Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Supostamente o meu carro devia fazer 12 dos 0 aos 100KM/H! Resolvido (Era a MAF...)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Supostamente o meu carro devia fazer 12 dos 0 aos 100KM/H! Resolvido (Era a MAF...)

    Uma Lancia Lybra 1.9 JTD com motor de 105 cv (Common Rail)...

    Depois de levar um bigode de uma VW Transporter TDI e de um Punto 1.4 MKII comecei a pensar que algo está podre no reino da Lancia Lybra...

    Que raio se passa com a carrinha? Injectores sujos? Turbo nas couves? Falta de compressão?

    A marca anunciava cerca de 12 segundos (11,9) dos 0 aos 100KM/H mas o que verifiquei é que anda a fazer 16 e mesmo 17 segundos!!! Tipo... Corsa 1.0 como o que tinha anteriormente...

    O "turbo lag" sempre foi apanágio deste motores e dava-lhe o desconto habitual mas o carro devia ser mais rápido.
    Alguma ideia ou sugestão vossa? Acham que devia comprar liquido para limpeza de injectores?

    Dão-se alvissaras...
    Editado pela última vez por JorgeCorreia; 11 September 2008, 21:02. Razão: Consultei o manual - 0-100 km/h 11.9 segundos.

    #2
    pode ser tanta coisa que só mesmo levando ao mecânico...

    injectores sujos/deficientes
    sistema de escape carbonizado
    bomba injectora nas couves/com debito errado/com ponto errado
    turbo nas couves...

    etc..

    costumas apertar com o carro normalmente?
    efectuar as manutenções periódicas atenpadamente e correctamente?

    Comentário


      #3
      Não te esqueças que essas medições oficiais são feitas em condições favoráveis, começa pelo mais simples, tira todo o pesos desnecessário que tragas na bagageira, tens as revisões em dia? Oleo mudado? filtro gasoleo? FILTRO DE AR?
      Pressão dos pneus está baixa?

      Quando tentares recriar a aceleração dos 0 - 100km/h não leves o carro ao redline a partir de uma certa rotação mais vale passares de mudança.

      Comentário


        #4
        O melhor mesmo para tirares todas as dúvidas é levares o carro a um banco de potência...
        Também puderá ser por levares o motor acima da rotação de binário/potência máximos, e fica a "moer" 500/1000rpm e puderá ser ai que estás a aumentar o tempo de arranque. Leva-o ao banco, é o melhor.

        Cumps

        Comentário


          #5
          Tem em conta que os arranques são feitos colocando as rodas a patinar (ou no limite disso) a sair de parado, ou seja, larga-se a embraiagem já com bastante rotação.
          Se arrancares às 1000 rpm e puseres o carro a fundo vai demorar mais tempo.

          Mas o ideal era levares a um banco e ver a potência.
          Tanto pode estar tudo bem, como podes ter perdido uns cavalos por um problema qualquer, mas ao andares todos os dias com o carro acabas por te habituar e não notares a diferença.
          Por isso antes de mais, faz sentido verificares se os cv estão lá.

          Se não estiverem, é averiguar a causa.

          Comentário


            #6
            Obrigado a todos

            Pois... terei mesmo de fazer o teste à compressão do motor, já há algum tempo que ando para o fazer... o carro foi comprado usado com 168.000 km portanto pode ter acontecido muita coisa antes de ter passado para as minhas mãos, inclusive ter mais que 168.000 km.

            Mais uma desculpa para o vender e ter a versão 1.8 a gasolina que me arrependo amargamente de não ter comprado...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Tem em conta que os arranques são feitos colocando as rodas a patinar (ou no limite disso) a sair de parado, ou seja, larga-se a embraiagem já com bastante rotação.
              Se arrancares às 1000 rpm e puseres o carro a fundo vai demorar mais tempo.

              Mas o ideal era levares a um banco e ver a potência.
              Tanto pode estar tudo bem, como podes ter perdido uns cavalos por um problema qualquer, mas ao andares todos os dias com o carro acabas por te habituar e não notares a diferença.
              Por isso antes de mais, faz sentido verificares se os cv estão lá.

              Se não estiverem, é averiguar a causa.
              Eu sei, sempre fui um "racing" de primeira água mas acalmei com a idade...

              O que me lixa e o fosso que o sacana do carro faz... arranco em primeira, patina um pouco mas de seguida faz fosso ao passar de primeira para segunda e de segunda para terceira. Só a partir de dada rotação é que realmente começa a puxar, por isso tenho levado grandes bigodes de carros que, em princípio, deviam ser taco-a-taco com a Lybra.

              Por outro lado sei que o motor JTD de 105 cv não é grande espiga a nível de performances e foi sol de pouca dura sendo rapidamente substituído por o JTD de 115? cv.

              Comentário


                #8
                Qual o objectivo de fazer arranques num veículo de cariz familiar?

                Comentário


                  #9
                  As medições 0-100 são feitas em cima dos rolos, portanto recriar aqueles tempos em estrada é muito dificil, para não dizer impossível.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
                    Qual o objectivo de fazer arranques num veículo de cariz familiar?
                    lol

                    Isso não é sistemático!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                      As medições 0-100 são feitas em cima dos rolos, portanto recriar aqueles tempos em estrada é muito dificil, para não dizer impossível.
                      Pode ser mas a própria revista Turbo na altura até anunciava 11,5 ou 12 segundos no 0 aos 100. Parece-me que o carro devia desenvolver mais.

                      Comentário


                        #12
                        jorge se tiveres possibilidades monetarias e estimas o carro leva-o á marca porque só lá eles se responsabilizam se a reparação ficar mal feita!

                        a origem dos teus problemas de falata de potencia pode vir de enumeros sitios!
                        vai na volta pode ser uma coisa tão simples como um tubo de vacuo gretado e com uma pequena fuga que não deixa fazer pressão o suficiente e tens aqui neste exemplo uma possivel causa para o teu problema que é de solução simples e barata!

                        vai á marca ;)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                          jorge se tiveres possibilidades monetarias e estimas o carro leva-o á marca porque só lá eles se responsabilizam se a reparação ficar mal feita!

                          a origem dos teus problemas de falata de potencia pode vir de enumeros sitios!
                          vai na volta pode ser uma coisa tão simples como um tubo de vacuo gretado e com uma pequena fuga que não deixa fazer pressão o suficiente e tens aqui neste exemplo uma possivel causa para o teu problema que é de solução simples e barata!

                          vai á marca ;)
                          Obrigado pela sugestão audia3tdi. Preferia levar o carro a uma oficina Fiat não-oficial, normalmente é o que faço por princípio.

                          Comentário


                            #14
                            Nada percebendo de mecanica, arrisco a dizer que um carro com uma diferença de 5 segundos 0-100 entre o que a marca anuncia e aquilo que efectivamente faz, só pode ter uma avaria...
                            Se fosse comigo ia directamente para a oficina.

                            Comentário


                              #15
                              A primeira faz fosso?

                              A primeira não deveria fazer fosso.

                              Tenho um alfa com esse motor, com 225 Mkms faz uns 13 segundos dos 0-100, sem patinar e sem estragar a embraiagem ( já está nas lonas, se me ponho a fazer arranques vai se embora )

                              Qual é o peso do teu lancia?

                              Se está a fazer 17 segundos e faz fosso em todas a mudanças eu veria se a MAF está boa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                                A primeira faz fosso?

                                A primeira não deveria fazer fosso.

                                Tenho um alfa com esse motor, com 225 Mkms faz uns 13 segundos dos 0-100, sem patinar e sem estragar a embraiagem ( já está nas lonas, se me ponho a fazer arranques vai se embora )

                                Qual é o peso do teu lancia?

                                Se está a fazer 17 segundos e faz fosso em todas a mudanças eu veria se a MAF está boa.
                                Já pensei nisso... mas avaria na MAF não faz acender a luz testemunho no quadrante? No meu não acende.

                                Pesa 1420 kg.

                                Ouvi dizer que os motores JTD dão problemas no potenciómetro, poderá ser isso? Pelo que me recordo essa avaria faz com que a resposta do acelerador seja lenta.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                  As medições 0-100 são feitas em cima dos rolos, portanto recriar aqueles tempos em estrada é muito dificil, para não dizer impossível.
                                  Deves estar a brincar...Em cima de rolos !!!
                                  Já agora a velocidade máxima também é medida em cima de rolos, não ?

                                  Diz-me qual é o carro que não faz os tempos anunciados...

                                  Nunca tive nenhum que não fizesse.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                    Deves estar a brincar...Em cima de rolos !!!
                                    Já agora a velocidade máxima também é medida em cima de rolos, não ?

                                    Diz-me qual é o carro que não faz os tempos anunciados...

                                    Nunca tive nenhum que não fizesse.
                                    http://www.youtube.com/watch?v=BSM1bT_MIds

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      Não reparaste que o único que deu essa desculpa esfarrapada dos rolos foi o dealer Mazda ?
                                      Pelo menos ficámos a saber que em Inglaterra também há dealers que é só tangas.

                                      Tens exemplos práticos aqui:

                                      Audi A4 1.9 TDi 115cv

                                      Anunciado = 11,2s

                                      Verificado num arranque mal aproveitado = 11s

                                      http://br.youtube.com/watch?v=V-5rguE3ayk



                                      Audi A4 1.9 TDI 130cv

                                      Anunciado = 10.2s

                                      Verificado = +- 10s

                                      http://br.youtube.com/watch?v=voTG8K1RLHo


                                      Honda civic 1.5 lsi

                                      Anunciado = 10.9s

                                      Verificado = +- 10s

                                      http://br.youtube.com/watch?v=SNP8GydOqe8



                                      Peugeot 405 SRI

                                      Anunciado: 10,1 s

                                      Verificado: +- 10s

                                      http://br.youtube.com/watch?v=9jN0ZmgS9Nc

                                      ...e o que não falta são exemplos.

                                      É claro que aqui falta sempre alguma precisão, mas em valores de velocímetro o carro tem de fazer os valores anunciados, ainda que com arranques a patinar (como eu tinha dito).

                                      Nos carros em que experimentei, todos conseguiram fazer o mesmo.

                                      Jamais em tempo algum um carro que anuncie 12 segundos faz 16 ou 17 a menos que tenha um problema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esses pilotos deveriam ir para a extinta Super Motores, é que lá também existiam diferenças entre os tempos anunciados e os medidos efectivamente.

                                        E não me viste dizer em lado nenhum que o carro não tinha nenhum problema.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                          Esses pilotos deveriam ir para a extinta Super Motores, é que lá também existiam diferenças entre os tempos anunciados e os medidos efectivamente.

                                          E não me viste dizer em lado nenhum que o carro não tinha nenhum problema.
                                          Existem sempre diferenças que podem ser explicadas por diversos factores, como sabes.

                                          O que não é normal é consistentemente fazer muito mais do que o anunciado.

                                          Nas revistas que eu vejo, tanto fazem um bocadinho acima como abaixo, e creio ser isso o normal.

                                          Só como exemplo, na autohoje onde compararam consumos (onde vem o hibrido) verificaram também acelerações.
                                          Tens casos que estão iguais ao anunciado (bmw), tens casos que são mais lentos do que o anunciado (Citroen, Renault, Ford) e tens carros mais rápidos do que o anunciado (Toyota).

                                          Se o Toyota fosse medido em rolos era giro explicar como é que na estrada era mais rápido...
                                          Editado pela última vez por rca33; 12 September 2008, 14:11.

                                          Comentário


                                            #22
                                            caro Jorge Correia,

                                            de facto esse motor, aliado a um peso elevado da carrinha não ajudam muito, mas levar bigodes desses.... nao fezem sentido.

                                            Mas olha a minha 1.8 mesmo sem turbo porta-se lindamente para o meu ritmo habitual pseudo-acelerado, e acima das 2 mil quase 3mil é o seu habitat natural....

                                            faz um teste de compressão e verifica o turbo.

                                            um abraço

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                              Uma Lancia Lybra 1.9 JTD com motor de 105 cv (Common Rail)...

                                              Depois de levar um bigode de uma VW Transporter TDI e de um Punto 1.4 MKII comecei a pensar que algo está podre no reino da Lancia Lybra...

                                              Que raio se passa com a carrinha? Injectores sujos? Turbo nas couves? Falta de compressão?

                                              A marca anunciava cerca de 12 segundos (11,9) dos 0 aos 100KM/H mas o que verifiquei é que anda a fazer 16 e mesmo 17 segundos!!! Tipo... Corsa 1.0 como o que tinha anteriormente...

                                              O "turbo lag" sempre foi apanágio deste motores e dava-lhe o desconto habitual mas o carro devia ser mais rápido.
                                              Alguma ideia ou sugestão vossa? Acham que devia comprar liquido para limpeza de injectores?

                                              Dão-se alvissaras...
                                              para estar tão mau só pode ser mm a maf ou algum tubo do intercooler roto!

                                              se fosse turbo, já estavas apeado a mt tempo, se não notas nada de anormal só mm a falta de força e arranque e recuperações....

                                              leva o carro a uma oficina bosch e pede para verificar valores da maf e ver se tem algum erro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
                                                caro Jorge Correia,

                                                de facto esse motor, aliado a um peso elevado da carrinha não ajudam muito, mas levar bigodes desses.... nao fezem sentido.

                                                Mas olha a minha 1.8 mesmo sem turbo porta-se lindamente para o meu ritmo habitual pseudo-acelerado, e acima das 2 mil quase 3mil é o seu habitat natural....

                                                faz um teste de compressão e verifica o turbo.

                                                um abraço

                                                Encho o saco e despacho-a mas é para uma Lybra a gasolina.

                                                Já andei a ver na Internet algumas Lybra a gasolina e aqui na Polonia encontram-se bastantes com motor 2.0 de 5 cilindros, o pior vai ser para vender esta sem ter de investir algum dinheiro e sem perder muito...

                                                Voltei a medir hoje e o mínimo que fiz foram 15 segundos (devia fazer 12) portanto algo vai mal naquele motor. O estranho é que não faz fumo anormal, não tem consumos absurdos e não acende nenhuma luz testemunho...

                                                Terei mesmo de levar o carro a fazer diagnóstico...

                                                Quanto ao VW Transporter... sacanas dos motores TDI... e não aplaudas muito que ainda levas um bigode de uma!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                  Eu sei, sempre fui um "racing" de primeira água mas acalmei com a idade...

                                                  O que me lixa e o fosso que o sacana do carro faz... arranco em primeira, patina um pouco mas de seguida faz fosso ao passar de primeira para segunda e de segunda para terceira. Só a partir de dada rotação é que realmente começa a puxar, por isso tenho levado grandes bigodes de carros que, em princípio, deviam ser taco-a-taco com a Lybra.

                                                  Por outro lado sei que o motor JTD de 105 cv não é grande espiga a nível de performances e foi sol de pouca dura sendo rapidamente substituído por o JTD de 115? cv.

                                                  Tive um Alfa 156 com esse motor, o meu carro seguinte foi um cmax 1.6TDCI 110cv e olha que o Alfa era mais rápido que o cmax, o teu deve ter algum problema, ou entao estas a arranjar desculpas para trocar
                                                  Ainda digo mais, na altura que tive o meu alfa 156 um familiar meu tinha um 147 115cv e a diferença de andamentos nao era assim tao grande.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tira o peso da bagageira!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A culpa é do teu peso. Toda gente sabe que os valores de fabrica são testados com um gajo de 40kg e deposito na reserva. Mete a mulher a testar isso e sai do carro. Lol

                                                      Agora a serio, qual é o problema de fazer mais 3 segundos? compraste a carrinha para isso? Para mandar mais um bitaite, será que o gasoleo utilizado não tem influencia?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                        Encho o saco e despacho-a mas é para uma Lybra a gasolina.

                                                        Já andei a ver na Internet algumas Lybra a gasolina e aqui na Polonia encontram-se bastantes com motor 2.0 de 5 cilindros, o pior vai ser para vender esta sem ter de investir algum dinheiro e sem perder muito...

                                                        Voltei a medir hoje e o mínimo que fiz foram 15 segundos (devia fazer 12) portanto algo vai mal naquele motor. O estranho é que não faz fumo anormal, não tem consumos absurdos e não acende nenhuma luz testemunho...

                                                        Terei mesmo de levar o carro a fazer diagnóstico...

                                                        Quanto ao VW Transporter... sacanas dos motores TDI... e não aplaudas muito que ainda levas um bigode de uma!

                                                        Prometo que quando vir uma VW dessas vou pensar em ti e ter mais respeito...afinal so tenho 130(1) poneis e esses TDI´s chipados dao luta...mesmo sendo de um "camiao" com o VW a frente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
                                                          Prometo que quando vir uma VW dessas vou pensar em ti e ter mais respeito...afinal so tenho 130(1) poneis e esses TDI´s chipados dao luta...mesmo sendo de um "camiao" com o VW a frente
                                                          Nunca menosprezes uma carra...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                                                            A culpa é do teu peso. Toda gente sabe que os valores de fabrica são testados com um gajo de 40kg e deposito na reserva. Mete a mulher a testar isso e sai do carro. Lol

                                                            Agora a serio, qual é o problema de fazer mais 3 segundos? compraste a carrinha para isso? Para mandar mais um bitaite, será que o gasoleo utilizado não tem influencia?
                                                            O problema, é que há um problema..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X