Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor gasolina consumir Óleo = Normal???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motor gasolina consumir Óleo = Normal???

    Tenho um Hyundai com motor 1.6 116cv a gasolina, desde a ultima mudança de óleo do motor que já lá vão 12.000km, reparei que o nivel estava a menos de meio entre o MIN e o MAX. Pus 1l de óleo 10w40 de bp e o nível ficou no Max. Fui a hyundai perguntar se era normal, o mecânico disse que sim, mas eu não fiquei lá muito convencido.

    Será que e normal consumir 1 litro de óleo em 12M km?

    #2
    Todos os motores consomem algum óleo, só que em alguns é imperceptível e noutros é bastante evidente.
    No manual do carro diz qual o consumo máximo de óleo para que possa ser considerado normal.

    Por exemplo, os motores VAG 1.0 do polo e ibiza consumiam imenso óleo. Os Honda se forem muito puxados também consomem um bocado, embora o meu (que não é puxado) não consuma nada que se note na vareta.

    No caso desse Hyundai não sei qual é o normal dele, mas 1 litro de óleo em 12.000 kms se for em andamentos vivos (ou muita AE) podem fazer algum sentido.

    O carro manda fumo azul ?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Todos os motores consomem algum óleo, só que em alguns é imperceptível e noutros é bastante evidente.
      No manual do carro diz qual o consumo máximo de óleo para que possa ser considerado normal.

      Por exemplo, os motores VAG 1.0 do polo e ibiza consumiam imenso óleo. Os Honda se forem muito puxados também consomem um bocado, embora o meu (que não é puxado) não consuma nada que se note na vareta.

      No caso desse Hyundai não sei qual é o normal dele, mas 1 litro de óleo em 12.000 kms se for em andamentos vivos (ou muita AE) podem fazer algum sentido.

      O carro manda fumo azul ?
      Apenas já reparei que em dias mais frios faz fumo branco, mas já me disseram que isso é normal. Houve uma vez apenas com este óleo que me aborreci com um condutor mal intencionado que viajava atrás de mim, e atingi algumas vezes a rotação máxima. Só se foi por causa disso!?

      Comentário


        #4
        E voçê sabe a que nivel puseram o óleo a quando da revisão?

        Comentário


          #5
          nao me parece nada de anormal...

          mal de mim se cada vez que o puxassse até ao red line ficasse preocupado...

          os motores foram feitos para trabalhar no limite, obviamente vao consumir mais oleo, o que nao quer dizer que seja mau para o motor, desde que seja revsito os niveis...

          o fumo que se ve em dias frios, e condensação, normalissimo, o importatne é saber como o rca33 disse...se deita fumo azul ???

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
            Tenho um Hyundai com motor 1.6 116cv a gasolina, desde a ultima mudança de óleo do motor que já lá vão 12.000km, reparei que o nivel estava a menos de meio entre o MIN e o MAX. Pus 1l de óleo 10w40 de bp e o nível ficou no Max. Fui a hyundai perguntar se era normal, o mecânico disse que sim, mas eu não fiquei lá muito convencido.

            Será que e normal consumir 1 litro de óleo em 12M km?


            No manual do meu 1.4 100Cv diz lá que pode gastar em condições excessivas até 1L por 1000Km! Sim...1000km

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
              Tenho um Hyundai com motor 1.6 116cv a gasolina, desde a ultima mudança de óleo do motor que já lá vão 12.000km, reparei que o nivel estava a menos de meio entre o MIN e o MAX. Pus 1l de óleo 10w40 de bp e o nível ficou no Max. Fui a hyundai perguntar se era normal, o mecânico disse que sim, mas eu não fiquei lá muito convencido.

              Será que e normal consumir 1 litro de óleo em 12M km?
              Perfeitamente normal! Algumas situações pode mesmo consumir 1ltr aos 1000km!! Não te preocupes com isso!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
                Tenho um Hyundai com motor 1.6 116cv a gasolina, desde a ultima mudança de óleo do motor que já lá vão 12.000km, reparei que o nivel estava a menos de meio entre o MIN e o MAX. Pus 1l de óleo 10w40 de bp e o nível ficou no Max. Fui a hyundai perguntar se era normal, o mecânico disse que sim, mas eu não fiquei lá muito convencido.

                Será que e normal consumir 1 litro de óleo em 12M km?
                Penso que sim, que seja normal

                O meu tem agora 11 200 kms e já me consumiu algum óleo, tem feito muita mas mesmo muita AE . . .

                Vou comprar uma latinha de 1L para caso haja necessidade completar o nível

                Comentário


                  #9
                  Para ter de atestar o óleo aos 12000Km é porque está a utilizar um óleo sintético, possivelmente um 5W30.

                  Se depois de uma observação criteriosa a situação se repetir, da próxima vez que mudar o óleo experimente a mudar para 10W40, semi-sintético.

                  O meu carro que é um Kia e portanto o motor deve ser primo dos da Hyundai, também tem 1600cc e sempre usou óleo 10W40 desde o primeiro dia (Abril de 2003), e até hoje ao fim de 160000Km nunca foi preciso repor o nível de óleo.

                  No entanto ainda há a possibilidade do carro não ter gasto tanto óleo como pode parecer. Quando fez a última mudança, pode o nível ter ficado a meio caminho entre o Máx. e o Mín., que é o lugar correcto para estar.

                  Cuidado que 1 litro de óleo com o nível pouco menos de meio na vareta é capaz de ser em excesso. Termos o óleo no máximo dá-nos a sensação de maior segurança mas como diz o ditado "No meio é que está a virtude".

                  Comentário


                    #10
                    Com excepção do fumo branco em dias mais frios, nunca reparei em fumo de outra cor. Aparentemente o motor não esta sujo de óleo no exterior, o chão da garagem esta limpo (não tem pingas de óleo). Já ouvi falar que um carro a gasolina consumir óleo é porque o carro esta estragado. Mas já estou mais tranquilizado uma vez que vocês como o mecânico da hyundai dizem que é normal!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post


                      No manual do meu 1.4 100Cv diz lá que pode gastar em condições excessivas até 1L por 1000Km! Sim...1000km

                      No manual do Lybra 1.8 também vem lá esses números, mas espero que seja mesmo só em condições excessivas, se não... não ganho para o óleo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
                        Com excepção do fumo branco em dias mais frios, nunca reparei em fumo de outra cor. Aparentemente o motor não esta sujo de óleo no exterior, o chão da garagem esta limpo (não tem pingas de óleo). Já ouvi falar que um carro a gasolina consumir óleo é porque o carro esta estragado. Mas já estou mais tranquilizado uma vez que vocês como o mecânico da hyundai dizem que é normal!
                        Atenção que o carro em utilização normal não deverá consumir 1 litro de óleo em 12000Km.

                        Disse no primeiro post que atestou com 10W40, se é esse o óleo que o carro tem e é da BP é o Visco 5000, era também esse óleo que o meu carro trazia do representante e a mudança era aos 15000Km. Agora com o Shell Ultra faço a mudança todos os 10000Km.

                        No seu caso não ficava descansado até tirar a situação a limpo.

                        Ou os níveis foram mal vistos, ou então o óleo foi queimado visto que o motor não está sujo nem baba.

                        Semanalmente veja o nível do óleo, depois de um percurso, deixe o óleo escorrer bem e veja a vareta, só assim é que vai ficar com as dúvidas esclarecidas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LM Ver Post

                          Cuidado que 1 litro de óleo com o nível pouco menos de meio na vareta é capaz de ser em excesso. Termos o óleo no máximo dá-nos a sensação de maior segurança mas como diz o ditado "No meio é que está a virtude".
                          x2.......

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                            x2.......
                            X3

                            O consumo de oleo relatado é prefeitamente normal. Não é normal é meter 1 lt de oleo do meio ate ao MAX.... O Carro deve ter quase de certeza oleo a mais o que é mau.

                            Comentário


                              #15
                              Bruno, esse consumo não é preocupante.

                              Aconselho a comprar uma "lata" de 1L e ir adicionando consoante necessário, ou ir à casa onde mudas o óleo (às vezes eles fazem os reatestos sem cobrar mais).

                              Atenção para adicionar o óleo com o motor frio, para evitar choques térmicos. Adiciona pouco de cada vez, e vê o resultado na vareta (tiras, limpas e voltas a meter). Mais vale colocares pouco do que muito, pois podes sempre adicionar mais se necessário.

                              Comentário


                                #16
                                Pelo que tenho percebido, tanto por aqui quanto em conversa com os meus colegas, é normal... Mas a verdade é que nos carros cá de casa óleo foi coisa que nunca se re-atestou. :s Se calhar temos tido sorte, não sei... A única coisa é que ao red nunca foram (o mais perto que ficaram foi a 1/1.5 ks)! Se calhar pode ter a ver mais com isso que com o carro em si...

                                Comentário


                                  #17
                                  Esse consumo de óleo não só é normal como pode até ser benéfico a longo prazo.

                                  Como a maior parte do consumo ocorre através da passagem entre os segmentos e os cilindros para o interior da câmara de combustão acaba por ter um efeito lubrificante entre os mesmos diminuindo assim o desgaste e potenciando uma vida útil mais longa.

                                  Portanto, quando enchem o peito e gritam "o meu carro não bebe nada logo é melhor que o teu" podem estar a dar um tiro no pé.

                                  Vai estando atento ao consumo e repõe sempre que necessário até chegar altura de fazer a revisão.

                                  Abraço.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RicardoSilva Ver Post


                                    No manual do meu 1.4 100Cv diz lá que pode gastar em condições excessivas até 1L por 1000Km! Sim...1000km
                                    é o 1.4 100 cv do grupo vw?

                                    se sim, no caso desse motor, em certas unidades acaba por ser normal...

                                    Comentário


                                      #19
                                      1L em 12.000km não me parece minimamente excessivo. E, como já se disse, vê lá se não puseste óleo a mais, que normalmente, entre o mínimo e o máximo da vareta só cabe um litro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PEDRO M Ver Post
                                        E voçê sabe a que nivel puseram o óleo a quando da revisão?
                                        Eis uma pergunta inteligente.

                                        Pelo que li, tu não tens a certeza do consumo de óleo, pois não sabes como ficou a vareta quando veio da revisão. De qualquer modo, nessa utilização, (12 000kms), alguns motores vêm com indicação de fábrica para consumo até 1L/10 000Kms.

                                        Andar c/ 1 L de óleo na bagageira não pesa nada e pode ser util. Mas... acho que deves dormir descansado.

                                        (Em Cuba os carros fazem um fumo branco igual a esse aí <<<-------
                                        Mas no teu caso, segundo o que descreves isso não é nada.)

                                        Att. consumo de óleo dá fumo preto.

                                        Viva o Pápa.............rssssssssssss

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por level42_pt Ver Post
                                          Eis uma pergunta inteligente.

                                          Pelo que li, tu não tens a certeza do consumo de óleo, pois não sabes como ficou a vareta quando veio da revisão. De qualquer modo, nessa utilização, (12 000kms), alguns motores vêm com indicação de fábrica para consumo até 1L/10 000Kms.

                                          Andar c/ 1 L de óleo na bagageira não pesa nada e pode ser util. Mas... acho que deves dormir descansado.

                                          (Em Cuba os carros fazem um fumo branco igual a esse aí <<<-------
                                          Mas no teu caso, segundo o que descreves isso não é nada.)

                                          Att. consumo de óleo dá fumo preto.

                                          Viva o Pápa.............rssssssssssss
                                          Consumo de óleo dá fumo branco, não preto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Branco mesmo???

                                            Ou será azulado???

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jtd_Zep Ver Post
                                              é o 1.4 100 cv do grupo vw?

                                              se sim, no caso desse motor, em certas unidades acaba por ser normal...
                                              É sim...é verdade...

                                              Felizmente o meu não padece desse problema

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por level42_pt Ver Post
                                                Branco mesmo???

                                                Ou será azulado???
                                                É mais azulado.
                                                Branco é consumo de água

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BBrruunnoo Ver Post
                                                  Tenho um Hyundai com motor 1.6 116cv a gasolina, desde a ultima mudança de óleo do motor que já lá vão 12.000km, reparei que o nivel estava a menos de meio entre o MIN e o MAX. Pus 1l de óleo 10w40 de bp e o nível ficou no Max. Fui a hyundai perguntar se era normal, o mecânico disse que sim, mas eu não fiquei lá muito convencido.

                                                  Será que e normal consumir 1 litro de óleo em 12M km?
                                                  Não te preocupes com isso...
                                                  Geralmente o pessoal tem a mania de colocar o óleo pelo nível máximo ou até acima mas esquecem-se que quanto mais óleo estiver no carter maior será o atrito viscoso entre a cambota e o fluído lubrificante. Enquanto o nível andar entre o minimo e o maximo, não tens razões para te preocupares.
                                                  Quando faço a revisão peço sempre para deixarem o nível do óleo ligeiramente abaixo do nível máximo da vareta.
                                                  Aliás, há dias fui à revisão com C220 cdi e o maçarro do mecânico colocou acima do nível!!!! Resumindo, 5km após ter saido da oficina o computador de bordo assinalou o excesso de óleo e lá tive que voltar novamente.... Nada mau para um serviço de 900€

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Olá, obrigado pelas ajudas. Realmente hoje fui ver o nível do óleo e estava um pouco acima do MAX, acho que “meti o pé na poça”. Vou ver se o levo na segunda-feira ao mecânico, espero que não tenha estragado nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                      É mais azulado.
                                                      Branco é consumo de água
                                                      Azulado é gasolina mal queimada.

                                                      Óleo queimado é fumo branco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Azulado é gasolina mal queimada.

                                                        Óleo queimado é fumo branco.
                                                        Revê lá o que escreveste, é mais "azul->óleo", "branco->água".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Epa..


                                                          se até os 1.3 CDTi ( que toda a malta sabe que sao o melhor motor do mundo ) gasta óleo nao vejo qual o mal desse gastar tambem..

                                                          agora vou me pirar

                                                          Nota: o meu B5234T3 com 185 mil kms nao gasta óleo em quantidades perceptiveis entre mudas..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tenho um opel vectra B caravan 1.6 16v 100cv,com 195.000klm, gastou me 1L de óleo em 2.000 klm.... Eu acho que é muito, mas no manual também Diz que estes carros pode gastar até 0.8l aos 1.000klm.... Não vejo fugas de óleo no motor, nem óleo no reservatório de água do radiador, não deita qualquer tipo de fumos, nem vejo diferença no desempenho do carro.... Não sei se realmente o meu carro tem ou não tem algum problema mecânico, mas que me gastou esse óleo em 2.000klm gastou e inclusive não fiquei apiado por sorte de uma pessoa generosa que lá me desenrrascou um litro de óleo 15w40, o qual já substitui por 10w40 "que é o recomendado para este carro e o que tinha"

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X