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Clio II DCi: problema eléctrico?

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    Clio II DCi: problema eléctrico?

    Boas,

    Tenho um Clio II Dci de 2003, com pouco mais de 120 000 km, no qual há cerca de 2 semanas comecei a ter o seguinte problema:

    Quando meto a marcha-atrás, a luz indicadora do farol de nevoeiro traseiro (no tablier) pisca (acende rapidamente e depois apaga-se). Com o passar dos dias o problema agravou-se, e também começou a acontecer quando carrego no pedal do travão.

    Ontem (Sábado), resolvi desmontar as ópticas traseiras e verificar se havia alguma humidade no interior das mesmas (não havia) e aproveitei para retirar as lâmpadas e limpar os respectivos contactos.

    Por coincidência, ou não, o problema agravou-se, pois agora a luz indicadora também pisca quando uso os piscas do carro. Também passou a ficar ligeiramente acesa quando travo (isto é, em vez de apenas piscar mantém-se acesa, embora muito suavemente). Apesar de tudo o que referi, todas as luzes exteriores continuam a funcionar normalmente, isto é, quando travo apenas se acendem os stops, etc.

    Tudo isto acontece com muito mais intensidade em dias (ou noites) húmidos.

    Alguém tem alguma ideia do que poderá ser? Será um problema de massa? Tenciono passar na oficina nesta próxima semana, para ver se me podem solucionar o problema, mas agradecia qualquer sugestão que o pessoal do forum me possa dar.

    Desde já obrigado a todos!

    #2
    Esse problema é bastante comum nesses carros e se não estou em erro tem a ver com a falta de massa nas ópticas.

    O melhor é levar a um electricista auto para ele verificar todos os contactos.

    Cumprimentos.

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      #3
      Exactamente! Daqui a pouco coloco aqui a minha solução!

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        #4
        Como já tinha escrito noutro tópico:


        Mau contacto de massa, especialmente no farolim esquerdo (embora no direito tb aconteça). É sagradinho.

        Podes até fazer o seguinte: experimenta pôr a chave no "ON", ligar os mínimos, ligar os 4 piscas, engatar a marcha-atrás e carregar no travão: é natural que vejas o piloto da luz de nevoeiro no painel a acender e a piscar ao ritmo dos piscas.

        Até me acontecia uma coisa mais gira: com o carro inclinado numa descida, desligado, com os 4 piscas ligados e pé no travão, o relé dos piscas fazia uma sinfonia!

        Já tive esse problema no meu e já resolvi.

        Como?

        - Tirei o farolim fora: é muito simples, basta desapertar um parafuso do lado de dentro da mala.

        - Desliguei o farolim do fio (soltei a ficha)

        - O problema está exactamente neste conjunto ficha/farolim, que tem tendência a desenvolver maus contactos. Aquilo está um bocado para o mal projectado, não há assim nada que force os contactos uns contra os outros.

        - Limpei tão bem quanto possível os contactos no farolim e na ficha.

        - Na ficha (ou no farolim, já n me lembro bem) enchi lá uns espaços ocos com uns pedaços de plástico que cortei à medida de um likxo qualquer - esses pedaços de plástico ficaram a forçar os contactos correctos da ficha contra os contactos correctos do farolim.

        Resolvido!
        Original:
        http://forum.autohoje.com/showthread.php?p=2420196

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          #5
          Boas,

          ClioII, muito obrigado! Eu devia ter feito uma pesquisa antes de ter colocado o meu post...

          Pela tua descrição parece-me relativamente simples de resolver. Remover os farolins é fácil e já o fiz várias vezes (sempre que tive de trocar uma lâmpada). No entanto, não querendo abusar da tua paciência , tenho uma pergunta para te fazer:

          Já está escuro, por isso não é prático ir agora desmontar um farolim para espreitar o sistema de ficha, daí a pergunta: ainda te recordas como é que se desligava a ficha? Basta puxar, ou há algum sistema de encaixe mais completo? Assim de cabeça só me lembro de uns quantos fios coloridos que saiam da chapa e estavam ligados ao farolim, não me recordo de como entravam. Bom, de qualquer forma amanhã já lá vou espreitar!

          Mais uma vez obrigado pela ajuda, foi bem útil. Obrigado também ao ciber007 pela informação.

          Um abraço

          Comentário


            #6
            De cor não te sei dizer, mas juro quase a pés juntos que a ficha tem alguma mariquice para que não se solte com o trepidar do carro. Essa é uma característica de praticamente todos os conectores eléctricos num carro.

            Aconselho-te a fazer isso com boa luz do sol, a observar e ver qual é a patilha que podes premir ou aliviar (ou outro mecanismo qualquer) para que a tal ficha dos fios coloridos se solte da base plástica que serve de suporte às lâmpadas.

            Comentário


              #7
              Ok, assim o farei.

              Mais uma vez obrigado!

              Abraço

              Comentário


                #8
                O meu também tem esse problema. De vez em quando tiro o farol e limpo os contactos. Apos isso uma sprayzada com wd-40 e fica sem fazer isso mais uns meses. Normalmente este problema acentua-se no tempo das chuvas

                Comentário


                  #9
                  Bom, já desmontei tudo (soltar o encaixe dos fios é simples, basta empurrar uma palheta e depois desencaixar suavemente com auxílio duma chave de fendas, a servir de alavanca) e limpei os contactos o melhor possível. Tentei apertar um pouco os contactos da ficha, mas o clioII tem razão, aquilo está um bocado mal projectado e nunca aperta muito. Entretanto voltei a montar tudo e nos próximos dias vou testar. Se continuar a ter problemas vou fazer como o clioII e colocar uns bocadinhos de plástico para apertar os contactos da ficha.

                  Mais uma vez obrigado por todos os conselhos!

                  Abraço

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