas rotações altas e uma viagem comprida.
          Mas há alguns mecânicos com teorias mirabolantes, como aqueles que dizem que se um carro não for bem puxado na rodagem, os pistões ficam sem chegar bem a cima.

          Comentário


            #6
            Sim deve-se puxar de vez em quando, também para quem faz percursos pequenos, para não passar a vida a trocar panelas

            Comentário


              #7
              Sim, de vez em quando deve-se puxar. Nos meus carros não preciso, a puxar ando eu sempre .

              Por exemplo: Se fores à inspecção e te reprovarem o carro por excesso de emissões, basta ires dar umas puxadelas bem dadas, para 'desentupir' e sair aquele carvão acumulado.

              Comentário


                #8
                O carro da minha mãe está um bocado preso. Ela raramente passa das 3000 rpm. O meu pai é que puxa pelos carros, mas ele raramente anda no carro da minha mãe. Se já tivesse carta tirava o carvãozinho ao carro, mas infelizmente não tenho e nos sitios que ando com o carro não ddá para puxar por ele. A ultima vez que o carro foi levado as 6300 rpm deve ter sido a 1 ano e foi porque era o meu pai a conduzir. Desde esse dia o máximo que deve ter dado foi 4000 rpm e isto é uma raridade

                Comentário


                  #9
                  Faz bem sim senhor, é o chamado "italian tune up"!
                  http://en.wikipedia.org/wiki/Italian_tuneup

                  Comentário


                    #10
                    E existe alguma tabela para este "puxanço". do género "x km, a x rotações, x vezes ao ano"?
                    Julgo que deve variar de motor para motor e de utilização para utilização.

                    Comentário


                      #11
                      claro que tem de se puxar pelo carro
                      com o tempo acumula depositos de residuos e nada melhor que uma boa esfrega para limpar!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                        E existe alguma tabela para este "puxanço". do género "x km, a x rotações, x vezes ao ano"?
                        Julgo que deve variar de motor para motor e de utilização para utilização.
                        E ainda o tipo de combustível também.

                        Por falar nisso... convém também "puxar" por um Prius em modo eléctrico? (kidding)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                          E ainda o tipo de combustível também.

                          Por falar nisso... convém também "puxar" por um Prius em modo eléctrico? (kidding)
                          Convém, para as baterias na proxima vez durarem mais!

                          Comentário


                            #14
                            Deve-se puxar de vez em quando sim sr... e de preferencia atingindo rotações altas.

                            O ideal é fazer um pouco de AE em 5ª ou 6ª numa velocidade alta, e manter durante alguns minutos.

                            Mas atenção : deve-se fazer isto com o motor á temperatura normal ! Nada de puxar com o motor em frio !

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FACC Ver Post
                              Deve-se puxar de vez em quando sim sr... e de preferencia atingindo rotações altas.

                              O ideal é fazer um pouco de AE em 5ª ou 6ª numa velocidade alta, e manter durante alguns minutos.
                              Recomendo mais esticar uma 2ª ou 3ª à entrada da AE. Mais seguro, não atinges velocidades ilegais e não destróis o carro com mosquitos que deixam marca.

                              Uma vez por depósito de combustível deve chegar bem, a não ser que seja um charuto já muito coçado.
                              Editado pela última vez por RPM; 10 April 2009, 16:39.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                A questão é que muitos dos carros de "velhinhos e senhoras" são de pouca utilização e de curtos trajectos, com a consequente humidade excessiva no escape e algum carvão na câmara.
                                Falta-lhes por lsso algumas rotações altas e uma viagem comprida.
                                Mas há alguns mecânicos com teorias mirabolantes, como aqueles que dizem que se um carro não for bem puxado na rodagem, os pistões ficam sem chegar bem a cima.
                                Não posso deixar de comentar o teu avatar:

                                Comentário


                                  #17
                                  faz bem isso é verdade e recomenda-se que se faça para que o carro nao fique preso e para que nao se acumule residuos ao logo do escape e nos proprios injectores.

                                  por alguma razão o pessoal costuma dizer que os carros que so fazem autoestrada geralmente tao mais soltos e respondem muito melhor ao toque do acelerador.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acho que já foi respondido mas tambem confirmo. Sem abusos desnecessários, só faz bem de vez em quando tirar o carvão ás máquinas.

                                    Aliás, há por ai muito boa gente que vê os carros chumbados nas IPO's apenas porque não fez meia-dúzia de kms em estrada aberta/AE para tirar o carvão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                      Recomendo mais esticar uma 2ª ou 3ª à entrada da AE. Mais seguro, não atinjes velocidades ilegais e não destróis o carro com mosquitos que deixam marca.

                                      Uma vez por depósito de combustível deve chegar bem, a não ser que seja um charuto já muito coçado.
                                      Penso que manter 2ª, 3ª e 4ª, especialmente estas ultimas, a rotações elevadas durante uns minutos tambem é correcto.

                                      Notava muito a "limpeza" no meu saxo 1.5D. Fazia muita cidade e quando por vezes lhe puxava uma segunda saia como que uma bola de fumo negro, coisa que já não acontecia se o fizesse 5 minutos depois. Notava-se que aquilo era mesmo resíduos acumulados a sair.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Confirmo, quando os carros atingem a temperatura normal de funcionamento chega a altura de dar "Calor". Ao fim de uns quilômetros até o cantar do motor é diferente.

                                        Um Abraço

                                        Comentário


                                          #21
                                          O velho nesta historia sou eu, que o meu yaris quando me veio para as mãos, andava que se fartava, e como o estudante n tem dinheiro para a gasolina tem de andar a poupar, klkr pessoa que pegue no carro hj vai-m dizer, "pois 1.0...é fraquinho como eu imaginei"...LOOOL
                                          Tenho de começar a esticar o pe direito, e é bem verdade que se nota diferença...
                                          Editado pela última vez por zedmamed; 06 August 2008, 02:11.

                                          Comentário


                                            #22
                                            esticar mudanças baixas é um erro crasso!

                                            a descarga de binario, seja em qualquer tipo de motor, dá cabo dos apoios de motor e da caixa bem como desgaste extra na embraiagem.

                                            o correcto será levar com suavidade o regime ás (3000 nos diesel e 4000 nos a gasolina) em 4ª velocidade e acelarar moderamente até ao redline e passar para 5ª deixando o regime cair outra vez e pisar de novo com moderação até ao redline e por ai fora

                                            para retirar o carvão :lol: é necessario fazer sempre uns km a fundo de vez em quando sempre na ultima relação!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                              esticar mudanças baixas é um erro crasso!

                                              a descarga de binario, seja em qualquer tipo de motor, dá cabo dos apoios de motor e da caixa bem como desgaste extra na embraiagem.

                                              o correcto será levar com suavidade o regime ás (3000 nos diesel e 4000 nos a gasolina) em 4ª velocidade e acelarar moderamente até ao redline e passar para 5ª deixando o regime cair outra vez e pisar de novo com moderação até ao redline e por ai fora

                                              para retirar o carvão :lol: é necessario fazer sempre uns km a fundo de vez em quando sempre na ultima relação!
                                              Claro, mas penso que uma 4ª próximo do redline durante uns kms faz o mesmo sem necessitar velocidades tão elevadas (dependendo do carro, obviamente).

                                              Comentário


                                                #24
                                                dependendo do carro, o escalonamento da caixa influencia a gestão electronica e em certas marcas o "abrir de pulmões" apenas se dá na totalidade na ultima relação!

                                                nos motores tdi, se abri o mapa de injecção irá constatar que o maior debito em todo o regime está na ultima relação bem como o maior pico de pressão e menor pressão estavel.

                                                mas lá está, cada carro é um caso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                  esticar mudanças baixas é um erro crasso!

                                                  a descarga de binario, seja em qualquer tipo de motor, dá cabo dos apoios de motor e da caixa bem como desgaste extra na embraiagem.

                                                  o correcto será levar com suavidade o regime ás (3000 nos diesel e 4000 nos a gasolina) em 4ª velocidade e acelarar moderamente até ao redline e passar para 5ª deixando o regime cair outra vez e pisar de novo com moderação até ao redline e por ai fora

                                                  para retirar o carvão :lol: é necessario fazer sempre uns km a fundo de vez em quando sempre na ultima relação!

                                                  Desculpa mas isso não é correcto pois não é obrigatório ser na última relação e a fundo.

                                                  Podes sempre puxar as mudanças mas escusas de as trocar à rally .

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                    Costumo fazer uma condução económica, e um mecânico disse-me que de vez em quando convém "puxar" pelo carro, para não acumular depósitos de não-sei-quê nos... injectores?

                                                    Referiu ainda tipo "Nunca compraste um carro a um velhote? Tentas puxar pelo carro e ele não anda nada, porque passou muito tempo a andar a baixos regimes."

                                                    Alguém que perceba do assunto sabe explicar? Se fizer bem (e se nos der pica, e tal) sou a favor, mas não queria abusar porque acelerar muito faz disparar a conta dos gastos em combustíveis...

                                                    E já agora, entre carros a gasóleo e gasolina, faz diferença ou convém fazer na mesma?
                                                    não deixa de ser curiosa esta dúvida para um membro que já anda por cá há tanto tempo.

                                                    apesar das máquinas não terem tanta capacidade de adaptação é u bocadinho como o nosso corpo, se o exercitares desenvolves músculos e capacidade cardio-vascular, se não atrofias.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Também confirmo que puxar pelo carro faz bem.
                                                      No meu caso, notei bastante isso numa fase em que durante 6 meses o meu percurso foi auto-estrada. E não era preciso ir sempre a esticar.

                                                      Ou seja, o carro parecia que subia de rotação mais rapidamente e sobretudo era muito mais linear, do que era antes ( agora está de novo muito preso ). E a linearidade não era, de todo, psicológica, notava-se mesmo.

                                                      Não sei como é nos motores novos, talvez note-se menos estas histórias do carvão.


                                                      P.S. - Agora o que faço é puxar um pouco pelas mudanças...mas o gasóleo está tão caro que nem apetece.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                        Costumo fazer uma condução económica, e um mecânico disse-me que de vez em quando convém "puxar" pelo carro, para não acumular depósitos de não-sei-quê nos... injectores?

                                                        Referiu ainda tipo "Nunca compraste um carro a um velhote? Tentas puxar pelo carro e ele não anda nada, porque passou muito tempo a andar a baixos regimes."

                                                        Alguém que perceba do assunto sabe explicar? Se fizer bem (e se nos der pica, e tal) sou a favor, mas não queria abusar porque acelerar muito faz disparar a conta dos gastos em combustíveis...

                                                        E já agora, entre carros a gasóleo e gasolina, faz diferença ou convém fazer na mesma?
                                                        A minha opinião é de que os carros a gasóleo actuais são muito mais sensíveis a isso do que os gasolinas.

                                                        A combustão de um carro a gasolina é incomparávelmente mais limpa. Um dos meus carros (a gasolina) anda sempre com pouca rotação e se vires o escape está limpinho, nem sequer está preto de carvão.
                                                        Não considero que naquele caso se justifique andar a tentar tirar carvão.
                                                        É necessário ver que um carro actual com injecção electrónica não permite que se injecte mais combustível do que aquele que o motor consegue queimar (ao contrário de um carro de carburadores), logo não consegue acumular carvão da mesma forma.

                                                        Existem algumas excepções, e uma delas é o S2000, que ao ser um motor muito rotativo (e logo optimizado para isso) se ressente se andar muito tempo em cidade, podendo mesmo chegar a engasgar-se um bocado. Mas este é para mim uma das excepções que confirmam a regra.


                                                        Já num carro a diesel actual as coisas são diferentes. Muitas vezes vêm-se carros (das mais diversas marcas) a mandar uma forte fumarada numa aceleração mais forte. Aqui basta olhar para o escape da maioria dos diesel para entender que eles de facto acumulam muito carvão.
                                                        Ganham carvão no escape, na geometria do turbo, nas EGR, etc.

                                                        Daí que convém de vez em quando (e sempre com o motor quente) mandar uns belos puxões, e de preferência fazer uns kms de AE a fundo ou perto disso.
                                                        Isso vai limpar o sistema todo, e vai fazer com que o carro deite menos fumo.


                                                        Resumindo a minha opinião:
                                                        -Em carros a gasolina recente não é muito necessário
                                                        -Em carros a diesel recentes é mesmo necessário.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          sim noto bem isso nos gasoleo

                                                          tenho um grande punto 1.3 90 com 110 cv...o carro ja produz mais fumo...e em conducao lenta...noto que o carro fica preso.... nao ah pressao para o fumo sair todo..acumulando no escape e na egr...

                                                          se andar uns km a fundo...sai uma grande quantidade de fumo..mas nos dias seguintes sinto o carro mais "leve".

                                                          fiz agora viagem ao algarve com cruise nos 150...e notei..quando cheguei a lisboa..em cidade..o carro respondia bem melhor..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                                                            Resumindo a minha opinião:
                                                            -Em carros a gasolina recente não é muito necessário
                                                            E eu a pensar que já tinha uma desculpa para de vez em quando mandar umas cargas valentes naquilo

                                                            Estava a brincar, Ok

                                                            Comentário

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