Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Solução: Eixo Traseiro Peugeot 106 XSI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Solução: Eixo Traseiro Peugeot 106 XSI

    Boas caros foristas!

    Bem, como alguns membros do forum sabem, eu sou dono de um Peugeot 106 XSI do ano de 1995.







    O menino conta com algumas alteraçoes a meu gosto (nada de xuning) tais como a jante de 15 polegadas com o pneu de medida 195/45 R15.
    Até aqui tudo bem... mas de algum tempo para ca, deparei-me que algo de errado se passava com as rodas traseiras, elas estavam cada vez mais tortas!!!


    Após denotar essa diferença fui logo directo marcar uma consulta ao meu menino na M.Coutinho em Vila Real (Traz-os-Montes).

    Apareci como combinado ao outro dia as 9:00 com o menino, e la fiquei ate as 18:30 para me cobrarem 70 euros e me dizerem:

    O recepcionista: Os mecanicos estiveram a ver, e o seu carro nao tem qualquer problema com o eixo!

    O Mecanico: Bem amigo, o problema e mesmo do eixo, um novo fica na ordem dos 600 Euros! Mas e melhor ca passar outro dia para analisar melhor o carro!!!

    FDX!!! Então para que raio eu marquei a consulta???

    E porque raio chega la um caramelo com um 207 HDI mais tarde do que eu, fazem uma revisao completa e sai de la 2 horas ou 3 depois de la ter chegado?

    Porque raio entro com o meu carro as 9:00 da manha e so pegam nele as 16:30???
    E pelo meu carro ser velho??

    Mas.... Não foi por isso que aqui vim caros amigos.... Vim aqui porque certamente todos nos amamos os nossos meninos e, so queremos o bem deles

    O problema então consiste no seguinte:

    As minhas rodas traseiras deveriam estar assim :




    Mas elas estão assim:




    E com isto tudo os pneus por dentro agora embarram por dentro e gastam-se bem mais rapido por dentro!

    Alguem me pode ajudar a solucionar este problema?
    Ou alguem que tenha tido o mesmo problema....
    Toda a ajuda e bem vinda!!

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Zaratrustra; 17 August 2008, 06:11.

    #2
    Isso pode ser um problema no camber.



    O teu, como podes ver pela imagem está com o camber negativo.

    Se for esse o caso, basta apenas ir a uma oficina que alinhe e calibre direcções e acertas isso.

    Cumpts

    Comentário


      #3
      os saxos acho que tinham um problema identico e eram uns casquilhos
      tenho ideia de ter ouvido isso

      Comentário


        #4
        Isso é defeito crónico desses carros..

        Há solução, mas obriga a desmontar isso tudo para arranjar

        A maioria do pessoal mete um eixo do Saxo que é identico e arranja-se a bons preços na sucata, tem é que se ter o cuidado de o regular em altura.

        Comentário


          #5
          É problema crónico nos PSA. Já tive de mudar o do meu 306.

          Cuidado porque os eixos usados podem estar no mesmo estado.

          Se não queres maçadas e não tens tempo nem sabes pôr e tirar, compra o novo.

          Comentário


            #6
            Olha

            umas ajudinhas

            http://www.106rallyeforum.com/forum2...highlight=axle

            http://www.106rallyeforum.com/forum2...highlight=axle

            http://www.106rallyeforum.com/forum2...highlight=axle

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
              É problema crónico nos PSA. Já tive de mudar o do meu 306.

              Cuidado porque os eixos usados podem estar no mesmo estado.

              Se não queres maçadas e não tens tempo nem sabes pôr e tirar, compra o novo.
              Em principio pode ser só mudar os rolamentos dos braços oscilantes..

              Um eixo novo é um balurdio.. e se o eixo nao estiver " comido " os rolamentos resolvem...

              Comentário


                #8
                Bom carro !!!

                Originalmente Colocado por Zaratrustra Ver Post
                Boas caros foristas!

                Bem, como alguns membros do forum sabem, eu sou dono de um Peugeot 106 XSI do ano de 1995.







                O menino conta com algumas alteraçoes a meu gosto (nada de xuning) tais como a jante de 15 polegadas com o pneu de medida 195/45 R15.
                Até aqui tudo bem... mas de algum tempo para ca, deparei-me que algo de errado se passava com as rodas traseiras, elas estavam cada vez mais tortas!!!


                Após denotar essa diferença fui logo directo marcar uma consulta ao meu menino na M.Coutinho em Vila Real (Traz-os-Montes).

                Apareci como combinado ao outro dia as 9:00 com o menino, e la fiquei ate as 18:30 para me cobrarem 70 euros e me dizerem:

                O recepcionista: Os mecanicos estiveram a ver, e o seu carro nao tem qualquer problema com o eixo!

                O Mecanico: Bem amigo, o problema e mesmo do eixo, um novo fica na ordem dos 600 Euros! Mas e melhor ca passar outro dia para analisar melhor o carro!!!

                FDX!!! Então para que raio eu marquei a consulta???

                E porque raio chega la um caramelo com um 207 HDI mais tarde do que eu, fazem uma revisao completa e sai de la 2 horas ou 3 depois de la ter chegado?

                Porque raio entro com o meu carro as 9:00 da manha e so pegam nele as 16:30???
                E pelo meu carro ser velho??

                Mas.... Não foi por isso que aqui vim caros amigos.... Vim aqui porque certamente todos nos amamos os nossos meninos e, so queremos o bem deles

                O problema então consiste no seguinte:

                As minhas rodas traseiras deveriam estar assim :




                Mas elas estão assim:




                E com isto tudo os pneus por dentro agora embarram por dentro e gastam-se bem mais rapido por dentro!

                Alguem me pode ajudar a solucionar este problema?
                Ou alguem que tenha tido o mesmo problema....
                Toda a ajuda e bem vinda!!

                Cumprimentos
                Parabens pelo carro, também tenhum igualzinho.

                As rodas de traz tem que estar como 2 desenho, ou seja, tem que estar inclinadas para dentro. Mais um pormenor, tem que estar a apontar para dentro das rodas da frente. Se assim não estiver, é certo certinho que o carro sofreu um despiste ou bateu num lancil dum passeio.



                Ter atenção que deve desmanchar os braços e verificar se o eixo não está mordido pelos rolamentos, se não tem que ser lubrificado com massa de grafite e se os rolamentos de grade estão em condições. Verificar se os rolamentos do cubos das rodas estão sem folgas, pois como verificou, as rodas sofrem grande pressão por os braços fazerem as rodas estarem inclinadas para dentro e a apontarem para dentro da frente do carro.
                Editado pela última vez por LxXsi; 17 August 2008, 10:55.

                Comentário


                  #9
                  Zaratustra, ja agora, essas Cyclone tem espaçadores montados?

                  Se nao tem espaçadores consegues virar de topo a topo sem roçar em lado nenhum?

                  Se nao roçarem conseguem-se homologar via LTA em Braga em principio o queéra bom..

                  eu queria meter 15" no Rallye mas dizem me que nao as consigo homologar porque roçam..

                  Comentário


                    #10
                    FastLee....

                    Sim tem espaçadores....
                    Sem eles roçavam!

                    Tipo por um par de 16mm com pernos novos paguei 75 € penso eu!

                    Comentário


                      #11
                      Mas agora voltando ao assunto original....

                      FastLee, essa folga e normal?
                      Eu ate acredito, mas agora a folga esta bem maior... Tipo a roda direita ate esta mais inclinada!!!

                      Sabem se o eixo do GTI da no XSI? Esse ja e de travão de disco a traz nao e?


                      Então pelos vistos não ha maneira a não ser substituir o eixo...

                      Alguem sabe onde possa arranjar um porreiro usado no Porto?

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zaratrustra Ver Post
                        Mas agora voltando ao assunto original....

                        FastLee, essa folga e normal?
                        Eu ate acredito, mas agora a folga esta bem maior... Tipo a roda direita ate esta mais inclinada!!!

                        Sabem se o eixo do GTI da no XSI? Esse ja e de travão de disco a traz nao e?


                        Então pelos vistos não ha maneira a não ser substituir o eixo...

                        Alguem sabe onde possa arranjar um porreiro usado no Porto?

                        Cumprimentos
                        Zaratustra.. no forum inglês dizem que um eixo de S2 serve num S1 mas tens que levar a alavanca do travão de mão e respectivos cabos penso eu de que...

                        Se te queres informar bem sobre isso os ingleses sao experts nessas conversões, pesquisa bem os links que te dei , eu pesquisei por " axle " no titulo dos topicos e obtive N respostas...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Zaratrustra Ver Post
                          FastLee....

                          Sim tem espaçadores....
                          Sem eles roçavam!

                          Tipo por um par de 16mm com pernos novos paguei 75 € penso eu!
                          Este é o problema, a LTA so passa o papel de homologação sem os espaçadores ao que parece.. so tentando com umas jantes de offset maior mas mesmo assim nao sei..

                          Os Rallye com essas Cyclone em Branco ficam um must, sobretudo os S2

                          Comentário


                            #14
                            Eu ainda tenho que indagar bem o meu Rallye sobre o estado do eixo traseiro, assim que começar a rolar com ele logo vejo...

                            Comentário


                              #15
                              Isso é um problema crónico nos peugeots e citroens.. 106, saxo, 306, xsara, 206.. e não sei se em mais algum modelo! O que acontece é que os rolamentos do eixo gripam por falta de lubrificação. Se o problema forem só os rolamentos e o eixo ainda não estiver comido, é só meter uns rolamentos novos e ta a andar.. senão tens que meter outro eixo (novo ou usado). Atenção que os rolamentos em causa não são os da roda, são os do eixo.

                              Há pessoal que se previne contra isso fazendo um furo de cada lado do eixo para poderem enfiar massa lá para dentro de modo a não deixar gripar os rolamentos, depois tapam os buracos com parafusos. No teu caso já estão gripados e talvez o eixo já esteja comido.. tens que ver a melhor opção.. arranjar um eixo usado em bom estado e fazer-lhe os tais furos para la ir metendo massa para isso não voltar a acontecer, ou comprar um eixo novo ou mudar só os rolamentos (se o eixo ainda estiver bom!).

                              Comentário


                                #16
                                com o eixo gripado fica perigoso

                                Originalmente Colocado por Zaratrustra Ver Post
                                Mas agora voltando ao assunto original....

                                FastLee, essa folga e normal?
                                Eu ate acredito, mas agora a folga esta bem maior... Tipo a roda direita ate esta mais inclinada!!!

                                Sabem se o eixo do GTI da no XSI? Esse ja e de travão de disco a traz nao e?


                                Então pelos vistos não ha maneira a não ser substituir o eixo...

                                Alguem sabe onde possa arranjar um porreiro usado no Porto?

                                Cumprimentos
                                Tanto o eixo do GTi como o do Saxo dão. Os braços vem preparados para ter travões de disco.

                                O eixo não deve ter folgas. E as rodas tem essa inclinação para dentro e direccionam-se para dentro das rodas da frente.

                                Se o eixo estiver gripado e comido pelos rolamentos de grade, torna-se perigoso nas curvas porque o carro começa a dar de rabo aos solavancos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Bem...

                                  Pelos vistos, vai ter que levar um eixo novo, ou usado claro...

                                  Tipo, alguem sabe onde possa arranjar um eixo do GTI ou do Cup na zona do porto ou Vila real?

                                  Ou se alguem tenha algum porreiro para venda a bom preço claro

                                  Agradecia a ajuda!!!

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zaratrustra Ver Post
                                    Bem...

                                    Pelos vistos, vai ter que levar um eixo novo, ou usado claro...

                                    Tipo, alguem sabe onde possa arranjar um eixo do GTI ou do Cup na zona do porto ou Vila real?

                                    Ou se alguem tenha algum porreiro para venda a bom preço claro

                                    Agradecia a ajuda!!!

                                    Cumprimentos
                                    boas.

                                    vai espreitando nos foruns do peugeotclubeportugal.com e no 106nolimits.com tenho ideia de de vez em quando la aparecer malta a vender eixos..

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X